O pagamento por aproximação, também conhecido como contactless, é um método de transação que está se tornando cada vez mais comum em varejos, serviços e outros estabelecimentos.
Mas essa popularização também traz desafios, como a necessidade de preparo e atenção do negócio para evitar fraudes e erros que frustrem o consumidor. Se você pretende investir nessa tecnologia, entendê-la mais a fundo é crucial.
E é exatamente isso que queremos com este artigo. A seguir, veja as dúvidas mais comuns em relação ao pagamento por aproximação e todas as informações que precisa para utilizar a novidade sem medo. Acompanhe!
Como funciona o pagamento por aproximação?
Os métodos de pagamento físicos sem uso do dinheiro têm se modificado rapidamente nos últimos anos. Parece que não faz muito tempo desde que os cartões eram passados manualmente em papel carbono, mas, desde então, já evoluímos para a tarja magnética e depois para o chip.
O pagamento por aproximação, ou contactless, é uma evolução desse modelo. Ele utiliza a mesma ideia de comunicação entre um token de verificação de identidade e a máquina que se comunica com os bancos e autoriza a transação entre uma pessoa e um estabelecimento.
A diferença agora é que não é mais preciso a interação entre o token do cliente e o equipamento da empresa. Com o uso da tecnologia NFC (Near Field Communication ou Comunicação de Campo Próximo), os dispositivos podem trocar informações quando aproximados, utilizando sistemas digitais especializados para verificar, autenticar e executar transações financeiras.
Nos bastidores desse contato, os procedimentos de conexão entre dispositivos são parecidos com o que já tínhamos e são tão seguros quanto. A diferença está na maneira como essa troca é feita e na necessidade da pré-autenticação por parte do cliente, aumentando a segurança e agilizando o pagamento.
Quais são os métodos de aproximação mais comuns?
Embora as formas de comunicação de sistemas sejam basicamente as mesmas, o pagamento contactless pode ser feito com diferentes dispositivos servindo como tokens. Veja os mais usados atualmente no mercado!
Smartphone
O smartphone é, sem dúvida, um dos pagamentos por aproximação mais utilizados atualmente. Afinal, quase todo cidadão brasileiro tem um e grande parte da população já utiliza soluções bancárias e financeiras no celular.
A vantagem do seu uso para quem gerencia negócios é que o cliente já tem uma autenticação prévia de credenciais ao logar no aplicativo do banco. Assim, basta a aproximação para aprovar o pagamento sem necessidade de senha ou qualquer outro procedimento físico pelas partes.
QR Code
O pagamento por QR Code também utiliza o smartphone, mas, apesar de ser contactless, não pode ser considerado exatamente por aproximação.
Nesse caso, o cliente usa a câmera do celular em um aplicativo de banco ou de pagamentos para ler um código QR gerado pela maquininha com todas as informações de transação. Ao reconhecer os dados, o aplicativo executa o pagamento e a compra é aprovada.
Cartão de crédito
O cartão de crédito já ganhou muitas formas nas últimas décadas e também se adaptou ao pagamento contactless. Com a tecnologia NFC, ele comunica as informações necessárias para identificação e autenticação do cliente à maquininha, que pode concluir a transação de maneira segura.
Vale lembrar que, por segurança há um limite atual de R$ 200 para realizar compras com cartão de crédito por aproximação sem precisar que o cliente insira sua senha.
Smartwatch
Os smartwatches estão se tornando cada vez mais comuns entre a população e podem ser utilizados também para o pagamento por aproximação.
Nesse caso, o procedimento é parecido com o celular, já que o dispositivo principal precisa autenticar o relógio inteligente para realizar esse tipo de transação. A partir daí, basta que o cliente aproxime o pulso da maquininha para fazer sua compra.
Pulseira
As pulseiras de pagamento são tokens, geralmente oferecidos por bancos, que têm como única função fazer transações contactless. Como são apenas um objeto de plástico com uma tag NFC embutida, são mais discretos que smartwatches — tornando a sua utilização mais segura para algumas pessoas.
Tag (Adesivo)
A verdade é que qualquer objeto ou dispositivo que contar com um adesivo NFC autenticado pela instituição financeira pode servir como token para pagamento por aproximação. Alguns clientes preferem receber essa tag e adaptarem seu uso da forma que preferirem: colocarem na carteira, no chaveiro, na capa de celulares mais antigos etc. Qualquer objeto com uma tag se torna um dispositivo de pagamento.
