Quais são as principais tendências tecnológicas de 2022? Com o isolamento social, muitas empresas tiveram que aderir ao trabalho remoto, os aplicativos de delivery receberam mais demandas e as pessoas utilizaram apps como o Zoom e o Google Meet para se conectarem. Assim, a pandemia acabou acelerando a transformação digital.

Os negócios tiveram que promover rápidas mudanças para conseguirem se adaptar à nova realidade. Em 2022, a presença da tecnologia nas empresas deve se intensificar. Por isso, é interessante aderir às inovações para ganhar competitividade no mercado e otimizar processos.

De acordo com um relatório recente da Gartner, a digitalização das empresas, a cibersegurança, as automações e a inteligência artificial são algumas das principais perspectivas para esse ano.

No artigo de hoje, separamos 6 tendências tecnológicas de 2022 para você implementar na sua empresa. Quer ficar por dentro de tudo? Então, vem ler!

Principais tendências tecnológicas para 2022

Confira 6 das grandes tendências tecnológicas em 2022 para implementar na sua empresa!

Segurança da informação

Nos últimos anos, escândalos de vazamentos de dados tomaram manchetes no mundo todo, o que sempre prejudica muito a credibilidade das empresas envolvidas.

Somada a isso, a aprovação da LGPD, lei que busca proteger dados dos clientes, também é mais um fator que coloca a proteção de informação no radar das empresas.

A segurança da informação estará em alta em 2022 e o seu negócio deve criar as condições necessárias para garantir que os dados dos clientes e da empresa estejam seguros.

No mercado, existem algumas ferramentas especializadas em segurança da informação para negócios. Você também pode contratar uma consultoria ou alguém responsável pelos processos de proteção de dados na empresa, garantindo que a LGPD seja cumprida.

Além disso, é importante alinhar a equipe com treinamentos específicos sobre o assunto. A empresa deve fornecer as orientações necessárias para evitar crimes virtuais, como não clicar em links suspeitos.

Inteligência Artificial (IA)

Uma das principais tendências tecnológicas para 2022 é a Inteligência Artificial. Esse modelo de tecnologia já é amplamente utilizado e faz parte do cotidiano das empresas.

Um exemplo são os algoritmos das redes sociais, que permitem identificar as preferências dos clientes e oferecer conteúdos de acordo com esses interesses.

A IA ajuda a automatizar tarefas e tornar os processos da empresa mais inteligentes. Algumas aplicações de inteligência artificial para negócios são:

  • assistentes virtuais (como Siri e Alexa);
  • internet banking;
  • previsibilidade do comportamento do consumidor;
  • personalização e sugestão de produtos e serviços com base em compras anteriores.

Automações

As automações são ideais para acelerar processos e eliminar as tarefas repetidas da rotina do seu time.

Essa tecnologia permite automatizar operações, como enviar uma mensagem de boas-vindas pelo WhatsApp para os seus clientes.

É claro que as automações não devem substituir o componente humano na sua empresa. Mas elas funcionam como aliadas da sua equipe. No caso do atendimento ao cliente, por exemplo, você pode permitir respostas automáticas para perguntas frequentes.

Mas, se o consumidor tem uma dúvida muito específica que a tecnologia não pode resolver, é preciso acionar o time de suporte. Assim, as pessoas são indispensáveis para o seu serviço.

As automações também estão muito presentes em sistemas de gestão, na delegação de tarefas automaticamente para os responsáveis do time por determinadas tarefas, por exemplo.

Outro exemplo são as notificações. Se você utiliza uma agenda digital para organizar prazos, compromissos e tarefas, o dispositivo pode enviar uma notificação lembrando do compromisso.

Cloud computing

A computação em nuvem (Cloud computing) permite guardar um grande volume de informações na tecnologia em nuvem, facilitando o acesso dos usuários de qualquer lugar.

Esse tipo de tecnologia aumenta a segurança dos processos e agiliza as operações, porque permite armazenar e centralizar dados, evitando a repetição ou a duplicação de informações.

Além disso, outra vantagem do Cloud computing é a economia de recursos, por não exigir instalação de infraestrutura.

Diversos sistemas de gestão utilizam a computação em nuvem e são bastante eficientes para organizar processos dentro das empresas, além de melhorar a comunicação entre as áreas.

Chatbot

O chatbot já é uma realidade no atendimento ao cliente. Então, em 2022 não perca a oportunidade de aderir a essa tecnologia.

Os chatbots são excelentes ferramentas para integrar no seu site e nas suas redes sociais.

Esse modelo de atendimento desafoga o time de suporte, pode agilizar a resolução de problemas dos clientes e aumentar a produtividade da linha de frente do seu negócio.

Pix e pagamento por aproximação

As novas tecnologias de pagamento estão em alta. O pix é um desses exemplos, sendo cada vez mais usado pela praticidade que oferece às empresas e aos clientes.

Além disso, com a pandemia e a necessidade de distanciamento social, o pagamento por aproximação (NFC) se tornou uma boa alternativa para clientes e empresas.

Então, se o seu negócio ainda não oferece essas duas opções para os consumidores, que tal aproveitar o novo ano para considerar essas alternativas?

Agora que você já conhece as principais tendências tecnológicas para 2022, veja por que você deveria adotá-las na sua empresa neste ano!

Por que adotar as tendências tecnológicas em 2022?

Ficar por dentro das tendências tecnológicas de 2022 e implementar essas novidades na sua empresa é uma ótima estratégia para trazer a inovação para dentro do negócio, ganhar competitividade no mercado e sair na frente da concorrência.

Além disso, a tecnologia é uma ótima aliada para otimizar a produtividade do time, trazendo mais propósito para os funcionários, que não precisam perder tempo em atividades repetitivas.

A tecnologia também contribui para diminuir erros humanos, além de trazer mais segurança para a empresa e para os clientes.

Sabendo quais são as tendências tecnológicas para 2022, você deve avaliar as necessidades do seu negócio e as possibilidades de implementação dessas inovações.

Afinal, o mais importante é adotar aquilo que faz sentido para a sua empresa e para os seus consumidores.

E aí, o que você achou do post de hoje? Se você quer alinhar o seu negócio às tendências tecnológicas e digitalizar a sua empresa, não deixe de ler este post: Como vender online? 4 dicas para digitalizar o seu negócio!