Quer saber como criar um site próprio? Esse é um enorme passo para os pequenos negócios que desejam melhorar as vendas e, principalmente, aumentar a presença online. Afinal, ao manter uma página institucional, você, empreendedor, aumenta as suas chances de se destacar no seu nicho de atuação.

É incontestável que, atualmente, os consumidores — dos mais diversos setores — estão bastante conectados e marcam presença em peso no ambiente virtual. As compras online, inclusive, já representam uma tendência que veio para ficar. Prova disso é que as vendas pela internet atingiram um faturamento de R$ 161 bilhões no Brasil em 2021.

Pensando na grande relevância do tema, preparamos este post para explicar por que vale a pena ter um site para a sua empresa. Além disso, você vai conferir algumas dicas incríveis para criar o seu site próprio. Continue a leitura e fique por dentro!

Por que você deveria ter um site próprio?

Como dito, os negócios que estão presentes no meio digital aumentam muito as suas chances de vendas, já que os consumidores estão cada vez mais conectados. Além disso, com tantas empresas migrando para o universo online, ter um site próprio já deixou de ser uma vantagem competitiva e passou a ser quase uma exigência para não ficar para trás no mercado.

Nesse mesmo contexto, de acordo com um levantamento realizado pela Criteo, 56% dos consumidores participantes fizeram alguma compra em um e-commerce pela primeira vez na pandemia.

Desse total, 94% afirmaram que vão realizar novas compras no ambiente online. A verdade é que o período de isolamento social só reforçou um comportamento de consumo que já vinha se consolidando em meio à maior parte das pessoas.

Já em uma pesquisa feita pela Social Miner com a Opinion Box, 48% dos entrevistados afirmaram que realizam compras online pelos preços menores e 46% deles acreditam que o processo é mais prático.

Justamente pelas razões mencionadas pelos próprios consumidores, você deve aproveitar o momento e montar o seu site próprio para impulsionar as vendas. Mas não se esqueça de que esse espaço precisa ser pensado conforme os objetivos que você deseja alcançar.

Quais os tipos de site que você pode escolher?

A internet possibilita a realização de diferentes tipos de transação e interações variadas entre pessoas, marcas e empresas. Por isso, há vários tipos de site, e você pode escolher de acordo com aquilo que pretende para a sua presença digital.

Veja, a seguir, os quatro principais tipos de site e as características de cada um. Assim, pode definir qual atende melhor às necessidades do seu negócio e se encaixa no perfil do seu público.

Institucional

Funciona como uma espécie de cartão de visita do seu negócio na internet. Ali, são apresentadas todas as informações importantes sobre a empresa, como os serviços que presta ou os produtos que oferece, sua história, dados de contato, entre outros que ajudem os visitantes a conhecer a marca.

Esse tipo de site pode ser dinâmico. Nesse caso, trata-se de uma opção que utiliza programação mais avançada do que a página comum. Assim, aumenta a funcionalidade da página e garante uma experiência diferenciada para o visitante.

E-commerce

Esse modelo é ideal para quem deseja montar uma loja na internet, pois é dedicado à venda de produtos ou serviços. É possível apresentar todo o portfólio do seu negócio, características, ficha técnica, planos, valores e outras informações. Podem ser criadas páginas para que a compra seja feita no próprio site, como o carrinho e uma área de pagamentos.

One Page

É um tipo de site simples, porém muito completo, no qual todas as informações do negócio são apresentadas em uma só página. Em vez de acessar diferentes links, o usuário só precisa rolar o site para conferir todas as informações de uma forma mais prática e dinâmica.

Blog

Esse site tem a estrutura de uma revista digital. Nele, são publicados conteúdos diversos para que os clientes ou visitantes encontrem informações específicas. Geralmente, o blog complementa o site institucional. Porém, dependendo da experiência que você deseja oferecer para o seu público, pode criar apenas ele.

O que fazer para criar um site próprio com sucesso?

Antes de passar para a parte prática, é válido pontuar que, durante a criação do seu site próprio, é fundamental que você tenha em mente que a página deve estar apta a receber diversos visitantes a qualquer hora do dia.

Ou seja, não basta manter um domínio no meio digital: é essencial proporcionar ao cliente em potencial uma excelente experiência de navegação. Para isso, é importante que você tenha atenção às seguintes etapas:

  • a montagem do seu plano de negócios;
  • o registro do domínio;
  • a criação de um planejamento logístico;
  • a escolha dos meios de pagamento a serem disponibilizados (em se tratando de um e-commerce);
  • a definição do servidor de hospedagem;
  • a escolha da plataforma;
  • a configuração da página de vendas, se cabível.

A seguir, vamos detalhar os principais pontos. Confira!

