Todo negócio terá que lidar, em algum momento, com acidentes. Nessas horas, o empreendedor conta com um seguro de vida empresarial sai na frente: esse serviço ajudará as equipes a lidarem com o incidente com mais agilidade, segurança e eficiência.

O seguro de vida empresarial surgiu como uma alternativa para negócios que precisam proteger os seus profissionais de incidentes. Ele é obrigatório em alguns setores, mas pode ser utilizado por qualquer marca que busca meios de manter um ambiente de trabalho com alta confiabilidade e engajamento. Justamente por isso esse é um investimento considerado como estratégico por vários empreendedores de sucesso.

Se você quer saber em detalhes o que é um seguro de vida empresarial e como ele pode mudar o dia a dia da sua marca, confira o post a seguir!

O que é um seguro de vida empresarial?

O seguro de vida empresarial é um modelo de proteção focado no ambiente corporativo. Ele pode ser adquirido por empresas, sindicatos ou um grupo de pessoas com ligações em comum. Assim, é possível garantir a mesma proteção para vários indivíduos por um menor preço.

Como esse tipo de seguro funciona?

O seguro de vida empresarial é um modelo de seguro com foco no mercado corporativo. Portanto, ele fornece os mesmos benefícios de um seguro de vida privado, mas com adicionais focados nas demandas de negócios modernos. É importante destacar, porém, que ele não é voltado apenas para o ambiente pesado: a sua contratação pode ser feita por empreendimentos de qualquer porte.

Em outras palavras, a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) não obriga empresas a manterem um seguro de vida empresarial. Porém, alguns setores e negócios podem contar com acordos coletivos ou convenções sindicais que exigem a contração desse tipo de serviço. Isso ocorre, em geral, em setores de alto risco, como postos de combustíveis, a indústria pesada e naval.

O ideal é que o líder empresarial verifique com o sindicato se o seu negócio faz parte das empresas que precisam desse tipo de serviço. De toda maneira, como mostraremos a seguir, investir em um seguro de vida empresarial pode ser uma ótima escolha para a marca mesmo quando ele não é obrigatório: os profissionais ficarão mais motivados a trabalharem e terão mais segurança em seu dia a dia.

Nesse sentido, um seguro de vida empresarial pode contar com alguns benefícios que ajudam empreendedores a lidarem com várias situações. Há opções no mercado que contam com benefícios como:

  • assistência emergencial: ela pode ser utilizada em viagens nacionais e internacionais, quando há algum tipo de acidente com os funcionários da empresa;
  • apoio para despesas médicas e odontológicas: esse tipo de medida ajuda os segurados a lidarem com acidentes que não coloquem a sua vida em risco quando não há acesso a um plano de saúde;
  • apoio para situações de incapacidade temporária: quando há a demanda por um afastamento temporário, essa renda ajuda o colaborador a manter o seu padrão de vida com facilidade;
  • assistência funeral em caso de morte, a família do segurado terá parte dos gastos com funeral coberto e apoio especializado para realizar o funeral.

Quais as vantagens de um seguro de vida empresarial?

Como apontamos, investir em um seguro de vida empresarial pode ser uma ótima escolha para o seu negócio. Ele dará mais confiabilidade para os profissionais e maior confiança nas decisões da gerência. Afinal, haverá a certeza de que o bem estar dos colaboradores é uma prioridade do negócio.

Confira a seguir os vários benefícios do investimento nesse tipo de serviço.

1. Retenção de talentos

Toda marca de sucesso é conhecida por ser capaz de reter os melhores profissionais do mercado. Quando negócio é atraente para os melhores talentos do setor, ele entrega produtos de alta qualidade e serviços inovadores. Além disso, é capaz de atender com mais qualidade às demandas de clientes e parceiros comerciais.

Existem várias formas de atrair e reter talentos. Fornecer os benefícios adequados é uma das mais interessantes. E é neste contexto em que o seguro de vida se insere.

O seguro de vida é uma demonstração de que o negócio tem uma preocupação com o bem-estar e a integridade física dos profissionais. E, como este não é um benefício tradicional, muitos profissionais pensarão duas vezes antes de abandonar o seu cargo.

2. Motivação do time

Outro fator muito importante para conseguir vender mais é a busca pela motivação de colaboradores. Quando os seus profissionais estão motivados, eles se envolvem mais nos projetos internos e colaboram com sugestões para a melhoria do ambiente corporativo. Assim, a empresa consegue maximizar as suas receitas a médio e longo prazo.

