Um dos assuntos mais complexos no mundo dos negócios é a comunicação e a falta de alinhamento em projetos e objetivos. É exatamente por isso que o briefing é considerado uma das melhores soluções para o planejamento de áreas como marketing, publicidade ou administração da sua empresa.
O termo se refere ao ato de dar informações e instruções objetivas sobre uma missão ou tarefa. Assim, sempre que você precisar alinhar um projeto com a sua equipe ou até uma estratégia de promoção no seu negócio, o ideal é que se faça um briefing.
Ainda ficou com dúvidas? Não se preocupe! Neste artigo vamos explicar o que é o briefing, como ele pode ajudar na eficiência da sua empresa, como elaborar esse documento e utilizá-lo.
Afinal, o que é?
Em tradução livre, o termo briefing significa “resumo” e ser refere a um conjunto de informações resumidas sobre ações e estratégias, informadas a um grupo de pessoas para a realização de uma tarefa. Por esse motivo, ele é considerado um elemento essencial do planejamento.
O briefing sempre fez parte de qualquer tipo de ambiente de trabalho, nem sempre com esse nome. Nas agências de publicidade, ele é chamado de PIT, que significa “Pedido Interno de Trabalho”. Quando bem-feito, é a melhor forma de começar um projeto e obter sucesso.
Qual a importância e os benefícios do briefing para a empresa?
O briefing é muito importante para os negócios, pois serve como uma bússola que direciona os caminhos que você deve seguir. Isso porque poder contar com informações de qualidade em um breve roteiro é essencial não apenas para a criação das ações a serem desenvolvidas, mas principalmente para o alcance dos resultados.
O briefing proporciona diversos benefícios para qualquer tipo de negócio, pois como já comentamos, é um resumo do seu planejamento geral que serve como um guia. A seguir, veja como ele pode melhorar a eficiência da sua empresa.
Organiza as ideias
Muitas vezes sabemos o que queremos, mas de maneira desordenada, sem visão do que pode ser mais importante e como executar determinado objetivo. Enquanto você cria um briefing, suas ideias ficam organizadas e isso é fundamental para a realização de um projeto de maneira ordenada, objetiva e eficiente.
Inspira para novas ações
Ao construir o documento você perceberá coisas que antes não conseguia enxergar. Isso porque a projeção e a reunião de ideias permitem uma visão mais ampla do negócio e mostra novos pontos que podem ser explorados. Além disso, uma ideia leva à outra, e com isso você consegue desenvolver outros projetos relacionados.
Ajuda a planejar e gera eficiência
Com o briefing é possível planejar todos os aspectos envolvidos em um projeto e, assim, evitar atitudes precipitadas e sem fundamento. Isso permite que todas as ações sejam realizadas com segurança e eficiência, seguindo um passo a passo pré-definido.
Em quais situações o briefing pode ser utilizado?
O briefing pode ser utilizado para diversas situações, independentemente do segmento ou profissão. Isso porque ele é um documento básico para apresentar qualquer tipo de negócio ou ação específica. Dessa forma, ele pode ser utilizado para:
- divulgar o negócio em redes sociais;
- otimizar a experiência do cliente;
- definir promoções;
- vendas online;
- orientar campanhas de marketing;
- estabelecer meios de relacionamento com os clientes, entre outros.
Como elaborar um briefing?
A elaboração do briefing é a descrição de um roteiro a ser seguido. Para exemplificar podemos imaginar uma promoção na sua loja de roupas. Para essa estratégia você pretende usar imagens para postar na internet — é aí que começa o processo. Veja o passo a passo:
Defina o objetivo do projeto
Começar algo sem antes definir um objetivo pode te levar a atitudes prejudiciais ou não adequadas para os resultados desejados. Por isso, antes de iniciar qualquer projeto ou tomar qualquer decisão, você precisa ter um objetivo. Para isso, pergunte-se por que está fazendo isso e aonde você quer chegar.
Para estabelecer metas e alcançar bons resultados, faça um checklist dos objetivos em ordem de importância para definir prioridades. Dessa forma, você conseguirá facilitar para que todos trabalhem com mais foco e alinhamento.
Defina o seu público-alvo
Estabelecer o seu público-alvo é fundamental para que você consiga atingir o maior número de pessoas com a sua publicação e que a sua promoção tenha sucesso. Pense na localização geográfica, faixa etária, renda, entre outros aspectos.
Colete as informações mais importantes para o projeto
Anote quais são as peças de roupas para promoção, as cores que ficam melhores nas imagens, se pretende adotar o giro em 360 graus para melhor visualização, tempo de duração e tudo o que envolve essa ideia. Por fim, determine a data da publicação.
Estabeleça prazos e conheça os custos
É muito importante definir prazo e conhecer os custos para se orientar e alinhar a equipe envolvida. Imagine que você resolva criar um blog para alavancar as suas promoções e, no dia de lançamento, necessitará de três artigos já prontos e revisados. Nesse caso, você deverá colocar no briefing os prazos de cada artigo e qual será a data para o lançamento do blog.
Como utilizar o briefing depois de pronto?
Após terminar o seu briefing, é importante fazer uma revisão do documento para otimizá-lo, deixando-o ainda melhor. Para isso, leia e releia, reescrevendo pontos que achar mais conveniente.
Nesse momento, é interessante mostrar às pessoas envolvidas no projeto e avaliar as críticas ao seu documento, para arrumá-lo de acordo com o seu ponto de vista sobre esses feedbacks. Além disso, é importante fazer alguns ajustes, conforme comentamos a seguir.
Remova a linguagem técnica
Para que a equipe entenda perfeitamente o que você deseja transmitir, o briefing precisa estar claro e objetivo. Para ajudar nesse sentido, substitua a linguagem por termos mais simples que consigam ter o mesmo sentido do que pretende expressar.
Mantenha uma lógica na estrutura
Um documento desorganizado é confuso e gera dúvidas. Portanto, ele precisa ter uma estrutura lógica para identificar e apresentar o problema, mostrando ações e estratégias de como resolvê-lo. Para isso, é preciso revisar o briefing e verificar se ele apresenta uma organização das ideias.
Coloque-o em prática
Com o briefing definido e revisado ele estará pronto para ser colocado em prática. Nesse ponto é interessante fazer uma nova reunião com a equipe para que as pessoas envolvidas fiquem cientes do passo a passo que deverá ser seguido a partir da data estabelecida para a sua implementação.
Como você pôde verificar, o briefing é um documento muito importante para qualquer tipo de ação no seu negócio, pois ele proporciona informações resumidas e objetivas sobre os caminhos a seguir para atingir determinados objetivos. Além disso, é fundamental para alinhar a sua equipe, a fim de obter os resultados desejados.
Se ainda estiver com alguma dúvida, confira esse vídeo que preparamos sobre o tema:
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