Sabia que a solução para a gestão financeira do seu negócio pode estar em um conceito chamado margem de contribuição? Talvez você já tenha sentido que a sua loja não está rendendo tanto quanto você esperava. Ou talvez você não saiba, exatamente, qual a viabilidade dos seus produtos.

Afina, será que o seu preço está correto? A solução para esses problemas pode estar em um conceito chamado de margem de contribuição. Se você nunca ouviu falar nisso, não tem problema.

Ao longo deste post, vamos mostrar o que é a margem de contribuição, como calculá-la e quais benefícios ela traz para a sua empresa. Continue lendo para entender tudo sobre essa métrica!

Quais os três principais aprendizados deste post?

Vamos começar logo com o que você vai aprender aqui:

  • a margem de contribuição é uma das métricas mais importantes para um negócio. Ela é calculada subtraindo as despesas e custos variáveis do valor das suas vendas. É uma das melhores técnicas de precificação e também indica a sustentabilidade de um negócio;
  • para calcular a margem de contribuição, é importante entender a diferença entre custos e despesas fixas e variáveis. Gastos fixos são aqueles que não dependem do volume de produção ou de vendas, ou seja, independem da performance do negócio, como o salário dos seus funcionários. Já os variáveis correspondem àqueles que oscilam de acordo com o volume de produção ou vendas, como matéria-prima para fabricar um produto;
  • o cálculo da margem de contribuição traz inúmeras vantagens para o dono do negócio: lucratividade, análise de viabilidade da venda, precificação certeira e previsibilidade. Para colher todos os benefícios que a margem oferece, faça análise de preços com frequência e ajuste o valor dos seus produtos quando necessário.

O que é margem de contribuição?

Margem de contribuição é considerada uma das métricas mais importantes para o seu negócio. Ela também é conhecida como ganho bruto e indica o quanto o seu negócio é sustentável. Em outras palavras, ela mostra se a receita da sua empresa cobre os custos fixos e traz lucros.

O conceito de margem indica um limite de segurança para se proteger dos custos variáveis e não ficar no prejuízo. Já a contribuição, refere-se às despesas fixas e à garantia de lucro.

De forma simples, a margem de contribuição é aquilo que sobra quando você subtrai os custos e despesas variáveis do valor das suas vendas. Com ela, você deve pagar as suas obrigações mensais e gerar caixa para alimentar o negócio.

A maioria das empresas que não dão certo tiveram uma má gestão financeira. Para evitar que isso ocorra com a sua, é fundamental conhecer e aprender a calcular a margem de contribuição.

Por isso, é tão importante ter esse controle. A margem de contribuição trará dados relevantes para a segurança financeira e continuidade da sua empresa. Veja a seguir como calcular essa métrica:

Como calcular margem de contribuição?

Agora que você já sabe o que é margem de contribuição, deve estar ansioso para descobrir como calculá-la. Mas antes de irmos para a fórmula, propriamente dita, precisamos entender o que são despesas e custos. Esses dois conceitos são fundamentais na hora de fazer o cálculo da margem. Entenda!

Custos x despesas

Os custos são os valores de produção do seu produto/serviço, como matéria-prima, mão de obra, embalagem, manutenção de máquinas e equipamentos. As despesas, por outro lado, não estão diretamente ligadas ao produto/serviço, como aluguel, conta de gás e de luz.

Ou seja, enquanto os custos representam os gastos que a empresa tem para produzir e vender seus produtos, as despesas estão relacionadas aos gastos que envolvem a manutenção administrativa da empresa.

Custos e despesas fixos x variáveis

Quando falamos em custos e despesas fixos, nos referimos aos gastos que não dependem do volume de produção ou de vendas. São os valores que não estão ligados à performance da sua empresa, como o salário dos seus funcionários.

Já custos e despesas variáveis são aqueles que oscilam conforme o volume de produção ou vendas, como o material para fabricar determinado produto. Para calcular a margem de contribuição, é necessário saber seus custos e despesas variáveis. Por isso, você precisa registrá-los para aumentar seu controle financeiro.

O controle das informações financeiras é, portanto, o primeiro passo para conseguir fazer um cálculo preciso da margem da contribuição. A gestão do fluxo de caixa é uma etapa imprescindível no processo de controle das finanças e proteção econômica do seu negócio. Agora que você já sabe os conceitos de custos e despesas, conheça a fórmula da margem de contribuição.

Qual a fórmula da margem de contribuição?

