Quer continuar vendendo mesmo sem depender de um espaço físico? Apostar em ambientes online para vendas é uma ótima opção para se ver livre das restrições geográficas e de espaço comercial. Por isso, aprender como se cadastrar em marketplace é uma excelente maneira de aproveitar um público qualificado para a compra e que confia em determinados líderes digitais.

Ao longo do post, vamos ajudar você a entender melhor o conceito de marketplace, quais as vantagens de estar presente nesse tipo de plataforma e como anunciar os seus produtos nesse tipo de mercado. Assim, você descobre como aproveitar uma das principais tendências para pequenas e médias empresas. Vem ler!

O que é marketplace?

Um marketplace é um shopping virtual que reúne diversas lojas, dos mais variados segmentos. Nele, os clientes encontram produtos de todas as categorias e todos os preços. Para ficar mais fácil de entender, alguns exemplos de marketplace são: Magalu, Americanas e Submarino. Como dono do negócio, você só precisa criar uma vitrine online, cadastrar os seus produtos e começar a vender!

Com as mudanças causadas pela pandemia, a migração para o online é uma realidade cada vez mais presente para os lojistas. Afinal, é no digital que os consumidores estão em peso nesse momento! Além disso, de acordo com a Revista Época, 95% dos brasileiros que compram online usam marketplaces para isso.

Esses ambientes conectam empresas que precisam continuar vendendo e clientes que querem consumir agora. Assim como um shopping físico, o marketplace oferece várias vantagens para o lojista.

Como funciona o marketplace?

Esse mercado envolve três agentes em suas operações: os proprietários do marketplace, os lojistas e os consumidores. Para os donos da página, é importante contar com uma ampla gama de lojistas para atender seus clientes, enquanto para os donos de lojas, esse ambiente permite acessar um público que está apto a realizar compras.

Após escolher qual marketplace está mais alinhado com seus produtos, é hora de cadastrar os produtos em sua loja. Assim que as vendas começarem a aparecer, é realizado o pagamento de uma comissão sobre as vendas ou também por meio de uma mensalidade fixa.

Normalmente, cada marketplace tem suas próprias regras quanto ao valor cobrado e também quanto ao repasse das vendas. Portanto, o recebimento das vendas pode ocorrer dentro de alguns dias úteis, algumas vezes por mês ou até mesmo em algumas datas pré-determinadas.

Quais as vantagens de um marketplace para o negócio?

Existem várias vantagens de utilizar um marketplace para fazer suas vendas. Obviamente é necessário escolher uma boa plataforma com a visibilidade necessária para alavancar seu negócio. Com isso, é possível otimizar os resultados e ter um lucro expressivo. Confira a seguir mais benefícios de anunciar no marketplace!

1. Aumente a sua visibilidade

Com a sua vitrine em um marketplace, você consegue atingir um número muito maior de pessoas. Pensando em alcance, o fluxo nessa plataforma é muito maior do que o movimento de uma loja física ou de um site próprio. Só para você ter uma ideia, o número de acessos aos marketplaces é na casa dos milhões e isso pode trazer uma visibilidade muito maior para sua loja.

Além disso, a plataforma pode gerar um link que leva qualquer cliente direto para a página da sua marca, o que se mostra mais econômico do que abrir uma loja física ou um site e investir em propaganda.

2. Faça mais vendas

Por conta do alto alcance e da grande visibilidade que oferecem para as empresas, os shoppings virtuais são bem efetivos na conversão de vendas. Com eles, você pode fazer promoções e montar sua vitrine da forma que quiser, gerenciando seu perfil da mesma forma que você administraria sua loja física.

No momento em que estamos vivendo, garantir as vendas se torna ainda mais importante, por conta das incertezas sobre o futuro. Além disso, criar o hábito de vender online se torna uma vantagem competitiva importante, porque, cada vez mais, os consumidores vão buscar realizar suas compras pelo digital.

