O Instagram é uma das redes sociais que mais cresceram nos últimos anos. Inclusive, a plataforma criou o Instagram para negócios, voltado especialmente para perfis de empresas que desejam usar esse recurso para atrair clientes e vender mais. De acordo com dados apresentados na revista Consumidor Moderno, o engajamento de posts feitos pelas 50 maiores marcas do mundo foi maior no Instagram do que no Facebook.
Isso significa que as pessoas estão mais abertas a interagir e participar de conversas com negócios no Instagram. Por isso, ter um bom engajamento nesse canal é essencial para reforçar a sua presença digital e conquistar mais autoridade diante do público.
Já que essa rede social tem tudo para ser o melhor lugar de se estar presente na internet, preparamos este guia completo do Instagram para negócios para ajudar você a divulgar a sua empresa na plataforma. Vamos lá? Boa leitura!
Como vender mais com o Instagram?
Além de ser uma das melhores redes sociais para compartilhar fotos e vídeos, o Instagram oferece diversas soluções que podem ser usadas estrategicamente para divulgar o seu negócio. Veja, a seguir, quais os principais recursos com potencial de uso em sua estratégia de marketing.
Botão de Contato
Essa é uma das principais funcionalidades do Instagram para Empresas, ou seja, para perfis de “Conta Profissional”. Clicando nela, o usuário verá três funções: Ligar, E-mail e Como Chegar.
Dessa forma, você elimina todas as barreiras para que o cliente possa encontrar seu negócio e falar com ele. Basta cadastrar seus contatos, inclusive o WhatsApp, e esperar que os clientes falem com você.
Instagram Stories
Muito parecido com o aplicativo Snapchat, que fez grande sucesso há alguns anos, esse recurso permite o compartilhamento em tempo real de imagens e vídeos que desaparecem após 24 horas.
O mais legal é que você pode usar emojis, boomerang, filtros, desenhos, enquetes e caixinhas de perguntas, entre outros recursos que, além de divertirem os seus seguidores, costumam aumentar a interação e o engajamento da conta.
Por causa do seu formato mais dinâmico, os Stories permitem a criação de uma relação intimista com os seguidores. É possível mostrar o que está acontecendo, basicamente em tempo real, para que os usuários sintam-se parte do dia a dia do negócio.
Destaques
Depois que um Story for publicado, você pode salvá-lo como Destaque para que ele fique no seu perfil. Sabe aquelas bolinhas que ficam logo abaixo da descrição de perfil e em cima das fotos? Então, elas são chamadas de Destaques.
Criar um Destaque é muito simples e o ideal é que você julgue a melhor forma de usar esse recurso para o seu negócio. Pense nele como um “Cardápio da sua marca”. Por exemplo, se você tem um bar, é possível criar os seguintes Destaques:
- nome do destaque: cervejas. Conteúdo: fotos das cervejas que estão no cardápio com os preços;
- nome do destaque: drinks. Conteúdo: fotos dos drinks com os nomes e preços de cada um;
- nome do destaque: petiscos. Conteúdo: fotos das opções de petisco com os respectivos preços;
- nome do destaque: happy hour. Conteúdo: vídeos do seu bar em momentos de happy hour (ou seja, pessoas interagindo no ambiente, bebendo e conversando) e informações de endereço, horário e valores praticados.
Não se esqueça de caprichar na escolha da capa de cada Destaque e de colocar um nome curto para cada um deles.
IGTV
Podemos chamar o IGTV de “TV do Instagram”. Lançado em 2018, é uma plataforma de vídeos mais longos, de até 60 minutos. Algumas contas estão liberadas para publicações de até 1 hora, enquanto as demais só conseguem publicar vídeos de até 10 minutos.
O IGTV é uma boa alternativa para divulgar vídeos que antes só eram vistos no YouTube, mas você deve entender se ele é um bom recurso para o seu negócio ou não. Por exemplo, se você tem um restaurante, pode publicar o vídeo de uma receita no IGTV.
Mas, por outro lado, se seu negócio for uma loja de móveis, talvez esse recurso não faça sentido para você.
Vídeo ao vivo
Fazer um vídeo ao vivo é simples! Você segue o mesmo caminho do Story, mas escolhe a opção “Vídeo Ao Vivo”. Essa é uma ótima opção, por exemplo, para divulgar o evento de lançamento de uma nova loja.
O uso de vídeo ao vivo, ou seja, das famosas lives, contribui para aquecer o público para o evento, atrair os clientes a ele e até mesmo esclarecer algumas dúvidas pontuais da audiência.
