Com o fim da pandemia do novo coronavírus no Brasil, os pequenos negócios focaram em trazer soluções inovadoras para lidar com a crise. Agora, com esse desafio passando, uma estratégia é estabelecer parcerias com outros pequenos negócios, para estimular a solidariedade entre as empresas e colher os benefícios de atingir e atrair novos clientes.

Por meio de algumas estratégias, é possível fazer com que sua empresa seja mais lucrativa e consiga desenvolver uma colaboração duradoura com outros empreendedores, fornecedores e demais pessoas ligadas ao mundo dos negócios.

Ao longo deste post, vamos falar mais sobre esse assunto e dar dicas para você estabelecer parcerias de sucesso. Venha ler!

Como funcionam as parcerias entre estabelecimentos?

Em tempos de crise, os pequenos negócios precisam buscar alternativas para preservar a saúde da empresa. Você já pensou em estabelecer parcerias com outros pequenos negócios? Essa é uma ótima opção para superar momentos difíceis, encontrar apoio e ampliar o seu público.

Estabelecer parcerias nada mais é do que criar ações em conjunto com outras empresas. Essas ações podem ser de marketing ou vendas, por exemplo, e visam oferecer um conteúdo ou promover um produto para um público compartilhado (tanto para os seus seguidores e clientes como para os dos seus parceiros).

Por exemplo, você faz doces e costumava vender trufas em uma loja física. Então, por que não propor uma parceria com um restaurante que está no Rappi ou no iFood? Assim, o restaurante incluiria suas trufas no cardápio disponível no app e, depois, repassaria uma parte do valor das vendas da trufa para você.

Essa é uma forma simples e eficiente que oferece ganhos para os dois lados. Existem vários outros benefícios que as parcerias podem trazer para o seu negócio. Vamos ver alguns deles agora.

Quais são os benefícios das parcerias?

As parcerias são sempre bem-vindas para promover uma marca, mas agora, elas são bem importantes para suportar os pequenos negócios. Separamos algumas vantagens de adotar essa prática.

Visibilidade

Quando a sua marca aparece vinculada a alguma outra, você atinge um novo público. Com isso, mais gente acaba conhecendo aquilo que você faz.

Se as pessoas gostarem do seu negócio, começam a seguir nas redes sociais e a comentar sobre os seus produtos e serviços. Se você e seu parceiro fazem uma live no Instagram, por exemplo, o público dele entra em contato com a sua marca e pode se tornar um consumidor do seu produto.

Assim, você amplia a visibilidade da sua marca, porque atinge um público maior. Por isso, é importante também escolher seus parceiros pensando se o público dele tem a ver com aquilo que você vende. Por exemplo, se o seu produto é uma papinha caseira para bebês, faria sentido estabelecer uma parceria com uma livraria de livros infantis.

Ampliação da carteira de clientes

A parceria exige estratégias e objetivos determinados. Um deles deve ser ampliar sua carteira de clientes. Se você expande a visibilidade da sua marca, aumenta suas chances de trazer novos clientes para o seu negócio.

Afinal, mais pessoas vão conhecer você e, se o seu parceiro tem um público interessante, as pessoas certas vão entrar em contato com a sua marca. Isso já é um grande passo para conquistar novos clientes.

Ajuda ao pequeno negócio

Como falamos no início do post, esse é um momento em que as pessoas e as pequenas empresas precisam se ajudar. Quando você oferece um espaço nas suas redes sociais ou no site para um pequeno negócio, você passa a fazer parte de um movimento maior de solidariedade para ajudar as PMEs.

Essa ajuda é fundamental durante esse período para que as empresas se mantenham ativas no mercado até a crise acabar. Com o auxílio mútuo e com parcerias bem estabelecidas, é possível superar os momentos de crise e crescer rumo à liderança do mercado de atuação.

Relações duradouras

Uma parceria que você estabelece agora pode render anos de relacionamento com a outra empresa. Assim, vocês podem pensar em ações ainda mais eficientes para fortalecer a marca de ambos.

Isso porque, quanto mais tempo de relação, mais vocês vão saber o que funciona e o que não funciona para o seu público, podendo definir as estratégias mais certeiras e que vão trazer os melhores resultados.

Inovação

Quando você monta ações em conjunto, entra em contato com outras ideias, modelos de negócio e perfis de empreendedor. Além disso, pode trocar informações e conhecer novas tendências para potencializar o alcance do seu negócio.

Isso pode trazer ideias relevantes para você aplicar na sua empresa, além da possibilidade de criar soluções inovadoras nas quais, sozinho, você talvez não pensasse. Afinal, duas cabeças pensam melhor do que uma, não é?

Portanto, se deseja inovar em seu segmento de atuação e encontrar boas soluções para oferecer uma experiência de compra ainda melhor para os consumidores, vale encontrar bons parceiros para otimizar os resultados.

Crescimento mútuo

Falando em otimização de resultados, contar com parceiros estratégicos é uma excelente alternativa para melhorar os lucros de ambas as companhias. Com isso, é possível fortalecer ainda mais a parceria e conquistar relevância no mercado de atuação.

