Você sabe calcular a margem de lucro de um produto? Esse indicador é importante para poder precificar os produtos corretamente e avaliar se vale ou não a pena vender determinado item. Tal cuidado protege as finanças do seu negócio e permite ajustar suas ofertas de maneira mais inteligente.
Assim, esse cálculo é muito valioso para os pequenos negócios, que costumam trabalhar com orçamentos apertados. Além disso, o fato de o valor da margem de lucro ajudar você na precificação correta do negócio permite tomar decisões mais estratégicas.
Se você quer saber qual a maneira adequada de calcular a margem de lucro de um item, continue a leitura e confira nossas recomendações!
O que é a margem de lucro de um produto?
A margem de lucro é a porcentagem do valor de um determinado objeto, a qual corresponde ao retorno que essa mercadoria traz para a sua loja, ou seja, quanto de resultado financeiro ela traz para o negócio. Com a intenção de descobrir tal número, você deve ter um bom controle financeiro a respeito do quanto você gasta, incluindo custos e despesas, para produzir cada produto.
Afinal, esses valores serão considerados no cálculo da margem de lucro. Além disso, é preciso ter o controle dos preços de cada item. Esse é outro elemento fundamental que entra no cálculo.
Assim, calcular a margem de lucro ajuda, inclusive, na organização financeira e no controle financeiro do seu negócio, uma vez que são necessários alguns números para fazer os cálculos. Agora, para que exatamente serve a margem de lucro de um produto? Confira no próximo tópico!
Para que serve a margem de lucro de um produto?
A margem de lucro de um produto tem mais de uma utilidade para os lojistas e é um importante elemento de contabilidade de uma empresa. Esse indicador é um dos componentes do orçamento e do planejamento financeiro de um negócio, devendo ser considerado nas estratégias de vendas e na precificação.
Se você trabalha com um mix de produtos diversos, a margem de lucro é ainda mais importante para que entenda quais são os seus carros-chefes e quais itens podem parar de vender ou necessitam de um reajuste. A seguir, confira mais vantagens de calcular a margem de lucro de um produto!
Qual a importância de calcular a margem de lucro de um produto?
Calcular a margem de lucro de um produto é importante para avaliar se os preços de cada item estão cobrindo os custos de produção e trazendo retorno financeiro para o seu negócio.
Há três opções:
- ou o produto traz lucro para o seu negócio, ou seja, os custos de produção são inferiores ao valor recebido pela venda;
- ou o produto traz prejuízo para a empresa, ou seja, os custos de produção são superiores ao valor recebido pelas vendas;
- ou o produto não traz lucro nem prejuízo, ou seja, o valor das vendas cobre os custos de produção, mas não há lucro.
Ter esses dados em mãos é fundamental para o lojista ter uma visão mais ampla a respeito do próprio negócio e das finanças, o que contribui diretamente para a saúde financeira da empresa.
Agora que você já sabe o que é a margem de lucro de um produto e entendeu quais as vantagens de calculá-la, vamos ver como é feito o cálculo desse indicador!
Como calcular a margem de lucro de um produto?
A margem de lucro de um produto pode ser calculada a partir de uma fórmula simples e fácil de se aplicar no dia a dia do seu negócio. Ao contar com esse recurso, você consegue melhorar sua gestão e ter mais controle sobre o desempenho financeiro do projeto. Veja, a seguir, quais os principais passos para calcular a margem de lucro dos seus produtos.
Conheça a fórmula do cálculo
O primeiro passo para obter esse valor é listar os custos e as despesas da produção, além de estabelecer o preço de venda de cada item. Essas variáveis são utilizadas para mensurar qual a margem de lucro que eles apresentam para o seu negócio.
Para esse cálculo, você deve reduzir os custos e as despesas de produção do preço de venda desse produto e dividir o resultado por esse mesmo preço, conforme apresentado na sequência.
Margem de lucro = preço do item considerado − (custos e despesas de produção) / preço do item considerado
Saiba como obter o valor em porcentagem
Uma boa maneira de avaliar quais produtos trazem o maior retorno é por meio da comparação entre eles. Contudo, fazer esse tipo de avaliação com os valores monetários pode causar confusão e atrapalhar sua interpretação.
Nesse caso, você pode obter a margem de lucro representada em porcentagem para entender quantos por cento do valor de venda representa o lucro obtido. Para isso, basta multiplicar o resultado anterior por 100.
