Você sabe como produtos personalizados podem aumentar a visibilidade do seu negócio? Enviar brindes gratuitos para os seus clientes é uma ótima forma de melhorar a credibilidade da empresa no mercado, encantar e fidelizar consumidores.
Nesse contexto, a personalização dos produtos da marca é uma estratégia eficiente para otimizar o relacionamento com os consumidores — além de contribuir para elevar as vendas e as oportunidades para se destacar dos concorrentes e se tornar uma referência do mercado.
Mas como acertar na hora de definir o que enviar? É o que vamos ver neste post. Confira 5 dicas para utilizar produtos personalizados como uma estratégia para aumentar suas vendas e a retenção de clientes!
O que são produtos personalizados?
Os produtos personalizados são itens customizados pelos empreendedores e que expressam a identidade da marca. Trata-se de uma poderosa estratégia para a fidelização de clientes, contribuindo para melhorar o relacionamento e elevar os resultados.
Em outras palavras, são produtos específicos da marca, que são oferecidos como brindes aos clientes no ato de uma compra. Sendo assim, ajudam a gerar satisfação com a compra e estimulam que o consumidor procure a marca para fazer novas aquisições no futuro.
Qual a importância da personalização de produtos?
O mercado está cada dia mais competitivo e, além disso, o nível de exigência dos clientes também aumentou consideravelmente. Em vista disso, os desafios para os empreendedores são intensos e exigem medidas eficazes para se destacar e elevar as vendas.
Nesse sentido, oferecer brindes e produtos personalizados é uma estratégia imprescindível para melhorar a experiência dos clientes. Assim, o negócio tem a oportunidade de ganhar a preferência e agregar valor ao processo de compra, fator indispensável, atualmente.
Como acertar na personalização de produtos?
Embora pareça um processo simples, oferecer brindes e produtos personalizados exige bastante cuidado e um bom planejamento. É preciso considerar alguns fatores para chegar a resultados satisfatórios, que realmente contribuam para a satisfação do seus clientes.
Portanto, sempre considere os seguintes aspectos para acertar nas suas decisões:
- estude o seu público-alvo;
- defina uma boa política para oferecer os brindes;
- valorize a sua marca;
- evite excessos;
- pense em produtos úteis ao cliente;
- crie um design inteligente;
- procure o equilíbrio entre custo e benefício.
5 dicas para aumentar a visibilidade da sua marca
Ter maior visibilidade no mercado é muito importante para um negócio e ajuda a conquistar um bom posicionamento de marca. Por esse motivo, todo empreendedor que deseja alcançar os objetivos deve investir em melhorias específicas para potencializar o reconhecimento da empresa pelo público.
Veja, nos próximos tópicos, quais as melhores formas para melhorar a visibilidade do seu negócio!
1. Apostar em identidade visual e personalização
Para criar produtos personalizados com a cara da sua empresa, é preciso ter uma identidade visual definida, com logo e cartela de cores específicas. Assim, é possível imprimir essas características nos itens enviados de brinde ao cliente.
Suponhamos que você envie uma caneca com o logo da sua empresa e o cliente a leve para o trabalho. Com isso, outras pessoas vão ver o objeto e saber de onde ele é — isso gera curiosidade e pode aumentar o desejo de outras pessoas a também terem uma caneca como essa.
Pense no Starbucks. Quando você vê alguém com um copo da marca, sabe da onde é, certo? Então, a ideia é que as pessoas batam o olho nos seus produtos e identifiquem de onde eles vêm.
2. Criar produtos atraentes e de qualidade
Uma forma de despertar o desejo dos consumidores em relação aos seus brindes é criar produtos personalizados atraentes e caprichados. Esses itens são essenciais para transmitir a imagem da sua marca para os clientes e isso deve ser feito de forma estratégica.
Por isso, é importante ter um bom planejamento financeiro para oferecer produtos personalizados aos seus clientes. Separe o orçamento necessário para garantir que os itens tenham qualidade.
Mesmo que o investimento nessa frente seja mais enxuto e você precise criar algo mais simples, é importante garantir que o produto não quebre no primeiro uso, por exemplo. Afinal, isso pode gerar o efeito contrário nos seus consumidores, em de encantá-los.
3. Enviar produtos úteis
Mesmo que os brindes personalizados sejam atraentes e de qualidade, se eles não tiverem uma utilidade para o cliente, podem acabar encostados em um armário. Essa situação acaba gerando insatisfações e comprometendo os seus objetivos com a estratégia.
Então, é fundamental criar produtos que sejam úteis para o consumidor. Para saber esse tipo de informação, você precisa conhecer muito bem o seu público e entender quais são as principais dores e necessidades que ele tem.
