Você enfrenta os desafios de um empreendedor iniciante? No Brasil, abrir e manter uma empresa não é fácil, mas há boas oportunidades para quem está começando. Só que é preciso se planejar e ter atenção às primeiras dificuldades que podem surgir.

Neste post, vamos falar quais são os principais desafios de um empreendedor iniciante e como você pode superá-los. Vem ler!

Desafios de um empreendedor iniciante

1. Lidar com a inexperiência

Se você está no início da sua trajetória empreendedora, talvez tenha algumas inseguranças por conta da inexperiência. Mas não se preocupe. Todo mundo que está no topo hoje começou de algum jeito e sem experiência.

Lidar com a inexperiência é algo pelo qual você terá que passar, mas há diversos caminhos para te ajudar nesse processo, inclusive, conversar com pessoas que já passaram por isso.

Por isso, o que você deve fazer é buscar aprimorar as suas habilidades, ter um bom planejamento e dar um passo de cada vez. A experiência virá com o tempo.

2. Abandonar a CLT

A dúvida sobre abandonar a CLT no início da vida empreendedora é uma questão que angustia muitas pessoas. É o seu caso? Não necessariamente você precisa largar o seu emprego atual de imediato.

O ideal é se planejar para abrir o seu negócio e ter organização financeira. Faça as contas e veja se você tem orçamento suficiente para se sustentar por um tempo sem a CLT, enquanto tenta atrair os primeiros clientes para a sua empresa.

Uma dica é criar uma reserva de emergência, para que a sua transição para a vida empreendedora seja financeiramente mais tranquila.

3. Identificar quando partir para a ação

Quando você começa um negócio, é importante ter ideias e planejar estratégias, mas também é fundamental partir para a ação e tirar essas ideias e esse planejamento do papel. Mas como saber o momento ideal de fazer isso?

Como no início você tem pouco a perder, é interessante agir rapidamente e testar muito. O essencial é extrair aprendizados de cada tentativa e registrar o que funcionou e o que não funcionou com as suas estratégias.

Tente colocar em prática tudo o que você aprender em cursos, palestras e workshops. Assim, você assimila mais facilmente os aprendizados e vai construindo a sua própria experiência como empreendedor.

Quando você construir a sua equipe, estimule os funcionários para ter esse tipo de iniciativa também.

4. Calcular os custos corretamente

O planejamento financeiro é um dos pilares mais importantes para manter a sua empresa crescendo de maneira sustentável, e ele deve ser feito desde o início. Mas calcular os custos corretamente pode ser um dos grandes desafios do empreendedor iniciante.

Você pode pedir a ajuda de um contador nesse processo para evitar erros que podem prejudicar a sua empresa.

Já comece calculando qual o seu capital inicial, ou seja, quanto você tem para investir nesse momento para começar a sua empresa, e faça uma estimativa dos gastos mensais. Com o tempo, e as vendas, as finanças vão ficando mais claras e você passa a ter mais controle sobre elas.

5. Defender os diferenciais do seu produto

Saber defender os seus produtos é muito importante para se destacar no mercado e atrair mais clientes para o seu negócio. Mas esse também é um dos desafios de um empreendedor iniciante.

No início, algumas pessoas podem se sentir desconfortáveis ao vender um produto. Mas o importante é insistir e acreditar naquilo que você vende. Assim, será mais natural defender os seus itens e serviços.

Para ter mais segurança na hora de fazer isso, conheça profundamente a sua concorrência. Assim, você terá mais elementos para afirmar que o seu produto é diferente dos demais do mercado.

6. Tornar a empresa conhecida

Tornar a empresa conhecida passa por um processo de conquistar um público fiel, oferecer uma ótima experiência para os clientes e garantir a reputação da sua marca. Para alcançar esse objetivo, você deve focar em alguns pontos:

  • excelência no atendimento ao cliente;
  • fidelização ;
  • recomendação.

A ideia é que os seus consumidores mais fiéis indiquem os seus serviços para outras pessoas, criando uma rede de promotores da marca. Mas, para isso, é preciso ter clientes satisfeitos com aquilo que você oferece.

7. Entender a hora de pivotar

Pivotar é o momento de mudar a direção do seu negócio, depois de construir uma base forte. Muitos empreendedores ficam em dúvida em relação a esse assunto e não sabem definir o melhor momento de pivotar o negócio. Mas não há uma resposta certa para isso.

