Você já ouviu falar em ROI? Essa métrica é importante para você saber se as suas iniciativas valem a pena ou se estão trazendo prejuízos financeiros.

No post de hoje, vamos explicar o que é ROI, qual a importância dele para os pequenos negócios, como calcular essa métrica e como você pode melhorar o retorno financeiro na sua empresa. Vem ler!

O que é ROI?

ROI é a sigla para Return on Investment (ou Retorno sobre o Investimento). Trata-se de uma métrica para descobrir o quanto de retorno a sua empresa tem com determinado investimento.

Você pode aplicar cálculo do ROI à sua empresa como um todo para entender qual o retorno que as suas estratégias estão gerando. Mas é possível também aplicar o cálculo a uma iniciativa específica para avaliar a viabilidade dela.

O ROI pode ser usado para empresas de todos os tamanhos, mas, quando pensamos nos pequenos, quais as vantagens de adotar esse indicador? Confira a seguir!

Qual a importância do ROI para os pequenos negócios?

Veja 3 motivos para começar a utilizar o ROI na sua empresa hoje mesmo!

1. Análise da viabilidade do negócio

Com o cálculo do ROI, você tem mais elementos para avaliar a viabilidade do negócio ou de algum projeto específico.

Afinal, você quer que as suas estratégias sejam lucrativas e é exatamente isso que o ROI indica para você.

Com essa métrica, é possível saber se as suas ações são lucrativas e o quão lucrativas são.

O ROI pode ser aplicado a projetos de marketing, vendas, lançamento de novos produtos, promoções, campanhas de anúncios e qualquer outra ação na sua empresa em que você investe algum dinheiro e consegue medir os resultados financeiros.

2. Acompanhamento de estratégias

O ROI é um indicador importante para avaliar se as suas estratégias estão trazendo retorno financeiro.

Imagine que você decidiu fazer uma campanha de marketing para alguma data comemorativa e investiu alguns reais na iniciativa. Medindo o ROI dessa ação, é possível entender se o investimento valeu a pena ou se trouxe prejuízo para o seu negócio.

Além disso, a partir desse tipo de informação, você consegue testar a eficiência de mudanças para melhorar o ROI, agindo rapidamente quando identifica que uma estratégia não traz bom retorno.

3. Avaliação da eficiência dos canais

Sabendo o ROI dos diferentes canais de vendas adotados na sua empresa, você consegue saber qual o mais lucrativo e qual o menos. Com isso, é possível investigar os motivos de cada um desses resultados e agir para potencializar seu retorno.

Como calcular o ROI da sua empresa?

Normalmente, o ROI é medido em porcentagem. O cálculo desse indicador leva em conta os ganhos gerados e o investimento inicial. O primeiro passo é subtrair o investimento dos ganhos e, depois, dividir o resultado pelo investimento inicial:

(Ganhos gerados – Investimento inicial)/Investimento inicial = ROI

Para descobrir a porcentagem de retorno, é só multiplicar o resultado encontrado por 100.

Vamos dar um exemplo.

Supondo que você tenha investido R$ 100 em uma campanha de anúncio e viu que ela trouxe R$ 500 em vendas do produto anunciado. Nesse caso, o ROI fica:

(500 – 100)/100 = 4

4 x 100 = 400%

Assim, o ROI desse anúncio é de 400%.

Se o resultado do ROI for positivo, isso mostra que você está no caminho certo, o que não significa que você não possa tentar melhorar esse indicador.

Já um resultado negativo é um ponto de atenção e indica que você deve rever suas estratégias e o investimento feito.

Além disso, é preciso considerar o tempo para avaliar corretamente o indicador. Se você pensa em um ROI de 3%, por exemplo, embora ele seja positivo, pode ser desanimador se estivermos falando no crescimento anual da empresa.

Mas o que você pode fazer para melhorar esse indicador e ter ainda mais sucesso com as suas estratégias? Confira a seguir!

3 dicas para melhorar o ROI da sua empresa

Com estas 3 dicas, você pode aumentar o seu ROI e implementar estratégias mais lucrativas no seu negócio!

1. Corte gastos desnecessários

Como o ROI considera os seus gastos e investimentos, uma forma de melhorar o indicador é reduzir os custos das suas iniciativas.

Para isso, faça uma avaliação dos gastos e analise o que pode ser cortado neste momento. Também é interessante rever métricas como o CAC (Custo de Aquisição de Clientes), que indica o quanto a sua empresa gasta para trazer um novo consumidor para o seu negócio.

2. Melhore a qualidade do serviço

Se, por um lado, o ROI envolve os gastos da empresa, por outro, também leva em consideração os ganhos. Então, cortar custos é uma saída, assim como aumentar as entradas.

Isso significa elevar suas vendas para equilibrar o cálculo do ROI. Nesse sentido, além de iniciativas específicas para os setor de vendas, você deve apostar em otimizar o seu serviço.

Isso porque, além de trazer novos consumidores, um serviço de excelência prolonga o relacionamento com o cliente, o que aumenta as chances de retenção e, consequentemente, a receita do negócio.

Então, busque atender os consumidores da melhor forma possível, resolvendo com rapidez as solicitações deles e entregando além do esperado. Com isso, a percepção de valor que eles têm em relação aos seus produtos também cresce, aumentando as chances de vendas e trazendo um melhor retorno financeiro.

3. Tenha metas

As metas vão guiar as suas iniciativas para melhorar o ROI, mesmo que ele já esteja positivo. É importante definir em quanto tempo você pretende alcançar seus objetivos e estabelecer um número preciso para aumentar a eficiência das metas.

Além disso, os objetivos devem ser realistas e levarem em consideração o contexto do seu negócio. Não adianta colocar uma meta muito alta se ela é inviável para o seu negócio.

É importante também guardar um histórico do ROI para avaliar o progresso financeiro do seu negócio e fazer comparativos.

Aproveite para conferir este guia completo sobre Fluxo de Caixa!