Você sabe como o seu time comercial pode impactar os resultados financeiros, ou melhor, qual a relação entre fluxo de caixa e vendas? Analisar essa ligação pode trazer aprendizados valiosos para quem tem um negócio. Mas quais são as melhores estratégias nesse sentido? É o que você vai descobrir no post de hoje!

Primeiro, vamos explicar qual a relação entre o fluxo de caixa e as vendas. Depois, você vai ver algumas dicas para otimizar a gestão dessa ferramenta e também as suas estratégias de marketing. Quer saber mais sobre o assunto e melhorar a organização financeira do seu negócio? Então, continue a leitura e confira este conteúdo especial que preparamos para você!

O que é um fluxo de caixa?

Caso você esteja com dificuldades financeiras e precise melhorar a gestão da sua empresa, o fluxo de caixa pode ajudar. Ele nada mais é do que uma ferramenta que vai auxiliar no acompanhamento das finanças do seu negócio.

Por meio de lançamentos, em geral, diários, é possível controlar as despesas e receitas do estabelecimento. Com isso, você tem um mapa sobre os principais aspectos do negócio, que vai ajudar a ampliar a sua visão e otimizar os resultados da empresa.

No fluxo de caixa devem constar, por exemplo, lançamentos sobre tributos, pagamentos realizados aos fornecedores, gastos fixos como aluguel e também as receitas obtidas, seja por meio de vendas, seja por outro aspecto.

O aconselhável é que você tenha um bom detalhamento na montagem do seu fluxo de caixa. Assim, fica mais fácil entender as principais informações, encontrar gargalos e pontos de melhoria, além da margem de contribuição dos produtos.

Qual a relação entre fluxo de caixa e vendas?

O fluxo de caixa é um elemento fundamental da gestão financeira do seu negócio e corresponde às entradas e saídas dele. As primeiras envolvem qualquer valor que a sua empresa recebe, seja por meio de vendas ou de investimentos. Já as segundas dizem respeito a todo o dinheiro que a sua companhia gasta, seja com empréstimos, fornecedores, funcionários e outros custos.

Entenda o que traz mais resultados para o negócio

A partir do controle do fluxo de caixa, é possível entender quais são os elementos que mais vendem e quais trazem lucros ou prejuízos. Assim, é viável traçar estratégias para resolver o que você identificou como problema ou investir naquilo que traz um bom retorno.

Nesse sentido, as vendas desempenham um papel fundamental para o seu fluxo de caixa. Afinal, elas podem equilibrar as entradas e saídas e ajudar no caso dos gastos. Com o aumento das receitas das vendas, é possível investir mais nos seus produtos e processos.

Melhore a gestão de prazos

Se você observar gastos maiores, além de reduzir custos, consegue montar uma estratégia melhor para aumentar as vendas e equilibrar o fluxo de caixa. O prazo das negociações também pode afetá-lo.

Por isso, na hora de fazer a gestão financeira da sua empresa, é preciso considerar esses prazos de recebimento e também a taxa de inadimplência. Um controle eficiente do seu fluxo de caixa permite enxergar com clareza os gargalos do negócio nesse sentido e ajustar o que for necessário nas suas vendas. Mas quais outras ações podem ser efetivas para otimizar a gestão e o resultado do seu fluxo de caixa? É o que vamos ver a seguir!

Qual é a importância do fluxo de caixa para a gestão de vendas?

O fluxo de caixa pode gerar diversos benefícios para a gestão de vendas do seu negócio. Por exemplo, por meio dele, você tem dados confiáveis para entender a participação de cada produto na lucratividade do estabelecimento. Assim, é factível pensar em estratégias para dar destaque a ele.

Além disso, essa ferramenta consegue melhorar o planejamento estratégico da sua empresa, facilitando na hora de criar campanhas de marketing que gerem um bom retorno. Outro ponto importante do fluxo de caixa é relacionado às finanças.

Por exemplo, ao acompanhá-lo, fica fácil encontrar boas alternativas para manter as finanças em dia. Com isso, há mais dinheiro para investir em treinamentos, em qualidade de atendimento e em meios de melhorar a experiência do cliente.

Consequentemente, a probabilidade de ter consumidores satisfeitos e fidelizados aumenta. Com mais pessoas felizes com o seu estabelecimento, os custos para adquirir novos compradores se reduzem. Assim, é possível otimizar a lucratividade.

Como otimizar a gestão do fluxo de caixa?

Agora que você já sabe qual é a relação de fluxo de caixa e vendas, que tal conferir algumas dicas para melhorar a sua gestão? Com a intenção de ajudar o seu negócio, separamos várias informações importantes. Acompanhe!

1. Faça e analise o DFC

O DFC é o Demonstrativo de Fluxo de Caixa, um documento no qual você registra todas as entradas e saídas do negócio. Assim, ele permite realizar um controle preciso do seu fluxo de caixa e ver com clareza onde estão os gargalos do negócio, além de identificar quais são os produtos ou serviços que trazem maior rendimento para a empresa.

A partir disso, é possível pensar em ações para promover as vendas desses itens que são mais vantajosos. Porém, para que o DFC funcione como uma ferramenta de gestão eficiente, todas as entradas e saídas precisam ser registradas, evitando erros de cálculo que vão impactar nas decisões estratégicas do negócio. Então, não deixe passar nada e anote tudo no DFC.

2. Adote um sistema de gestão

Você já adota um sistema de gestão para auxiliar no fluxo de caixa e vendas? Ele pode ser uma boa saída para organizar as finanças do seu negócio. Mas antes de adotar uma plataforma como essa, é importante analisar a necessidade do seu estabelecimento.