3. Incorra em um baixo investimento inicial

Diferentemente de uma loja física, com o marketplace você abre um novo ponto de venda sem investir nada, até que você venda, ou com um investimento muito menor do que aluguel, por exemplo.

No primeiro caso, o valor que você paga tem a ver com o modelo de comissão dessas plataformas, e ele só é cobrado depois da venda de um produto. O melhor é que, no caso de alguns shoppings virtuais, não existe taxa de adesão ou mensalidade.

Além disso, quem fica responsável por toda a parte logística e operacional é o próprio marketplace. Uma vez que tem seu negócio cadastrado na plataforma, você só fica responsável pela expedição e pelo SAC. Por isso, capriche nessa parte para garantir uma experiência completa para o seu cliente.

4. Use um canal adicional

Não é necessário usar apenas o marketplace em suas estratégias de vendas. É possível combiná-los com outros canais. Por exemplo, se seu negócio já tem um site próprio, não precisa parar de vender por meio dele.

A ideia de usar esse novo meio é aumentar o seu alcance e aproveitar o tráfego de pessoas que as grandes instituições recebem. Além disso, é possível usá-lo em conjunto com as redes sociais e todas as formas que você comumente faz suas vendas.

Portanto, não deixe de apostar em um marketplace de qualidade para aproveitar todo o tráfego gerado por ele, porém, também continue oferecendo seus produtos em seus canais tradicionais.

5. Facilidade para começar a vender

Muitos podem achar que vender em um marketplace vai dar muito serviço e que, pelo tempo necessário para entrar, pode não valer a pena. Porém, esse meio de vendas dispõe de facilidade para iniciar suas operações.

Além do custo baixo, é possível começar a vender com uma estrutura pequena e com alguns passos simples para cadastrar seus produtos e garantir mais receitas para sua organização.

6. Melhora nos dados

Nos dias atuais, ter uma boa base de dados permite que você personalize as ofertas aos clientes e melhore a experiência deles, ganhando a confiança e fidelizando-os em sua loja.

Ao oferecer seus produtos no marketplace, isso pode ser ainda mais fácil. Isso porque diversas empresas utilizam de uma política que ajuda os parceiros com dados e informações sobre vendas e desempenho obtido na plataforma.

Assim, é possível melhorar o desempenho e garantir resultados ainda mais expressivos vendendo por meio desse canal. Além disso, pode lhe ajudar a planejar promoções, fazer uma melhor precificação e ter um bom plano de ação para aumentar sua taxa de conversão.

7. Diversifique o seu público

Ter um público diversificado é importante para manter o desempenho de suas vendas sempre em um bom patamar. Ao oferecer seus produtos apenas no site, você alcança somente os visitantes do seu site.

Quando você faz a opção por cadastrar seus produtos no marketplace, vai estar diversificando o seu público e, possivelmente, alcançando pessoas que antes não conheciam.

Assim, sua base de clientes tende a crescer de igual forma aos seus resultados. Porém, vale garantir um bom suporte aos consumidores que entrarem em contato pelo marketplace, ter boa descrição das suas ofertas e caprichar na hora de cadastrar seus itens.

Como anunciar e vender muito no marketplace?

Agora que você já sabe como funciona um marketplace e quais as vantagens de divulgar seus produtos em um shopping online, como atrair a atenção dos clientes e estimulá-los a comprar? Para anunciar os seus itens na sua loja online, é preciso prestar atenção em, pelo menos, três aspectos: título, foto e descrição do produto.

Focando nesses três elementos, é possível destacar as suas mercadorias. Isso porque o objetivo aqui é deixar muito claro o que você vende e quais as vantagens que os seus produtos trazem para o dia-a-dia do consumidor.

Atraia pelo título

Em relação ao título do produto, busque algo simples, preciso e que passe a mensagem. Pense em quais informações realmente devem aparecer logo de cara para o consumidor. Para isso, você precisa conhecer minimamente a dor dos seus clientes.