1. Tenha o objetivo do site bem definido

O site funciona como uma espécie de vitrine virtual da sua marca, de modo a facilitar a comunicação e transmitir às pessoas que o visitam os valores que o seu negócio defende e propaga.

Nesse contexto, é possível ter um site institucional, apenas com a finalidade de falar sobre o negócio, contar a história do empreendimento, registrar grandes feitos, informar os canais de interação e apresentar as soluções comercializadas, por exemplo. Ou, então, uma página voltada a vendas online.

Nesse segundo caso, a página será um e-commerce. Sendo assim, é indispensável se preocupar em oferecer aos visitantes e compradores em potencial um ambiente seguro. Afinal, as pessoas vão inserir dados pessoais, financeiros etc.

Além disso, é altamente recomendável que uma loja virtual tenha “nos bastidores” um sistema de gestão. Ele auxiliará na organização do estoque, no gerenciamento dos pedidos, no acompanhamento das vendas e em muitas outras atividades.

2. Avalie o seu orçamento disponível

Outro ponto fundamental é buscar saber o montante de recursos de que você dispõe para investir na criação do site. A partir dessa avaliação, torna-se possível planejar todos os próximos passos a serem dados, de modo a empreender com total responsabilidade financeira. Isso vai evitar dores de cabeça e impactos negativos sobre a sua receita.

3. Escolha um domínio

Antes de começar, de fato, a criar um site próprio, é preciso escolher um domínio. Isso significa definir o nome e registrar o endereço online do seu site, seja em “.com”, seja em “.com.br”.

No primeiro caso, você pode utilizar o Namecheap, por exemplo. Já para o segundo, o Registro.br é o mais indicado. Ambos são plataformas para criar e registrar o seu domínio online, que, em suma, será o endereço do site. Inclusive, uma boa pedida é criá-lo a partir do nome do seu negócio.

Por outro lado, caso você prefira assim, é perfeitamente possível cadastrar o site em ambos os domínios. Assim, quando o cliente em potencial digitar o endereço no buscador, seja com o final “.com”, seja com o final “.com.br”, ele encontrará a página sem dificuldades.

4. Defina a hospedagem

A quarta dica é definir uma plataforma de hospedagem, ou seja, o lugar em que o seu site vai ficar. Alguns exemplos bem conhecidos são:

  • HostGator;
  • Wix;
  • Locaweb;
  • Hostinger;
  • Bluehost.

Nesse caso, é preciso levar em conta que cada uma das possibilidades oferecerá planos, condições, benefícios e preços diferentes. Por isso, é essencial comparar as soluções existentes para escolher a que mais faz sentido para o seu negócio em termos de custo-benefício.

5. Escolha uma plataforma para construir o seu site

Agora chegou a hora de escolher uma plataforma para construir o seu site próprio. Aqui, está tudo bem se você não tiver experiência nesse tipo de trabalho, pois não precisa entender de programação para criar uma página.

Determinadas ferramentas, como o Elementor e o Zyro, funcionam a partir de um método em que basta arrastar os itens, como imagens e textos, que você deseja incluir no site para facilitar o processo. Já o WordPress é a plataforma mais utilizada e conhecida.

No entanto, nessa etapa do processo, você também pode optar por contar com a ajuda de um programador, se preferir. Além disso, é possível integrar as ferramentas a construtores de site mais simples de usar.

Vale destacar que você pode criar um site próprio para qualquer setor de negócio, incluindo um e-commerce, já que há modelos de páginas específicos para esse fim.

6. Determine as seções do seu site

As seções do site são os links que você vai disponibilizar para os seus visitantes. Existem certas páginas que precisam constar para apresentar todas as informações que devem ser divulgadas e para oferecer uma boa experiência às pessoas. Geralmente, os sites têm:

  • página inicial;
  • página Quem somos ou Sobre nós, que apresenta o negócio;
  • página dos produtos ou serviços;
  • portfólio;
  • páginas de clientes;
  • área de contato.

De toda forma, isso não é uma regra, apenas funciona bem. Você pode definir as seções conforme aquilo que julgar melhor e de acordo com os objetivos e as informações que deseja disponibilizar para o público.

7. Pense no visual da marca

A sétima dica da nossa lista é pensar no visual da marca. Nesse caso, é necessário definir a paleta de cores que identifica a sua empresa, assim como o tipo de imagem utilizado na sua comunicação.

Se você já tem essas definições para as suas redes sociais, por exemplo, transfira essa mesma identidade visual para o site. Se ainda não tem, saiba que essa é a hora de colocar a mão na massa para criá-las.

