Para se darem bem no mercado de serviços e alcançarem bons resultados frente à concorrência, os gestores devem buscar sempre o crescimento e a sustentabilidade de seu negócio. Isso porque essa cultura de desenvolvimento contribui para que o negócio se desponte no seu nicho e apresente serviços cada vez melhores ao seu público consumidor. Na prática, esse objetivo só é alcançado quando a equipe de gestores tem seus planos e projetos bem estruturados e coesos com a realidade do negócio.
Em se tratando do setor financeiro, é válido destacar que o rendimento exponencial do empreendimento só é atingido quando os gestores são capazes de estipular objetivos, as famosas metas financeiras. Elas ajudam a orientar os planos de ação e as estratégias para chegar em resultados cada vez melhores. Mesmo sendo um tema de grande relevância para o sucesso de qualquer empresa, há líderes que não têm muita noção sobre como implementar essa ferramenta.
Caso você faça parte desse grupo, preparamos este artigo contendo as principais informações sobre o que é e como definir as metas financeiras. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!
O que são metas financeiras?
Antes de tudo, é fundamental falarmos sobre o que vêm a ser as metas financeiras em um contexto empresarial. Embora possa parecer algo simples, na prática, o estabelecimento de objetivos no quadro de finanças da instituição pode demandar algumas habilidades e conhecimentos prévios sobre o negócio. Basicamente, essa estratégia consiste em apontar um norte a ser seguido, de forma que toda a equipe de profissionais trabalhe conjuntamente para chegar ao plano estipulado.
Quando não se tem esse objetivo claro, fica difícil criar estratégias, formular planos de ação e delegar funções, já que ninguém sabe ao certo o que esperar das ações executadas. Por outro lado, ao definir uma meta financeira acompanhada das diretrizes que devem ser seguidas para obter os resultados, todo o time se sente mais confiante e capacitado a dar o melhor em suas funções para “bater a meta”.
Vale comentar que você deve pensar nesses planos levando em consideração o potencial do negócio, as características específicas dele e o cenário externo do mercado, de modo que as metas possam ser estipuladas sem aparentar algo utópico ou impossível de atingir. Os colaboradores precisam enxergar o resultado bem palpável e real, pois assim será mais fácil alcançar um bom engajamento e a participação de todos os membros do negócio.
Como definir as metas financeiras?
Agora que você tem uma melhor noção sobre o que são as metas financeiras e como elas são necessárias para o crescimento do negócio, é muito importante falarmos sobre os pontos que devem ser levados em conta no momento de formular cada meta. Lembre-se de que a falta de planejamento ao definir o objetivo financeiro pode acarretar maus resultados, baixa motivação e aderência dos funcionários, além de gerar gastos sem o retorno esperado.
Antes de colocar em prática e divulgar para os funcionários as metas financeiras que farão parte da rotina de trabalho, analise claramente a aplicabilidade do projeto. Para isso, faça perguntas do tipo:
- A meta financeira condiz com o propósito do negócio?
- As equipes estão preparadas para atingir o objetivo estipulado?
- As metas propostas são atingíveis?
- O negócio está em um bom momento para traçar esse tipo de meta?
- A meta compromete outros investimentos do negócio?
Essas e outras indagações ajudarão você a entender melhor sobre a relevância do plano criado. Além do mais, há outros pontos que precisam ser considerados. Confira agora mais alguns procedimentos para colocar em prática!
Organize o orçamento
A primeira dica é organizar o seu orçamento, pois esse é o primeiro passo para criar uma meta sólida e ideal para o negócio. Sendo assim, é preciso inicialmente estudar todos os seus ganhos e gastos visando a ter uma noção aprofundada sobre o andamento do setor financeiro do negócio. Você deve separar as contas básicas que precisam ser quitadas mensalmente, a poupança ou reserva financeira e, por fim, o dinheiro disponível para investimento.
Aprenda a economizar
Um dos principais fatores que comprometem os lucros e investimentos do negócio são os gastos classificados como desnecessários para o progresso do empreendimento. Para evitá-los, você deve aprender a economizar, ou seja, poupar custos redundantes nas atividades internas e gastos destinados a objetivos que não trazem retorno para a instituição. Você pode implementar essa política nas diferentes áreas do negócio, como no setor de estoque, no campo produtivo, na gestão de investimentos etc.
Pague as dívidas
Se você deseja alcançar a sustentabilidade do negócio, deve começar priorizando a organização das finanças, pois só com essa base é possível planejar estratégias e metas para o futuro. Sendo assim, um dos passos elementares é quitar todas as dívidas e despesas da instituição. Lembre-se de que esse passo é muito importante para ajudá-lo a ter ideia da reserva financeira real com a qual os gestores podem contar para realizar os planos estratégicos.
Estabeleça objetivos para diferentes prazos
Por fim, você deve estabelecer objetivos para diferentes prazos segundo as características de cada projeto. Nesse caso, vale a pena mencionar que a data-limite para atingir a meta é um dos pontos mais importantes para gerar a organização e o engajamento da equipe. Por isso, ela deve ser pensada levando em consideração parâmetros como complexidade do objetivo e disponibilidade de tempo e serviço para trabalhar em cima da meta estipulada.
O ideal é propor metas de desempenho tanto a nível geral quanto em setores e departamentos, bem como em campanhas individuais, visando a garantir o máximo rendimento dos colaboradores em prol da maximização do rendimento financeiro do negócio.
Portanto, essas foram as principais informações acerca do que são metas financeiras e como defini-las. A esse respeito, vale comentar a importância de utilizar KPIs financeiros que ajudarão a orientar o planejamento estratégico do negócio e garantir o sucesso ao direcionar metas e investimentos estratégicos para ele.
Gostou do assunto e quer saber mais sobre o tema? Então baixe nosso e-book agora mesmo!
O que você achou deste conteúdo?
Obrigado pela sua avaliação