Você já ouviu falar em prazo médio de pagamento (PMP)? Calma que não é nenhum bicho de sete cabeças! Trata-se de um cálculo muito utilizado pelos empreendedores na hora de avaliarem sua relação com os fornecedores, o que favorece a gestão financeira.
Nesse contexto, é um indicador que apresenta o tempo para pagar os fornecedores após uma compra — um fator imprescindível para os gestores desenvolverem estratégias para equilibrar as contas e o faturamento, sem prejudicar os compromissos.
Neste post, vamos explicar o que é o prazo médio de pagamento, como calculá-lo e quais os benefícios que essa estimativa traz para o seu negócio. Continue a leitura e saiba tudo sobre esse importante assunto para a saúde financeira do seu negócio!
O que é o prazo médio de pagamento?
O prazo médio de pagamento é um índice que permite determinar quanto tempo a sua empresa vai levar para pagar seus fornecedores. Essa contagem começa a partir da data de realização das compras de matéria-prima, insumos ou prestação de serviços.
Na prática, quanto mais tempo você tiver para realizar os seus pagamentos, melhor para equilibrar a gestão financeira. Assim, o seu caixa não fica sobrecarregado e ainda é possível arcar com todos os custos mesmo no caso de algum problema no meio do caminho.
Essa métrica é muito útil para evitar multas ou a cobrança de juros por inadimplência. Portanto, você precisa considerá-la na gestão financeira do seu negócio. Afinal, estamos falando de um indicador que pode ser usado para alinhar prazos com fornecedores, realizar projeções financeiras para a sua empresa e organizar o fluxo de caixa.
Para que serve esse indicador?
Entender para que serve o prazo médio de pagamento é importante para fazer o cálculo e analisar adequadamente esse indicador. Ele vai ajudar a compreender detalhes importantes das finanças do seu negócio, além de garantir que o estabelecimento tenha o capital de giro suficiente para manter tudo sob controle.
Nesse sentido, essa métrica é importante para verificar quanto tempo o dinheiro fica fora da empresa. Assim, quanto menor o prazo desse ciclo, melhor para os resultados.
Além disso, vale pensar em outro indicador em conjunto, o prazo médio de recebimento. Ele serve para entender quanto tempo demora para você receber de seus clientes. Logo, quanto menor o período, melhor para o seu negócio.
Portanto, é preciso pensar em formas de reduzir ambos os indicadores e ter mais capital de giro. Você pode, por exemplo, incentivar os clientes a pagar à vista, por meio de desconto por quitações no Pix ou no dinheiro, além de negociar melhores condições com seus fornecedores e controlar os níveis de inadimplência.
Quais os benefícios do prazo médio de pagamento?
Os indicadores são indispensáveis para monitorar o desempenho de um negócio e estabelecer o equilíbrio financeiro. Nesse sentido, o prazo médio de pagamento é uma das principais métricas que contribuem para uma gestão sustentável e o crescimento.
Sendo assim, utilizá-lo de forma inteligente e estratégica é muito importante para o negócio, pois proporciona maior controle do fluxo de caixa e muitos outros benefícios, o que é indispensável para evitar contratempos que podem afetar as negociações e a imagem da empresa no mercado.
A seguir, separamos vantagens de calcular o prazo médio de pagamento. Vem ver!
Oferece previsibilidade
Uma das grandes vantagens de calcular o prazo médio de pagamentos dos produtos ou serviços dos seus fornecedores é a previsibilidade que essa métrica oferece. Em outras palavras, é possível estabelecer com precisão os prazos para realizar os pagamentos aos prestadores de serviços.
Dessa forma, sabendo o tempo médio que você vai levar para quitar o valor das compras, é possível realizar projeções e fluxo de caixa — por exemplo, a partir também da sua estimativa de vendas no período, o que ajuda a ter maior equilíbrio e a evitar atrasos, que sempre causam danos.
Então, o PMP proporciona uma visão mais clara a respeito da área financeira da sua empresa, o que reduz as chances de sobrecarregar o seu caixa no futuro. Sobretudo, é um fator que ajuda a ter previsibilidade para planejar o futuro do negócio e otimizar as oportunidades.
Evita a inadimplência
Com o cálculo do prazo médio de pagamento, você consegue se planejar de maneira eficiente e com precisão sobre os lançamentos futuros — já que tem uma estimativa do tempo que leva para quitar o valor das compras com os fornecedores, seja de forma completa, seja em parcelas.
Isso permite que a sua empresa alinhe os prazos com antecedência para não sair no prejuízo nem contrair dívidas com os parceiros de negócio. Assim, o PMP é uma excelente ferramenta para evitar a inadimplência, que tanto compromete a reputação das empresas.
Melhora o relacionamento com fornecedores
Uma vez que o cálculo do PMP é uma métrica bastante eficiente para evitar a inadimplência, como vimos, os seus fornecedores passam a confiar mais em você. Dessa forma, é possível criar parcerias de sucesso e relacionamentos sólidos com as empresas.