Você precisa, primeiro, consolidar as bases da sua empresa para começar a pensar em um giro expressivo. Além disso, você deve ter clareza da direção que tomará ao pivotar a empresa e qual posicionamento assumirá.

8. Conquistar os primeiros clientes

Conquistar os primeiros clientes é sempre um desafio. Duas perguntas que você deve se fazer nesse momento são:

  • Como divulgar os meus produtos/serviços?
  • Qual público eu quero atingir com o meu produto/serviço?

Essas questões vão ajudar você a tomar decisões melhores, que podem trazer os clientes certos para a sua empresa.

Na divulgação, aposte no uso das redes sociais e do Google Meu Negócio, que podem atingir um público mais amplo, aumentando as chances de conquistar os primeiros clientes.

Também divulgue seus produtos e serviços para as pessoas mais próximas, do seu convívio. Nesse caso, você também pode pedir depoimentos sobre a experiência que essas pessoas tiveram com a sua empresa e utilizar isso para divulgar ainda mais aquilo que você vende.

9. Terceirizar serviços

É comum que os empreendedores queiram resolver tudo sozinhos, mas centralizar todas as responsabilidades na sua mão pode ser um grande erro, dificultando o seu foco e sobrecarregando a sua rotina.

Por isso, é importante avaliar o que pode ser terceirizado no seu negócio. Isso não quer dizer que você não vai fazer um acompanhamento desse serviço, mas o trabalho mais pesado não fica na sua mão.

Dicas para superar os desafios de ser um empreendedor iniciante

Agora que você já sabe quais são os principais desafios de um empreendedor iniciante, confira 4 dicas para superá-los e desenvolver a sua empresa!

Desenvolver novas habilidades

Há vários cursos para empreendedores no mercado, inclusive online e gratuitos. Algumas habilidades interessantes para desenvolver são: inteligência emocional, oratória, liderança, gestão de pessoas, criatividade, marketing e gestão de tempo.

Todas essas habilidades podem ajudar você a enfrentar o seu dia a dia na empresa e ter mais clareza nas tomadas de decisão que se apresentam a cada novo desafio.

Além dos cursos, é interessante ler livros sobre a habilidade que você quer desenvolver e também ler a história de empreendedores que você admira. Com isso, você entende melhor qual foi a trajetória de cada um e pode usar isso para se inspirar e trilhar o seu próprio caminho.

Conversar com empreendedores experientes

Assim como ler sobre empreendedores que você admira é uma boa dica para superar os desafios na sua empresa, conversar com pessoas mais experientes no mundo dos negócios também é importante.

Afinal, você entra em contato com a experiência de outros empreendedores que já passaram por desafios pelos quais você ainda vai passar. Com isso, você consegue se preparar melhor para o que virá, pode antecipar problemas e planejar ações para resolvê-los.

Eventos, palestras, workshops, cursos e até mesmo as redes sociais são ótimos lugares para encontrar empreendedores experientes e trocar figurinhas com eles.

Apostar em networking

Networking é outra ótima maneira de trocar experiências e aprender com o erro de outras pessoas. Aqui, vale a dica anterior: procurar eventos ou cursos para conhecer pessoas com as quais você possa ampliar o seu networking.

O LinkedIn também é uma forma de fazer isso. Acompanhe pessoas que você admira e tente sempre interagir nos posts das suas conexões com comentários relevantes. Produzir conteúdo sobre a sua área pode ser bastante útil para crescer o seu perfil de maneira orgânica e expandir as suas conexões na rede.

O networking é importante não só para trocar experiências, mas para encontrar oportunidades de negócios e parcerias, sendo uma ótima forma de vencer os desafios de um empreendedor iniciante.

Criar ofertas imperdíveis

Criar ofertas imperdíveis ajuda a atrair mais clientes para o seu negócio. Mas é importante que os seus produtos e serviços sejam realmente relevantes para os consumidores.

Assim, isso te ajuda a fidelizar os primeiros clientes e crescer de forma orgânica, a partir de um processo de recomendação. Afinal, esses consumidores satisfeitos passam a recomendar a sua empresa para outros conhecidos, o que atrai ainda mais pessoas para o seu negócio.

Esse tipo de estratégia contribui para aumentar o seu faturamento mensal. Com isso, você pode começar a investir em outras frentes para desenvolver o seu negócio e vencer os desafios de um empreendedor iniciante.

Agora, se você ainda tem dúvida sobre o momento ideal para ter o seu próprio negócio, não pode perder nosso conteúdo exclusivo sobre o assunto: "Quando é o momento certo para empreender?".