Por exemplo, imagine encontrar um negócio que ofereça ótimas soluções de pagamentos e que, desse modo, possibilite que você disponibilize serviços ainda melhores aos clientes, gerando encantamento.

Com isso, há alta probabilidade de vender mais e conseguir crescimento do seu estabelecimento, aumentando sua demanda por equipamentos e soluções para receber as vendas. Desse modo, todos têm seus resultados maximizados, inclusive os clientes, que passam a usufruir de serviços cada vez melhores.

Diferenciação da concorrência

Encontrar meios de se diferenciar de seus concorrentes é primordial a fim de conseguir crescimento e sustentabilidade de longo prazo no mercado. Nesse sentido, contar com boas parcerias pode ajudar e muito.

Por exemplo, ao encontrar boas empresas fornecedoras, as chances de conseguir estabelecer ações estratégicas que encantem consumidores é bem alta. Com isso, as pessoas vão preferir comprar de você e não de seus concorrentes.

Como consequência, é possível absorver uma parcela de mercado ainda maior, se diferenciar cada vez mais e obter lucros cada vez mais expressivos que, caso reinvestidos, podem levar seu negócio a se tornar uma grande potência.

Quais são as melhores estratégias nas parcerias?

Agora que você já sabe os inúmeros benefícios que as parcerias podem trazer para o seu negócio, vale entender quais as melhores estratégias para conquistar excelentes resultados em seus projetos. Para isso, separamos algumas ideias para vocês. Confira!

Produza conteúdos em conjunto

A produção de conteúdos ricos em uma parceria é uma excelente forma de impactar vários públicos e contar com ótimos resultados. Além disso, tal abordagem permite que você reduza drasticamente os custos referentes ao desenvolvimento desses materiais.

Entre os principais tipos de conteúdo, podemos destacar os posts em blogs, e-books, conteúdos nas redes sociais e demais recursos que são de interesse comum das partes envolvidas.

Ao adotar esse tipo de metodologia, você consegue ter acesso ao público do seu parceiro — uma empresa ou pessoa que vende soluções complementares às suas — e pode aumentar as vendas enquanto reduz o custo da produção de materiais para a audiência.

Faça entrevistas nas lives do Instagram de cada marca

O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas na atualidade, sendo um importante mecanismo de comunicação com a audiência. Desse modo, é possível criar entrevistas, lives e demais atividades que interessam ao seu público, especialmente com os temas de grande atenção.

Também vale destacar que essa abordagem somente é efetiva quando o público tem afinidade com esse formato de produção de conteúdo. Portanto, vale a pena investigar sobre a sua persona e como ela prefere consumir conteúdo, quais as suas redes sociais favoritas e quais os melhores horários para organizar esse tipo de evento.

Ofereça promoções com os produtos dos dois

A criação de parcerias também pode se estender para o momento da venda, ultrapassando a colaboração durante a captação de clientes. Para corporações que atuam de maneira complementar às outras, esse tipo de oferta ganha ainda mais força.

Portanto, vale manter uma comunicação ativa e clara sobre as possibilidades de cada um, avaliando quais as melhores combinações para criar kits de produtos e desenvolver uma venda conjunta. Também é possível contar com vouchers ou outros recursos que permitam a compra com desconto.

Crie descontos para clientes em comum

Outra maneira inteligente de estimular o consumidor é por meio de descontos específicos para consumidores que compram de uma marca parceira. Isso é benéfico para as empresas, assim como para os consumidores que têm acesso a produtos que se complementam durante o uso.

Assim, quando o cliente compra um batom, por exemplo, ele ganha 15% de desconto na hora de adquirir um produto da outra marca. Tal estratégia é bastante utilizada, especialmente nos e-commerces e outros meios digitais para a venda.

Conte com os sorteios

O uso de sorteios normalmente está associado com a realização de lives ou eventos junto ao público. Vale destacar que o sorteio somente pode ser efetivo quando os prêmios estão relacionados às soluções que a empresa vende. Por isso, nada de incluir Iphones, Tablets, notebooks ou demais prêmios que não apresentam correlação com seus produtos ou serviços.

Desse modo, você consegue utilizar os sorteios para aquecer o público para algum evento, lançamento ou projeto que sua empresa esteja planejando. A parceria também contribui para reduzir custos e alcançar mais clientes nesse formato de divulgação.

Utilize a divulgação recíproca nas redes sociais

A troca de divulgação nas redes sociais é uma excelente forma de ganhar seguidores, leads e clientes em potencial. Por isso, não deixe de entrar em contato com empresas do mesmo nicho que o seu para firmar esse tipo de colaboração.

Uma outra possibilidade, nesse sentido, é contar com o suporte de influenciadores do seu nicho. Tais pessoas exercem uma grande força sobre o público e podem trazer excelentes resultados.

Como tais indivíduos não contam com produtos para a venda, é normal oferecer um percentual das vendas obtidas ou um pagamento específico por essa divulgação. Para finalizar nosso artigo, vamos dar mais duas dicas para estabelecer parcerias de sucesso!