Já falamos que a margem de contribuição é o resultado do valor das suas vendas, menos os seus gastos variáveis. A fórmula de cálculo é a seguinte:

M.C. = Valor das vendas – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis)

Vamos supor que você trabalhe no ramo alimentício e pretenda vender 100 bolos no mês, a R$60,00 cada. Se o custo de produção é de R$20,00 e as despesas variáveis somam R$10,00, a margem de contribuição fica assim:

M.C. = (100X60) – (100X20 + 100X10) = 3000

Nesse caso, a margem de contribuição é de R$3.000,00.

Também é possível calcular o índice da margem de contribuição, medido percentualmente:

Índice (%) = (Margem de Contribuição/Preço de Venda)X100

No exemplo que demos da venda de bolos, o índice seria de 50%, como mostra o cálculo, a seguir:

% = (3.000/6.000)X100 = 50%

Essas fórmulas são mecanismos interessantes que vão auxiliar na precificação dos seus produtos. Com elas, você pode determinar uma margem ideal e calcular quanto deve custar o seu produto para atingir essa margem.

Se você quer chegar a uma margem de contribuição de R$5000,00, o cálculo ficaria assim:

5.000 = (100Xpreço de venda) – (100X20 + 100X10)

Dessa forma, para atingir a margem desejada, seria preciso cobrar R$80,00 por bolo.

Margem unitária

A margem de contribuição unitária é calculada por unidade de produto. Continuando com o exemplo acima, se você deseja analisar a margem de contribuição unitária, o cálculo fica assim:

M.C.= 60 – (20+10) = 30

Ou seja, a margem de contribuição de um bolo é R$30,00.

Para saber o percentual de cada venda, é só seguir o cálculo:

IMC = Índice Margem de Contribuição = (Margem de Contribuição / Preço de venda)X100

Ou seja:

IMC = (30/60)X100 = 50%

Margem total

Também é possível calcular a margem total, que é a média ponderada do faturamento. Vamos continuar com o exemplo da loja de bolos.

Supondo que você comercialize brigadeiros e bolos, com margens unitárias de 20% e 50%, respectivamente. Seu faturamento mensal foi de R$2.000,00. Nesse mês, o produto de margem 20% teve R$500,00 de receita bruta. Já o produto de margem 50% conseguiu R$1.000,00.

O cálculo ficaria assim:

MT = (500X0.2+1.000X0.50)/1.000 = 0,6 ou 60%

Ou seja, a margem total é de 60%.

Quais são os benefícios de conhecer a margem de contribuição?

Agora que você já sabe calcular a margem de contribuição, vamos ver quais os benefícios que ela traz para o seu negócio?

Precificação adequada dos produtos e serviços

Para tornar o seu negócio sustentável a longo prazo, é preciso precificar seus produtos de forma inteligente. Afinal, o preço está diretamente ligado ao faturamento mensal. Quando o preço é estabelecido sem nenhum critério preliminar, as chances de insucesso financeiros são mais altas.

Isso significa que a precificação de um produto e serviço deve ser feita a partir da análise dos custos e despesas, somada ao lucro que você pretende alcançar. A boa notícia é que a margem de contribuição é uma das técnicas de precificação mais recomendadas.

Nesse sentido, um planejamento financeiro pode ajudar. Afinal, controlar custos e despesas, e definir objetivos de rentabilidade são etapas fundamentais para precificar produtos de forma adequada.

A margem de contribuição vai dizer se o preço que você cobra (ou deseja cobrar) para seus produtos vale a pena. Dependendo do resultado, você consegue ajustar esse preço de acordo com a margem pretendida. Além disso, com essa métrica, é possível calcular o quanto precisa vender para não ter prejuízos.

Análise da viabilidade das vendas

Na loja de bolos, você também vende garrafinhas de suco natural e quer saber a viabilidade de vendê-las a determinado preço. Supondo que você tenha um gasto total de produção de R$4,00 a unidade e cobre R$5,00 cada. Nesse mês, 50 garrafinhas foram vendidas. O cálculo ficaria assim:

MC = (50X5) – (50X4) = 50

A margem de contribuição, nesse caso, é de R$50,00. Ou seja, no mês, a venda das garrafinhas contribuiu com apenas R$50,00 para o seu negócio.

Nesse caso, valeria pensar em ajustar esse preço para aumentar a margem ou vender as garrafinhas em larga escala. Pense que, quanto mais apertada for a margem, mais riscos o seu negócio corre. Isso porque imprevistos acontecem, e é preciso gerar caixa para manter um negócio.

Previsibilidade

Como vimos, com a margem de contribuição, você consegue visualizar facilmente quanto cada produto contribui nas contas mensalmente. Com isso, é possível estabelecer metas mais alinhadas com a realidade e perspectivas do seu negócio, além de ter mais controle sobre a situação financeira. Vamos ver um exemplo?

Supondo que seus gastos fixos mensais sejam de R$3.000,00, isso quer dizer que a sua margem deve ser, no mínimo, de R$ 3.000,00. Assim, você consegue cobrir os gastos.

