Quando se fala em restaurantes bem-sucedidos, algumas coisas vêm à cabeça: boa comida, cardápio variado, atendimento exemplar, entre outros. O que muita gente não sabe é que criar um ambiente agradável e acolhedor pode garantir a visita de ainda mais clientes.

Hoje em dia, as pessoas buscam muito mais do que apenas comer e beber bem. Estabelecimentos pensados cuidadosamente para receber os clientes são os mais procurados por quem faz refeições fora de casa. Afinal, os clientes de restaurantes querem se sentir acolhidos e bem-vindos nesses locais.

Muitas vezes, elementos como as cores, as louças, a iluminação, as toalhas de mesa e a decoração das paredes influenciam diretamente na permanência de uma pessoa dentro do restaurante e, principalmente, no consumo. Pensar e investir na decoração de restaurante é uma ótima saída para quem quer se destacar no mercado.

Uma decoração bem pensada pode fidelizar e atrair novos clientes, aumentar os lucros e enriquecer a experiência do consumidor no seu estabelecimento. Por isso, listamos 8 motivos que vão demonstrar que um ambiente organizado, bem projetado e lindamente decorado causa ótimas impressões e chama atenção positivamente.

1. Garantia de personalidade

A decoração bem-feita e escolhida com cuidado passa a ser a identidade do seu estabelecimento. Ela é uma garantia de personalidade própria. Portando, uma identidade visual estilosa, que envolve todos os elementos do seu restaurante, certamente vai atrair a atenção dos clientes para algo além do que é servido. Uma forma de fazer isso é investir em uma decoração temática. Além de atrair quem se interessa pelo tema, esse tipo de decoração também chama a atenção de curiosos, cai nas graças de novos clientes e aumenta o número de frequentadores assíduos. Receita de sucesso para ter a casa cheia!

2. Atração de novos públicos

Se o seu estabelecimento já funciona há muito tempo, mudar o estilo dele pode ser uma boa alternativa para aumentar a sua cartela de clientes. A identidade que você criar para o seu restaurante ajuda (e muito) a definir e a conhecer o perfil dos clientes que você pretende atrair. A meta é que eles se identifiquem com o ambiente que você criou, tornando a experiência como um todo mais agradável.

3. Alternativas de baixo custo

Um motivo bacana para investir na decoração é aumentar os seus lucros. Mas, para isso, você não precisa gastar mundos e fundos nem abrir um rombo no seu caixa. As mudanças não precisam ser onerosas para atingir bons resultados. Pintar as paredes, mudar a placa, aplicar novos acabamentos, trocar o piso, usar iluminação diferenciada: tudo isso pode ser feito com a filosofia “bom e barato”. Pequenos projetos podem ser feitos sem a necessidade de contratar uma equipe, e detalhes como quadros e jogos de mesa podem melhorar a aparência do ambiente sem ter um custo alto.

4. Maior permanência, maior consumo

Dependendo do seu modelo de negócio,é interessante manter o cliente o máximo de tempo possível dentro do estabelecimento, consumindo e se divertindo com o que o lugar tem a oferecer. O conforto é um dos grandes aliados dos donos de restaurantes nesse quesito. Um layout bem desenhado e um mobiliário confortável fazem qualquer pessoa querer passar mais tempo no local. Assentos macios, encostos anatômicos, mesas estilosas e nichos com sofás conquistam o coração dos clientes mais exigentes.

5. Drible a concorrência

É preciso conquistar o coração dos clientes para que eles prefiram o seu restaurante aos outros. Atraia os seus clientes investindo em uma fachada bonita e que chame a atenção de qualquer pessoa que passe na rua. Faça com que elas se identifiquem com o seu restaurante antes mesmo de entrar. Uma fachada bem projetada instiga o cliente e dá dicas do que ele vai encontrar lá dentro, facilitando a escolha do restaurante.

6. Veja o seu cliente voltar

A decoração é a parceira ideal na meta de fazer com que um novo cliente volte outras vezes ao seu restaurante. É importante que eles se sintam à vontade, desfrutem mais intensamente do que o cardápio tem a oferecer e tenham o seu estabelecimento sempre como primeira opção. Para que os frequentadores do seu restaurante queiram sempre voltar, é importante que eles se sintam em casa sempre que entrarem para fazer qualquer refeição. Você pode conseguir isso como uma iluminação especial, que ajude a criar um clima de aconchego e de familiaridade.

7. Demonstre a qualidade do restaurante

Mostre que o restaurante é moderno e confiável e que você se preocupa em cumprir as exigências de limpeza e de organização, bem como a qualidade do serviço e dos alimentos que são servidos. Invista em uma decoração que deixe a cozinha à mostra, por meio de vidros, por exemplo. Assim, o seu cliente acompanha a preparação do prato que pediu, vê o quão modernas são as instalações e tem conhecimento de como é feita a manipulação dos ingredientes. Isso faz com que ele confie no serviço que você oferece.

8. Crie laços

Os seus clientes têm que amar o seu restaurante pelo que o seu cardápio tem para oferecer e por como eles são tratados quando estão degustando as suas iguarias. Faça com que os seus pratos ganhem ainda mais destaque escolhendo louças e talheres elegantes e garanta que os seus clientes sempre terão elogios para fazer. Além disso, use a decoração para criar laços e fazer com que eles se sintam parte do seu negócio. Separe uma parede para que os clientes possam deixar mensagens e sugestões de novos pratos para o cardápio. Isso pode ser feito de várias formas: tinta de quadro-negro, canetas coloridas ou papéis autoadesivos. Seja criativo e estimule os seus clientes a serem também!

Há incontáveis formas de se investir na decoração de um restaurante. Agora que você já sabe como ela pode ser importante para o seu negócio e ajudar a aumentar os seus lucros, pode aplicar essas dicas no seu estabelecimento. Quer continuar aprendendo dicas para melhorar seu negócio? Continue acompanhando o nosso blog!