A verdade é que você não pode negligenciar a primeira impressão que o cliente vai ter ao entrar na página. Por isso, capriche na identidade visual, tendo em mente que o ideal é que ela seja homogênea em todos os seus canais.

Nessa etapa, se for preciso começar do zero, pode ser interessante fazer testes com diferentes combinações de cores para ver qual é a mais adequada. Além disso, você pode pedir a ajuda dos clientes para criar uma identidade visual que os agrade. Nesse caso, dê duas ou três opções de cores e logos para eles votarem naquelas que preferirem.

8. Escolha um bom tema ou template

As plataformas para criação de sites disponibilizam diferentes soluções para elaborar o visual das páginas. O WordPress, por exemplo, oferece temas gratuitos e pagos com vários layouts e combinações de cores que se encaixam melhor para esse ou aquele ramo de atuação.

Agora que você já pensou tanto no motivo para criar um site próprio quanto no visual da sua marca, tudo fica mais fácil. Será possível escolher com mais precisão um bom tema ou template que esteja de acordo com esses objetivos e com a identidade do seu negócio.

9. Certifique-se de ter uma página responsiva

Você sabe o que é um site responsivo? Significa que a sua página se adaptará bem em termos de tamanho e de design para a visualização por meio de vários tipos de dispositivos, como desktops, tablets, smartphones etc.

Ao ter essa preocupação, você também eleva as suas chances de ganhar uma visibilidade maior nos mecanismos de pesquisa, como o Google. Isso impacta positivamente as oportunidades de atrair novos clientes.

10. Assegure uma experiência de usuário positiva

É importante que, durante a criação da sua página, você se coloque no lugar do usuário e se lembre de que os visitantes, de modo geral, têm expectativas em relação ao site.

Nesse sentido, atendê-las é fundamental, especialmente porque impacta dois fatores muito relevantes: o desejo de efetuar uma compra — considerando, nesse caso, um e-commerce — e o nível de engajamento do cliente em potencial com a sua marca.

Levando isso em consideração, há determinados aspectos que devem ser garantidos no intuito de entregar a melhor experiência possível ao usuário, como:

  • o carregamento rápido das páginas;
  • a disposição de links e menus de forma acessível;
  • a inserção de banners de uma maneira que não impeçam a visualização de quaisquer informações;
  • a escolha de cores que não sejam cansativas para os olhos;
  • a hierarquização adequada das informações;
  • a boa visibilidade dos dados de contato do negócio.

11. Escreva textos atrativos e persuasivos

Mais uma dica da nossa lista é escrever textos atrativos e persuasivos. Para isso, você pode utilizar técnicas de copywriting (ou escrita persuasiva). O objetivo é fazer com que os usuários do site realizem determinada ação, como comprar um produto e/ou contratar um serviço ou entrar em contato com a sua empresa.

Assim como a identidade visual, a comunicação escrita no seu site deve ser atraente e manter o público na sua página. Para facilitar essa tarefa, é válido destacar que existem alguns cursos online gratuitos sobre o assunto e que oferecem várias ferramentas para você aplicar imediatamente no site, como é o caso do Curso de Copywriting da Rock Content.

12. Facilite o contato

Não se esqueça também de facilitar o contato entre o cliente e o seu negócio. Nas plataformas de construção de site, é possível incluir ícones que levam para as suas redes sociais, assim como formulários de contato.

Então, personalize essas opções e deixe seus canais de atendimento em evidência no site. Uma excelente opção é integrar uma ferramenta de chatbot ou WhatsApp no seu ambiente virtual para facilitar a comunicação com o cliente. Assim, quando o usuário clicar no ícone do app, ele será direcionado para uma conversa com seus atendentes, facilitando muito a interação.

Apenas lembre-se de que é importante customizar esses elementos e colocá-los em lugares estratégicos. Afinal, as formas de contato devem ser muito claras para o visitante, caso ele queira fazer uma sugestão ou uma reclamação e até tirar uma dúvida.

13. Monte um planejamento de marketing digital

Lembre-se de que pouco — ou nada — adianta investir o seu tempo e os seus recursos financeiros no desenvolvimento de uma página completa e bem-feita se não houver, posteriormente, tráfego de visitas.

Nesse sentido, é essencial que, após a finalização de todo o processo de criação, você dê início à campanha de divulgação e marketing. O objetivo é assegurar que as suas visitas, bem como a taxa de conversão, aumentem cada vez mais.

Como você pôde ver, criar um site próprio é fundamental — seja uma página institucional, seja uma loja virtual — para se fazer presente no universo online. Afinal, em plena era digital, não se adaptar aos novos hábitos dos consumidores faz com que o seu negócio corra sérios riscos de ser deixado para trás em relação à concorrência.

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