O cartão de crédito é o modelo mais popular de pagamento digital no Brasil, mas sabia que tem como vender no cartão sem maquininha? A tecnologia está ampliando as possibilidades para quem quer dar praticidade e flexibilidade para seus clientes de maneira simples, segura e moderna.

Neste artigo especial sobre o assunto, vamos falar da importância de oferecer pagamento por cartão e quais são as alternativas para aumentar seu poder de conversão. Confira!

Qual a importância do cartão de crédito além da maquininha?

Chega a ser estranho encontrar um negócio que não aceita pagamento com cartão no Brasil, não é verdade? Uma tecnologia que começou com taxas altas e muita complexidade, hoje é acessível desde o MEI que vende os próprios produtos até as grandes lojas e os e-commerce.

Essa importância fica clara quando analisamos os números. Em 2021, compras feitas com cartões físicos somaram R$ 2,6 trilhões, com projeção de crescimento para R$ 3 trilhões em 2022.

Apesar de o Pix ter entrado muito rápido no gosto do brasileiro, o cartão ainda é o meio de pagamento digital mais usado no país quando se soma débito e crédito.

Mas esse avanço rápido do Pix demonstra uma tendência para as empresas: os consumidores valorizam cada vez mais a praticidade, velocidade e flexibilidade na forma como pagam por seus produtos e serviços.

Isso significa que, em alguns casos, apenas um modelo de cobrança pode limitar seu potencial de vendas. Entender como vender sem máquina de cartão pode trazer ideias interessantes para ampliar sua oferta de possibilidades para o público, de modo que esse poder de convencimento se torne uma ferramenta de crescimento para o seu varejo.

Como vender no cartão sem maquininha?

Essa noção pode parecer estranha em um primeiro momento, já que passamos décadas dependendo exclusivamente das maquininhas para fazer transações de crédito e débito com cartão.

Porém, hoje existem alternativas mais flexíveis, que se adequam às expectativas e necessidades de cada cliente. Veja quatro delas que podem funcionar muito bem em conjunto com a sua maquininha.

1. Gateway de pagamento

Os gateways de pagamento são muito populares no e-commerce, mas sabia que também podem ser utilizados no varejo físico? São sistemas digitais que fazem a ponte entre os dados do cartão do cliente e diversos métodos e instituições para fechar uma transação.

Esse processo de utilização do gateway pode ser feito por caixas do negócio, que inserem os dados no lugar do cliente, ou em totens de autoatendimento, com um leitor de cartão que facilite essa captura de informações.

Uma grande vantagem dos gateways é que, além de oferecerem muitas opções de pagamento, podem ser associados automaticamente a programas de fidelidade para descontos e cashback.

O link de pagamento é outro modelo que está ganhando popularidade no e-commerce, mas também vem se mostrando muito prático para lojas físicas.

Nele, o sistema digital que a loja utiliza processa o pedido e fecha o carrinho. Em vez de o procedimento de pagamento ser feito no próprio caixa, o cliente recebe por e-mail, WhatsApp ou outros canais um link exclusivo relacionado àquela compra.

Dessa forma, ele tem a comodidade de finalizar o processo no próprio celular sem ter que fornecer seus dados a terceiros. Assim que o sistema confirma o pagamento, o caixa ou vendedor pode liberar o pedido para que ele saia com o produto que comprou.

Um benefício desse modelo é que, para enviar o link, é necessário um canal de comunicação com o cliente. Além de fazer a venda, você tem informações de contato que pode utilizar para ampliar o relacionamento do consumidor com a marca.

3. Leitor de cartão móvel

O leitor de cartão móvel é uma alternativa muito parecida com a própria maquininha. Mas em vez de ter que contar com o aparelho do serviço contratado, você pode utilizar uma solução de app no seu próprio celular para realizar as vendas.

Esse leitor é conectado e reconhecido pela entrada de dados do seu smartphone. Assim, basta passar a tarja magnética ou inserir o chip para que o cartão seja validado, sendo utilizado em conjunto com a próxima alternativa.

4. Aplicativos de celular

O celular é uma ferramenta poderosa de negócio em diversos setores. No varejo, os aplicativos de pagamento substituem ou complementam a maquininha, oferecendo praticidade para os clientes e taxas atraentes para as empresas.

Existem os leitores para celular, como citamos no item anterior, mas essa alternativa está ficando popular mesmo pela adoção de cartões de aproximação, que utilizam a tecnologia NFC (Near Field Communication) para enviar e receber dados entre dois dispositivos próximos.

Seja cartão de crédito físico, seja cartão de crédito virtual, o pagamento por aproximação é simples e intuitivo. Ele diminui tanto as filas quanto os obstáculos de compra — inclusive, em muitos casos, é mais fácil que o próprio Pix. Portanto, é uma alternativa interessante para quem quer melhorar a experiência de compra de seus clientes no varejo.

Quais são os diferenciais do TapTon?

Para terminar essa discussão sobre métodos alternativos à maquininha, queremos pegar o gancho dos aplicativos de pagamento para apresentar a solução TapTon da Stone.

Utilizando a tecnologia de NFC, ela permite transações rápidas e simples com cartões de aproximação, relógios, tokens e outros celulares.

Aliás, simplicidade e segurança são as palavras-chave desse aplicativo. O TapTon foi construído pensando em empreendedores que buscam implementações e resultados rápidos, ou seja, é só instalar e começar a usar.

Com taxas bem pequenas, o TapTon também oferece flexibilidade: você pode oferecer compras por débito, crédito à vista, ou parcelar em até 12x, com a opção de escolher o recebimento em 1, 14 ou 30 dias úteis.

Principalmente para quem vende fora de um espaço físico e se movimenta bastante, ou para quem quer descomplicar e diminuir as filas em um estabelecimento, o TapTon é a opção perfeita. Afinal, não exige nenhum aparelho ou sensor além do seu próprio smartphone.

Agora que você sabe como vender no cartão sem maquininha, é hora de implementar a melhor opção no seu dia a dia e aumentar suas vendas.

Para fazer isso, visite agora o site do TapTon e conheça nossa solução com mais detalhes! Ah, e se ficar com alguma dúvida é só chamar a gente no chat que te ajudamos!