Abrir o seu próprio negócio pode ser uma jornada longa e cheia de altos e baixos. Por um lado, ao trilhar esse caminho, você vai ser apresentado a um mundo de oportunidades e novas possibilidades, e por outro, com certeza, se deparará com muitos desafios e obstáculos.

Com base nisso, já podemos concordar que ser dono de negócio não é nada fácil, não é mesmo? Ainda mais pra quem está começando a empreender!

Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão ajudar você a alcançar o sucesso e tornar seus sonhos empreendedores realidade. Nesse artigo, explicamos em 8 passos simples como você deve se organizar, partindo da ideia de negócio até a formalização da empresa e atendimento no pós-venda. Confira!

1.  Monte um bom plano de negócios

O primeiro passo para abrir uma empresa de sucesso é montar um plano de negócio bem estruturado. Mas, afinal, o que é um plano de negócios?

Entenda o plano de negócio como um documento, um guia detalhado, que vai ajudar você a navegar nas complexidades do empreendedorismo. Algumas informações relevantes que você deveria incorporar no seu documento, incluem:

  1. O modelo de negócio;
  2. Um sumário executivo;
  3. Uma análise de mercado;
  4. O plano operacional;
  5. O plano de marketing;
  6. Um mapeamento das condições financeiras disponíveis.

Lembrando que o objetivo desse arquivo é manter o seu projeto na trilha certa, rumo à relevância de mercado e sustentabilidade a longo prazo. Portanto, é uma fase que vai exigir tempo e dedicação para ser bem executada!

2. Desenvolva um diferencial competitivo sólido

Em um mercado saturado, é essencial se diferenciar dos seus concorrentes para construir um bom argumento de venda e reter a atenção do seu cliente. O sucesso de um negócio muitas vezes depende da sua capacidade de se destacar e oferecer algo verdadeiramente único.

Independentemente do segmento em que você queira atuar, identifique uma característica que possa tornar o seu negócio diferente dos demais. Pode ser a qualidade excepcional dos produtos, custo-benefício, atendimento, personalização, narrativa de marca ou inovação. Seu diferencial competitivo será a sua chave para atrair e reter clientes fiéis.

3. Valide sua ideia junto ao mercado

Antes de investir recursos significativos no processo de abertura de um novo negócio, é importante validar sua ideia junto ao mercado. Isso envolve a realização de testes, coleta de opiniões e pesquisas com potenciais clientes para efetuar ajustes no seu plano de negócio com base nesse retorno. A validação ajuda na mitigação de riscos, evitando que grandes investimentos sejam direcionados a uma estratégia de negócio ineficaz.  

A partir desse processo, é possível ter mais confiança ao tomar decisões importantes relacionadas ao funcionamento do seu negócio. Além de demonstrar que a sua ideia é viável e atrativa para clientes, ele também te fornece um argumento convincente ao apresentar sua proposta a potenciais investidores, parceiros comerciais ou instituições financeiras.  

4. Procure oportunidades de financiamento

Abrir uma empresa muitas vezes requer um investimento inicial considerável, e na etapa um, você já mapeou todas as possibilidades de financiamento. Agora chegou a hora de pôr o plano em prática!

Explore todas as opções de financiamento levantadas, como empréstimos, investidores anjos, financiamentos colaborativos ou até mesmo economias pessoais, e escolha a melhor opção para a sua estratégia de negócio.

Ter uma estrutura financeira sólida é essencial para a estabilidade do seu negócio e para ter certeza de que você tomou a decisão mais benéfica possível para a sua operação. Por isso, não se esqueça de ponderar as taxas de juros, multas e vínculos contratuais estabelecidos nesse financiamento.

5. Formalize a abertura do negócio

Há quem diga que esse é um dos passos mais importantes da abertura de uma empresa. Garantir que o seu negócio esteja regulamentado corretamente, com abertura de CNPJ, Razão Social, marca registrada e alvará de funcionamento é muito importante para que você não sofra com graves impedimentos no futuro.

O registro correto do seu negócio perante os órgãos governamentais também permite que você contrate serviços importantes para as operações diárias do seu empreendimento, como soluções de pagamento, contratação de funcionários, seguros e emissão de notas fiscais.

6. Implemente soluções tecnológicas

Com a sua empresa devidamente registrada, o próximo passo é assegurar que os seus clientes tenham facilidade no pagamento do produto ou serviço oferecido.

Sabemos que os consumidores estão cada vez mais exigentes, e em um mercado em que o Pix e os cartões de crédito e débito são os meios de pagamento preferidos, é importante contratar uma maquininha para o seu balcão que atenda às necessidades do seu negócio, trazendo agilidade para o seu cliente e praticidade para você.

Com uma maquininha da Stone, você consegue negociar as taxas de acordo com as especificidades do seu negócio, e de quebra ainda consegue contratar uma solução eficaz que abrange não só pagamentos via cartão de crédito, débito, pré-pago e vouchers, como também aceita Pix por QR Code.

Além disso, na Stone você conta com uma operação logística integrada, atendimento personalizado em até 5 segundos por telefone e um time de comerciais à sua disposição para te amparar presencialmente em caso de dúvidas.

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7. Planeje o lançamento e invista em divulgação

O lançamento do seu negócio é uma oportunidade única para criar impacto. Planeje cuidadosamente como apresentar a sua empresa ao público, utilizando estratégias de marketing digital, mídias sociais, publicidade online e eventos de lançamento. A divulgação eficaz dos seus produtos ou serviços vai ajudar a conscientizar e atrair os primeiros clientes.

Não duvide do poder do boca a boca e peça a ajuda de terceiros na divulgação do seu novo empreendimento. Além disso, conte com as redes sociais para divulgar os seus produtos, reforçar os seus diferenciais e comunicar o posicionamento da sua marca! Lembre-se de que o nosso objetivo não é apenas trazer novos clientes, mas fazer com que eles queiram retornar após a primeira compra.

8. Cultive relacionamentos no pós-venda

Pensando no tópico anterior, não subestime a importância do atendimento pós-venda. Manter os clientes satisfeitos é essencial para o sucesso a longo prazo. Esteja disponível para responder a perguntas, resolver problemas rapidamente e manter contato para garantir que os clientes continuem comprando e recomendando seu negócio.

Ao seguir esses oito passos com dedicação e cuidado, você aumenta as suas chances de desenvolver um projeto sustentável a longo prazo, gerando um retorno financeiro positivo para o investimento aplicado. O empreendedorismo é uma jornada repleta de desafios e oportunidades, mas com um planejamento adequado, obsessão pelo cliente e foco na inovação, você pode transformar o seu sonho de empreender em realidade.

Lembre-se de que a adaptação constante e a aprendizagem contínua são elementos cruciais para o crescimento e a evolução do seu empreendimento.


Siga as nossas dicas e comece pela primeira etapa! Monte um bom plano de negócios e continue sua leitura no artigo a seguir: