A venda digitada é um meio de pagamento que ajuda o empreendimento que ainda não possui máquina física para pagamento com cartões. Ao utilizar um aplicativo, as informações do cartão plástico podem ser digitadas e a cobrança é processada. Para o cliente, isso se traduz em mais uma opção para efetuar suas compras. Já o negócio pode concluir a transação e não perder a venda.

Este artigo trata melhor do assunto. Ao ler o texto, você entenderá o conceito desse meio de pagamento, saberá como ele funciona em detalhes, além de conhecer suas principais diferenças com relação ao link de pagamentos, outra forma de efetuar vendas. Por fim, você verá quais são as vantagens desse método.

Aproveite o artigo e tenha uma boa leitura!

O que é venda digitada?

É muito comum que um determinado estabelecimento comercial ofereça mais de uma forma de pagamento aos seus clientes. Na verdade, com a concorrência cada vez mais acirrada, é absolutamente necessário dispor de várias alternativas, sob a pena de perder vendas. Além disso, quem tem mais opções apresenta uma vantagem competitiva no mercado.

É dessa forma que surge a venda digitada, uma alternativa para as transações feitas por meio de cartão de crédito ou de débito. Ela segue os mesmos princípios da venda normal que usa um cartão plástico, mas não se dá por meio de uma máquina física, na qual o cartão é "passado". Em vez disso, os dados são informados utilizando um aplicativo.

Assim, o pagamento é processado sem que haja o contato físico do cartão com algum outro dispositivo, seja via inserção, seja por aproximação. Em um cenário ideal, até é possível fazer uma compra sem o cartão, tendo apenas os dados em mãos. No entanto, por medida de segurança, nenhuma venda deve acontecer sem a apresentação do cartão original.

Como a venda digitada funciona?

Antes de explicar a forma pela qual acontece a venda digitada, vale ressaltar uma informação importante: trata-se de uma venda comum, tendo apenas seu modo de processamento feito de maneira diferente. Como não há máquinas, o procedimento deve ocorrer por meio de um aplicativo previamente fornecido.

Isso tem implicação direta na necessidade de um smartphone ou de um tablet para realizar a operação. É assim que o aplicativo pode ser acessado e utilizado.

Assim, é preciso inserir todos os dados do cartão por meio do qual o pagamento ocorrerá. Isso é feito digitando informação por informação, e é daí que vem o nome do método de pagamento. Primeiramente a pessoa deve digitar o número do cartão. Logo após, insere-se a validade, o código de segurança e o nome completo do titular, o qual está descrito no cartão físico.

Obviamente, esse é um procedimento que faz com que a venda digitada demore um pouco mais a acontecer, mas não há problemas quanto a nenhum outro aspecto. Normalmente esse meio de pagamento é usado quando não se dispõe da tradicional máquina de cartão. Assim, o vendedor oferece ao cliente mais uma forma de pagar e não perde nenhuma venda.

Pelo fato de serem meios virtuais de cobrança, a venda digitada e o link de pagamento são frequentemente confundidos. No entanto, existem diferenças entre eles e vale a pena conhecê-las. Para isso, acompanhe a seguir os principais destaques no sentido da diferenciação entre eles. Confira.

Inserção das informações

Esse é um ponto de grande diferença entre as duas formas de pagamento. Conforme já explicado, a venda digitada requer que os dados do cartão cobrado sejam passados para o estabelecimento a fim de que ele efetue a operação.

Já quando o link de pagamentos é usado, não há necessidade de fornecer essas informações. O link é enviado diretamente ao titular do cartão e este é quem faz a inserção dos dados. Basta clicar no endereço virtual e digitar as informações solicitadas.

Alternativas de pagamento

Um tópico muito significativo entre essas duas maneiras de pagamento são as opções oferecidas para o usuário. Na venda digitada, só existe um meio possível, que é justamente a cobrança feita por meio do cartão em questão.

O link de pagamento, por sua vez, é bem mais versátil. Ao acessar o endereço enviado por meio do link, o usuário pode optar por até oito formas diferentes de pagamento. Há a possibilidade de usar Pix, boleto ou o próprio cartão, por exemplo.

Experiência do consumidor

Por último, mas não menos importante, é preciso considerar a experiência do cliente com relação aos dois procedimentos. No caso da venda digitada, pode ser que o processo seja visto como mais enfadonho, até mesmo pelo tempo necessário para concluir a transação.

O link de pagamento pode ter uma vantagem com relação à praticidade. Além disso, é o cliente que fica no comando da operação por completo, já que as alternativas de pagamento lhe são apresentadas assim que ele clica no link que o redireciona.

Quais são as vantagens da venda digitada?

A venda digitada oferece uma gama de vantagens para seus usuários. Em primeiro lugar, podemos destacar a quantidade de bandeiras atendida por esse meio de pagamento. Normalmente, é possível fazer a cobrança (e o consequente recebimento) em oito bandeiras diferentes. Isso permite um leque bastante considerável a ser oferecido aos clientes.

Outro ponto importante é segurança da operação. Para trazer mais confiabilidade ao cliente, a operação fica cadastrada em um banco de recebimentos. Os valores somente são liberados após 30 dias contados a partir de tal cadastro. Assim, caso haja algum problema, é possível proceder ao cancelamento, preservando o dinheiro do cliente.

A venda digitada é mais uma opção de pagamento que pode ser disponibilizada aos consumidores. Ela é uma alternativa quando a máquina física não se faz presente, oferecendo mais uma possibilidade para o cliente. Já o estabelecimento comercial ganha ao não perder a venda em questão. No entanto, vale lembrar que há diferenças entre ela e o link de pagamento, este último sendo oferecido pela Stone. Com ele, vantagens como praticidade e segurança viram aliadas do empreendimento.

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