Você já ouviu falar em índice de lucratividade (IL)? Esse é um elemento-chave para a gestão financeira do negócio e que pode ser encontrado a partir de um cálculo simples. 

No post de hoje, vamos explicar o conceito de índice de lucratividade, quais as vantagens que ele traz para a sua empresa e como calculá-lo. Quer saber mais sobre o assunto? Então, vem ler o artigo e otimize a gestão do seu negócio!

Três principais aprendizados de hoje

  1. O índice de lucratividade (IL) é o percentual que mostra se as estratégias adotadas no seu negócio ou em algum setor específico estão trazendo lucro. Diversos fatores podem impactar no resultado do IL, como variações no estoque e aumento ou redução de custos. O índice de lucratividade é uma ótima ferramenta de gestão para os pequenos negócios. Alguns dos seus benefícios são: análises apuradas, previsibilidade, melhores tomada de decisão e uma gestão financeira otimizada.  
  2. Com o índice de lucratividade, você entende melhor quais são as estratégias adotadas que trazem lucro e quais mudanças são necessárias na sua empresa para aumentar esse retorno financeiro. A partir do IL e do histórico de cálculo desse índice, é possível ter maior previsibilidade de resultados, assim como entender a viabilidade de determinados projetos. Além disso, o cálculo do índice auxilia na hora de definir os caminhos da empresa, aumentando o conhecimento do empreendedor sobre o negócio, assim como o seu controle sobre a área financeira da empresa.
  3. O índice de lucratividade é calculado a partir do lucro líquido do negócio dividido pela receita total. Então, esse número precisa ser multiplicado por 100, para indicar a porcentagem do IL. Se o resultado do cálculo for negativo, é preciso rever suas estratégias e implementar mudanças. Agora, mesmo se o índice for positivo (o que já indica um bom encaminhamento da empresa), você também pode traçar um planejamento específico para aumentar a porcentagem. Não existe uma periodicidade pré-definida para medir o IL, então, tudo vai depender das metas que você estabelecer para a sua empresa. Assim, é possível calculá-lo todos os meses, uma vez no trimestre, no semestre ou no ano. 

O que é o índice de lucratividade?

O índice de lucratividade é uma forma numérica, medida percentualmente, de entender se as ações estratégicas adotadas na sua empresa estão trazendo lucro para o negócio e o quanto é esse retorno. O IL também pode indicar o resultado de projetos determinados e não apenas da organização como um todo. 

Esse índice é normalmente calculado depois que a empresa já está em plena atividade e o gestor precisa refinar suas estratégias e entender a eficiência dos processos. 

Muitos fatores podem impactar no resultado da lucratividade do seu negócio, como: perda de vendas, redução ou aumento de custos e variações no giro de estoque. É importante, então, que o empreendedor tenha controle sobre todos esses aspectos. 

Assim, o IL funciona como uma poderosa ferramenta de gestão para empresas e os pequenos só têm a ganhar se calcularem esse percentual. Quer ver quais as vantagens que saber o índice de lucratividade traz para o seu negócio? Veja no tópico a seguir!

Quais os benefícios de calcular o índice de lucratividade?

Confira a lista que preparamos com as vantagens que calcular o índice de lucratividade traz para a sua empresa!

  1. Análises precisas das estratégias

Como dissemos, o índice de lucratividade mostra se as suas estratégias estão funcionando, ou seja, se elas valem o esforço empregado e se estão trazendo retorno financeiro para o negócio. 

A partir do resultado obtido com o cálculo do IL, você consegue investigar o que pode não estar dando certo na empresa, realizando análises mais profundas sobre suas ações. 

O índice auxilia, inclusive, na hora de medir a produtividade dos colaboradores, o que ajuda a entender o problema e encontrar soluções para estimular a produção. 

  1. Previsibilidade

O índice de lucratividade contribui para que o você tenha maior previsibilidade sobre os lucros do seu negócio, principalmente se a sua empresa já conta com um histórico desse cálculo. 

Como ele mostra a capacidade de lucro, fica mais fácil prever o retorno obtido com as suas estratégias. 

Além disso, o IL auxilia também na hora de entender a viabilidade de determinado projeto ou iniciativa que você pensa em implementar na sua empresa. Se o resultado for negativo, você não gasta tempo com uma ação que não traria o retorno desejado. 

  1. Melhores tomadas de decisão

Com análises mais apuradas e maior previsibilidade no negócio, você pode tomar as melhores decisões para seguir seus projetos na empresa. 

Afinal, o índice de lucratividade permite ter uma visão ampla e também específica das suas ações e dos caminhos possíveis, sabendo quais estratégias vão ser as mais lucrativas para o seu negócio. 

  1. Gestão financeira otimizada

Munindo-se das melhores decisões, você realiza uma gestão financeira otimizada, porque entende quais são as estratégias que trazem lucros, o que deve ser mudado e onde é recomendado reduzir custos. Além disso, o IL ajuda na hora de fazer o seu planejamento financeiro e entender o seu negócio em profundidade. 

Agora que você já entendeu o que é o índice de lucratividade e quais os seus benefícios, vamos ver como calculá-lo? 

Como calcular o índice de lucratividade?

O índice de lucratividade é calculado a partir do lucro líquido do negócio (já descontando os tributos) dividido pela receita no período de interesse. Esse resultado deve ser multiplicado por 100, indicando a porcentagem do IL. 

Graficamente, o cálculo do índice de lucratividade é o seguinte:

(lucro líquido/receita).100 = índice de lucratividade (em %)

O lucro líquido, por sua vez, é calculado subtraindo os custos e despesas do lucro bruto da empresa. 

Já a receita corresponde ao valor que você recebeu das suas vendas.  

Então, supondo que:

receita = R$2000

lucro = R$500

O índice de lucratividade vai ser:

(500/2000).100 = 0,25.100 = 25%  

Assim, o IL é de 25%.

Mas e o que fazer depois de descobrir o índice de lucratividade da sua empresa? É o que vamos ver agora!

O que fazer depois?

Se o IL for positivo, significa que você está no caminho certo e que as suas ações estratégias estão trazendo lucros para o negócio. Agora, se o IL for negativo, é preciso revisar os seus processos para entender o que está acontecendo. 

A partir do resultado do cálculo, você pode traçar um plano com metas para aumentar o IL (seja ele negativo, seja ele positivo), por exemplo. Assim, consegue medir de maneira objetiva se as novas estratégias estão surtindo efeito. 

E com qual frequência o IL deve ser medido? Essa resposta vai depender dos objetivos e prazos que você estabelecer para o seu negócio. Assim, é possível fazer avaliações mensais, trimestrais, semestrais ou anuais, dependendo do seu planejamento e das metas definidas. 

Para ajudar ainda mais a gestão financeira da sua empresa, que tal ler um artigo sobre esse assunto? Confira aqui: Dicas para manter a saúde financeira do seu negócio.

Obrigada pelo papo e conte com a gente!