Você sabe o que são bandeiras de cartão e qual a importância que elas têm para a sua loja? Os cartões de crédito são uma das formas de pagamento mais utilizadas pelos consumidores brasileiros. Em 2021 o uso desse meio de pagamento cresceu cerca de 31%, movimentando quase R$ 570 bilhões.
Mas por trás desse intenso fluxo de transações, as empresas de bandeiras de cartão dinamizam o mercado e permitem digitalizar os processos de pagamento. Assim, facilitam a jornada de compras dos consumidores em todo o mundo.
Neste post, apresentamos as principais bandeiras de cartão do mercado, qual papel elas desempenham e por que você deveria ampliar as possibilidades de pagamento do seu cliente na sua loja. Vem ler!
O que são as bandeiras de cartão?
As bandeiras de cartão são responsáveis por mediar as trocas entre a sua loja (quando há vendas) e a operadora de cartão.
Na prática, a operadora envia os dados sobre a transação para a bandeira, que faz a validação do limite de crédito com a instituição financeira e, se for aprovada, a transação é concluída.
Assim, as bandeiras estabelecem os critérios para a utilização dos cartões para pagamento e padronizam o processamento dos cartões pelas adquirentes.
Para que servem as bandeiras de cartão?
Como você viu no tópico anterior, as bandeiras de cartão servem para fazer a mediação das compras, dizendo se o estabelecimento pode ou não dar continuidade àquele pedido que foi aberto.
Em resumo, se alguém não puder passar o cartão de crédito na hora de comprar é provável que tenha sido barrado pela bandeira, que não pode liberar o crédito ou encontrou alguma irregularidade na transação.
Mas estabelecer regras de utilização do cartão não é a única função delas. As bandeiras também garantem toda a tecnologia e o sistema que permite aos cartões funcionarem. Logo, cabe a elas, ainda, disponibilizar as maquininhas que os estabelecimentos utilizam para que seus clientes possam passar os cartões.
É muito importante não confundir bandeira com operadora porque na verdade são bem diferentes. Inclusive, várias operadoras podem utilizar uma mesma bandeira, sabia? A seguir explicamos melhor quais são as diferenças entre elas.
Bandeiras e operadoras de cartão: qual a diferença?
As bandeiras e operadoras de cartão atuam conjuntamente, mas têm papéis distintos. Enquanto a operadora é responsável pela emissão e gestão do cartão, as bandeiras fazem a operacionalização das trocas comerciais.
Assim, as operadoras costumam ser instituições financeiras que estabelecem o valor limite de crédito dos cartões, as tarifas, a anuidade e os juros a serem pagos pelos usuários. São elas também que enviam a fatura do cartão e disponibilizam atendimento aos clientes para dúvidas ou problemas com os cartões.
As operadoras também desenvolvem tecnologias específicas para modernizar o setor financeiro.
Já a bandeira determina a aceitabilidade dos cartões nos diversos estabelecimentos comerciais. Isso quer dizer que uma loja pode, por exemplo, aceitar cartões Visa, mas não disponibilizar pagamentos para American Express, enquanto outra loja pode aceitar os dois.
Assim, como dito, é possível ter dois cartões com a mesma bandeira, mas emitidos por operadoras diferentes. Isso não significa que eles são iguais. Pelo contrário, eles podem ter características muito distintas, como a anuidade ou a categoria (nacional e internacional).
As bandeiras de cartão tiveram um papel importante para digitalizar as operações de pagamento e dispensar a necessidade de dinheiro físico. Afinal, todos os cartões precisam estar registrados em alguma bandeira.
Quer saber quais são as principais bandeiras do mercado? Então, confira o próximo tópico!
Quais são as principais bandeiras de cartão?
Embora Visa e MasterCard sejam líderes de mercado, tendo dominado a categoria de bandeiras por bastante tempo, hoje, há várias opções de bandeira que também estão se popularizando.
Cada uma conta com características próprias, como tarifas específicas, programas de benefícios diferentes e ações de fidelização.
A seguir, confira uma lista com 7 das bandeiras de cartão mais utilizadas no Brasil.
1. Visa
A Visa é uma das bandeiras de cartão mais tradicionais do mercado. Aceita em aproximadamente 200 países, a empresa foi criada na década de 1950, nos Estados Unidos, e chegou ao Brasil nos anos 80.
A bandeira administra diferentes tipos de cartões, desde opções básicas até categorias Premium, além de oferecer benefícios de viagem e de compras para os seus usuários. A Visa também tem soluções para emergências médicas e concierges.
Hoje, a empresa conta com mais de 2,5 bilhões de cartões em uso pelo mundo e um número superior a 109 bilhões de transações financeiras realizadas por ano.
2. MasterCard
A MasterCard também surgiu nos Estados Unidos, mas na década de 1970. Junto com a Visa, ela é uma das bandeiras mais conhecidas e utilizadas no Brasil. Hoje, a empresa já está presente em mais de 210 países.
Todas as principais maquininhas aceitam essa bandeira, que tem parceria com aproximadamente 25 mil instituições financeiras.
A Mastercard conta com um portfólio diferenciado de cartões, desde alternativas ideais para compras do dia a dia até opções exclusivas para viagens ao exterior.
Além disso, a empresa oferece soluções tanto para o setor público, como para estabelecimentos privados.
3. HiperCard
A Hipercard nasceu na década de 1970 e surgiu como administradora do cartão do Grupo Bom Preço que, com o seu sucesso, se estabeleceu como um cartão de crédito.
A HiperCard é aceita em todo território nacional e já está presente em mais de 1 milhão de estabelecimentos comerciais.