Assim, ficará mais fácil efetuar comparações e entender a contribuição de cada item para a geração de resultados.
Entenda como realizar o cálculo na prática
Vamos mostrar um exemplo para ficar mais fácil de entender como realizar esse cálculo. Suponha que você venda uma agenda pelo preço de R$60, tenha um custo de R$20 e despesas de R$10 e queira descobrir qual a margem de lucro desse produto. Nesse caso, o cálculo ficaria assim:
Margem de lucro = 60 − (20 + 10) / 60 × 100
Margem de lucro = 50%
Assim, a margem de lucro da agenda é de 50%, ou seja, esse produto está trazendo um bom retorno financeiro para o seu negócio. Caso o valor fosse negativo, como -50%, você teria que reconsiderar os custos de produção ou ajustar o preço cobrado pelo item.
Como saber se a margem de lucro é boa?
Um dos principais objetivos desse indicador é avaliar se o que você vende traz retorno. Com isso, é possível otimizar a saúde financeira do seu negócio e manter um crescimento orgânico.
Desse modo, não há um padrão para definir se uma margem de lucro é boa ou não. Você deve avaliar esse número de acordo com o seu setor. Por exemplo, 10% pode ser uma excelente margem para o seu segmento, mas não tão boa assim para outro.
O ideal é que você faça pesquisas de mercado para entender se a margem dos seus produtos está dentro do esperado para o seu segmento ou se é necessário fazer reajustes para alinhar os preços.
Quais são as dicas para estabelecer uma boa margem de lucro?
Entender como estabelecer a margem de lucro do negócio é um passo relevante para se ter sustentabilidade financeira e otimizar os resultados. Pensando em ajudar você com isso, separamos algumas dicas. Veja mais.
Saiba precificar
O primeiro passo para estabelecer uma boa margem de lucro para seu negócio é pensar na precificação. Nesse sentido, é importante levar em consideração o posicionamento da sua marca, o segmento em que atua e a quantidade de produtos que vende.
Por exemplo, se você tem um nome forte no mercado, construído por meio de estratégias de diferenciação frente à concorrência, há mais espaço para determinar uma margem de lucro maior em seu negócio.
Agora, suponha que o forte do seu negócio seja a venda de grandes volumes, assim, caso esteja em um mercado bastante competitivo, você pode optar por ter uma margem mais curta, mas que o faça ganhar por meio do total vendido no mês.
Faça planejamento de custos
Ter em mente os custos envolvidos em sua empresa é importante para definir a margem de lucro de maneira adequada. Com isso, você evita trabalhar no vermelho e consegue ter resultados positivos que maximizem a lucratividade do seu negócio.
Por exemplo, se, na hora de definir o preço do seu estabelecimento, você esquece de considerar as despesas que tem mensalmente, isso provavelmente vai prejudicar o fluxo de caixa e deixar o negócio em apuros.
Além disso, investir nesse planejamento pode ajudar você a encontrar os gargalos que o fazem gastar demais. Assim, é possível procurar as áreas em que você consiga reduzir custos e melhorar os resultados.
Analise o seu mercado
Como já foi dito, a margem de lucro pode estar relacionada com o mercado em que você atua. Assim, é importante fazer um bom benchmarking para compreender quais são as possibilidades de ganho para o negócio.
Além disso, colocando essa dica em prática, você consegue entender em que é possível inovar em seu nicho de atuação. Assim, pode-se usar o marketing de diferenciação para aumentar a lucratividade e conseguir crescer ao longo do tempo.
Quais são as vantagens de ter uma boa margem de lucro?
Entender como fazer o cálculo da margem de lucro de um produto é extremamente útil e pode proporcionar diversas vantagens para o seu negócio. Por meio dela, você otimiza a saúde financeira do seu estabelecimento e consegue se destacar da concorrência.
Além do mais, com esse indicador, você tem insumos suficientes para definir os preços, fazendo o cálculo inverso, considerando os custos de produção e a margem de lucro que você deseja obter. É só substituir os valores de acordo com o modelo de cálculo que apresentamos anteriormente.
Viu como não é tão difícil calcular a margem de lucro? Seguindo o nosso passo a passo, você consegue ter mais organização financeira e maior controle sobre os preços dos seus produtos, algo importante no balanço mensal do seu negócio.
E aí, o que você achou deste artigo? Quer saber mais sobre como melhorar a saúde financeira do seu projeto? Então confira nosso post e descubra como precificar seu produto de maneira correta!
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