Pequenos negócios que estão começando, por exemplo, conseguem ter uma gestão financeira eficiente apenas com planilhas e formas de organização mais simples. Se você sofre com erros frequentes de cálculo e nota que muitas informações importantes se perdem, entre outros problemas, pode ser que seja necessário adotar um sistema de gestão.

A vantagem de plataformas como essa é a praticidade que oferecem, porque automatizam processos, evitando erros e retrabalho, otimizando a produtividade da equipe e melhorando os resultados de vendas.

3. Controle e organize as suas vendas

Manter o fluxo de caixa sempre positivo é um desafio para os negócios. Por isso, é fundamental ter uma boa organização das vendas para auxiliar nessa gestão. Mesmo que o índice das vendas esteja bom, o prazo para o recebimento é um ponto de atenção para as empresas.

Se você tem custos mensais fixos, mas as vendas variam muito, isso pode representar uma instabilidade nas finanças do negócio. Por isso, é tão importante ter uma visão precisa das suas vendas e dos seus recebimentos. Aqui, a organização financeira ajuda a avaliar quais decisões precisam ser tomadas para evitar um cenário negativo para o seu fluxo de caixa.

4. Reduza a inadimplência

Além disso, a inadimplência e os recebimentos a prazo também podem comprometer o cálculo final do seu fluxo de caixa. Assim, se em um período você estava contando com determinado valor, mas muitos clientes estão inadimplentes, isso vai prejudicar as finanças do negócio.

Ao mesmo tempo, com um bom planejamento, é possível prever e se preparar para esse tipo de situação, adotando estratégias que mantenham o equilíbrio do caixa. Se, por exemplo, você vender além do esperado, pode usar esse dinheiro para cobrir os meses de baixa. Então, anote todos os prazos de recebimento para ter maior previsibilidade sobre as suas finanças a cada mês.

5. Alinhe com o time

Para garantir a eficiência da gestão do fluxo de caixa é necessário estabelecer algumas diretrizes com o seu time. Se você adotar um sistema especializado, por exemplo, a equipe precisa receber treinamento adequado para lidar com a nova ferramenta e preencher todos os campos corretamente, como data ou valores das entradas e saídas.

Além disso, combine reuniões periódicas com o time de vendas e o financeiro para a avaliar os relatórios de fluxo de caixa e vendas e, assim, traçar estratégias para o futuro. O objetivo é evitar um desequilíbrio negativo entre as entradas e saídas do negócio.

Assim, vocês conseguem pensar juntos em medidas eficientes para promover as vendas e lidar com casos de inadimplência. Afinal, o time se relaciona diretamente com os clientes, podendo trazer aprendizados sobre o comportamento desses consumidores para as reuniões.

6. Faça um planejamento financeiro

Como você viu, o fluxo de caixa é um importante instrumento para sua gestão financeira ter sucesso. Porém, é relevante ter outras ações complementares que vão auxiliar na eficiência dessa ferramenta.

Nesse sentido, é relevante fazer um planejamento orçamentário e financeiro para garantir a longevidade e o crescimento do negócio. Para isso, categorize as informações do fluxo de caixa, entenda quais são os principais custos e receitas do negócio, faça projeções e analise a possibilidade de realizar novos investimentos.

Desse modo, você consegue ter mais segurança na hora de usar o fluxo de caixa em conjunto com a gestão de vendas, além de encontrar meios de maximizar a lucratividade e manter o seu negócio competitivo.

7. Crie categorias

O uso de categorias detalhadas pode ser uma ótima saída para melhorar a gestão do seu fluxo de caixa. Quanto maior o número de classificações, mais ampla é a visão da sua empresa. Porém, para isso, é relevante contar com um sistema para automatizar os lançamentos.

Além disso, você pode criar divisões e subdivisões tanto de gastos quanto de despesas. Por exemplo, é possível detalhar quais são os custos variáveis e os fixos da empresa e, da forma semelhante, adotar receitas com o maior número de dados possíveis.

Com isso, fica mais simples entender os principais pontos de entrada de receitas e também as principais subdivisões para as quais o seu dinheiro está saindo. Assim, torna-se mais simples adotar medidas para conter custos e maximizar receitas, otimizando a lucratividade do negócio.

Como a tecnologia pode ajudar nas projeções de fluxo de caixa?

A tecnologia é um elemento central no registro e organização dos aspectos financeiros da empresa. Por meio de um sistema automatizado para pagamentos, por exemplo, você consegue ter acesso a todas as entradas conforme o período selecionado. Esse tipo de recurso evita erros de registro e ainda centraliza as principais informações em um único lugar. Assim, utilizar dados para avaliar as atuais condições do seu negócio se torna ainda mais fácil.

Além disso, com recursos mais modernos, a sua empresa dispõe de dados em tempo real, permitindo que você tome decisões e corrija estratégias sempre que elas apresentam resultados abaixo do esperado. Também vale destacar que o uso de diversos meios de pagamento pode dificultar o levantamento desses dados, fazendo com que o uso de inovações seja ainda mais importante.

Viu como é importante conhecer qual é a relação entre o fluxo de caixa e vendas? Entender mais sobre essas variáveis faz com que a sua gestão se torne eficiente e capaz de se adaptar diante de variações no mercado. Portanto, é fundamental contar com esse tipo de ferramenta para otimizar o seu processo de decisão e melhorar a condução do seu negócio.

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