4. Hiper
A Hiper conta com cobertura nacional e é aceita em milhões de estabelecimentos comerciais no Brasil.
Com uma plataforma diferenciada de benefícios, a Hiper conquistou o consumidor brasileiro e atende a um público variado. A bandeira tem parcerias com algumas redes que oferecem cartões próprios, como é o caso da loja de departamentos Marisa.
Além disso, tanto a Hiper como a Hipercard são regulamentadas pela parceria com a Itaucard.
5. American Express
No Brasil, a bandeira americana American Express atende a um perfil de cliente com maior poder aquisitivo.
Ela é aceita tanto em território nacional, como internacional. A Amex oferece opções de cartões pessoais, corporativos, para gerenciar as despesas da empresa, e business, que oferecem benefícios para sócios de empresas e autônomos, além de assistência empresarial.
A American Express foi fundada em 1850 e hoje, movimenta mais de USD 1 trilhão por ano no mundo todo.
6. Elo
A Elo nasceu de uma parceria entre as instituições Bradesco, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Assim, ela é uma bandeira 100% brasileira, mas aceita internacionalmente em mais de 200 países.
A empresa já ultrapassou a marca dos 132 milhões de cartões emitidos em todo Brasil e vem conquistando o mercado nacional.
7. Cabal
A Cabal é uma bandeira um pouco menos utilizada no Brasil, mas possui aceitação internacional em diversos países da América do Sul e tem mais de 40 anos de atuação no mercado de pagamentos. Além disso, a empresa disponibiliza diferentes tipos de cartão, como crédito, débito e pré-pago.
Agora que você já conhece algumas das principais bandeiras de cartão do Brasil, vamos ver por que você deveria expandir as que são aceitas pelo seu estabelecimento comercial!
Como saber qual é a bandeira do cartão?
Não tem nenhum segredo para descobrir qual é a bandeira do cartão de crédito.
As operadoras costumam confeccionar os cartões já com a impressão do logotipo da bandeira com a qual elas trabalham. Geralmente, essa promoção fica bem visível, logo na frente do cartão.
Entretanto, existe outra forma de identificar as bandeiras de cartão, que é por meio do número.
Ao fazer uma compra online, talvez você já tenha percebido que ao começar a digitar o número do cartão o sistema já identifica qual é a bandeira dele. Isso acontece porque cada uma delas tem um ou dois números que correspondem à sua identificação.
Perceba que no cartão de crédito a numeração é dividida em conjuntos de números. Cada um deles é chamado de setor e indicam os dados do cartão, por exemplo, o número da conta, o número do próprio cartão e o dígito de verificação.
No primeiro setor é indicada a bandeira, geralmente pelo primeiro e/ou o segundo dígito. Os cartões Visa, por exemplo, têm a sua identificação pelo número 4, Mastercard e Elo pelo número 5, Dinners Club American Express pelo número 3, entre outros.
Note que algumas bandeiras de cartão usam números iguais. Quando isso acontece, o que vai diferenciar uma da outra é o segundo dígito.
Quais são as vantagens de oferecer pagamentos em cartão?
Aceitar as bandeiras de cartão de crédito no seu estabelecimento é uma forma de diversificar os meios de pagamento para o cliente. Trazendo mais opções, as chances de vender também são maiores porque você estará alcançando um público mais amplo.
Além disso, o cartão de crédito não exige que a pessoa esteja com dinheiro em mãos na hora. Sendo assim, ela pode se sentir mais à vontade para comprar uma quantidade maior de itens, ou adquirir um produto com valor mais alto, isso contribui para aumentar o seu ticket médio. Outra vantagem de aceitar cartão de crédito é a certeza de receber pela compra que foi feita. Isso porque, mesmo que ela seja parcelada, a bandeira faz o pagamento integral. Afinal, uma vez que o cliente opta por usar cartão ele assume a dívida com a bandeira.
E não podemos esquecer, é claro, da versatilidade que o cartão de crédito oferece. Hoje em dia as maquininhas são portáteis e se tornaram uma importante ferramenta para quem trabalha com o sistema de delivery ou faz vendas externas.
Elas proporcionam comodidade e praticidade para o cliente pagar e o estabelecimento receber.
Por que aceitar mais bandeiras na máquina de cartão?
Quanto mais bandeiras de cartão você aceita na sua loja, mais possibilidades de pagamento você oferece para o seu cliente. Mais uma vez, isso aumenta as suas chances de vendas.
Afinal, se o consumidor tem um cartão com uma determinada bandeira, chega na sua loja física ou online e a sua empresa não aceita aquela bandeira, ele deixa de comprar com você.
Se você quer aceitar mais bandeiras na sua máquina de cartão, você pode habilitá-las junto à administradora.
Para isso, verifique se o seu aparelho aceita a bandeira desejada e entre em contato com a adquirente, solicitando a habilitação na sua maquininha.
Em alguns casos, você vai precisar entrar em contato com a empresa responsável pela bandeira desejada, escolher os melhores planos de taxas e prazos para o seu negócio e, então, esperar até a bandeira ser ativada na sua maquininha.
Na maquininha da Stone são aceitas as principais bandeiras de cartão e vouchers, como Sodexo, Alelo e VR. Assim você consegue atender aos mais diferentes perfis de clientes e aproveitar cada oportunidade!
Aceitar cartão de crédito é uma grande estratégia para o seu negócio. Para não ficar mais dúvida, confira alguns motivos para oferecer essa forma de pagamento também!
O que você achou deste conteúdo?
Obrigado pela sua avaliação