DM (Mensagens Diretas)
Com as mensagens do Instagram, fica mais fácil conversar com sua audiência. Você pode responder a Stories de seguidores que marcaram seu perfil ou apenas as mensagens que enviam ao seu negócio.
Algumas pessoas preferem mandar esse tipo de mensagem privada do que deixar comentários em posts. Certifique-se de responder o mais rápido possível para que ninguém fique sem retorno.
Notificações de publicação
Você sabia que é possível receber notificações sempre que um perfil publica algo? Incentivando seus seguidores a ativar essa funcionalidade, você garante que eles vejam todas as suas publicações assim que você posta.
Para fazer uso desse recurso, basta entrar no perfil desejado e ativar as notificações para Stories, posts de feed e outros. Ensinar seus seguidores a fazer isso é uma boa ideia. Depois, é só garantir posts interessantes e relevantes para aproveitar o engajamento!
Loja
Se você vende pela internet e já tem uma Loja no Facebook ou um catálogo de produtos no gerenciador de negócios, você está a um passo de vender pelo Instagram! Esse recurso é interessante porque os seguidores conseguem clicar direto na foto do produto e, em seguida, consultar o seu preço e até mesmo comprá-lo online.
Mas fique tranquilo: se você não faz vendas pela internet, o Instagram continua sendo uma ótima rede social para divulgar o seu negócio. Inclusive, você pode informar na descrição do seu perfil que vende e faz entregas em casa, apesar de não ter um e-commerce.
Por exemplo, se você tem uma loja de moda, não é necessário vender direto pelo e-commerce. Você pode publicar as fotos das roupas no site ou Instagram e oferecer a possibilidade de pagamento na entrega do produto. Afinal, você tem a melhor maquininha do Brasil, né? A Stone!
O que é o Instagram for Business?
O Instagram for Business, ou Instagram para negócios, foi lançado no ano de 2016 e se trata de uma modalidade de conta voltada para perfis profissionais, como lojas, empresas, empreendedores etc. Ou seja, ele é direcionado a todos que desejam vender ou dar visibilidade a algum produto ou serviço por meio da plataforma.
O recurso conta com diversas ferramentas que facilitam o trabalho desses perfis na rede social, como a possibilidade de criar anúncios e acessar dados mais detalhados de conteúdo.
Por isso, se você se encaixa como um perfil profissional e pretende entrar com tudo em uma estratégia de marketing para o Instagram, a melhor opção é trocar sua conta pessoal por uma de negócios.
O que não pode faltar no perfil do seu negócio?
Agora que você já entende como utilizar os recursos do Instagram para negócios a fim de atrair os clientes, é hora de tornar o seu perfil irresistível para quem está chegando agora. Existem alguns aspectos que você não pode deixar de lado no perfil, já que eles são relevantes para reter o seu público. Confira!
Use hashtags estratégicas
O uso de hashtags é uma excelente forma de alcançar mais seguidores e otimizar a publicidade de seu negócio. Por exemplo, ao usá-las com assuntos relacionados a seu negócio, é possível chegar a pessoas interessadas em seu produto por meio do explorar.
Portanto, não deixe de usar hashtags estratégicas em publicações do feed e nos Stories para otimizar a visibilidade da conta e atrair mais potenciais compradores para a sua organização. Assim, as chances de aumentar os lucros com o uso dessa ferramenta são reais.
Invista em anúncios
Além de usar estratégias orgânicas, que não demandam nenhum investimento adicional, recorrer aos anúncios pagos é uma excelente maneira de otimizar o alcance de seu perfil e, consequentemente, atingir a sua persona e aumentar as vendas do negócio.
Por meio desse recurso, é possível fazer diversas segmentações que vão ajudar você a atingir pessoas com o perfil do seu público-alvo. Por exemplo, é viável efetuar publicidades para mulheres que moram em São Paulo, têm entre 20 e 40 anos e gostam de assuntos relacionados a beleza.
Dessa forma, se você já sabe qual é o perfil dos indivíduos que realizam compras em seu negócio, pode ser uma ótima estratégia usar essas segmentações e alcançar novos consumidores.
Aproveite sua localização
Além de usar a localização nos anúncios, ela também é uma boa forma de atrair mais pessoas para sua loja e seu perfil. Existem mecanismos de pesquisa no Instagram nos quais as pessoas costumam verificar as opções de negócio de uma determinada cidade.