Se você vende um curso online, por exemplo, pode enviar um conjunto de caderno e caneta para a casa do consumidor — já que esses itens podem ser aproveitados durante as aulas e são muito bem-vindos na rotina de qualquer estudante.
Uma ideia para você descobrir o que seus clientes gostariam de ganhar é fazer pesquisas com eles. É possível realizar perguntas por e-mail ou telefone, por exemplo.
Mas você pode usar os Stories do seu Instagram para criar enquetes, mostrando duas opções de brindes e pedindo para os seguidores votarem no item que mais gostaram. Deixe claro que a sua empresa vai produzir o produto mais votado.
Essa é uma poderosa estratégia de validação por meio da qual você consegue descobrir se as pessoas vão gostar dos produtos — mesmo antes de produzi-los, evitando perder dinheiro ou criar algo que não agrade os seus clientes. Além disso, crie brindes diferentes para cada situação. Um cliente que acabou de chegar deve receber algo diferente daquilo enviado para um consumidor fidelizado.
4. Estimular o compartilhamento nas redes sociais
Uma forma eficiente de aumentar a sua visibilidade com produtos personalizados é estimular os seus clientes a postarem os brindes recebidos nas redes sociais. Vale incentivá-los a marcar a sua empresa nos posts, gerando uma interação próxima com seu público.
Você pode fazer isso de forma sutil, enviando uma cartinha junto aos produtos e pedindo para os consumidores compartilharem o que receberam. Não se esqueça de deixar o seu Instagram para eles saberem qual perfil marcar.
Assim, mais pessoas conseguem ver os produtos personalizados da sua empresa. Por isso, é tão importante apostar em itens úteis e atraentes, já que eles precisam chamar a atenção de quem vê os produtos.
5. Oferecer experiências incríveis
Na hora de criar os seus produtos personalizados, pense em oferecer experiências incríveis para os clientes. Para isso, considere as características e um estudo detalhado sobre o seu público-alvo, para ter clareza ao decidir o que é mais relevante para ele.
Enviar um presente diferenciado para a casa do consumidor, como uma caixa com vários itens, já pode fazer com que ele se sinta estimulado a compartilhar a experiência com outras pessoas, mesmo sem você pedir.
Algumas ideias de produtos para personalizar são:
- caneca;
- caderno e caneta;
- resumo impresso das aulas online;
- bonés;
- camisas com o logo da empresa e uma frase inspiradora;
- bolsa;
- adesivos para colar no computador;
- chocolates finos.
Você pode montar um kit diversificado com mais de um produto ou enviar presentes um pouco mais caros para um grupo seleto de consumidores.
Os principais aprendizados deste post
O planejamento estratégico de um negócio é determinante para elevar a performance e atingir os objetivos com excelência. Por isso, anotar boas informações, como as que vimos neste artigo, é imprescindível para saber o que fazer para alcançar a melhoria contínua nos resultados.
Veja, a seguir, um resumo sobre os principais pontos que aprendemos neste artigo!
Aposte na identidade visual
A primeira dica é apostar na sua identidade visual. Defina um logo para sua marca e a sua cartela de cores. A partir disso, você deve inserir esses elementos nos brindes personalizados enviados ao cliente. A ideia é que outras pessoas olhem para esses itens e identifiquem que eles são da sua empresa, e queiram ter acesso aos mesmos produtos que os seus consumidores.
Crie produtos personalizados
A segunda dica é criar produtos personalizados atraentes e de qualidade, que despertem a vontade dos clientes de ter esses itens. Então, defina um orçamento para essa estratégia e priorize a qualidade dos produtos para encantar os consumidores.
Envie produtos funcionais
Os brindes precisam fazer sentido para os consumidores. Para descobrir o que o seu público gostaria de ganhar, uma ideia é fazer enquetes nos seus Stories, oferecendo duas opções de produtos para os seguidores votarem no que preferem. Assim, você consegue validar os brindes antes mesmo de começar a produzi-los, evitando gastos desnecessários.
Estimule o engajamento digital
Uma sugestão importante é incentivar o compartilhamento nas redes sociais. Peça para os clientes postarem os brindes recebidos no Instagram e marcarem o perfil da sua empresa. Isso aumenta a visibilidade da sua marca e pode despertar o interesse de outras pessoas nos seus produtos.
Invista na experiência do cliente
A nossa quinta e última dica é oferecer experiências incríveis para os seus clientes. Você pode enviar uma caixa com vários itens para a casa do consumidor, por exemplo. Algumas opções de produtos para personalizar são caneca, caderno, caneta, boné, camiseta e adesivos.
Podemos concluir que os produtos personalizados são extremamente importantes para seus resultados e contribuem para elevar a visibilidade da marca. Portanto, é uma estratégia que não pode faltar no seu planejamento, pois faz a diferença para aumentar as vendas.
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