Você sabe o que são bandeiras de cartão e qual a importância que elas têm para a sua loja?

Os cartões de crédito são uma das formas de pagamento mais utilizadas pelos consumidores brasileiros. A estimativa para 2021 é que o uso desse meio de pagamento cresça até 21%, movimentando R$ 2,3 trilhões

Mas por trás desse intenso fluxo de transações, as empresas de bandeiras de cartão dinamizam o mercado e permitem digitalizar os processos de pagamento, facilitando a jornada de compras dos consumidores em todo o mundo. 

No post de hoje, confira quais são as principais bandeiras de cartão do mercado, qual papel elas desempenham e por que você deveria ampliar as possibilidades de pagamento do seu cliente na sua loja. Vem ler!

O que são as bandeiras de cartão?

As bandeiras de cartão são responsáveis por mediar as trocas entre a sua loja (quando há vendas) e a operadora de cartão. 

Na prática, a operadora envia os dados sobre a transação para a bandeira, que faz a validação do limite de crédito com a instituição financeira e, se for aprovada, a transação é concluída. 

Assim, as bandeiras estabelecem os critérios para a utilização dos cartões para pagamento e padronizam o processamento dos cartões pelas adquirentes.  

Mas, apesar de muitas vezes serem confundidas, as bandeiras são diferentes das operadoras. Veja mais sobre o assunto a seguir! 

Bandeiras e operadoras de cartão: qual a diferença?

As bandeiras e operadoras de cartão atuam conjuntamente, mas têm papéis distintos. Enquanto a operadora é responsável pela emissão e gestão do cartão, as bandeiras fazem a operacionalização das trocas comerciais. 

Assim, as operadoras costumam ser as instituições financeiras, que estabelecem o valor limite de crédito dos cartões, além das tarifas, a anuidade e dos juros a serem pagas pelos usuários. São elas também que enviam a fatura do cartão e disponibilizam atendimento aos clientes para dúvidas ou problemas com os cartões.

As operadoras também desenvolvem tecnologias específicas para modernizar o setor financeiro. 

Já a bandeira determina a aceitabilidade dos cartões nos diversos estabelecimentos comerciais. Isso quer dizer que uma loja pode, por exemplo, aceitar cartões Visa, mas não disponibilizar pagamentos para American Express, enquanto outra loja pode aceitar os dois.

Assim, é possível ter dois cartões com a mesma bandeira, mas emitidos por operadoras diferentes. Isso não significa que eles são iguais. Pelo contrário, eles podem ter características muito distintas, como a anuidade ou a categoria (nacional e internacional).

As bandeiras de cartão tiveram um papel importante para digitalizar as operações de pagamento e dispensar a necessidade de dinheiro físico  Afinal, todos os cartões precisam estar registrados em alguma bandeira. 

Quer saber quais são as principais bandeiras do mercado? Então, confira o próximo tópico!

Quais são as principais bandeiras de cartão?

Embora Visa e MasterCard sejam líderes de mercado, tendo dominado a categoria de bandeiras por bastante tempo, hoje, há várias opções de bandeira que também estão se popularizando. 

Cada uma conta com características próprias, como tarifas específicas, programas de benefícios diferentes e ações de fidelização. 

A seguir, confira uma lista com 7 das bandeiras de cartão mais utilizadas no Brasil.

  1. Visa 

A Visa é uma das bandeiras de cartão mais tradicionais do mercado. Aceita em aproximadamente 200 países, a empresa foi criada na década de 1950, nos Estados Unidos, e chegou ao Brasil nos anos 80.

A bandeira administra diferentes tipos de cartões, desde opções básicas até categorias Premium, além de oferecer benefícios de viagem e de compras para os seus usuários. A Visa também tem soluções para emergências médicas e concierges.

Hoje, a empresa conta com mais de 2,5 bilhões de cartões em uso pelo mundo e um número superior a 109 bilhões de transações financeiras realizadas por ano.

  1. MasterCard

A MasterCard também surgiu nos Estados Unidos, mas na década de 1970. Junto com a Visa, ela é uma das bandeiras mais conhecidas e utilizadas no Brasil. Hoje, a empresa já está presente em mais de 210 países. 

Todas as principais maquininhas aceitam essa bandeira, que tem parceria com aproximadamente 25 mil instituições financeiras.

A Mastercard conta com um portfólio diferenciado de cartões, desde alternativas ideais para compras do dia a dia até opções exclusivas para viagens ao exterior.

Além disso, a empresa oferece soluções tanto para o setor público, como para estabelecimentos privados.

  1. HiperCard

A Hipercard nasceu na década de 1970 e surgiu como administradora do cartão do Grupo Bom Preço, que, com o seu sucesso, se estabeleceu como um cartão de crédito. 

A HiperCard é aceita em todo território nacional e já está presente em mais de 1 milhão de estabelecimentos comerciais. 

  1. Hiper

A Hiper conta com cobertura nacional e é aceita em milhões de estabelecimentos comerciais no Brasil.

Com uma plataforma diferenciada de benefícios, a Hiper conquistou o consumidor brasileiro e atende a um público variado. A bandeira tem parcerias com algumas redes que oferecem cartões próprios, como é o caso da loja de departamentos Marisa.

Além disso, tanto a Hiper como a Hipercard são regulamentadas pela parceria com a Itaucard. 

  1. American Express

No Brasil, a bandeira americana American Express atende a um perfil de cliente com maior poder aquisitivo. 

Ela é aceita tanto em território nacional, como internacional. A Amex oferece opções de cartões pessoais, corporativos, para gerenciar as despesas da empresa, e business, que oferecem benefícios para sócios de empresas e autônomos, além de assistência empresarial.

A American Express foi fundada em 1850 e hoje, movimenta mais de USD 1 trilhão por ano no mundo todo.

  1. Elo

A Elo nasceu de uma parceria entre as instituições Bradesco, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Assim, ela é uma bandeira 100% brasileira, mas aceita internacionalmente em mais de 200 países. 

A empresa já ultrapassou a marca dos 132 milhões de cartões emitidos em todo Brasil e vem conquistando o mercado nacional. 

  1. Cabal

A Cabal é uma bandeira um pouco menos utilizada no Brasil, mas possui aceitação internacional em diversos países da América do Sul e tem mais de 40 anos de atuação no mercado de pagamentos. Além disso, a empresa disponibiliza diferentes tipos de cartão, como crédito, débito e pré-pago.

Agora que você já conhece algumas das principais bandeiras de cartão do Brasil, vamos ver por que você deveria expandir as que são aceitas pelo seu estabelecimento comercial!

Por que aceitar mais bandeiras na máquina de cartão?

Quanto mais bandeiras de cartão você aceita na sua loja, mais possibilidades de pagamento você oferece para o seu cliente. Isso aumenta as suas chances de vendas. 

Afinal, se o consumidor tem um cartão com uma determinada bandeira, chega na sua loja física ou online e a sua empresa não aceita aquela bandeira, ele deixa de comprar com você.

Se você quer aceitar mais bandeiras na sua máquina de cartão, você pode habilitá-las junto à administradora. 

Para isso, verifique se o seu aparelho aceita a bandeira desejada e entre em contato com a adquirente, solicitando a habilitação na sua maquininha. 

Em alguns casos, você vai precisar entrar em contato com a empresa responsável pela bandeira desejada, escolher os melhores planos de taxas e prazos para o seu negócio e, então, esperar até a bandeira ser ativada na sua maquininha.

Na maquininha da Stone é aceita as principais bandeiras de cartão e vouchers, como Sodexo, Alelo e VR para garantir as suas vendas!