Independentemente do segmento em que você atua ou do tamanho do seu empreendimento, conhecer e saber aplicar os diferentes tipos de vendas é essencial para obter sucesso e ganhar competitividade no mercado, por meio de estratégias adequadas e poderosas.

Isso porque, por melhores e mais variados que sejam os seus produtos, eles não conseguirão vender-se sozinhos. Dessa forma, se você não souber como as vendas funcionam e as suas diferentes possibilidades de gerar mais resultados, é bem provável que haverá um grande risco de perder espaço para os seus concorrentes.

Pensando nisso, neste post, vamos mostrar a importância de contar com diversos recursos, características dos principais tipos de vendas, e como colocá-los em prática. Ao final, você conhecerá a nova solução da Stone, a Ton, e tudo o que ela pode oferecer para o sucesso do seu negócio. Tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Qual é a importância de contar com diversos recursos de vendas?

Com os avanços tecnológicos e a mudança do comportamento do consumidor, além da concorrência acirrada, não é mais possível agir de acordo com “achismo”. É fundamental obter conhecimento sobre estratégias e modelos de vendas, para empreender com base em estruturas e técnicas de vendas estudadas pela ciência da Administração e do Marketing, para atuar de maneira assertiva.

Nesse sentido, conhecer e saber diferenciar os tipos de vendas é importante para abordar cada perfil de cliente da maneira correta e eficiente, buscando os melhores resultados possíveis.

Quais são os modelos de vendas que existem?

Antes de conhecer os tipos de vendas que existem, é preciso saber que elas podem ser divididas em modelos simples e complexos, conforme comentamos a seguir.

Vendas simples

As vendas simples se referem às de fechamento rápido, como ocorre no varejo. Nesse modelo, o cliente entra na loja sabendo o produto que deseja, e o papel do vendedor é o de apenas “ler” essa preferência rapidamente para oferecer um bom atendimento.

Além disso, o principal objetivo é convencer o cliente a comprar na hora, evitando o adiamento da decisão.

Vendas complexas

Essas vendas exigem um processo de convencimento maior, e a compra geralmente só se concretiza após diversas ações do vendedor. Isso geralmente ocorre com produtos de preço maior e características mais difíceis de serem compreendidas.

Nesse caso, o papel do vendedor envolve conhecimentos técnicos, com um viés de consultoria. Isso porque ele precisa entender o problema do cliente, para mostrar como a solução proposta pode ajudá-lo na resolução dele.

Toda essa complexidade ajuda a vender o produto certo para o cliente certo, evitando maiores problemas no pós-venda. Além disso, contribui na sua fidelização.

Quais são os principais tipos de venda e como colocá-los em prática?

O mundo do comércio é amplo e proporciona diversas possibilidades. Ele pode envolver desde parcerias em consignação para aumentar as vendas, até modelos que permitem agregar valor no momento da compra, por meio da oferta de um item complementar. A seguir, conheça os principais tipos.

1. Venda consignada

Essa é uma estratégia de vendas muito utilizada por empreendedores que desejam expandir suas vendas em parceria com outros e desejam diversificar os seus produtos, mas não querem investir muito.

Funciona da seguinte maneira: você deixa seus produtos com o seu parceiro para ele vender. Após efetuar as vendas, ele repassa a você o valor de todos os itens vendidos, descontando a comissão acertada para cada venda.

Os produtos que não foram vendidos são devolvidos, sem nenhuma obrigação de pagamento por parte do seu parceiro.

2. Venda consultiva

Lembra-se das vendas complexas que comentamos? Nesse tipo de venda, o vendedor desenvolve um papel de consultor, a fim de ajudar o cliente de todas as maneiras possíveis. Aqui, vale até recomendar algum produto de outro negócio, caso o vendedor perceba que é disso que o cliente realmente necessita.

Essa atitude, além de atender às necessidades do consumidor e ganhar a sua confiança e simpatia, atrai aqueles que podem ser fidelizados. É uma maneira de criar reputação positiva no mercado — com um valor percebido pelos clientes —, como um negócio que se preocupa com o consumidor.

3. Venda cruzada

A venda casada acontece quando um cliente entra na loja para comprar uma calça, por exemplo, e o vendedor ou o e-commerce oferece um cinto para complementar o produto. Essa estratégia é muito útil para aumentar o ticket médio e reduzir o custo de aquisição de clientes.

Isso porque você aproveita a oportunidade de uma venda que está quase realizando para incluir um produto útil e de menor valor. Para o cliente, pode significar pouco em termos de gastos, mas, para o negócio, isso pode render um grande aumento nos lucros.