Por exemplo, suponha que você tem um restaurante em Florianópolis. Ao colocar a sua localização em postagens, elas vão aparecer nas buscas e podem gerar interesse nas pessoas. Portanto, não deixe de incluir esse elemento nas divulgações. Além disso, capriche nas fotos a fim de garantir que sejam atrativas.
Aposte nos Stories
Esse é um excelente recurso para você engajar a sua audiência e obter melhores resultados com o seu perfil no Instagram para negócios. Por exemplo, imagine que você tenha um estabelecimento que trabalhe com alimentação. Uma boa ideia é mostrar ao seu público um pouco dos bastidores do seu negócio.
Ou seja, você pode apresentar a sua cozinha, mostrar como todo o processo dela é feito com extrema higiene, um pouco dos ingredientes utilizados e assim por diante. Da mesma forma, é possível utilizar esse recurso em diferentes tipos de negócio para aumentar o engajamento e atrair clientes.
Interaja com o público
Outro ponto que não deve faltar no Instagram da sua empresa é a interação com seu público. Por meio desse tipo de ação, você consegue fazer com que ele sinta que faz parte do dia a dia do negócio.
Para isso, você pode responder aos comentários deixados em seu perfil, abrir caixinhas de pergunta para esclarecer dúvidas ou para conhecer seu público e escrever mensagens pelo direct. Ao apostar nessas ações, as chances de conquistar e fidelizar clientes com o Instagram são bem altas.
Faça bons CTAs
Por meio de um bom CTA (Call to Action), ou seja, uma chamada para a ação, você consegue melhorar o engajamento do público e faz com que sua mensagem chegue até novas pessoas.
Por isso, capriche nos CTAs dos posts e naqueles que são postados nos Stories. Vale criar chamadas para fora do Instagram, como um convite para o público conferir as novidades no seu estabelecimento.
Outra opção é pedir para os seguidores compartilharem, com amigos e pessoas próximas, as novidades do seu negócio. Mesmo que pareça uma atitude simples, essa mudança tem grande potencial para causar melhorias significativas em seu perfil.
Qual é a importância de um perfil para seu negócio?
Ter um perfil voltado para o seu negócio gera diversas vantagens. Além de ter uma conta no Instagram para negócios, é preciso saber como explorar todas as suas possibilidades. Veja, a seguir, como utilizar todo o potencial dessa rede social.
Especificação de conta
Assim que você cria uma conta, é possível escolher a especificação do seu perfil, ou seja, se é um blog pessoal, um negócio local, entre outras possibilidades.
Esse recurso costuma ser relevante para conquistar novos seguidores, já que todo mundo que entra no seu perfil pela primeira vez consegue saber exatamente do que ele trata.
Métricas detalhadas
Ao ter um perfil de negócios, é possível acessar o Instagram Insights, uma ferramenta que disponibiliza informações detalhadas sobre o que acontece nessa rede social.
Isso quer dizer que, além das métricas mais básicas, como comentários, curtidas e visualizações, é possível ter acesso a outros números, como alcance, impressões, visitas ao perfil, ganho de seguidores, cliques no site e engajamento das publicações.
Dessa maneira, torna-se viável realizar uma análise bem mais completa do conteúdo, bem como compreender quais posts agradam ao seu público e tiveram uma melhor performance no seu perfil.
Informações sobre o seu público
O Instagram Insights também fornece dados sobre o seu público, como idade, gênero e localidade. Com essas informações em mãos, fica mais fácil criar conteúdos direcionados aos seus seguidores e até anúncios específicos para atingir cada nicho e engajar novos indivíduos.
Além disso, há a possibilidade de descobrir em quais dias e horários os seguidores de um determinado perfil estão mais ativos, a fim de saber qual é o horário indicado para postar no Instagram.
Criação de anúncios
Após habilitar o perfil comercial no Instagram, também se torna possível usar o gerenciador de anúncios do Facebook e do próprio aplicativo do Instagram para criar anúncios nas redes sociais e lançar suas campanhas, atingindo um público maior.
Quais são os pontos de atenção ao usar o Instagram?
Contudo, como tudo na vida, as redes sociais têm lados positivos e negativos. Agora que você já conhece os principais benefícios do Instagram para negócios, é hora de entender quais os pontos de atenção quanto a esse canal de comunicação com o público!
Legenda dos posts
Apesar de a legenda comportar mais de 2.000 caracteres, apenas as primeiras palavras aparecerão. Para ler tudo, a pessoa deverá clicar em “mais” e, só assim, é possível ver o restante do texto.
