Conteúdo produzido em parceria com a Dona Benta

Você já pensou em começar a empreender e fazer bolo pra vender? Esse tipo de negócio permite trabalhar de casa e ter lucros interessantes, além de exigir baixo investimento, já que basta comprar os ingredientes e colocar a mão na massa.

No entanto, para vender bolos é preciso muito mais do que ter uma boa receita. A dedicação, a criatividade, o modo de preparo e a forma de divulgação também integram um pacote de sucesso.

Pensando nisso, preparamos este post com relevantes dicas para quem quer começar a fazer bolo pra vender. Se você tem interesse pelo assunto, continue a leitura e confira os detalhes!

3 principais aprendizados desse artigo:

1. A divulgação é fundamental em cada passo da sua trajetória. Por isso, não tenha vergonha de contar a respeito do seu trabalho e use o ambiente online a seu favor. Faça postagens de fotos em redes sociais.

2. A qualidade do bolo é fundamental, por isso, saiba o que usar para elevar a qualidade do seu bolo e, claro, entenda também o que é melhor evitar.

3. Saiba quanto cobrar pelo bolo de acordo com o peso dos ingredientes da receita. Calcule os gastos dos ingredientes, acrescente de 10 a 20% pelos custos com gás, energia e água e novamente some 10 a 20% pela sua mão de obra.

Tem muito mais dica aqui embaixo pra você garantir o sucesso do seu negócio!

Por que começar a vender bolos?

O mercado da confeitaria tem grande potencial. Por isso, começar a vender bolos costuma ser uma boa ideia, já que todos os meses existem pessoas que desejam consumir esse tipo de produto, seja para uma festa de aniversário, um café da tarde ou apenas para matar a vontade de comer doce.

Em geral, existem pessoas com real interesse em comprar bolos diariamente. Além disso, é possível começar a trabalhar com confeitaria diretamente da sua casa, de maneira cômoda e fácil, sem ser preciso desembolsar um alto investimento em lojas.

Como fazer bolo pra vender pode ser uma ótima fonte de renda?

Mesmo com a popularização da venda de bolos, essa prática ainda costuma ser uma ótima fonte de renda. Para ganhar bastante dinheiro, é importante se destacar dos demais.

Para tanto, você deve procurar entender o mercado e saber fazer as receitas mais pedidas, por exemplo. Nesse momento, é fundamental contar com um bom planejamento.

Uma boa ideia é fazer uma pesquisa para analisar os seus possíveis concorrentes e a maneira com que eles trabalham. Assim, você pode determinar os pontos que se identifica e os que deseja fazer diferente.

Em um mercado repleto de opções como o da confeitaria, contar com um diferencial costuma colocar o seu negócio alguns passos à frente, como uma receita especial, forma de entrega diferenciada, atendimento de qualidade, embalagem caprichada, entre outras possibilidades.

O mais importante é dar o primeiro passo, já que não são exigidos grandes investimentos ou equipamentos complexos para começar. A seguir, vamos apresentar alguns passos que podem ser seguidos para começar a ganhar dinheiro ao fazer bolo pra vender.

Defina o tipo de bolo

Inicialmente, é preciso determinar o tipo de bolo que você deseja investir — existem diversas possibilidades, como bolo caseiro, de pote, naked cake ou decorados. Para definir qual é a melhor opção para o seu negócio, você deve analisar as suas habilidades na cozinha e o público que deseja conquistar.

Trabalhe sua imagem

A imagem de um negócio também costuma ser importante, por isso, capriche em embalagens, por exemplo, para que o cliente receba um produto caprichado. Além disso, também costuma ser interessante trabalhar em estratégias que ajudam na fidelização da clientela, como descontos, promoções ou um cartão fidelidade.

Não se esqueça da divulgação

A indicação é uma das melhores maneiras de divulgação. Por isso, é relevante conquistar e fidelizar clientes. Contudo, procure também explorar outras formas de divulgar o seu trabalho e se aproximar do seu público, como por meio das redes sociais — aposte em fotos bem tiradas e legendas claras e chamativas para divulgar o seu trabalho!

Quais são os melhores sabores para quem está começando?

