Você já ouviu falar no golpe do delivery com maquininha? Essa é uma situação muito séria e que exige cuidados especiais por parte de clientes e empresas. Afinal, esse tipo de fraude pode causar prejuízos financeiros graves para os consumidores e comprometer a credibilidade dos negócios. Mas há formas de se prevenir contra isso e ajudar os clientes a não serem vítimas de golpes.

No post de hoje, vamos explicar o que é o golpe do delivery com maquininhas, como se proteger e qual a importância de se prevenir. Vem ler!

O que é o golpe do delivery com maquininhas?

O golpe do delivery com maquininhas é uma modalidade de fraude que vem sendo aplicada em cidades por todo o Brasil. Só em São Paulo, esse tipo de golpe aumentou 186% entre janeiro e maio de 2021 em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo o Procon.

O golpe é aplicado no momento da entrega, clonando os cartões ou roubando os dados dos cartões utilizados pelos clientes para o pagamento de delivery. Os golpistas podem adulterar maquininhas de cartão ou filmar os cartões dos clientes e o código pessoal dos consumidores para usar os dados em outras ocasiões.

Outro tipo de golpe acontece quando o entregador do aplicativo de delivery (ou uma outra pessoa) entra em contato com você, para cobrar algum valor a ser pago fora do app. Nesse caso, o cliente não consegue verificar o que está sendo cobrado, porque a tela da maquininha está adulterada.

Há variações do mesmo golpe e, por isso, você precisa ter muita atenção para não ser uma vítima. Para as empresas, também é importante se prevenir, já que a credibilidade do negócio fica prejudicada se os seus clientes pedirem o delivery da sua loja, mesmo que o seu estabelecimento não tenha culpa pelo golpe.

Como se prevenir contra o golpe do delivery com maquininhas?

Confira 5 dicas para não cair no golpe do delivery e proteger a sua empresa e os seus clientes!

Verificar as condições da maquininha

O golpe do delivery com maquininhas utiliza dispositivos adulterados, por exemplo, com o visor quebrado, para enganar os clientes. Por isso, é fundamental conferir as condições da maquininha antes de realizar um pagamento.

Oriente os seus clientes a fazer o mesmo para não serem vítimas da fraude. Você pode enviar uma mensagem pelo próprio aplicativo de delivery para chamar a atenção dos consumidores e enviar todas as orientações necessárias para protegê-los.

Conferir todos os dados

Para não cair no golpe do delivery com maquininhas é importante conferir os valores da compra, da nota fiscal e que aparecem no dispositivo.

Com isso, é possível perceber se houve alguma alteração no que foi indicado no app antes de realizar o pagamento. Oriente os seus clientes a sempre conferirem os dados para não caírem no golpe. Os consumidores só devem realizar o pagamento depois que conferirem o valor cobrado pela maquininha.

Pedir a nota fiscal e o comprovante da maquininha são outras ótimas maneiras de evitar os golpes.

Pagar pelo app

Uma das formas mais eficientes para não cair no golpe do delivery com maquininhas é realizar o pagamento das compras diretamente pelo aplicativo. Os apps são seguros e garantem a privacidade dos dados dos clientes.

Por isso, faça essa sugestão para os seus consumidores, explicando que uma das maneiras para se prevenir contra a fraude é pagando pelo app.

Tomar cuidado com os seus dados

Não informar seus dados pessoais para os entregadores é uma das formas de se prevenir contra golpes. Além disso, se o seu estabelecimento não costuma pedir outras informações para os clientes além daquelas que já estão no app, é preciso deixar isso claro para todas as pessoas que realizam um pedido de delivery com a sua empresa.

Oriente os clientes a apenas se comunicarem com os entregadores via aplicativo e não fornecer nenhuma informação extra que ainda não tenha sido pedida.

Mesmo no ato de entrega, é importante manter a atenção no que está acontecendo e não fornecer outros dados ou deixar escapar informações.

Manter o cartão sempre em mãos

Para evitar que o cartão seja clonado, os clientes devem sempre ficar com o próprio cartão em mãos. Isso evita que os fraudadores filmem ou tirem fotos sem que os consumidores percebam.

Da mesma forma, na hora de inserir a senha na maquininha, é preciso garantir a privacidade desse momento, para que pessoas mal intencionadas não vejam o que está sendo digitado.

É importante alertar os seus clientes sobre todas as possibilidades de golpe e pedir para que eles denunciem, caso sofram alguma tentativa de golpe.

Deixe o canal de comunicação aberto com os consumidores para que eles entrem em contato para sanar dúvidas sobre cobranças extras, por exemplo.

No caso de golpes, ofereça apoio aos clientes para ajudar a reverter a situação e denunciar os responsáveis pelo crime.

Qual a importância de proteger a sua empresa e os seus clientes contra o golpe do delivery com maquininhas?

O golpe do delivery com maquininhas pode causar sérios prejuízos financeiros para os seus clientes, o que afeta diretamente a experiência que eles têm com a sua marca, mesmo que você não tenha culpa.

Se muitos consumidores, ao comprar do seu negócio, começarem a sofrer esse tipo de golpe e expuserem a situação na internet ou nas avaliações no app, a credibilidade da empresa ficará comprometida.

A sua marca passa a ser vista como pouco confiável e isso acaba afastando tanto os consumidores mais antigos, como dificulta a prospecção de novos clientes.

Além disso, não oferecer orientações claras sobre segurança para os clientes ou não ajudar os consumidores em caso de golpes também são atitudes mal vistas e que prejudicam a imagem da sua empresa.

O que você achou do post de hoje? O pagamento por cartões é apenas um dos métodos que você pode oferecer aos seus clientes, conheça outros meios neste artigo: Formas de pagamento: quais são e como implementá-las?

Até a próxima!