Você já ouviu falar em índice de lucratividade - IL? Esse é um elemento-chave para a gestão financeira do negócio e que pode ser encontrado a partir de um cálculo simples — apresentando resultados precisos e essenciais para a tomada de decisões.

Trata-se de um indicador que ajuda os gestores a mensurar a eficiência operacional de uma loja, ou seja, se o negócio está indo bem. Assim, é possível ter clareza e identificar oportunidades de melhoria para manter a competitividade e os resultados.

No post de hoje, vamos explicar o conceito de índice de lucratividade, quais as vantagens que ele traz para a sua empresa e como calculá-lo. Quer saber mais sobre o assunto? Então, vem ler o artigo e otimize a gestão do seu negócio!

O que é o índice de lucratividade?

O índice de lucratividade é uma forma numérica, medida percentualmente, de entender se as ações estratégicas adotadas na sua empresa estão trazendo lucro. O IL também pode indicar o resultado de projetos determinados e não apenas da organização como um todo.

Esse índice é normalmente calculado depois que a empresa está em plena atividade, ou seja, já iniciou as atividades no mercado e gerou resultados. Dessa forma, o gestor precisa refinar suas estratégias e entender a eficiência dos processos para adotar ações que favoreçam o crescimento.

Muitos fatores podem impactar no resultado da lucratividade do seu negócio, seja de forma positiva ou negativa, como:

  • perda de vendas;
  • estratégias de marketing;
  • redução ou aumento de custos;
  • variações no giro de estoque;
  • qualidade no atendimento;
  • experiência do cliente.

Diante disso, é extremamente importante que o empreendedor tenha controle sobre todos esses aspectos para elevar o potencial do negócio. Além de melhorar os resultados, ajuda a aprimorar a gestão interna e o relacionamento com o cliente de forma consistente.

Assim, o IL funciona como uma poderosa ferramenta de gestão para empresas e seu negócio só tem a ganhar se calcular esse percentual. Sobretudo, com uma boa parceria que atua das vendas até a gestão financeira, como a Stone, você terá ainda mais possibilidades de impulsionar sua loja.

Qual a diferença entre lucratividade e rentabilidade?

Por serem termos semelhantes, muitas pessoas têm dúvidas sobre qual a diferença entre a lucratividade e a rentabilidade. Realmente, é um assunto que causa certa confusão, por isso, esclarecê-lo é muito importante para não cometer erros ao analisar indicadores.

Como você viu até aqui, a lucratividade é uma medida que considera o lucro líquido e a receita total para demonstrar o ganho do negócio em um determinado período. Dessa forma, os resultados são expressos em porcentagem e apresentam como está o comportamento da empresa no mercado.

Por outro lado, a rentabilidade consiste no percentual de retorno financeiro gerado após um investimento. Sendo assim, é um indicador que compara os lucros com os investimentos para identificar se o negócio está correspondendo às expectativas do planejamento inicial.

Quais os benefícios de calcular o índice de lucratividade?

A gestão financeira é imprescindível para o sucesso de um negócio e contribui para alcançar um crescimento sólido e promissor. Por isso, todo empreendedor que deseja manter a saúde financeira deve monitorar o índice de lucratividade frequentemente, pois proporciona benefícios essenciais.

Confira a lista que preparamos com as vantagens que calcular o índice de lucratividade traz para a sua empresa!

Análises precisas das estratégias

Como dissemos, o índice de lucratividade mostra se as suas estratégias estão funcionando, ou seja, se elas valem o esforço empregado e se estão trazendo retorno financeiro para o negócio, de acordo com os objetivos e perspectivas do plano de negócios.

A partir do resultado obtido com o cálculo do IL, você consegue investigar o que pode não estar dando certo na empresa, além de realizar análises mais profundas sobre suas ações e identificar como está o comportamento do negócio no mercado.

Sobretudo, o índice auxilia, inclusive, na hora de medir a produtividade dos colaboradores, o que ajuda a entender o problema e encontrar soluções para estimular a produção sem comprometer a qualidade, favorecendo resultados satisfatórios.

Previsibilidade

O índice de lucratividade contribui para que você tenha maior previsibilidade sobre os lucros do seu negócio, principalmente se a sua empresa já conta com um histórico desse cálculo. Como ele mostra a capacidade de lucro, fica mais fácil prever o retorno obtido com as suas estratégias.

Além disso, o IL auxilia também na hora de entender a viabilidade de determinado projeto ou iniciativa que você pensa em implementar na sua empresa. Se o resultado for negativo, você não gasta tempo com uma ação que não traria o retorno desejado.

Melhores tomadas de decisão

Com análises mais apuradas e maior previsibilidade no negócio, você pode tomar as melhores decisões para seguir seus projetos na empresa, além de evitar erros que colocam o planejamento em risco e que podem comprometer o desempenho da organização.

Afinal, o índice de lucratividade permite ter uma visão ampla e também específica das suas ações e dos caminhos possíveis para elevar os resultados, inclusive, sabendo quais estratégias vão ser as mais lucrativas para o seu negócio e que vão oferecer retornos mais consistentes.

Gestão financeira otimizada

Munindo-se das melhores decisões, você realiza uma gestão financeira otimizada, porque entende quais são as estratégias que trazem lucros, o que deve ser mudado e onde é recomendado reduzir custos. Além disso, o IL ajuda na hora de fazer o seu planejamento financeiro e entender o seu negócio em profundidade.