Uma estratégia para conquistar clientes é, sem dúvidas, elaborar um cardápio irresistível. Para isso, você pode pesquisar quais são os sabores de bolos mais comuns e pedidos na sua cidade e apostar neles. Não deixe também de acrescentar versões diferenciadas que chamam a atenção das pessoas. Em geral, os seguintes sabores de bolos costumam ser os mais vendidos:

  • chocolate;
  • pão de ló;
  • formigueiro;
  • laranja;
  • fubá;
  • milho;
  • coco.

As coberturas e os recheios de bolos também são uma maneira de incrementar o faturamento do seu negócio e, ainda, aumentar a satisfação de seus clientes. Para tanto, aposte nos sabores que estão em alta, como:

  • creme de avelã;
  • leite ninho;
  • leite condensado;
  • brigadeiro;
  • doce de leite.

Como colocar a mão na massa e começar a vender bolos?

A seguir, vamos apresentar algumas dicas para você colocar as mãos na massa para a produção e divulgação do seu bolo pra vender:

  • teste muitas receitas e faça diversas experiências, pois menos é mais: comece com poucos sabores diferentes, mas que sejam realmente bons;
  • anote todos os ingredientes que usar e seu tempo de preparo. Depois, não se esqueça de fotografar o resultado. Use as fotos para manter o seu portfólio, ou seja, o registro da sua lista de trabalhos. Ele será importante para você mostrar sua qualidade e toda capacidade aos clientes, além de se sentir mais segura para aceitar encomendas, passar orçamentos e fazer sugestões;
  • caso queira fazer bolos para aniversários e outras comemorações, prepare o seu melhor bolo, fotografe, corte e distribua pedaços para amigos e familiares. Uma boa ideia é embrulhá-los e enviá-los junto com um cartão, avisando que você aceita encomendas;
  • crie formas de divulgar o seu trabalho. Algumas opções são usar as redes sociais, como Facebook e Instagram, para colocar as fotos dos bolos, ou até mesmo criar um site com a lista de sabores disponíveis e seus contatos. Essas são excelentes formas de divulgação sem custo. Apenas não se esqueça de postar com frequência, para seus clientes sempre se lembrarem de você!

Por que é importante fazer bolos de qualidade?

Não é de hoje que existem lugares famosos de bolos por aí. Pare e pense em quantas casas de bolo você conhece. Algumas, certo? Para se dar bem nesse negócio, certamente elas seguiram passos para não perder a qualidade. Nesse sentido, você pode usar e abusar das seguintes dicas:

  • as melhores formas costumam ser aquelas com furo no meio ou as de bolo inglês. Se achar alguma com relevo, incrementa ainda mais o visual final;
  • escolha 2 ou 3 receitas bases e altere apenas os ingredientes que vão mudar o sabor, assim, é possível ter mais produção com menos custo;
  • caldas são bem-vindas e quando coloridas chamam ainda mais a atenção. Polvilhar o bolo com açúcar de confeiteiro, cacau em pó ou canela também são opções diferentes e saborosas de acabamento.

Por outro lado, é indicado evitar:

  • fazer receita de bolos sem sabor;
  • usar do liquidificador durante o processo, uma vez que ele não tem espaço interno suficiente para incorporar ar (o que deixa o aspecto mais fofinho) e não mistura bem os ingredientes;
  • utilizar outros objetos para bater o bolo. Indicamos sempre usar batedeira ou um batedor de arame, além de vasilha proporcional ao tamanho da receita.

Não se esqueça, também, de que é importante ousar! Não tenha medo de errar e teste novas receitas com ingredientes inusitados como batata doce, abóbora, manjericão, mirtilo, etc. Se você se surpreender com o resultado, com certeza seus clientes também irão!

Qual é o tamanho de bolo pra vender ideal para cada ocasião?

Essa é uma dúvida comum entre aqueles que estão começando na área, por isso, para calcular o tamanho do bolo que você vai precisar para cada ocasião, faça duas perguntas básicas: “estamos falando de qual ocasião?” e “qual é o número de convidados?”.

Pensando em ocasiões recorrentes de festas, temos as festas maiores, como aqueles eventos grandes com jantar, mesas de doces e bolo. Nesse caso, se o bolo ficar em uma mesa específica para os convidados se servirem lá, pode-se considerar que 1 em cada 4 convidados irá comê-lo. Na prática, isso significa que de 400 convidados, serão 100 fatias de bolo.

