Se você está pensando em abrir um negócio, já deve ter se perguntado como definir locação. Hoje, a locação vai muito além do estabelecimento físico, já que as empresas estão cada vez mais dominando o ambiente online. Alguns negócios, aliás, só existem no meio digital.
Agora, se você quer abrir uma loja física, é importante se atentar a alguns critérios para definir o lugar certo para atrair consumidores e vender seus produtos. No post de hoje, vamos trazer algumas dicas sobre locação, tanto no espaço físico, como no espaço online. Vem ler!
Espaço físico
Se você pretende abrir uma loja física, talvez tenha alguns bairros em mente. O ideal é que você pesquise outras empresas do mesmo segmento no bairro, para avaliar possíveis concorrentes e as oportunidades de inserção nesse local. Por exemplo, se você quer abrir uma sorveteria, é interessante verificar se há restaurantes por perto, já que o público que almoça ou janta no restaurante pode passar na sua sorveteria depois.
Além disso, mesmo que haja algumas empresas concorrentes nos arredores, você precisa avaliar os diferenciais do seu negócio. Se o bairro tem algumas sorveterias, você não tem que necessariamente desistir de alocar a sua loja ali. Se você produz sabores únicos de sorvete e conta com uma linha vegana, que os concorrentes não têm, a sua loja acaba se destacando.
Para a escolha do espaço físico, você pode considerar a estratégia dos 4 Ps do marketing (preço, praça, promoção e produto). Nesse caso, para definir o bairro e até a rua em que você pretende abrir sua loja, algumas perguntas para responder são:
- A quem o seu produto se destina? Esse público tem acesso ao seu estabelecimento? Como o público chega até você?
- Quais são os possíveis concorrentes próximos a sua loja?
- Há um bom fluxo de pessoas nos arredores?
- Qual a distância dos seus fornecedores? Quanto isso impactará nos custos do produto?
- O preço dos seus produtos condiz com os preços trabalhados por outros estabelecimentos do bairro?
- Quais são os custos que a sua empresa terá com aluguel neste bairro?
A partir dessas respostas, você pode avaliar diferentes lugares e escolher aquele que se encaixa melhor nos objetivos do negócio. Para facilitar essa análise, você pode, por exemplo, criar uma planilha no Excel colocando os critérios ou as perguntas que listamos acima no eixo vertical e, no eixo horizontal, os bairros ou ruas que você está considerando.
Depois, pode atribuir uma pontuação para cada lugar e fazer a soma final. Liste os 3 bairros ou as 3 ruas com maior pontuação e avalie detalhadamente qual das opções é a melhor para o seu negócio.
Google Meu Negócio
Mesmo que você opte pelo espaço físico, é importante ter uma estratégia de marketing digital. O ambiente online ajuda a sua empresa a atrair o público certo, por meio de anúncios e outras formas de divulgação.
Por isso, vale apostar também no Google Meu Negócio, que ajuda a sua loja a aparecer na primeira página da plataforma de busca. Nesse caso, se o cliente pesquisar "sorveteria no bairro x" no Google, o seu estabelecimento pode aparecer para ele. Algumas informações que o GMN disponibiliza para os consumidores são:
- Horário de funcionamento
- Avaliação de clientes
- Endereço da loja
- Endereço do site
- Telefone
- Opções de serviço
- Resumo do que a sua empresa faz
- Opções de delivery
Espaço online
O espaço online já conquistou os pequenos negócios e é uma opção bastante acessível para as empresas. Mas, independentemente de qual ambiente você escolher para empreender no digital, site ou redes sociais, é importante:
- Saber quem é o seu público-alvo;
- Identificar se o seu produto faz sentido para o seu público, como ele ajuda as pessoas e por que ele é diferente do que a concorrência vende;
- Entender qual a melhor forma de se comunicar com esse público (o que vai determinar a linguagem utilizada para falar com ele, assim como as formas de atendimento disponibilizadas);
- Identificar os canais de preferência do público.
- Ter um bom parceiro de vendas online. Para te ajudar nessa, o Pagar.me, do grupo Stone.co, é o melhor meio de pagamento para te ajudar a vender online. Não importa o tamanho do seu negócio ou se você transaciona mais em boleto ou em cartão, se deseja realizar vendas avulsas ou por assinatura, no Pagar.me você terá as melhores soluções do mercado para adaptar ao seu negócio, do seu jeito.
Com essas informações, você tem mais insumos para definir qual a melhor forma de vender para os seus clientes.
A seguir, separamos mais algumas dicas para você criar o seu site e vender pelas redes sociais.
Site
Se você quer abrir um e-commerce, é importante começar com um site intuitivo e que traga todas as informações que os seus clientes precisam para comprar. Nesse caso, você precisará de uma hospedagem e de um criador de sites que traga alguns templates para criar o seu e-commerce (mas também é possível terceirizar essa parte e contratar um profissional especializado em criação de sites).
Para promover os seus produtos, é interessante tirar fotos em um fundo claro e em diferentes ângulos, para que todos os detalhes dos itens fiquem visíveis para os clientes. Também é importante caprichar na descrição dos produtos, trazendo o máximo de informações possível, como tamanhos e cores disponíveis, dimensões e funcionalidades.
O preço do item, o valor do frete e as condições de parcelamento também devem estar bem visíveis para o cliente não ter nenhuma surpresa no final do processo de compra.
No e-commerce, um fator determinante é o check-out. Por isso, garanta que essa etapa seja feita sem dor de cabeça. O ideal é que esse seja um processo rápido, em que o cliente escolhe a opção de pagamento, insere seus dados e finaliza a compra com rapidez.
Redes sociais
As redes sociais são grandes aliadas dos donos de negócio. Isso porque elas permitem que você venda os seus produtos, começando com investimentos baixos. O primeiro passo para atuar nas redes sociais é escolher em quais plataformas o seu negócio vai aparecer e, para isso, você precisa saber onde o seu público está.
Atualmente, o Instagram e o Facebook são redes sociais mais coringas, que abrangem um grande público. Mas se você tem um público mais jovem, por exemplo, o Tik Tok também pode fazer sentido. Já se o seu foco é em outras empresas, o LinkedIn pode ser uma boa alternativa.
Depois de definir a melhor rede social para o seu negócio, além de caprichar no seu perfil, você deve começar a anunciar os seus produtos. Isso pode ser feito diretamente pelo Instagram e pelo Facebook. Nesse último caso, você utiliza o Gerenciador de Anúncios do FB, que permite refinar o público-alvo dos seus anúncios.
Com essa estratégia, você consegue alcançar mais pessoas interessadas naquilo que a sua empresa vende. Além disso, mesmo que você tenha uma loja física, pode aproveitar essas dicas sobre o ambiente online para impulsionar o seu negócio no digital.
É importante ressaltar que cada opção tem suas dificuldades, no mundo on-line as chances de golpes e fraudes são maiores, a logística de funcionários e entrega dos produtos também pode ser mais complexa do que em um negócio físico, por isso, analise bem suas opções e entenda qual modelo se encaixa melhor no seu negócio atualmente.
E aí, o que você achou do post de hoje? Para ficar por dentro dos melhores conteúdos sobre empreendedorismo, vendas e pequenos negócios, não deixe de acompanhar o blog da Stone.
Até a próxima!
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