Todo empreendedor quer que o consumidor volte a comprar dele, certo? Afinal, com o aumento da concorrência, manter o público que já conhece o seu produto ou serviço ganha ainda mais importância.

Em um mercado tão dinâmico e volátil como o atual, é preciso inovar para garantir essa preferência. No entanto, encontrar novas formas de fidelizar clientes é sempre um desafio, não é mesmo?

Mas não se preocupe. Neste conteúdo, vamos te contar os principais motivos para investir na fidelização da sua clientela e as melhores ações para colocar em prática. Confira!

Qual é a importância de fidelizar clientes?

Fidelizar clientes é importante não só por ser uma meta empresarial consagrada. A realidade é que se trata de uma estratégia extremamente útil para você criar um modelo de negócios com receita recorrente. Além disso, uma vez retido, o consumidor aumenta tanto a frequência de compra como o seu ticket médio.

Ainda, há o diferencial competitivo que a fidelização representa para um empreendimento. Afinal, quem já conhece seu produto ou serviço entende todas as vantagens de adquiri-los. Assim, o foco deixa de ser somente o preço passa a girar em torno do valor agregado entregue.

Quais os passos para fidelizar clientes no seu negócio?

Para fidelizar clientes no seu negócio, é necessário investir em estratégias certeiras. Conheça, a seguir, as melhores maneiras de atingir esse objetivo e comece a reter o público!

Entenda as dores do cliente

A dor do cliente corresponde ao problema que ele busca resolver por meio do seu produto ou serviço. Entender esse ponto-chave permite destacar, na publicidade e durante os atendimentos, todos os diferenciais que suprem tais necessidades. Também possibilita melhorias que vão ao encontro dessas demandas.

A fidelização a partir disso surge da percepção que o consumidor passa a ter do valor agregado naquela compra. O motivo é que, por obter uma solução para sua dificuldade, ele coloca seu negócio acima dos demais. Nesse contexto, aposte em ações que ajudem a descobrir as dores do seu público, como:

  • mapear o perfil do público-alvo;
  • acompanhar retornos, sugestões e críticas;
  • praticar a escuta ativa em todos os contatos.

Tenha um atendimento personalizado

Não basta contar com um produto ou um serviço de qualidade e adequado às necessidades do público. É preciso que o atendimento fique no mesmo nível. Uma das formas de otimizar esse aspecto é a personalização, que faz o consumidor se sentir prestigiado e acaba por fidelizá-lo.

O primeiro passo para tanto é ter um histórico individualizado de compras e reclamações. Somente assim é possível conhecer as:

  • preferências, a fim de indicar ofertas específicas ao vender;
  • dificuldades anteriores, para evitar que a cada contato ele repita tudo o que disse.

Utilize diversos canais de atendimento

Redes sociais, aplicativos de mensagens instantâneas, telefone, e-mail, site ou loja virtual etc. Essas são algumas entre as muitas maneiras pelas quais um consumidor entra em contato com um negócio atualmente. E saiba que cada um tem uma preferência entre essas opções.

Essa variedade é essencial, pois o cliente pode até desistir de uma compra ou encerrar o relacionamento comercial por não conseguir ser atendido pelo meio que escolheu. Ou seja, é necessário diversificar os canais para evitar esses transtornos. Também é preciso responder a todos para aproveitar as diferentes oportunidades geradas.

Invista em ações de pós-venda

De modo geral, a maioria dos negócios vende e encerra a relação com o consumidor por aí. Só retoma a interação no caso de uma nova compra. Essa atitude se transforma em uma ruptura no relacionamento e pode causar uma perda de clientes.

Por outro lado, ao seguir em contato com o comprador, a tendência é que ele se sinta valorizado e retorne. Nesse sentido, existem diversos recursos capazes de manter e aprofundar vínculos no pós-venda. As principais são:

  • avaliações e pesquisas de satisfação;
  • suporte e garantia;
  • fluxos de nutrição;
  • conteúdos informativos e educativos;
  • ofertas complementares e especiais.

Qualifique e agregue valor

Para ser positiva, a experiência do consumidor deve envolver satisfação tanto com o produto ou serviço quanto com o atendimento. Portanto, aperfeiçoar tais elementos é fundamental.

Outro ganho obtido é a maior capacidade de fidelizar clientes, uma vez que qualquer problema nesses aspectos tende a levar o público a buscar outras opções. A fim de garantir a qualidade da entrega, o ideal é:

  • investir em pesquisas que permitam entender os pontos a melhorar;
  • treinar habilidades visando a otimizar o trabalho;
  • buscar soluções mais alinhadas às demandas do público.

Remova obstáculos

O esforço para efetuar uma compra abrange vários fatores. Desde os meios de atendimento até a disponibilidade de opções na hora de pagar, passando pela usabilidade de canais ou acessibilidade do estabelecimento.

Todos esses elementos dificultam ou facilitam esse processo para o consumidor. Considerando a valorização cada vez maior da comodidade enquanto critério na tomada de decisão de consumo, eles se tornam importantes ferramentas para fidelizar os clientes.

Nesse sentido, se você remover obstáculos, limites ou barreiras, o público tenderá a escolher seu negócio. Algumas ações que viabilizam esse objetivo são:

  • construir uma jornada de compra em que redes sociais, blog e loja virtual se integrem;
  • oferecer conteúdos compreensíveis, úteis e interessantes para conduzir a pessoa à compra;
  • deixar acessíveis dados de contato, políticas etc.;
  • diversificar as soluções de pagamento;
  • eliminar a solicitação de informações desnecessárias para efetivar transações;
  • comunicar informações relevantes, como atrasos na entrega, cancelamentos ou mudanças de horário.

Quais os principais benefícios de aplicar estratégias de fidelização?

Como você viu, a implementação de estratégias voltadas a fidelizar clientes exige dedicação. Porém, seus benefícios mais que compensam o esforço. Os principais são:

  • acesso a oportunidades de negócio contínuas, pela ampliação da frequência de compra;
  • aumento do ticket médio, por meio de vendas cruzadas ou complementares;
  • fortalecimento da reputação da marca, devido à prova social obtida de depoimentos do público fiel;
  • menor necessidade de investir em atração de novos consumidores, graças ao marketing boca a boca;
  • diluição do custo de aquisição, pela manutenção de um maior número de compradores ativos;
  • elevação da previsibilidade da receita com a recorrência das transações;
  • capacidade de mapear comportamentos e prever mudanças a partir do relacionamento criado.

Fidelizar clientes deve estar entre as principais tarefas de quem deseja ter um negócio saudável e em crescimento, pois é um importante meio de manter uma receita recorrente. Diante de seus benefícios, as estratégias com essa finalidade valem a pena.

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