Já no caso de festas menores, estilo coquetel, com doces e bolo, se o bolo ficar também em uma mesa específica para os convidados se servirem lá, considere que 1 em cada 3 convidados irá comê-lo. Logo, de 150 convidados, serão 50 fatias de bolo.

Até aqui focamos principalmente em quantidade de convidados, certo? Agora vamos pensar nos comes e bebes disponíveis em cada festa, adaptando conforme o número de convidados:

  • festa com apenas bolo e bebida: de modo geral, todos irão comer. Por isso, é importante estar preparado;
  • almoço com sobremesas diversas e bolo: metade dos convidados deve comer o bolo.

Portanto, sua receita deve variar a partir da quantidade de convidados, mas também ter em mente a proposta de cada festa é ideal! Importante lembrar que esse cálculo já está com uma folga. Afinal, é melhor sobrar do que faltar.

Quanto cobrar por um bolo pra vender?

Para saber quanto cobrar, primeiro você precisa saber quanto custou para produzir cada uma das suas receitas. Para isso, é importante entender a conversão de medidas.

Por exemplo, algumas receitas usam o termo famoso “xícara de chá”, mas você sabe qual é a medida correta de uma xícara de chá? E de uma “colher de sopa”? Essas informações encontramos rapidinho pela internet, mas o fundamental é entender o raciocínio do cálculo que será feito. Vamos lá!

Imagine que o kg (1000g) de farinha de trigo Dona Benta seja R$ 3,30 e você precisará usar 1 xícara de chá de farinha no bolo. Pense assim: 1kg é 1000g e 1 xícara de chá tem 110g.

Se você usasse os 1000g de farinha Dona Benta no bolo, o seu custo de farinha seria de R$3,30, mas você só precisa usar 110g, certo? Por isso, divida os R$ 3,30 por 1000. O resultado será o valor de cada 1g de farinha.

Agora, multiplique por 110g (quantidade usada da xícara de farinha). Prontinho, o resultado é aproximadamente R$ 0,36 centavos. Isso significa que só para usar 110g de farinha Dona Benta, você investiu R$0,36.

Para os próximos passos, você deverá fazer esse cálculo com todos os ingredientes, somando tudo e chegando ao valor final do seu custo de produção.

Claro que, além desse custo base, você precisa calcular alguns outros gastos, como água, luz e gás, acrescentando entre 10 a 20% no valor total. E por fim, considere a sua mão de obra, também colocando mais 10 ou 20%, de acordo com o que você achar mais justo.

Agora que você considerou tudo isso, falta definir o preço de venda, isto é, pensar no seu lucro. Esse valor é subjetivo e vai depender apenas de você. Vale fazer uma pesquisa do preço de bolos na sua cidade e considerar a média geral dos seus concorrentes. Isso deve ajudar a entender se você está muito fora da média, para cima ou para baixo. E, mais uma vez, não tenha medo e arrisque!

Quais são as mais importantes dicas para quem quer vender bolos?

Por fim, vamos apresentar mais algumas dicas relevantes para que você venda bolos:

  • separe a motivação;
  • no seu consciente, misture a força de vontade com o seu talento por ao menos 5 minutos;
  • se você se considera sem talento, retire o pensamento negativo do consciente;
  • continue sempre testando diversas receitas cuidadosamente e aumentando seu portfólio;
  • escolha as melhores receitas e invista nelas;
  • mantenha seu coração preaquecido e divulgue seu trabalho para as pessoas;
  • acredite no seu trabalho e não desista;
  • aproveite as datas comemorativas, como o Natal, para vender bastante;
  • se optar por decorar seus bolos, tente registrar todas as etapas do processo. Saber decorar é sempre uma boa carta na manga, já que esse tipo de bolo é bem-vindo em diversas ocasiões;
  • sabe o que vai bem com tudo e não precisa de quase nenhum investimento? Bem-casados. Você pode ir além com esses docinhos;
  • use sempre ingredientes de qualidade para garantir o sabor final do bolo. Recomendamos que dê preferência à Farinha Dona Benta.

Agora que você já conhece as nossas dicas de bolo pra vender para quem está começando nesse ramo, chegou a hora de agir. Coloque a mão na massa e invista no seu negócio para obter uma renda extra!