Assim, se seus consumidores estão preocupados com o meio ambiente, vale ter esse apelo nos títulos, mostrando que aquele produto é sustentável. Mas não precisamos nem falar que não vale mentir nesse aspecto, né?

Algumas informações que podem aparecer no título são: palavra-chave a ser destacada, marca, modelo do produto e, claro, o nome daquele item.

Aposte em fotos de qualidade

A foto costuma chamar tanto, ou mais, atenção do que os próprios títulos. Por isso, ela não pode ser negligenciada.

Primeiro, você precisa garantir que a imagem corresponda, de fato, ao produto vendido. Afinal, se a foto não tiver relação com o título, isso deixa o cliente confuso e compromete a sua credibilidade.

Dê preferência às imagens em alta resolução, com fundos claros e neutros, para não tirar o foco do produto vendido.

Tenha uma boa descrição do produto

Na descrição do produto, você pode se alongar um pouco mais do que no título, mas ainda precisa ser simples e claro na mensagem. Aqui, entram informações sobre garantia, tamanho, cores disponíveis, número de peças e benefícios. A descrição também é um espaço para antecipar as principais dúvidas dos consumidores sobre como aquele produto deve ser utilizado, armazenado e limpo, por exemplo.

Um outro ponto importante na hora de vender online é garantir o estoque dos produtos para evitar que ele esteja indisponível na hora em que o cliente for comprar. Lembre-se de que você precisa garantir a experiência do consumidor de ponta a ponta na jornada de compra.

Além disso, para ter resultados realmente relevantes para sua loja online, fique atento às regras do marketplace que você escolheu para cadastrar seus produtos. Isso porque, ao ferir alguma regra estabelecida, suas vendas podem ser bastante prejudicadas.

Responda aos clientes

Outro ponto fundamental é sobre a resposta de dúvidas dos clientes. Além de oferecer um atendimento de qualidade para quem encaminhou essa questão, sua resposta também pode servir para esclarecer as dúvidas de outros indivíduos.

Esclarecer as principais questões sobre seus produtos também funciona como uma excelente sinalização de comprometimento e responsabilidade do lojista com o público. Assim, sua credibilidade no marketplace é fortalecida e as vendas devem refletir esse aumento de confiança do público.

Faça uma boa classificação dos produtos

Listar seus itens conforme as categorias corretas é muito importante para que cada produto seja encontrado por clientes interessados. Isso faz com que a experiência do consumidor seja positiva e a navegação no marketplace ocorra de maneira simples e objetiva.

Uma classificação correta também favorece a visibilidade dos itens durante a navegação dos clientes. Assim, quando bem categorizados, os produtos vendem mais, pois há mais exposição do item durante a navegação dos usuários, além dos seus produtos aparecerem como recomendação quando o cliente clica em um item semelhante ou complementar aos que são oferecidos em sua loja.

Também vale utilizar tags para facilitar o acesso do público aos seus produtos, alinhando todas as informações referentes ao título, características e também com a categoria do produto.

Faça uma boa gestão de preços

Um dos itens que um cliente avalia ao comprar no marketplace é o preço que está sendo cobrado. Dessa forma, acertar na precificação é primordial para conquistar bons resultados. Assim, é importante analisar seus custos e dados para garantir um preço adequado, que proporcione lucro e garanta a saúde financeira da empresa.

Além de analisar seus custos, entenda o que está sendo cobrado pelos demais vendedores, calcule sua margem de lucro e busque oferecer um preço competitivo para atrair os consumidores.

Os shoppings virtuais costumam ter alguns padrões que guiam a divulgação dos produtos. Por isso, confira todas as especificações e exigências para garantir uma boa precificação, cadastro do produto e competitividade na empresa.

Viu como se cadastrar em marketplace pode ajudar seu negócio a maximizar as vendas e garantir uma boa lucratividade? Ao seguir os passos que apresentamos é só aproveitar as vantagens. Além disso, vale contar com boas soluções de pagamentos para garantir a satisfação dos seus consumidores.

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