Afinal, como a sua empresa realiza os pagamentos em dia, eles têm mais segurança de que serão pagos no prazo estabelecido. Assumindo a responsabilidade de pagar no período combinado, você demonstra comprometimento e, em troca, seus fornecedores também podem oferecer condições especiais de pagamento.
Tudo isso contribui para um relacionamento mais saudável, consistente e duradouro entre vocês. Inclusive, os fornecedores terão toda motivação para atender às necessidades do seu negócio em momentos emergenciais e aprimorar a qualidade de forma constante, agregando valor aos seus produtos e serviços.
Aumenta o controle financeiro
Como vimos, o cálculo do prazo médio de pagamento contribui para o planejamento financeiro do seu negócio. Afinal, você consegue saber quanto e quando deve pagar a cada fornecedor, o que torna mais fácil definir como fazer isso sem comprometer as receitas.
Além disso, o PMP ajuda a projetar o seu fluxo de caixa e a entender se o seu capital de giro dará conta do valor a ser pago. Sendo assim, é possível equilibrar as entradas e saídas para garantir pagamentos na data correta sem ficar no vermelho ou ter contratempos.
Diante disso, o prazo médio de pagamento também auxilia no momento de alinhar os prazos com seus fornecedores. Integrar esses pontos resulta em um maior controle financeiro sobre a sua empresa, um passo importante para o crescimento orgânico e saudável do negócio.
Facilita o planejamento estratégico
A análise de indicadores como o prazo médio de pagamento é uma forma de conhecer o comportamento do negócio e prospectar ações futuras. Sendo assim, os dados obtidos nesse processo são cruciais para estruturar o planejamento estratégico, que envolve questões relevantes.
Nesse contexto, analisar os dados do PMP contribui para definir as estratégias comerciais, especialmente em relação ao uso dos investimentos. Com isso, você pode se dedicar a implementar melhorias sem se preocupar com falhas, alocando recursos de maneira eficaz.
Auxilia a calcular o capital de giro
O capital de giro é um valor que fica disponível em caixa para cobrir contas e despesas e manter o negócio funcionando. Trata-se de um fator extremamente importante para garantir as atividades e evitar problemas caso algum contratempo ocorra.
Sendo assim, com a análise do prazo médio de pagamento, você terá maior facilidade para calcular a Necessidade de Capital de Giro (NCG). Diante disso, a sua gestão financeira será ainda mais completa e eficiente, proporcionando um crescimento sustentável e sólido.
Ajuda a projetar o fluxo de caixa
Definir o PMP contribui diretamente para que sua empresa tenha uma visão mais precisa e projete o fluxo de caixa com mais eficiência. Portanto, esse ganho de previsibilidade permite realizar investimentos, contrair financiamentos e ter mais consciência sobre as condições financeiras do negócio.
Esse indicador também ajuda a desenvolver relatórios semanais e mensais para o fluxo de caixa, que servem como comparativos para períodos posteriores. Esse tipo de cuidado é essencial para manter um bom planejamento empresarial e contar com dados relevantes para a tomada de decisão.
Permite alinhar datas de pagamento e recebimento
Quando há descompasso entre as datas de pagamento e recebimento, é necessário realizar saques ao caixa da empresa ou até recorrer a recursos de terceiros. Portanto, conhecer o PMP pode melhorar a saúde financeira do seu negócio, pois possibilita ajustar o prazo de recebimento das vendas e o pagamento que é feito aos fornecedores.
Na prática, é importante utilizar seus mecanismos para receber o mais rápido possível enquanto estende ao máximo o prazo de pagamento pelos produtos. Isso leva a uma margem de segurança de vários dias entre esses fluxos, trazendo maior flexibilidade para o negócio.
Portanto, com o PMP, a empresa consegue programar as datas de pagamento conforme o prazo de recebimento oferece essa flexibilidade. Isso contribui para o equilíbrio do caixa e o uso adequado do capital de giro da empresa.
Como calcular o prazo médio de pagamento?
O primeiro passo para calcular o prazo médio de pagamento é fazer um levantamento de todos os pagamentos que você deve realizar aos fornecedores. Para isso, identifique todas as compras, mesmo que sejam pequenas, realizadas em determinado período.
Para ter um exemplo prático, vamos supor que esse valor corresponda a R$ 300. Após esse processo, é necessário estimar o valor médio das compras feitas, a partir do seguinte cálculo:
- Compras = CMV (custo das mercadorias/produtos/serviços vendidos) + estoque final – estoque inicial
Vamos dar um exemplo para você entender melhor essa fórmula. Se o seu custo das mercadorias vendidas for de R$ 1.000 no período considerado, o seu estoque inicial for de R$ 250 e o final for de R$ 750, a conta ficará assim:
- R$ 1.000 + R$ 750 – R$ 250 = R$ 1.500 (valor médio das compras)
Agora que você já tem esse número, para calcular o PMP, é preciso dividir o valor pago aos seus fornecedores pelo valor médio das compras e multiplicar esse resultado por 360 dias. Seguindo o exemplo anterior, o cálculo fica assim:
- R$ 300 / R$ 1.500 × 360 = 72
Assim, o prazo médio de pagamento corresponde a 72 dias, pouco mais de 2 meses. Ou seja, o seu negócio precisará desse tempo até pagar os fornecedores, e as suas receitas devem ser compatíveis com os prazos para garantir os pagamentos na data correta.