Nesse sentido, o seguro de vida empresarial é uma ótima forma de ampliar o nível de engajamento dos profissionais. Ele demonstra, para os colaboradores, que o negócio está disposto a apoiar a sua equipe mesmo nos momentos mais difíceis. Assim, os times ficarão tranquilos para trabalhar com a certeza de que o sustento de seus familiares estará garantido caso algo aconteça.

3. Prevenção contra ações trabalhistas

Um dos problemas que podem afetar qualquer empresa são as ações trabalhistas. Quando elas ganham publicidade, aliás, são prejudiciais para a credibilidade da marca. Portanto, toda medida para evitar esse tipo de problema jurídico deve ser adotada.

Os seguros de vida empresariais ajudam o negócio a reduzir as chances de ter que lidar com alguma ação trabalhista. O colaborador contará com apoio completo para lidar com acidentes caso eles ocorram. Assim, a empresa reduzirá as chances de ter que se responsabilizar por algum incidente diretamente, uma vez que as suas equipes conseguirão ajuda de especialistas para mitigarem o impacto de seus problemas.

4. Alto custo-benefício

Um dos maiores motivos para pessoas investirem em qualquer tipo de seguro é o custo-benefício que este tipo de serviço pode ter. Afinal de contas, os seguros protegem pessoas e bens de acidentes, evitando que os seus prejuízos sejam elevados. E, no caso dos seguros empresariais, os ganhos são ainda maiores.

Isso é possível pois, quando a contratação é feita em larga escala, o custo individual cai drasticamente. Ou seja, o negócio – e os seus colaboradores – terá um maior retorno sobre o seu investimento e a mesma proteção.

5. Mais credibilidade para a empresa

A credibilidade de um empreendimento é um de seus maiores ativos. Negócios que contam com uma marca reconhecida como confiável por clientes lucram mais e podem fazer mudanças com mais segurança. Justamente por isso muitas pessoas investem recursos focados nesse fator.

Com o seguro de vida empresarial, os colaboradores serão vistos como valorizados pela marca por todo o mercado. Ou seja, o negócio será considerado como um empreendimento que investe continuamente em seu capital humano. Isso torna esse tipo de investimento um atrativo que vai além do bem estar interno.

6. Possibilidade de reduzir o Imposto de Renda

Ninguém gosta de pagar impostos. Nesse sentido, o seguro de vida empresarial é um ótimo investimento para quem buscar meios de reduzir o tamanho da sua alíquota do Imposto de Renda. Afinal, os pagamentos podem ser reduzidos durante a declaração anual, gerando mais retorno sobre o investimento.

Por que escolher a Stone para o seu seguro de vida empresarial?

Como apontamos, o investimento em um seguro de vida empresarial pode trazer vários benefícios para a sua rotina de gestão. Eles vão além dos ganhos financeiros: todo o negócio terá um ambiente de trabalho em que há alta performance, engajamento e flexibilidade.

Mas, para que este investimento consiga trazer o retorno em potencial que ele apresenta, é crucial que o negócio conte com um parceiro de qualidade. Ou seja, a liderança de gestão de recursos humanos deve buscar uma seguradora com experiência no ramo, bons planos e uma equipe robusta para auxiliar em todas as demandas. Tudo isso sem comprometer a saúde orçamentária da companhia.

A Stone pode ser a sua parceria nesse processo. Nossos profissionais estão preparados para te ajudar a escolher um contrato sem carência, transparente e que caiba em seu orçamento. Além disso, os nossos clientes contam com um atendimento ágil e preparado para as demandas do século XXI.

A proteção dos seguros de vida da Stone é completa. Ao mesmo tempo, os segurados podem participar de sorteios mensais de até R$ 100.000,00. E, para líderes empresariais, ainda há opções de seguro que cobrem outras áreas da sua rotina, como a integridade física de suas lojas.

Investir no bem-estar de seus profissionais e buscar o engajamento das equipes deve ser uma preocupação de toda marca. Quando isso é um trabalho bem feito, o negócio terá um time que atua com foco e compromisso na busca pelos objetivos estratégicos. Nesse sentido, o investimento em um seguro de vida empresarial é uma abordagem que não deve ser ignorada dos seus projetos de médio e longo prazo.

O seguro de vida empresarial dá para os profissionais a garantia de que a sua gestão está preocupada com o seu bem-estar até mesmo em caso de acidentes. Além disso, motiva as equipes a trabalharem com mais engajamento, independentemente do setor em que elas estejam presentes. Por isso não deixe de adotar esse benefício no seu negócio!

Se quiser saber como seguro da Stone pode agregar no seu negócio, confira este artigo sobre a importância do seguro de loja!