O relacionamento com os bancos vem sendo repensado por muitos empreendedores, principalmente pela necessidade cada vez maior de ter serviços mais eficientes, descomplicados e econômicos.
Nesse sentido, a relação com os bancos é um fator que tem influência direta na rotina financeira e comercial de um negócio. Por isso, é um aspecto imprescindível e que merece atenção especial para encontrar condições atrativas e serviços de qualidade.
Pensando nisso, neste post, vamos falar sobre um assunto que acreditamos que deveria ser mais abordado: o brasileiro fez a conta e não precisa mais dos bancos tradicionais. Continue lendo e veja informações relevantes e dicas para melhorar a gestão financeira na sua empresa! Boa leitura!
Como o dono de negócio brasileiro se relaciona com os bancos?
A startup de pesquisa de mercado Opinion Box traçou, em 2017, o perfil dos usuários dos serviços bancários no Brasil, os chamados bancarizados. Um em cada quatro entrevistados diz só possuir conta em banco por não ter escolha.
Uma outra pesquisa feita pelo Sebrae, em 2018, mostra que 61% dos micro e pequenos empresários consideram o sistema bancário brasileiro ruim ou péssimo, principalmente devido às burocracias, juros e tarifas elevadas para diversos serviços.
A Associação Brasileira de Startups (ABStartup) entrevistou micro, pequenas e médias empresas para saber quais os serviços dos bancos mais utilizados por esses empresários e também o que eles esperam dessas instituições no futuro. A pesquisa é de 2016, mas os resultados são completamente atuais.
Nesse contexto, as taxas e tarifas cobradas pelos bancos são consideradas altas e são a principal reclamação de 44% dos entrevistados. Em seguida, vem a burocracia para realizar ações nas instituições financeiras, um grande problema para 32% dos participantes da pesquisa.
Além disso, o atendimento ruim é um ponto negativo para 24% dos empresários entrevistados. Por fim, o internet banking é considerado fraco por 16% dos participantes da pesquisa, que acreditam que os sistemas precisam de melhorias.
A pesquisa também elencou quais os principais serviços bancários que os empreendedores brasileiros mais usam atualmente. São eles:
- 14,5%: pagamento de contas;
- 13,4%: recebimento e transferências por meio de DOC/TED;
- 9,4%: saque com cartão de débito em caixas eletrônicos;
- 8%: débito automático em conta corrente;
- 7,8%: emissão de boletos bancários registrados;
- 7,5%: cartão de crédito corporativo;
- 5,5%: folha de pagamento;
- 33%: outros.
Em vista de todos esses dados, é notável que a relação dos empreendedores brasileiros com os bancos é complexa. Um assunto muito delicado e que exige uma gestão eficiente para evitar prejuízos e encontrar serviços atrativos para o negócio.
E como pode ser essa relação no futuro?
Com base nas mesmas pesquisas, questionou-se o que os empreendedores esperam da evolução dos serviços bancários. Sendo assim, ao serem perguntados sobre como deveria ser o banco do futuro, os entrevistados elencaram três pilares principais:
- deve ser 100% digital, mas precisa manter-se pessoal;
- a burocracia precisa diminuir;
- os serviços precisam ser mais baratos.
Entre as sugestões apresentadas na pesquisa estão o fim da necessidade de ir pessoalmente a agências bancárias, implementando recursos modernos e que permitem realizar serviços em plataformas digitais, que são mais descomplicadas e práticas.
Ainda, há a demanda por um atendimento ágil e personalizado, possibilitando que empreendedores que usarem mais serviços dos bancos tenham mais vantagens, transparência e menos complicação na contratação de serviços, além de tarifas mais justas e taxas de juros melhores para o crédito.
Em relação ao crédito, a pesquisa do Sebrae destrincha isso um pouco melhor. Para 51% dos empresários de pequenos negócios entrevistados, a redução dos juros também seria a medida principal que facilitaria a tomada de empréstimos.
No entanto, 17% acreditam que é preciso diminuir a burocracia. Outro dado importante é que 18% dos empreendedores que tiveram o pedido de crédito negado não receberam nenhuma justificativa dos bancos, para melhorar e elevar as possibilidades em uma nova tentativa.
Por fim, 57% dos empresários entrevistados pelo Sebrae acreditam que o fato que mais pesa na hora de tomar um empréstimo é o custo. As tarifas elevadas dificultam encontrar planos atrativos e, assim, comprometem o acesso ao recurso.
O que os bancos cobram?
Reclamação recorrente, as taxas cobradas pelos bancos realmente pesam no bolso e no caixa das empresas brasileiras. São vários nomes, como manutenção da conta, tarifa e taxa, que sempre afetam o fluxo financeiro e a lucratividade.
Mesmo que os nomes sejam diferentes, no fim do mês, eles acabam significando a mesma coisa: menos dinheiro na sua empresa e mais dinheiro nos bancos. Não é o cenário ideal, principalmente quando você está lutando todos os dias para empreender e fazer o seu negócio dar certo.
Sendo assim, a manutenção da conta é o custo mensal que você paga ao banco para que sua conta funcione. Vamos imaginar que é como se você pagasse um aluguel para o seu dinheiro ficar no banco.