Ou seja, essa não é a melhor rede social para textos longos, já que muitas pessoas não clicam no botão “mais” e, por isso, não leem todas as informações que são passadas. Porém, vale usar a criatividade para tornar a legenda atrativa, mesmo que não seja grande.
Monitoramento
Diferentemente do Facebook, que proporciona relatórios completos sobre o perfil da sua empresa, o Instagram para negócios é mais limitado.
Entretanto, com o perfil de “Conta Profissional”, ou seja, com o Instagram para Empresas, você tem acesso a métricas apropriadas, os Insights, como comentamos. Com elas, é possível acompanhar a performance do perfil da organização. A seguir, destacamos o que você consegue obter com elas:
- impressões: esse recurso ajuda a monitorar o número total de visualizações das suas publicações;
- alcance: por meio dele, é viável entender o número de pessoas que visualizaram seus posts;
- visualizações de perfil: mensura o montante de visualizações do perfil;
- cliques no site: serve para ver quantos indivíduos foram redirecionados do Instagram para Empresas ao endereço do seu site;
- seguidores: apresenta vários aspectos do perfil de quem acompanha você, sendo possível obter informações como: horário de maior atividade, gênero e idade dos indivíduos;
- principais publicações: é apropriado para entender quais são as publicações que tiveram maior sucesso em termos de visualização.
Perfil
Atualmente, o limite de caracteres para o texto de descrição do perfil no Instagram é 150. Ou seja, se você gosta de escrever bastante para falar sobre o seu negócio, não vai ser viável. É preciso ser mais objetivo possível na descrição do seu perfil. Vá direto ao ponto e fale apenas o necessário.
Uso de link
Você já deve ter percebido que não dá para colocar link em legendas de posts no Instagram, certo? Quer dizer, até dá, mas o link não fica “clicável”.
Por isso, é comum incluir informações como essa na bio (ou seja, no perfil). Para vincular a URL a algum post, basta sinalizar na legenda, incentivando que as pessoas cliquem no que está no perfil.
Como usar o Instagram para divulgar sua loja?
Agora que você já conhece as vantagens e desvantagens, que tal conferir algumas dicas de como usar essa ferramenta para divulgar sua loja? Confira as boas práticas para arrasar e conquistar clientes no Instagram para negócios.
Tenha um perfil profissional
Inicialmente, é importante entender que o perfil para negócios deve ser Profissional, como já comentamos. Sendo assim, lembre-se de trocar agora mesmo, caso ele ainda esteja como Pessoal. Fazer isso é simples! Siga as coordenadas:
- acesse as configurações de perfil no Instagram;
- toque em “Conta”;
- agora clique em “mudar para conta profissional”;
- defina a opção “Empresa”;
- selecione uma categoria que define o seu negócio;
- escolha as opções de exibição do perfil;
- se o perfil ainda estiver privado, autorize que a conta se torne pública.
Pronto. Agora que você tem uma conta profissional, pode usar os recursos disponíveis para esse tipo de perfil, como possibilidade de acessar as métricas!
Crie a localização da sua loja
Podemos dizer que criar localização no Instagram para negócios é uma forma gratuita de divulgação, pois os usuários, ao postarem marcando a localização do seu negócio, acabam divulgando aos seguidores deles — que não necessariamente seguem a sua loja — onde eles estavam.
Tenha uma frequência de postagem definida
É superimportante manter uma consistência de posts. Não importa se são três vezes na semana, todos os dias ou apenas um, mas é essencial que você tenha uma frequência-padrão e mantenha sua página atualizada.
Saiba qual é o melhor horário para postar
É possível estudar o comportamento dos seus seguidores na funcionalidade Insights. Lá você encontra o perfil do público que acompanha sua marca e os horários de pico de acesso à sua página.
De qualquer forma, existem alguns períodos mais aconselháveis para divulgação, como próximo ao almoço, logo pela manhã ou no fim da tarde.
Mas essas teorias são completamente relativas, já que tudo vai depender do segmento do seu negócio, do tipo de produto que você vende e do seu perfil de seguidores.
Faça sorteios e promoções de vez em quando
Divulgar promoções nos Stories e criar sorteios no feed são formas interessantes de gerar engajamento e divulgação.
Se você estiver na dúvida sobre qual seria o melhor tipo de promoção ou sorteio para fazer, que tal usar aquele recurso de “caixinha de perguntas” do Story? Pergunte para os seus seguidores que tipo de promoção eles querem da sua loja.
Quais são os bons exemplos de Instagram de empresas?