Então, você tem previsibilidade sobre quanto tem que vender todos os meses para atingir uma margem de contribuição mínima. Mas, além de apenas cobrir os gastos, é preciso pensar nos lucros mensais do seu negócio. Vamos ver como o conceito ajuda, nesse caso.

Lucratividade

Calculando a margem de contribuição, você tem maior controle sobre as finanças da sua empresa. Então, consegue formular melhores estratégias para lucrar mais.

Para isso, olhe com atenção as margens dos seus produtos. Precificando da forma correta, você consegue elaborar seu mix de produtos e aumentar a sua lucratividade. Além disso, o cálculo também permite identificar qual o ponto de equilíbrio do seu negócio. Vamos ver o que é isso?

Margem de contribuição e ponto de equilíbrio

O ponto de equilíbrio (também conhecido como break-even-point), é o quanto você precisa faturar para cobrir o custos e despesas fixos, sem lucro ou prejuízo. Ou seja, ele corresponde ao valor exato dos seus gastos fixos com o negócio.

Para descobrir o ponto de equilíbrio, é só somar o valor desses gastos. Uma vez que você identificou o ponto de equilíbrio, pode definir qual a margem ideal, com base em quanto de lucro você quer obter.

Qual a margem de contribuição ideal para a empresa?

Essa é a dúvida mais comum entre os empreendedores, quando esse é o assunto. A verdade é que não existe uma margem ideal universal. Ela varia de acordo com o produto/serviço e as particularidades de cada negócio.

Então, como definir qual a margem ideal para a sua empresa? Nesse caso, tenha em mente que é importante garantir que a margem pague as despesas que você tem e traga lucros ao seu negócio.

Para isso, é preciso calcular seus gastos, descobrir o ponto de equilíbrio e pensar em quanto de lucro você quer obter no final do mês com a venda dos seus produtos. Assim, é você quem determina os objetivos financeiros para o seu negócio. Só que você não precisa fazer isso sozinho.

Além de calcular a margem de contribuição e entender de que forma ela pode ajudar no crescimento do seu negócio, vale a pena consultar opções de ferramentas de gestão que venham agregar para a expertise e controle das finanças da sua empresa.

Somado a isso, existem produtos como o Seguro de Loja, que auxiliam a lidar com imprevistos que possam afetar as finanças da empresa. Trata-se de uma quantia paga mensalmente pelo empreendedor e que oferece, em troca, a proteção do negócio contra danos aos equipamentos, incêndios, roubos, furtos, entre outras situações.

Perceba que o cálculo da margem de contribuição é apenas uma das várias estratégias que podem ser aplicadas para garantir a segurança e o crescimento de uma organização empresarial. Entender as necessidades e particularidades do seu negócio e combinar as melhores estratégias de proteção e gestão vai favorecer o desenvolvimento saudável da empresa.

Margem de contribuição: já calculou a sua?

Ao longo do post, vimos que a margem de contribuição é identificada a partir de um cálculo simples, subtraindo seus gastos variáveis do valor de vendas. Ela traz uma referência que se torna imprescindível no entendimento acerca das particularidades do negócio e das possíveis estratégias que podem ser aplicadas para garantir a segurança das operações.

Uma questão relevante, quando o assunto é margem de contribuição, é que ela deve representar um assunto recorrente nas pautas de gestão. Isso significa que a sua avaliação e cálculo devem ser feitos de forma recorrente, sempre que for necessário rever custos, despesas e precificação de produtos e serviços.

Por isso, um último conselho sobre o assunto é: analise sua margem com frequência e ajuste os preços sempre que for necessário. Esse hábito faz toda a diferença para manter seu negócio alinhado com o mercado.

Os preços dos insumos sofrem variações e a própria economia faz movimentos que impactam diretamente o seu negócio. Entender esses movimentos e manter a sua gestão alinhada a essas mudanças garante proteção financeira e permite a criação de um ambiente favorável para o crescimento do negócio.

Como você pode ver, a margem de contribuição é um assunto que não se esgota com o tempo. Por isso, é fundamental estar atento a ele, sempre avaliando mudanças e ajustando as possibilidades de acordo com os cenários que se apresentam.

A gestão de um negócio e o planejamento financeiro são mutáveis e devem se adaptar à realidade que se apresenta em termos de mercado e economia. Por isso, colete dados do seu negócio, use ferramentas de gestão e tenha atenção permanente ao que acontece à sua volta.

Você gostou deste artigo sobre margem de contribuição? Então, aproveite para conferir 5 cursos gratuitos sobre empreendedorismo que vão ajudar no crescimento e na gestão do seu negócio.