Talvez você já conheça o conceito de antecipação de recebíveis, mas sabia que há diferentes tipos de antecipação para o seu negócio? As diferentes modalidades trazem vantagens específicas, dependendo do momento e das necessidades da empresa.

Abaixo, veja quais são os tipos de antecipação de recebíveis, como elas funcionam na Stone e quais os benefícios de cada uma delas.

Tipos de antecipação de recebíveis

De forma simples: a antecipação de recebíveis é feita por empresas que querem receber o dinheiro das suas vendas de forma antecipada. Basicamente, há dois tipos de antecipação de recebíveis, que podem variar conforme a instituição financeira: a antecipação automática e a antecipação pontual.:

Antecipação automática:

Nesse caso, você consegue programar a antecipação para dias, semanas e meses específicos, de modo que o recebimento é processado automaticamente. Ou seja, você programa a antecipação uma única vez e recebe os recursos das vendas de acordo com o que foi programado.

Antecipação pontual:

Nesse modelo, você define manualmente quando e quanto quer receber de antecipação. A antecipação pontual é uma opção para receber um valor determinado em um momento específico, por exemplo, para cobrir despesas imediatas.

Além disso, tanto na antecipação automática quanto na antecipação pontual, é possível antecipar o valor cheio de todas as parcelas ou apenas o valor parcial referente a algumas parcelas, dependendo da necessidade e das condições estabelecidas com a instituição financeira.

Essa flexibilidade permite às empresas adaptarem a antecipação de recebíveis de acordo com suas demandas financeiras específicas em determinados momentos.

Quais tipos de antecipação a Stone oferece?

Na Stone, oferecemos os dois tipos de antecipação,: automática e pontual. Ambas podem ser feitas diretamente pelo aplicativo da Stone, pelo computador ou diretamente com a nossa central de relacionamento. Vamos ver a diferença entre elas a seguir.

Antecipação automática Stone

Na antecipação automática, é possível definir se você vai receber todo dia ou em dias específicos da semana ou do mês. Na antecipação diária, você  recebe todos os dias, inclusive aos finais de semana e feriados.

Já na antecipação semanal ou mensal, você programa os recebimentos para dias específicos do mês ou da semana, quantos dias quiser. Não há custos de adesão nesse modelo e também não há taxas para desabilitar essa função.

Nessa modalidade, você pode antecipar o recebimento de valores cheios das vendas ou de valores parciais das parcelas.

Antecipação pontual

Com a antecipação pontual, você pode antecipar os valores das vendas fora dos dias escolhidos na antecipação automática, realizando esse processo de forma manual.

Isso significa que se houver um imprevisto na sua loja, por exemplo, e você precisa fazer um reparo imediato, pode antecipar o recebimento para o mesmo dia (ou para o dia útil seguinte), fazendo uma solicitação de antecipação pontual.

Ou seja, mesmo que a antecipação automática esteja programada, você também pode fazer antecipações pontuais fora dos dias pré-selecionados.

Com essa modalidade, você também consegue antecipar o valor total ou parcial das vendas.

Para valores parciais, você consegue personalizar a antecipação e selecionar solicitações de valores do curto, longo prazo ou distribuído, por bandeiras (Visa, Mastercard, Hiper, Elo e Amex). Além disso, é possível escolher períodos ou dias de vencimento específicos das parcelas.

Quais as vantagens de cada tipo de antecipação?

A antecipação automática de recebíveis oferece diversos benefícios para os pequenos negócios.

1. Conveniência e  rapidez no processo. Com essa modalidade, você não esquece de realizar a antecipação, porque ela já está programada, prevenindo lacunas financeiras. Além disso, como as transações são automatizadas, isso significa menos burocracia.

2. Eficiência na administração do capital de giro, alimentando constantemente o fluxo de caixa. Tudo isso traz mais previsibilidade financeira para o seu negócio, um aspecto fundamental para o planejamento da empresa.

Já a antecipação pontual é uma ótima alternativa para empresas que têm uma necessidade específica ou temporária de recursos financeiros. Assim, uma das principais vantagens desse tipo de antecipação é a flexibilidade. Caso algum imprevisto aconteça, como a necessidade de substituir algum maquinário que parou de funcionar ou um vazamento no teto, por exemplo, você pode contar com o dinheiro da antecipação para resolver o problema e evitar comprometer o orçamento com um empréstimo. Nessa modalidade, as empresas podem escolher antecipar apenas os recebíveis necessários para cobrir despesas imediatas ou aproveitar oportunidades de investimento pontuais, sem comprometer todo o fluxo de recebíveis.

Uma forma de antecipar automaticamente pode ser toda semana em um dia específico. Supomos que você escolha todo sábado, por exemplo, e, com o dinheiro na conta, consegue se preparar para a próxima semana que vai começar, repondo o estoque e pagando os fornecedores e contas.

Essa flexibilidade permite um planejamento financeiro mais estratégico e adaptável às necessidades do momento, garantindo que os recursos sejam utilizados de forma eficiente e estratégica.

Ainda tem dúvidas? Confira aqui saber mais sobre antecipação de recebíveis na Stone.