Geralmente, a manutenção inclui alguns serviços, que vamos destrinchar daqui a pouco, os chamados pacotes ou cestas. Pagando esse valor mensalmente, você tem direito a alguns serviços. Se usar mais produtos, paga além do que estiver estabelecido.
Esse valor que você paga por cada operação é o que o banco chama de tarifa. Já as taxas são as taxas de juros. Vamos supor que você tenha um limite de cheque especial. Se você negativa a sua conta, o banco vai cobrar uma taxa de juros sobre aquele valor.
Lembrando que o cheque especial nada mais é do que um empréstimo, portanto, deve ser usado com moderação e apenas em casos extremos. Afinal, você vai pagar o valor que utilizou desse limite com o acréscimo de taxas e juros após um determinado período.
Pacotes de serviços
Os principais bancos do país oferecem várias opções de pacotes de serviços para pessoas jurídicas. O valor mínimo cobrado pela manutenção da conta varia bastante entre os bancos, indo de R$ 45 a R$ 70.
Esse tipo de conta inclui algumas opções de crédito, financiamento e pagamentos. A princípio, o valor pode até parecer pouco, mas é bom você pensar que, ao final de um ano, poderá ter desembolsado até R$ 840 só de taxa de administração da sua conta, sem contar as outras taxas. É bastante coisa.
Além disso, lembre-se de que as contas PJ dos grandes bancos geralmente oferecem poucos TEDs e DOCs nos pacotes. Pagando cada uma dessas transações separadamente, o valor fica em torno de R$ 10 a R$ 20 por cada transação.
E tem mais. Se você precisar usar outras funcionalidades que não estão no seu pacote e quiser saber o preço delas, provavelmente encontrará um arquivo de 40 páginas. Em uma delas, consta essa informação, mas não vai ser fácil encontrá-la.
Como melhorar a gestão financeira da sua empresa?
A gestão financeira é um dos pilares para o crescimento sustentável de um negócio, independentemente do porte e do segmento de atuação. Por esse motivo, é um assunto que merece atenção especial e medidas específicas para garantir um gerenciamento eficaz.
Em outras palavras, todo empreendedor que deseja crescer e ter um negócio escalável deve ter um cuidado especial com a gestão financeira. Afinal, é um fator que vai determinar as possibilidades de investir em inovações e cumprir com os compromissos mensais.
Veja, a seguir, algumas dicas para melhorar a gestão financeira e não depender muito dos bancos!
Acompanhe o fluxo de caixa
O fluxo de caixa é um ponto crucial e reflete diretamente o registro de todas as entradas e saídas de valores no negócio. Em vista disso, é uma atividade que precisa acontecer de uma maneira clara, detalhada e com um histórico bem definido.
Sendo assim, defina procedimentos para controlar todas as entradas e saídas e evitar erros no fluxo de caixa. Desse modo, você terá melhores possibilidades para organizar as finanças e eliminar riscos, além de ter uma melhor previsibilidade para definir o planejamento.
Tenha uma boa gestão de custos
Os custos também são aspectos relevantes para a gestão financeira e devem ser gerenciados de uma forma estratégica. Dessa maneira, você deve estabelecer os custos considerando o tempo, os vencimentos e as receitas, para garantir que todos sejam atendidos.
Para isso, é importante considerar todos os custos, por exemplo:
- despesas fixas;
- despesas variáveis;
- salários;
- pagamento de fornecedores;
- taxas e impostos.
Invista em soluções de pagamentos de qualidade
Oferecer soluções práticas e diversificadas para pagamento é essencial para melhorar a experiência dos clientes e otimizar a fidelização. Por isso, escolha uma boa empresa para ter uma maquininha moderna, com taxas justas e funcionalidades variadas.
Além de facilitar o processo de pagamento, você terá taxas personalizadas e que cabem no seu planejamento financeiro. Fator essencial para evitar custos excessivos e ter serviços econômicos, favorecendo a gestão financeira no seu negócio.
Por que é importante repensar a relação com os bancos?
Os serviços bancários são importantes para a gestão financeira, mas precisam oferecer um bom custo-benefício para o negócio. Por isso, é essencial avaliar esses serviços e escolher soluções econômicas e diversificadas, principalmente em relação às formas de pagamento e recebimento.
Com o avanço da tecnologia digital, os serviços bancários evoluíram e estão cada vez mais descomplicados. Dessa forma, é importante procurar opções modernas e que ofereçam condições atrativas, para otimizar a gestão, ter segurança nos pagamentos e oferecer o melhor aos seus clientes
Nós sempre falamos aqui sobre a importância de separar as suas finanças pessoais das finanças da sua empresa. Quando você conhece exatamente quais são as necessidades do seu negócio, fica mais fácil definir o que uma conta precisa ter para supri-las.
Como você pôde notar, o brasileiro fez a conta e não precisa mais dos bancos tradicionais, principalmente daqueles que contam com processos burocráticos e altos custos. Portanto, não deixe de melhorar a gestão no seu negócio e escolher serviços financeiros modernos e econômicos.
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