Quais são as principais tendências tecnológicas de 2022? Com o isolamento social, muitas empresas tiveram que aderir ao trabalho remoto, os aplicativos de delivery receberam mais demandas e as pessoas utilizaram apps como o Zoom e o Google Meet para se conectarem. Assim, a pandemia acabou acelerando a transformação digital.

Os negócios tiveram que promover rápidas mudanças para conseguirem se adaptar à nova realidade. Em 2022, a presença da tecnologia nas empresas deve se intensificar. Por isso, é interessante aderir às inovações para ganhar competitividade no mercado e otimizar processos.

De acordo com um relatório recente da Gartner, a digitalização das empresas, a cibersegurança, as automações e a inteligência artificial são algumas das principais perspectivas para esse ano. No artigo de hoje, separamos as principais tendências tecnológicas de 2022 para você implementar na sua empresa.

Quer ficar por dentro de tudo? Então, vem ler!

Quais são as principais tendências tecnológicas para 2022?

Confira as grandes tendências tecnológicas em 2022 para implementar na sua empresa!

Segurança da informação

Nos últimos anos, escândalos de vazamentos de dados tomaram manchetes no mundo todo, o que prejudica muito a credibilidade das empresas envolvidas. Somada a isso, a aprovação da LGPD, lei que busca proteger dados dos clientes, também é mais um fator que coloca a proteção da informação no radar das empresas.

A segurança da informação estará em alta em 2022 e o seu negócio deve criar as condições necessárias para garantir que os dados dos clientes e da empresa estejam seguros. No mercado, existem algumas ferramentas especializadas em segurança da informação para negócios.

Você também pode contratar uma consultoria ou alguém responsável pelos processos de proteção de dados na empresa, garantindo que a LGPD seja cumprida. Além disso, é importante alinhar a equipe com treinamentos específicos sobre o assunto. A empresa deve fornecer as orientações necessárias para evitar crimes virtuais, como não clicar em links suspeitos.

Inteligência Artificial (IA)

Uma das principais tendências tecnológicas para 2022 é a Inteligência Artificial. Esse modelo de tecnologia já é amplamente utilizado e faz parte do cotidiano das empresas.

Um exemplo são os algoritmos das redes sociais, que permitem identificar as preferências dos clientes e oferecer conteúdos de acordo com esses interesses. A IA ajuda a automatizar tarefas e tornar os processos da empresa mais inteligentes. Algumas aplicações de inteligência artificial para negócios são:

  • assistentes virtuais (como Siri e Alexa);
  • internet banking;
  • previsibilidade do comportamento do consumidor;
  • personalização e sugestão de produtos e serviços com base em compras anteriores.

Automações

As automações são ideais para acelerar processos e eliminar as tarefas repetidas da rotina do seu time. Essa tecnologia permite automatizar operações, como enviar uma mensagem de boas-vindas pelo WhatsApp para os seus clientes. É claro que as automações não devem substituir o componente humano na sua empresa. Pelo contrário, elas funcionam como aliadas da sua equipe.

No caso do atendimento ao cliente, por exemplo, você pode permitir respostas automáticas para perguntas frequentes. Mas, se o consumidor tem uma dúvida muito específica que a tecnologia não pode resolver, é preciso acionar o time de suporte. Assim, as pessoas são indispensáveis para o seu serviço.

As automações também estão muito presentes em sistemas de gestão, na delegação de tarefas automaticamente para os responsáveis do time por determinadas funções, por exemplo. Outro exemplo são as notificações. Se você utiliza uma agenda digital para organizar prazos, compromissos e tarefas, o dispositivo pode enviar uma notificação lembrando do compromisso.

Cloud computing

A computação em nuvem (Cloud computing) permite guardar um grande volume de informações na tecnologia em nuvem, facilitando o acesso dos usuários de qualquer lugar. Esse tipo de tecnologia aumenta a segurança dos processos e agiliza as operações, porque permite armazenar e centralizar dados, evitando a repetição ou a duplicação de informações.

Além disso, outra vantagem da Cloud computing é a economia de recursos, por não exigir instalação de infraestrutura. Diversos sistemas de gestão utilizam a computação em nuvem e são bastante eficientes para organizar processos dentro das empresas, além de melhorar a comunicação entre as áreas.

Chatbot

O chatbot já é uma realidade no atendimento ao cliente. Então, em 2022 não perca a oportunidade de aderir a essa tecnologia. Os chatbots são excelentes ferramentas para integrar no seu site e nas suas redes sociais.

Esse modelo de atendimento desafoga o time de suporte, agiliza a resolução de problemas dos clientes e aumenta a produtividade da linha de frente do seu negócio.

Pix e pagamento por aproximação

As novas tecnologias de pagamento estão em alta. O Pix é um desses exemplos, sendo cada vez mais usado pela praticidade que oferece às empresas e aos clientes. Além disso, com a pandemia e a necessidade de distanciamento social, o pagamento por aproximação (NFC) se tornou uma boa alternativa para clientes e empresas.

