Todo mundo gosta de uma boa promoção, não é? Independente do formato ou do prêmio, os clientes se sentem mais valorizados pelo restaurante quando recebem um desconto especial — seja ele exclusivo ou não.

Listamos neste artigo 11 promoções que você pode criar para o seu restaurante, seja ele de pequeno, médio ou grande porte. Adapte cada uma delas ao seu negócio e comece sua estratégia de relacionamento com o cliente.

Descontos em produtos selecionados

Selecione alguns pratos que seus clientes amam e crie uma promoção que tenha eles como peça central. Lembre-se que eles não vão querer cumprir as regras do desconto caso o prêmio não seja atrativo. Um exemplo que pode funcionar: “Peça no nosso delivery em uma terça-feira e ganhe uma sobremesa”.

Desconto em pedidos acima de um determinado valor

Essa é uma ótima maneira de valorizar clientes que te visitam mais vezes ou que gastam mais com você. Determine um valor (que seja atingível) e em quantas visitas o consumidor deve atingir esse gasto. Por exemplo: “Em pedidos acima de R$ 100, ganhe 10% de desconto”.

Descontos para pedidos feitos por empresas

Se o seu restaurante está localizado em uma zona comercial, aproveite para fazer convênio com empresas próximas para que os colaboradores almocem no seu estabelecimento. Seja em pratos selecionados ou em todo o cardápio, você pode oferecer descontos especiais para esses funcionários. Por exemplo: “Funcionários da empresa XYZ ganham 10% de desconto no menu executivo”.

Desconto para o primeiro pedido

Conquistar e fidelizar os clientes logo na primeira visita não é fácil. Por isso, promoções de boas-vindas ou descontos para o primeiro pedido são ótimas opções para estimular a vontade do consumidor de voltar. Por exemplo: “Venha nos conhecer e ganhe 10% de desconto em qualquer prato do menu”.

Desconto para um segundo produto

Uma boa maneira de fazer o cliente aumentar o ticket médio e se tornar mais fã do restaurante é oferecer descontos para que ele compre em dobro. Ou seja, na hora de fazer um pedido, ele ganha outro igual por um valor menor. Por exemplo: “Compre um combo de hambúrguer e ganhe outro por metade do preço”.

Descontos para pedidos no delivery

Vamos supor que seu negócio acabou de implementar o delivery, mas nem todos os clientes sabem ainda. Uma boa ideia pode ser oferecer descontos para quem pedir pelo seu canal de delivery, incentivando os consumidores a conhecer o canal. Por exemplo: “Peça pelo nosso app de delivery e pague mais barato”.

Observação: caso você tenha um delivery e esteja abrindo um salão, vale aplicar as promoções no mesmo estilo, mas convidando para o presencial.

Descontos em datas comemorativas

Datas comemorativas como Dia dos Namorados, Páscoa e outras têm uma concorrência enorme entre restaurantes. Por isso, oferecer benefícios para que os clientes comemorem com você é uma boa pedida. Por exemplo: “No Dia dos Namorados, você ganha duas  sobremesas grátis em pedidos acima de R$ 100 reais”.

Desconto para pedidos feitos em períodos de menor movimento

Não é todo dia que seu restaurante tem o mesmo movimento, por isso faça promoções que incentivem seus clientes a visitarem em períodos de menor movimento. Dessa maneira, você evita perder dinheiro com a casa aberta e vazia. Por exemplo: “Pizzas grandes têm 10% de desconto de segunda à quinta”.

Desconto indique e ganhe

A indicação de restaurantes entre amigos e familiares é muito comum e faz a diferença para muitos negócios. Isso porque os clientes levam muito em conta a opinião dessas pessoas e outros influenciadores. O mais comum nesse caso é criar regras de Indique e Ganhe, na qual os dois ganham prêmios. Por exemplo: “Indique um amigo e os dois ganham uma sobremesa”.

Descontos para clientes ausentes

Sabe aquele cliente que não volta há alguns meses? Oferecer um desconto pode ser uma boa maneira de fazê-lo voltar. Além de mostrar que você se importa com o consumidor, você garante que ele se lembre da sua marca e tenha mais interesse em comprar de novo. Por exemplo: “Oi, Felipe, estamos com saudade! Estamos te mandando um cupom de R$ 20 para você voltar ainda esta semana”.

Programas de Fidelidade

Ter um Programa de Fidelidade é a melhor solução para quem deseja implementar promoções que fidelizem e beneficiem seus clientes. Além disso, por serem em sua maioria automatizadas, essas ferramentas permitem que você tenha mais tempo para cuidar da gestão do restaurante em vez de controlar cartões de fidelidade ou vouchers, por exemplo.