Você já ouviu falar em crowdfunding? Essa modalidade vem conquistando os empreendedores brasileiros que desejam tirar seus projetos do papel, mas não contam com os recursos financeiros necessários para isso. 

No post de hoje, vamos explicar melhor o conceito de crowdfunding e trazer algumas dicas para você ter sucesso com ele. Vem ler!

Três principais aprendizados de hoje

  1. O crowdfunding é uma modalidade de financiamento coletivo. Na prática, você coloca seu projeto em uma plataforma virtual e determina um objetivo financeiro e um prazo para atingi-lo. Assim, seus apoiadores podem contribuir financeiramente para essa meta. Mas você só tem acesso a esses recursos se o valor for integralmente alcançado. O interessante dessa modalidade é atrair pessoas realmente interessadas pelo seu projeto e que podem se tornar futuros clientes.  
  2. Uma dica para ter sucesso com a sua campanha de crowdfunding é escolher bem a plataforma de financiamento. O Brasil conta com algumas possibilidades, como o Catarse e a Benfeitoria. Analise as opções disponíveis e veja qual se aproxima mais do que você deseja para o seu projeto. A segunda dica é fazer as contas. Estime quantos apoiadores você vai ter e o valor com o qual cada um irá contribuir. A partir disso, você cria uma meta mais realista para a sua campanha. Já a terceira dica de hoje é compartilhar o seu propósito. Afinal, ele é um dos principais responsáveis por atrair mais pessoas para o financiamento coletivo. Os apoiadores precisam se sentir conectados ao seu projeto para contribuir com os recursos necessários. 
  3. A dica número 4 para ter sucesso no crowdfunding é divulgar a sua campanha. Utilize as redes sociais para promover o seu projeto. Uma possibilidade, é investir em anúncios para alcançar um maior número de pessoas, além dos seus seguidores. Por fim, a quinta e última dica de hoje é detalhar os objetivos do seu projeto. Capriche na descrição da campanha vinculada à plataforma de financiamento coletivo. Ela deve deixar muito claro o seu propósito e precisa ser atraente para motivar os apoiadores a contribuírem. 

O que é crowdfunding?

O crowdfunding é uma modalidade de financiamento coletivo intermediada por alguma plataforma virtual. Na prática, você cria um projeto, que fica hospedado nessa plataforma, estabelece uma meta financeira e um prazo para alcançá-la. Assim, as pessoas (ou os apoiadores) que se interessarem pelo seu projeto podem doar uma certa quantia em dinheiro, até você alcançar o seu objetivo.  

Uma desvantagem desse modelo é que, se você não arrecadar o suficiente para bater sua meta dentro do prazo estabelecido, o dinheiro é todo devolvido aos apoiadores. Por isso é tão importante ser realista na hora de estabelecer um objetivo financeiro. 

Já o bacana dessa modalidade é que ela atrai pessoas alinhadas ao propósito do seu projeto. Além disso, o crowdfunding é uma forma de validar seu produto ou serviço. Afinal, se muitas pessoas se interessarem pelo que você oferece, essa é uma forma de garantir um público para o lançamento do seu projeto. 

O crowdfunding é uma ótima oportunidade para os empreendedores construírem negócios realmente relevantes e que façam a diferença na vida das pessoas. 

Agora que você já sabe o que é o crowdfunding e como ele pode contribuir para a sua empresa, confira algumas dicas para aproveitar o financiamento coletivo! 

5 dicas para o seu crowdfunding

Separamos 5 dicas incríveis para você ter sucesso com o seu crowdfunding e atingir sua meta financeira! 

  1. Escolha a plataforma

O primeiro passo para iniciar um crowdfunding, depois de já ter o seu projeto em mente, é escolher a plataforma de financiamento coletivo. No Brasil, temos várias opções, como o Catarse e a Benfeitoria

Por isso, vale pesquisar sobre as alternativas existentes e avaliar qual delas se encaixa melhor nos seus objetivos. Por mais que todas sejam plataformas de crowdfunding, elas têm diferenças entre si. Então, veja as especificidades de cada uma, como tarifas ou alcance, e escolha a sua.

  1. Faça as contas 

Lembra que, se você não atingir a meta financeira estabelecida, o dinheiro volta aos apoiadores? Então, é necessário ser realista. Leve em consideração o número de apoiadores que você pretende conseguir e o quanto cada um deve doar para o projeto. A partir disso, é possível fazer uma estimativa de quantos recursos serão conquistados. 

Nesse sentido, se você não tem muita certeza se vai conseguir o valor integral que precisa para tirar a ideia do papel, é interessante estabelecer uma meta um pouco mais baixa. Afinal, melhor atingir parte do valor necessário do que nada. 

  1. Compartilhe seu propósito

Um dos elementos que mais atraem apoiadores é o propósito do seu projeto. Para contribuir financeiramente com o seu negócio, as pessoas precisam se sentir conectadas aos valores compartilhados pela sua empresa. 

No caso do financiamento coletivo, os projetos inovadores, criativos e que queiram promover uma transformação da realidade social podem ter mais sucesso. Então, analise se o seu negócio entrega um produto ou um serviço que resolva as dores dos seus possíveis clientes. 

Assim, é preciso engajar as pessoas para que elas se sintam motivadas a contribuir. Compartilhe seu projeto com amigos e pessoas próximas. A partir disso, eles podem indicá-lo para outros conhecidos e, assim, o seu projeto pode alcançar pessoas que nem te conheciam, mas que entram em contato com a sua proposta e se encantam por ela.  

  1. Divulgue a campanha 

Como o sucesso da sua campanha de crowdfunding depende da contribuição financeira dos apoiadores, é preciso alcançar o maior número de pessoas possível, de acordo com seus recursos. 

Por isso, a divulgação do seu projeto é tão importante. Além de falar com seus conhecidos, divulgue a sua proposta nas redes sociais, deixando bem claro qual o seu propósito e quais mudanças o seu projeto pretende promover. 

Use hashtags relacionadas à campanha e considere investir em anúncios para expandir o seu alcance. 

  1. Detalhe os objetivos 

Nas plataformas de crowdfunding, há espaço para detalhar o projeto. Por isso, capriche na descrição da sua proposta. É fundamental que você inclua todas as informações sobre ele para que fique claro aos apoiadores para onde o dinheiro deles está indo. 

Você pode criar propostas de diferentes tipos, desde abrir uma empresa até colocar de pé um projeto cultural. O importante é tornar a campanha atraente para as pessoas se identificarem de cara.

E aí, já está pensando em tirar a sua ideia do papel e aderir à modalidade de crowdfunding? 

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