Portanto, quanto maior o tempo negociado com o fornecedor para realizar o pagamento, melhor será para o seu negócio. Assim, você terá tempo suficiente para garantir os valores sem comprometer o fluxo de caixa e o capital de giro definido.
Como se organizar para calcular o PMP?
É importante encontrar meios de facilitar o seu serviço e aumentar a produtividade na hora de calcular essa métrica. Nesse sentido, temos algumas dicas que vão ajudar você. Confira!
Identifique os pagamentos pendentes
A primeira etapa para fazer as contas de maneira correta e ágil é identificar os pagamentos pendentes, ou seja, o que você deve aos fornecedores. Isso pode ser feito por meio do seu controle, caso o tenha, ou pelo balanço patrimonial.
Em geral, na segunda opção, eles estão descritos na classificação de passivo circulante. Esta, por sua vez, serve para aglomerar todas as despesas que você tem a pagar em até um ano.
Com isso, você já tem os principais dados para fazer o cálculo. Além disso, para ter mais eficiência, vale ter essas informações organizadas e contar com um profissional de contabilidade para lhe ajudar.
Calcule o valor médio das compras
Após entender quais são os pagamentos nos próximos meses, é hora de encontrar o valor médio das compras efetuadas no período de análise. Isso vai facilitar na hora de obter o indicador no qual temos interesse. Nesse sentido, é possível usar a fórmula já apresentada aqui:
- Compras = Custo das Mercadorias Vendidas (CMV) + estoque final – estoque inicial
Por exemplo, imagine que você teve um CMV de R$ 5 mil em sua empresa no período de análise, o estoque inicial de R$ 2 mil e o final de R$ 3 mil. Com isso, o seu valor médio de compras foi de R$ 6 mil. A partir disso, basta fazer a conta para chegar ao prazo médio de pagamento.
Use um software
O uso de um software pode ajudar muito nas rotinas financeiras do seu negócio. Inclusive, por meio desse recurso, é possível lançar os dados para melhorar o controle de contas a pagar e para criar um DRE, ferramenta tão relevante para o sucesso financeiro da empresa.
Por isso, vale procurar soluções que atendam à necessidade do seu negócio, ou seja, que contem com as funcionalidades essenciais para realizar os lançamentos e ter acesso aos dados necessários ao cálculo desse indicador. Além disso, busque parcerias que ofereçam um bom suporte.
Como analisar o prazo médio de pagamento?
Agora que você já conhece a importância de calcular esse indicador, é fundamental saber o que fazer quando estiver com o resultado em mãos. Veja, a seguir, quais os principais passos para a sua análise.
Faça uma análise conjunta
Ao avaliar apenas o prazo médio do pagamento, não há uma visão completa sobre o fluxo financeiro do seu negócio. Por isso, é recomendado considerar diversos indicadores de prazos médios em conjunto.
Aqui, destacamos os três principais: o prazo médio do recebimento, o prazo médio do pagamento e o prazo médio de renovação dos estoques. Desse modo, a sua análise será completa e alinhada com a realidade da empresa.
Conte com um diagnóstico financeiro
Como vimos, quanto maior a distância entre o tempo de pagamento e o de recebimento, maior a necessidade de recursos para o giro de caixa. Portanto, essas variáveis afetam diretamente a saúde financeira de qualquer empreendimento.
Esse tipo de problema também pode ser identificado por meio de índices de liquidez, de lucratividade e até de endividamento. Como eles medem a capacidade de solvência do negócio, é natural que apontem para problemas na gestão. Portanto, vale contar com todos esses recursos para ter mais segurança e autonomia na tomada de decisão.
Negocie com fornecedores
Conseguir um bom prazo para pagar os seus fornecedores pode ajudar a ter um prazo médio de pagamento mais adequado. Por isso, vale buscar parcerias que ofereçam a possibilidade de estender o período para efetuar as quitações.
Além disso, organizar sua gestão de compras pode facilitar a negociação com os fornecedores, de modo a ter preços mais baixos e prazos mais longos. Assim, você consegue otimizar esse indicador e melhorar a saúde financeira da empresa.
Como você pôde notar neste artigo, o prazo médio de pagamento é uma métrica essencial para a gestão do seu negócio. Por esse motivo, considere como uma prioridade garantir um bom fluxo de caixa e o controle das suas receitas e despesas.
Agora que você entendeu tudo sobre o PMP, o que acha de conhecer soluções incríveis para seu negócio? Siga nosso perfil no Instagram e fique por dentro das novidades!
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