Pix
Embora não seja exatamente um pagamento por aproximação, vale lembrar que o Pix também é considerado contacless. Nesse caso, a transação é feita de manualmente pelo cliente (que coloca o valor e o destino do dinheiro) ou por QR Code, mais comum no varejo.
Quais os cuidados necessários para oferecer aproximação com segurança?
O pagamento por aproximação é extremamente seguro, mas isso não significa que falhas, falta de atenção ou até ma-fé por parte de clientes não exijam algum cuidado de quem realiza essas operações em lojas físicas. Veja os cuidados que sua empresa deve tomar para extrair o máximo da tecnologia!
Verifique o valor antes de aproximar
Principalmente em pequenos valores, a maioria dos pagamentos contactless podem ser feitos sem o uso de senha, tornando todo o processo automatizado. Por isso, só permita que os clientes aproximem o dispositivo da maquininha após verificar se o valor apresentado está correto.
Isso evita que você perca dinheiro ou que o cliente saia insatisfeito. O campo de comunicação NFC é geralmente de 4 cm, podendo chegar até a 10 cm em alguns casos.
Capacite todos os profissionais da empresa
Esse tipo de falha anterior é apenas uma das que podem atrapalhar a experiência de compra, caso ocorra algum erro durante o procedimento de pagamento por aproximação. É muito importante que todos que operam a maquininha saibam como funciona o contactless para evitar erros constantes que tirem a confiabilidade do procedimento.
Mantenha um sistema de gerenciamento em tempo real
Sistemas de gestão são fundamentais nos negócios, principalmente quando falamos de controle financeiro. Com a automação dessa plataforma, os pagamentos feitos por aproximação são registrados em tempo real e podem ajudar a identificar erros, fraudes e outros eventos adversos, além de apontar suas origens.
Conte com os equipamentos certos
A própria maquininha que realiza a operação de pagamento por aproximação não pode tirar a confiança e consistência desses procedimentos ao longo da rotina do negócio.
Com dispositivos eficientes e seguros, você oferece contactless no seu negócio sem se preocupar com perda de desempenho ou falhas de comunicação que atrapalhem a experiência do consumidor. Segurança e eficiência são fundamentais nesses equipamentos.
Quais os benefícios de variar as opções de pagamento para clientes?
Para terminar este artigo, quero sugerir uma reflexão que tem tudo a ver com pagamento por aproximação: como a busca por condições e métodos de pagamentos variados contribuem para o sucesso do seu negócio? Veja a seguir os benefícios de investir sempre em tecnologia e inovação!
Atrai novos públicos
Os consumidores mais novos, que cresceram utilizando a internet, celulares e sistemas digitais, se sentem mais à vontade com novos métodos de pagamento que combinam com seus hábitos e preferências.
Portanto, investir em alternativas inovadoras é se aproximar de outros públicos, tanto em idade quanto em interesse, e aumentar o seu alcance de mercado.
Melhora a experiência de compra
Métodos como o pagamento por aproximação estão tornando as compras físicas mais rápidas e seguras, o que o torna um investimento fundamental para quem quer competir com a experiência de compra online.
Sem obstáculos, sem muitas etapas e sem filas: com alternativas novas de pagamento, você cria uma experiência muito mais satisfatória de compra e fideliza seu público.
Melhora as condições sanitárias
Uma das razões para o pagamento contactless crescer em popularidade nos últimos anos foi a pandemia de COVID-19. Por não exigir o contato de pessoas com os dispositivos, mostrou-se uma alternativa mais sanitária para evitar o aumento do contágio em estabelecimentos físicos.
Essa tendência deve continuar, já que esse período reforçou na população a importância de cuidar da saúde, evitando a exposição desnecessária a vírus e outros agentes. Todos os métodos modernos de pagamento estão indo por esse caminho que podem se tornar, por conta disso, os preferidos dos clientes.
Facilita o gerenciamento de fluxo de caixa
Uma característica importante dos métodos de pagamento mais modernos é que eles já são criados com um foco na automação e gestão por meio de sistemas digitais. Isso encurta e facilita o caminho entre realizar uma venda e ter a visão sobre cada uma delas em um cenário macro de inteligência de negócio.
Quem investe em digitalização, por meio de novos métodos de pagamento, plataformas digitais e dispositivos inovadores tem tudo o que precisa para o sucesso no futuro: variedade de opções de pagamento com segurança, adaptação a gostos e expectativas de novos consumidores e controle maior sobre o fluxo de caixa para manter a saúde da empresa independente do cenário econômico.
O pagamento por aproximação é mais um investimento nesse sentido, uma nova abordagem para melhorar a experiência de compra, aumentar as vendas e conquistar novos públicos.
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