Então, se o seu negócio ainda não oferece essas duas opções para os consumidores, que tal aproveitar o novo ano para considerar essas alternativas?

Por que adotar essas tendências tecnológicas?

Agora que você já conhece as principais tendências tecnológicas para 2022, veja por que você deveria adotá-las na sua empresa neste ano!

Segurança cibernética

A malha de segurança cibernética é outra tendência que está se destacando no decorrer do ano de 2022. Os profissionais desse segmento partem do pressuposto de que é preciso adotar recursos flexíveis que servem para monitorar os aspectos críticos. Com isso, será mais fácil eliminar as chances de sofrer ataques virtuais nas organizações.

A arquitetura flexível deve assegurar a proteção contra invasões em ambientes virtuais para a realização de transações. A tecnologia permite a combinação de diversos sistemas de segurança com as suas funcionalidades. Essa união de soluções que atuam nos ambientes virtuais protege os clientes de falhas técnicas e da ação de criminosos cibernéticos.

Aplicativos compostos

Os aplicativos compostos são criados com componentes modulares para que sejam integrados a outros softwares com facilidade. Esses sistemas são úteis para a gestão integrada das empresas e são muito fáceis de usar.

Eles reutilizam códigos para acelerar a implantação de novas soluções e recursos inovadores que geram valor corporativo para superar a concorrência. Sendo assim, é essencial analisar as tendências tecnológicas para antecipar a adoção dos aplicativos compostos.

Hiperautomação

Hiperautomação é a tendência que tem a finalidade de reduzir as tarefas repetitivas e manuais nas organizações com o auxílio da automatização. O foco dessa inovação é interromper totalmente os fluxos de trabalho convencionais para diminuir as falhas de digitação e proporcionar o ganho de tempo. Dessa forma, a escalabilidade será facilitada e tangível.

Plataforma Cloud-Native

As plataformas nativas de cloud são tecnologias que surgiram como tendência na atualidade. Essa denominação atende às exigências técnicas dos desenvolvedores de software que implementam e mantêm os aplicativos modernos na nuvem. A ideia está disponível para todos os empreendedores que desejam administrar o seu sistema de armazenamento de modo autônomo, seguro e acessível.

Data Fabric

A implementação do Data Fabric é uma alternativa muito interessante, pois se trata de um conjunto de serviços de dados que fornece recursos em ambientes multicloud. A tendência proporciona uma arquitetura para a criação de padrões nas atividades de gestão de dados que ficam guardados na nuvem em dispositivos on-premise ou de borda.

Inteligência de Decisão

A inteligência de decisão é importante para as decisões embasadas em dados e para as abordagens práticas que ligam as informações às tecnologias. Para aplicar essa tendência na sua empresa, invista na automatização de análises e busque o apoio da Inteligência Artificial para fazer simulações amplas e aprimorar o uso dos dados.

Empresas Distribuídas

O novo modelo de negócios do ano 2022 é conhecido como empresas distribuídas. Ele visa melhorar a experiência dos colaboradores ao estabelecer o aumento do padrão do trabalho híbrido e remoto. A ideia é permitir que os profissionais trabalhem a partir de qualquer lugar e que as empresas se reorganizem para atender essa tendência.

Quais são os benefícios que as tendências tecnológicas podem gerar?

As tendências tecnológicas são vitais para que os negócios sejam bem-sucedidos, não importa o seu porte ou ramo de atuação. As empresas que não se adequarem às novidades do mercado podem perder espaço para os concorrentes e ter a sua reputação e imagem prejudicadas diante de colaboradores, parceiros e clientes.

As empresas que fizerem a implementação das tendências tecnológicas têm mais chances de sucesso, embora tenham que passar por processos complexos e que envolvem custos. Mas os avanços relacionados à segurança das informações e Inteligência Artificial são indispensáveis para:

  • manter as receitas;
  • aumentar o faturamento e a lucratividade;
  • explorar novas oportunidades;
  • enfrentar as mudanças constantes da sociedade.

Ficar por dentro das tendências tecnológicas de 2022 e implementar essas novidades na sua empresa é uma ótima estratégia para trazer a inovação para dentro do negócio, ganhar competitividade no mercado e sair na frente da concorrência.

Além disso, a tecnologia é uma ótima aliada para otimizar a produtividade do time, trazendo mais propósito para os funcionários, que não precisam perder tempo em atividades repetitivas. A tecnologia também contribui para diminuir erros humanos, além de trazer mais segurança para a empresa e para os clientes.

Sabendo quais são as principais tendências tecnológicas para 2022, você deve avaliar as necessidades do seu negócio e as possibilidades de implementação dessas inovações. Afinal, o mais importante é adotar aquilo que faz sentido para a sua empresa e para os seus consumidores.

E aí, o que você achou do post de hoje? Se você gosta de acompanhar conteúdos desse tipo, siga nosso perfil no Instagram e confira as novidades do Blog por lá!