4. Venda casada

Aqui, vamos comentar sobre um exemplo do que não fazer, já que a venda casada é uma prática ilegal no Brasil. De acordo com artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor , é vedado condicionar a compra de um produto à aquisição de um segundo item. Inclusive, isso é considerado crime contra relações de consumo (art. 5º, II, da Lei n.º 8.137, de 27 de dezembro de 1990)

Exemplo disso é o que ocorreu com alguns cinemas, que só permitiam a entrada de clientes com refrigerantes, pipocas e outras guloseimas, se tivessem sido compradas no próprio local. A justiça entendeu isso como venda casada, proibindo essa prática.

Aqui, a lição que fica é: ofereça vendas cruzadas, mas não casadas.

5. Venda direta

Esse é um modelo que pode ser utilizado tanto em pequenos quanto em grandes negócios. A venda direta pode ser feita por meio dos seguintes métodos:

  • catálogos — como no modelo tradicional da Natura e do Avon;
  • party plan — evento temático realizado para fazer a demonstração dos produtos;
  • consultoria — misto das outras formas e pode ser iniciado com a prestação de um serviço de consultoria em determinada situação ou área.

Dessa forma, são empreendimentos que não investem em lojas, mas, sim, no relacionamento pessoal dos seus representantes com suas próprias bases de clientes. Esse tipo de vendas pode ser uma ótima opção de reduzir custos e espalhar os seus produtos para o maior público possível.

6. Venda indireta

Diferentemente do modelo de venda direta, no qual os vendedores levam os produtos até os consumidores finais, a indireta acontece quando um negócio precisa de outro para revender os seus produtos para o consumidor final.

Exemplo disso são os supermercados que compram produtos de diversos negócios para revendê-los aos clientes que vão até a sua loja. Aqui, há canais de distribuição e intermediários no processo de venda.

7. Vendas B2B

O B2B, ou Business to Business (negócios para negócios), se refere às vendas corporativas, que consiste na comercialização de produtos e serviços entre negócios. Assim, um empreendimento fornece suas soluções para outra pessoa jurídica, e não para o consumidor final.

8. Dropshipping

Esse é um tipo de venda online e sem estoque, em que os lojistas virtuais vendem seus itens sem precisar mantê-los em estoque e sem precisar comprar nada para garantir a disponibilidade do produto.

Nesse modelo, você mesmo divulga um produto, efetua a venda e encaminha o pedido do seu cliente para o seu fornecedor. Em seguida, o fornecedor separa o produto e envia o produto diretamente para o consumidor final.

Como a Ton pode contribuir para o desempenho nas vendas?

A Ton Pagamentos, uma solução focada em profissionais autônomos e microempreendedores, para atender às suas necessidades, de maneira personalizada. Muito mais que apenas uma máquina de cartão, ela oferece um cartão pré-pago e possibilita ao empreendedor:

  • efetuar compras online;
  • fazer depósitos;
  • possibilidades de obtenção de crédito;
  • realizar transferências;
  • receber pagamentos.

E caso precise de algum suporte, são diversas opções de contato, como telefone, WhatsApp e um chat do próprio aplicativo.

Como funciona a Ton

A solução Ton é composta por um combo que inclui:

  • maquininha;
  • conta digital;
  • aplicativo;
  • cartão pré-pago.

Além disso, você pode escolher entre três modelos de máquinas:

  • T1 Giga — precisa de celular com internet, recebe por aproximação e transmite comprovante por SMS;
  • T1 Chip Giga — com Chip 2G e Wi-Fi, recebe por aproximação e transmite comprovante por SMS;
  • T2 + Giga — com Chip 3G e Wi-Fi, recebe por aproximação, transmite comprovante por SMS, com uma bateria de longa duração;
  • T3 — com Chip 3G e Wi-Fi, recebe por aproximação, fornece comprovante impresso e por SMS.

Uma das maiores vantagens da Ton é que o cliente não paga aluguel, apenas uma taxa de adesão, cobrada por conta dos custos de logística e manutenção. Além disso, com o aplicativo Ton, você consegue vender sem maquininha.

Conforme mostramos ao longo deste artigo, conhecer os tipos de vendas é muito importante para alavancar o seu negócio e melhorar a sua competitividade. Então, sugerimos que analise todas as possibilidades apontadas, verifique qual desses modelos se adequa melhor ao seu empreendimento e conte com as soluções Ton da Stone.

Essas informações foram úteis? E você, adota qual tipo de venda? Deixe o seu comentário e compartilhe conosco as suas experiências!