Você sabe explicar a diferença entre lucratividade e rentabilidade? Embora ambos sejam indicadores importantes para a saúde financeira dos pequenos negócios, eles não significam a mesma coisa. Entender bem esses conceitos ajuda você a planejar melhor as finanças da empresa e a ter mais controle financeiro.

Por isso, no post de hoje, vamos explicar o que é a lucratividade e a rentabilidade, como calcular cada uma delas e quais as principais diferenças. Quer saber mais sobre o assunto? Então, vem ler!

O que é lucratividade?

A lucratividade, como o termo indica, tem a ver com o lucro obtido pela empresa em determinado período. O lucro corresponde à diferença entre os custos de produção de um determinado produto e o preço pelo qual esse item é vendido.

Na prática, a lucratividade é calculada em porcentagem, e mostra o quanto de lucro a sua empresa tem com as vendas dos seus produtos e serviços, descontados os impostos e taxas.

A lucratividade é um ótimo indicativo para verificar se a precificação dos seus produtos está correta ou se precisa de ajustes. Essa métrica também é importante para avaliar se a sua empresa cobre os custos operacionais e ainda gera lucro que pode ser utilizado para incrementar o negócio.

Além disso, como o cálculo é feito considerando períodos determinados, você consegue saber as épocas do ano mais lucrativas para a empresa, traçar estratégias melhores para otimizar a lucratividade e tomar decisões com base em dados.

O que é rentabilidade?

A rentabilidade de um negócio corresponde ao retorno financeiro que você tem em relação aos investimentos feitos na empresa. O cálculo da rentabilidade também é feito em porcentagem.

A rentabilidade é um indicador utilizado para entender se vale a pena manter as operações do negócio e se determinada iniciativa está trazendo o retorno financeiro esperado.

Esse conceito é bastante conhecido dos investidores, já que quando você faz um investimento em uma instituição financeira, espera que, ao longo do tempo, esse investimento renda, ou seja, aumente o seu valor em comparação ao valor inicial investido.

Como calcular a lucratividade e a rentabilidade?

Para você entender melhor a diferença entre lucratividade e rentabilidade, vamos te mostrar como calcular cada um desses indicadores financeiros para o seu negócio. Confira!

Lucratividade

A lucratividade é calculada dividindo-se o lucro líquido (reduzindo os impostos) pela receita total. Para encontrar a porcentagem, você deve multiplicar o valor encontrado por 100, como na seguinte fórmula:

Lucratividade = (lucro líquido/receita total) X 100

Supondo que você tenha uma doceria e queira calcular a lucratividade com as vendas de brigadeiro. No período considerado, foram vendidos 500 brigadeiros por R$5 cada. Ou seja, você vendeu R$2500, e essa é a receita total que deve ser utilizada no cálculo.

Já o lucro líquido de cada item é de R$3 e o total corresponde a R$1500 (R$3 X 500 unidades vendidas).

Assim, o cálculo da lucratividade ficaria desta maneira:

1500/2500 X 100 = 60%

Ou seja, a lucratividade da venda dos brigadeiros para a sua doceria foi de 60%.

É importante ter um controle periódico desse valor para avaliar a eficiência das suas operações. Considere fazer cálculos mensais e comparativos para otimizar essa estratégia. Para descobrir a lucratividade anual do seu negócio, você pode somar o valor em dinheiro de cada mês.

Na sua análise, observe quais meses foram mais (ou menos) lucrativos e elabore hipóteses para esses resultados. A partir disso, você consegue tomar decisões mais acertadas.

Rentabilidade

Para calcular a rentabilidade do seu negócio, você deve dividir o lucro líquido (com o desconto de impostos e taxas) pelo investimento total considerado. Depois, é preciso multiplicar esse valor por 100 para descobrir a porcentagem, como na fórmula:

Rentabilidade = (lucro líquido/investimento) X 100

Vamos dar um exemplo?

Supondo que você queira saber a rentabilidade de uma iniciativa de marketing para o Dia das Mães e tenha investido R$800 nessa estratégia. Depois de fazer o balanço das vendas do período, você calcula que o lucro líquido foi de R$2000. Assim, a rentabilidade dessa iniciativa foi de 250%, como o seguinte cálculo demonstra:

(2000/800) X 100 = 250%

Não há uma regra que defina de quanto em quanto tempo você deve calcular a rentabilidade do negócio, mas é interessante fazer, pelo menos, um acompanhamento mensal para avaliar as suas estratégias. Para iniciativas específicas ou a inserção de um novo produto no seu mix, também é importante entender a rentabilidade nesses casos.

Viu só como não é difícil calcular a lucratividade e a rentabilidade? A seguir, vamos ver um pouco mais sobre a diferença entre esses indicadores e como eles podem ser utilizados no seu negócio. Confira!

Qual a principal diferença entre lucratividade e rentabilidade, afinal?

Embora tanto a lucratividade e a rentabilidade sejam importantes para o controle financeiro da sua empresa, é preciso entender que esses indicadores têm papeis diferentes dentro de um negócio.

Além disso, para o planejamento estratégico, os empreendedores precisam fazer uma análise combinada da lucratividade e da rentabilidade.

Afinal, uma iniciativa rentável não significa o mesmo que uma iniciativa lucrativa. No primeiro caso, estamos falando de uma ação que trouxe um bom retorno financeiro para o negócio em comparação ao valor investido. Já no segundo, estamos falando da diferença entre o que foi cobrado do cliente e o que foi gasto na produção do produto ou serviço.

Assim, se você tem um negócio rentável (ou seja, cujo retorno financeiro está suprindo os valores investidos nas operações), mas que não é lucrativo, ainda é possível manter a empresa funcionando.

Por outro lado, você pode ter um negócio que traz lucro a partir das vendas, mas que não se paga, ou seja, que não é rentável. Isso quer dizer que, mesmo que o negócio esteja lucrando, o valor do lucro não é suficiente para cobrir os custos de operação. Ao mesmo tempo, a lucratividade constante pode tornar um negócio rentável.

Para melhorar ainda mais a sua lucratividade e a sua rentabilidade, é importante potencializar as suas vendas. Confira nosso conteúdo exclusivo sobre o assunto: Como aumentar suas vendas?