Quais são as dicas para realizar parcerias de sucesso?

Como você já entende quais são as melhores formas de criar parcerias de sucesso, é hora de entender como isso pode ser implementado na realidade do seu negócio. Siga a leitura e confira algumas dicas incríveis para isso.

Tracem metas e estratégias claras

Ter clareza no que se deseja obter por meio da parceria estabelecida é fundamental para que ela seja de sucesso. Para isso, é necessário estabelecer metas e objetivos e traçar um plano de ação.

Por exemplo, perguntem-se o que vocês querem alcançar com essa parceria. Com isso, vocês definem melhor as ações a serem realizadas. Nesse sentido, se o público quer saber mais sobre como vender online nessa época, vale montar uma live sobre o assunto. Por isso, façam uma pesquisa prévia para entender as necessidades do momento e montar ações de marketing e vendas em conjunto e adequadas ao cenário atual.

Ao compreender quais são os desejos e as dores da persona em comum dos negócios, fica mais fácil encontrar boas metas e definir um planejamento eficaz para alcançar bons resultados.

Pensem em como cada um pode contribuir com o negócio do outro

Compartilhem informações sobre os seus clientes e dados relevantes para ações mais eficientes para os dois lados. Não vale só pensar em quais benefícios a sua empresa vai tirar dessa relação. A solidariedade deve guiar as suas ações.

Para isso, uma boa atitude é fazer reuniões e definir um planejamento estratégico, estipulando quais são as possibilidades de agregar valor para ambos os negócios e também ao consumidor. Com isso, as chances de sucesso são bem maiores.

Listem os potenciais parceiros

Outra boa ação que pode ser adotada para conseguir formar parcerias de sucesso é compreender quais são os potenciais negócios com os quais você pode fazer parcerias.

Por exemplo, sem essa etapa você pode acabar fazendo parcerias com empresas que não vão agregar valor às suas estratégias e também não conseguem melhorar a experiência dos clientes. Assim, esse tipo de parceria não é atrativa para nenhum dos lados.

Portanto, faça uma lista de todos os empreendimentos com quem pode ser interessante realizar negociações. Assim, você encontra boas oportunidades e consegue parceiros que vão ajudar em seu crescimento.

Tenham valores e missões alinhadas

Para fazer boas parcerias, é importante contar com negócios que sejam parecidos com o seu. Isso vai ajudar a evitar rusgas e dificuldades, além de garantir mais eficiência durante o tempo em que acontece a colaboração.

Portanto, procure por parceiros com valores e missões parecidas com as que você tem. Além de facilitar as negociações, o público também vai absorver melhor tal parceria, gerando mais engajamento e colaboração, além de otimização dos resultados.

Definam regras

Para não enfrentar problemas durante sua parceria, é preciso que tudo esteja bem definido e claro. Desse modo, você evita dores de cabeça e garante que todos os envolvidos compreendam quais são os objetivos, deveres e direitos durante a parceria.

Para isso, pode-se utilizar de contratos e fazer reuniões para estabelecer o que fica bom para ambos os lados. Além disso, é possível utilizar experiências passadas com a intenção de ajustar questões que não deram certo durante outras parcerias.

Com isso, as chances de ter sucesso durante esse tipo de negócio e obter resultados satisfatórios é elevada. Portanto, não deixe de definir as regras que todos devem seguir a fim de obter uma relação boa e duradoura.

Caprichem no networking

Para encontrar bons negócios que podem ser parceiros de sucesso, é primordial ter uma rede de contatos ampla e de qualidade. Para isso, é necessário investir em ações que ajudem no seu networking.

Por exemplo, comparecer a eventos relacionados com o segmento no qual você atua é uma ótima alternativa. Além disso, utilizar as redes sociais, como o Linkedin, e manter contato com os amigos que já fez durante sua jornada empreendedora também representa boas atitudes.

Por meio dessas dicas simples, você amplia suas possibilidades, tem acesso a tendências do mercado e ainda consegue novos parceiros para otimizar os resultados do negócio.

Tenham uma comunicação clara

A comunicação clara é fundamental para desenvolver um negócio de sucesso. Seja no dia a dia com seus colaboradores, clientes, fornecedores ou parceiros, uma boa comunicação representa um importante recurso para potencializar seus resultados.

Na hora de firmar parcerias, vale estabelecer quais os direitos e atribuições de cada parte envolvida, além de definir como os custos podem ser rateados entre as empresas. Isso evita problemas futuros e traz mais organização para as tarefas.

Uma dica de ouro é documentar a parceria via contrato. Esse tipo de documento é responsável por estabelecer limites e tornar o vínculo entre as empresas mais formal. Desse modo, em caso de descumprimento, é possível acionar legalmente a outra parte.

Entendeu qual é a importância de estabelecer boas parcerias e como você pode encontrar outros negócios para fazê-las? Por meio da aplicação de nossas dicas, as chances de alcançar sucesso e encontrar bons fornecedores e empreendimentos que colaborem com o crescimento do seu são elevados. Assim, basta colher os frutos do seu trabalho.

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