Por mais estranho que possa parecer, o conhecido Código de Verificação (CVV) em cartões de crédito ainda gera dúvidas. Até mesmo alguns lojistas não sabem por que ele é solicitado e sua real função. Já os usuários, mesmo sabendo que é uma verificação de segurança, desconhecem a sua origem nas operadoras de cartão e a funcionalidade na rotina das lojas virtuais e bancos.

Se você também tem dúvidas sobre esse assunto, continue conosco. Neste artigo vamos explicar o conceito de código de verificação, para que ele serve e como funciona. Também vamos mostrar a importância e como garantir a segurança nas transações financeiras do negócio. Saiba mais!

Afinal, o que é o código de verificação e para que serve?

O Código de Verificação ou CVV (sigla para Card Verification Value) é um recurso de segurança composto por três ou quatro números combinados e exclusivos para cada cartão, elaborado com base na criptografia de algoritmos do serial do cartão e na data de vencimento.

Ele é utilizado pelas operadoras de cartão de crédito visando à garantia da confidencialidade e à segurança dos dados dos usuários. Em geral, a série de três dígitos vem impressa no verso do cartão, como ocorre nas bandeiras MasterdCard, Visa, Diners Club, entre outras. O American Express é uma exceção, pois, além de apresentar o CVV na frente do cartão, o código tem quatro dígitos.

Função do CVV

A informação desses dígitos é obrigatória para a finalização de qualquer compra realizada sem a utilização da maquininha de cartão. Dessa forma, somente após a digitação do CVV de um cartão, o consumidor consegue efetuar uma compra pela internet.

Com isso, as possibilidades de fraudes nas transações são bloqueadas, pois, mesmo que uma pessoa consiga obter as demais informações, ela só saberá o código de segurança se tiver o cartão em mãos.

Como funciona o código de verificação?

Nas compras efetuadas em ambiente virtual, o CVV é solicitado em apenas um campo do formulário em que o consumidor digita os dados de pagamento. Ele não fica armazenado no sistema da loja, nem aparece em documentos como notas fiscais e recibos.

Assim, independentemente do número de vezes que o cliente comprar no mesmo site e salvar as informações do cartão para futuras compras, a cada transação ele terá que informar novamente o código de verificação para validá-la. Essa foi a maneira adotada para impedir adulterações.

É por isso que os titulares dos cartões jamais devem fornecer esse código a terceiros ou em ambientes virtuais que não sejam seguros.

Qual a importância de garantir segurança ao solicitar o código?

A solicitação do Código de Verificação (CVV) no site da loja virtual é uma importante medida de segurança, já que ela ajuda a proporcionar uma experiência de compra agradável aos seus clientes. Esse recurso também promove o aumento das vendas, já que os consumidores se sentem mais seguros na hora de realizar os pagamentos.

Afinal, a probabilidade de conversões é maior quando o seu site inspira confiança. Mas, para isso, não basta lançar mão do CVV, há outras medidas essenciais que devem fazer parte de uma loja virtual segura, como a adoção de recursos e soluções para garantir a segurança.

Como garantir segurança nas transações financeiras do negócio?

Considerando o cenário de alto risco de fraudes no ambiente virtual, é fundamental implementar diversas medidas de segurança para proteger os dados dos consumidores em seus sites e aplicativos. Isso exige que o lojista, além de adotar o CVV, adquira selos de segurança. A princípio, eles funcionam como validação do seu site, em forma de imagens.

A função deles é garantir aos visitantes do seu site que a página na qual estão navegando foi analisada e é, realmente, protegida e confiável em relação aos dados pessoais dos consumidores. A seguir, conheça alguns dos principais selos que você precisa ter em sua loja virtual.

Selos de segurança

  • Certificado de Segurança SSL (Secure Socket Layer) — padrão global em tecnologia de segurança, que cria uma rota segura entre o servidor e o navegador (browser), a fim de garantir que todos os dados transmitidos sejam seguros e sigilosos. Ele é visualizado como um cadeado na barra de endereço do seu navegador e passa confiança e credibilidade aos usuários e ao Google.
  • E-bit — sistema gratuito, que considera a avaliação dos consumidores e direciona para uma página específica de confirmação da segurança. É um dos mais populares e respeitados no e-commerce.
  • Site Blindado — quando ativado, realiza uma análise completa para detectar possíveis falhas de segurança e gerar um relatório apontando melhorias necessárias. Ele também permite que o visitante visualize a autenticação do seu selo de segurança.
  • Selo RA 1000 do Reclame Aqui — garante a segurança e destaca empresas que demonstram o compromisso com o atendimento ao cliente, aumentando o grau de confiança na marca. Embora seja gratuito, para obtê-lo é necessário atender a alguns requisitos exigidos por essa instituição.
  • Selo Norton Safe Web — um dos mais conhecidos do mercado digital, que pode proporcionar muita credibilidade à sua loja virtual, pois detecta e bloqueia automaticamente ameaças à segurança.

Certificações como essas garantem que o seu sistema é criptografado e conta com um padrão de tecnologia de segurança. Além disso, o seu site precisa ter boas soluções como:

  • sistema de solicitação de criação de senhas fortes para os consumidores;
  • atualização constante de sistemas e protocolos de segurança — a fim de proteger contra novas vulnerabilidades;
  • meio de pagamento seguro para processar as transações do e-commerce — solução com certificação PCI DSS, que garante a criptografia de dados sensíveis, como o CVV;
  • sistema antifraude — com mecanismos de inteligência artificial para analisar o comportamento das transações e bloquear eventuais compras suspeitas.

A adoção de selos de segurança, além de demonstrar maior credibilidade aos consumidores, facilita o fechamento de contratos com operadoras de cartão de crédito. Isso porque muitas delas consideram esse aspecto para aceitar uma loja virtual como parceira, devido às possíveis ocorrências de chargeback (estorno de compras não reconhecidas).

Dessa forma, se você pretende proporcionar diversos meios de pagamento — o que é totalmente recomendável —, considere o selo de segurança como algo imprescindível para o seu negócio.

Como você pôde verificar neste artigo, o Código de Verificação (CVV) é uma importante medida de segurança para a sua loja virtual, pois protege os dados dos seus clientes. Além disso, aliado às demais ferramentas, como os selos e as soluções antifraude que comentamos, é um poderoso fator de conversão, já que proporciona maior credibilidade para a sua marca.

Para saber mais sobre segurança e outros aspectos importantes sobre o e-commerce, assine a nossa newsletter gratuita e receba conteúdos como este diretamente em sua caixa de e-mail!