Como já falamos aqui no blog: na internet quase nada se cria, porque quase tudo se copia. Então vamos nos inspirar um pouquinho? Muitas marcas estão mandando bem no Instagram e vale ficar de olho para ativar a criatividade.
Poderíamos indicar vários perfis de marcas grandes e famosas para você fuxicar, mas esse seria o caminho mais fácil e menos interessante. Afinal, estamos falando de empreendedor para empreendedor, certo?
Então separamos alguns perfis bem legais para você dar uma olhada! E o melhor: todos são empreendedores e clientes Stone! Para sua inspiração ser produtiva, sugerimos que você observe:
- a imagem do perfil/avatar;
- o nome do perfil;
- a descrição do perfil;
- os tipos de posts do feed;
- a organização dos Destaques;
- a frequência de posts;
- a interação com os seguidores nos comentários.
Classificamos por tipo de segmento para facilitar a sua pesquisa:
- restaurante – Sanduba do Careca: @sandubadocareca;
- bar – Jobi: @bar_jobi;
- vestuário (marca) – Mork: @morkstore;
- café – Maricota Café: @maricotaconfeitariaecafe;
- salão – Level Salão & Spa: @levelsalaospa.
Como divulgar o seu negócio usando o Instagram?
Já falamos sobre os pontos negativos e positivos do Instagram, mostramos as melhores práticas, indicamos alguns perfis para você se inspirar e agora chegou a hora das quatro dicas de ouro para você arrasar no Instagram!
Caractere invisível para pular linha em legendas do Instagram
Já tentou pular linha na hora de escrever uma legenda no Instagram? Nem sempre dá certo, né? Temos uma dica: basta colar lá o que estiver entre aspas aqui “ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀”.
Encurtador de link
Falamos aqui algumas vezes que Instagram não é lugar de textão, né? Então, se liga nesta dica: use o site bit.ly para encurtar gratuitamente o link que você quiser postar. Além de diminuir o tamanho da URL, o bit.ly dá a você informações como: quantidade de cliques e perfil de geolocalização das pessoas que clicaram.
App para criar sua logomarca
Seu negócio ainda não tem uma logomarca e você quer criar uma para usar de avatar? Temos uma boa dica! Clique aqui para criar sua marca online. O site não cobra nada para isso e, se você gostar, pode comprar a sua logomarca para usar de diversas formas. Comprando ou não, é uma ótima opção para ter ideias.
Quais são as principais curiosidades sobre essa rede social?
Para fechar, vamos contar um pouquinho da história do Instagram e ressaltar algumas curiosidades sobre essa rede social que não para de crescer!
Você sabia que o Brasil tem participação na criação do Instagram? A rede social foi criada em 2010 por Kevin Systrom, nascido nos EUA, e Mike Krieger, que é brasileiro, sendo ambos engenheiros. No dia do lançamento, o Instagram foi o aplicativo com maior número de downloads da Apple Store e, em dezembro do mesmo ano, já havia ultrapassado 1 milhão de usuários.
Apenas um ano depois do seu lançamento, em 2011, já tinha 10 milhões de pessoas na rede. Em 2012, após o lançamento da versão para Android, o Instagram foi adquirido pelo Facebook por 1 bilhão de dólares.
O que há de interessante no Instagram para negócios?
Assim como tudo que há na internet, o Instagram conta com curiosidades interessantes. As que entram no nosso top 3 são as seguintes:
- primeira foto postada: a primeira foto postada no Instagram foi a do cãozinho de um dos donos. Dolly, o cão, aparece olhando para cima, ao lado do pé do Kevin Systrom. Veja aqui!;
- foto mais curtida: a foto mais curtida no Instagram ultrapassa 54 milhões de likes e é… um ovo! Bizarro, né? Confira a lista das 10 fotos mais curtidas no Instagram;
- perfil com mais seguidores: o próprio Instagram tem mais de 332 milhões de seguidores e está à frente de todos os perfis do mundo. Mas tem muitos outros com vários seguidores! Veja aqui a lista do top 15 perfis mais seguidos.
Agora que você conheceu um guia completo do Instagram para negócios e já sabe como usar essa rede social tão importante, coloque em prática as dicas que apresentamos neste post para aumentar o seu engajamento na plataforma!
Viu como divulgar o seu negócio pode ser mais simples do que você imaginava? Para potencializar seus resultados, confira nosso artigo e descubra 7 técnicas de vendas e veja como aplicar cada uma delas!
O que você achou deste conteúdo?
Obrigado pela sua avaliação