Agora que você já entendeu o que é o índice de lucratividade e quais os seus benefícios, vamos ver como calculá-lo?

Como calcular o índice de lucratividade?

Para calcular o índice de lucratividade você não terá grandes dificuldades, basta reunir informações e utilizar uma fórmula simples. Entretanto, manter o histórico de dados do seu negócio bem estruturado é muito importante para ter um cálculo e dados mais precisos.

É possível chegar ao índice de lucratividade de duas formas, veja quais são!

Cálculo do índice de lucratividade simples

O índice de lucratividade é calculado a partir do lucro líquido do negócio, já descontado os tributos, dividido pela receita no período de interesse. Esse resultado deve ser multiplicado por 100, indicando a porcentagem do IL, graficamente, o cálculo do índice de lucratividade é o seguinte:

(lucro líquido/receita).100 = índice de lucratividade (em %)

O lucro líquido, por sua vez, é calculado subtraindo os custos e despesas do lucro bruto da empresa. Já a receita corresponde ao valor que você recebeu das suas vendas. Então, supondo que:

  • receita = R$2000
  • lucro = R$500
  • O índice de lucratividade vai ser:
  • (500/2000).100 = 0,25.100 = 25%
  • Assim, o IL é de 25%.

Conforme o exemplo, o cálculo do índice de lucratividade acontece de forma descomplicada, com resultados relevantes. Para ter ainda mais eficiência, faça o procedimento com uma periodicidade bem definida, assim, será possível entender melhor o comportamento do seu negócio.

Cálculo do índice de lucratividade detalhado

O cálculo detalhado do índice de lucratividade oferece resultados mais abrangentes, que permitem medir o desempenho da empresa com precisão. Para isso, também é considerado o investimento inicial e os valores de fluxo de caixas futuros, a fórmula é a seguinte:

  • Índice de lucratividade = valor presente de fluxos de caixa / investimento inicial

O que fazer depois?

Se o IL for positivo, significa que você está no caminho certo e que as suas ações estratégias estão trazendo lucros para o negócio. Agora, se o IL for negativo, é preciso revisar os seus processos para entender o que está acontecendo.

A partir do resultado do cálculo, você pode traçar um plano com metas para aumentar o IL, seja ele negativo, seja ele positivo, por exemplo. Assim, consegue medir de maneira objetiva se as novas estratégias estão surtindo efeito.

E com qual frequência o IL deve ser medido? Essa resposta vai depender dos objetivos e prazos que você estabelecer para o seu negócio. Assim, é possível fazer avaliações mensais, trimestrais, semestrais ou anuais, dependendo do seu planejamento e das metas definidas.

Como utilizar o índice de lucratividade na empresa?

Os dados construídos pelo cálculo do índice de lucratividade têm diversas aplicabilidades na gestão de um negócio. Contudo, é um dos grandes fatores para auxiliar na tomada de decisões importantes, capazes de influenciar no desempenho e sucesso do empreendimento.

Dessa forma, o monitoramento do índice de lucratividade permite que o gestor adote medidas antecipadas para evitar e contornar problemas. Com isso, é utilizado para auxiliar a definir estratégias precisas para manter o negócio no rumo correto, com equilíbrio financeiro.

Quais os principais aprendizados de hoje?

O índice de lucratividade - IL é o percentual que mostra se as estratégias adotadas no seu negócio ou em algum setor específico estão trazendo lucro. Diversos fatores podem impactar no resultado, como variações no estoque e aumento ou redução de custos.

Portanto, o índice de lucratividade é uma ótima ferramenta de gestão para os pequenos negócios. Alguns dos seus benefícios são:

  • análises apuradas;
  • previsibilidade;
  • melhores tomada de decisão;
  • gestão financeira otimizada.

Com o índice de lucratividade, você entende melhor quais são as estratégias adotadas que trazem lucro e quais mudanças são necessárias na sua empresa para aumentar esse retorno financeiro, ou seja, oferece um panorama para analisar o comportamento da empresa e identificar oportunidades de melhoria.

A partir do IL e do histórico de cálculo desse índice, é possível ter maior previsibilidade de resultados, assim como entender a viabilidade de determinados projetos. Além disso, o cálculo do índice auxilia na hora de definir os caminhos da empresa, aumentando o conhecimento do empreendedor sobre o negócio.

O índice de lucratividade é calculado a partir do lucro líquido do negócio dividido pela receita total. Então, esse número precisa ser multiplicado por 100, para indicar a porcentagem do IL. Se o resultado do cálculo for negativo, é preciso rever suas estratégias e implementar mudanças.

Agora, mesmo se o índice for positivo — o que já indica um bom encaminhamento da empresa — você também pode traçar um planejamento específico para aumentar a porcentagem e potencializar os resultados, fator importante para atingir o sucesso.

Não existe uma periodicidade pré-definida para medir o IL, então, tudo vai depender das metas que você estabelecer para a sua empresa. Assim, é possível calculá-lo todos os meses, uma vez no trimestre, no semestre ou no ano.

Como você percebeu, o índice de lucratividade é considerado um indicador financeiro indispensável para a gestão de um negócio. Portanto, é um assunto que deve fazer parte da rotina dos gestores, pois contribui para ter maior embasamento e otimizar as suas decisões.

Gostou do post? O que acha de continuar aperfeiçoando seus conhecimentos sobre o assunto? Não perca tempo e veja agora mesmo dicas relevantes para manter a saúde financeira do seu negócio!