Como você faz o controle financeiro para e-commerce no seu negócio? Esse aspecto é fundamental para ficar sempre no verde e manter as operações da sua empresa no longo prazo.
Olhar para a saúde financeira da sua loja online é importante para tomar decisões mais inteligentes sobre onde alocar os recursos, quais estratégias precisam ser mudadas e quais são os gargalos que fazem a sua empresa perder dinheiro.
No post de hoje, trouxemos informações importantes sobre estratégias de controle financeiro, além de 10 dicas para você aplicar no seu negócio e melhorar a gestão do seu e-commerce. Vem ler!
O que é controle financeiro para e-commerce?
Assim como em qualquer negócio, o controle financeiro para e-commerce é o conjunto de estratégias, processos e ferramentas que garantem a sobrevivência desse tipo de empreitada de maneira sustentável.
Ou seja, é garantir que você esteja sempre no verde e consiga planejar e executar ações de crescimento com sucesso no futuro.
Para quem empreende, é a melhor forma de garantir uma estabilidade administrativa e poder focar seus esforços no que realmente faz sua marca ficar conhecida com o tempo. Estamos falando de pensar o mix de produtos, melhorar sua relação com os clientes, criar promoções incríveis etc. Portanto, podemos dizer que controle financeiro é a base que sustenta seus esforços e possibilita seu crescimento. São estratégias que dão resultado imediatamente na sua rotina.
Quais as vantagens competitivas de um bom controle financeiro?
Para você entender melhor essa importância do controle financeiro para e-commerce, podemos analisar alguns pontos que a transformam em vantagem competitiva de mercado.
Afinal, você deve perceber no seu dia a dia o quanto esse mercado é concorrido. Seja em marketplaces, seja em redes sociais, a disputa pela atenção do cliente é feroz e se destaca quem é mais eficiente.
Sim, quem tem mais para investir geralmente tem uma vantagem. Mas isso não é mais uma verdade absoluta na era do Marketing Digital.
Com um bom controle financeiro, você consegue investir em mais experiências e interações com o público, melhorar o atendimento e até reduzir o preço de alguns produtos sem diminuir a margem de lucro.
Eficiência é exatamente entregar o melhor com o mínimo possível. Só consegue atingir esse nível quem sabe bem o quanto gasta e onde pode economizar para oferecer condições especiais para o público.
Reduzir custos, aumentar receitas, investir em atração e diferenciação são todos benefícios que você consegue ao melhorar seu controle financeiro. E são os que você precisa para crescer.
Quais são as 10 estratégias para controlar melhor as finanças?
Agora que já conversamos sobre a importância do controle financeiro nesse setor, que tal partir para a prática? Este é um processo que varia bastante de negócio para negócio. Depende do seu tipo de oferta, seu tamanho, sua quantidade de colaboradores.
Mas existem algumas estratégias que são universais. Separamos as 10 principais para ajudar você a controlar melhor as finanças.
1. Invista em tecnologia
Contar com soluções de controle tecnológico hoje é fundamental para quem quer empreender em e-commerce. Você provavelmente já utiliza alguma plataforma para gestão de pedidos e relacionamento com o cliente, mas tem ferramentas para controlar as finanças?
Sistemas de gestão automatizados, ou ERP, costumam ser bem competentes nesse sentido. Outra ideia interessante é contar com intermediadores de pagamento e sistemas de controle específicos para seu faturamento e seu caixa.
2. Controle as despesas fixas
Todo negócio tem despesas fixas: material de escritório, luz, água. São aquelas contas inevitáveis para quem quer manter um negócio funcionando.
Controlá-las significa fazer um acompanhamento dos valores mês a mês e relacionar os gastos com as necessidades da sua rotina. Também discriminar custos para entender que tipo deles pode ser ajustado ou cortado com processos mais otimizados.
Esse controle permite a eficiência que citamos anteriormente, fonte de competitividade no preço final de seus produtos.
3. Projete as despesas variáveis
Além das fixas, todo negócio tem despesas variáveis: customs de manutenção, campanhas pontuais para vender algum produto novo, mudança de câmbio em compras internacionais, entre outros exemplos.
Embora não sejam tão constantes, essas despesas quase sempre são projetáveis. Ou seja, prever esses gastos ajuda a se preparar para eles e evitar dores de cabeça. Portanto, tente olhar mais para o futuro e identificar os pontos de atenção para despesas inesperadas.
4. Fique de olho no calendário
Falando em olhar para o futuro, o e-commerce tem uma característica bastante importante do varejo: suas vendas quase nunca são estáveis ao longo do ano inteiro.
Todo comércio online convive com isso — há meses em que as vendas são mais fracas para períodos em que a demanda tem um pico repentino. Então, por que não preparar o seu ano pensando nisso?
Mapeie as épocas em que consumidores mais buscam seu mix de produtos. Planeje promoções e campanhas especiais para esses momentos e separe uma reserva para cobrir os meses em que as vendas são mais fracas. Assim, você reduz a oscilação no caixa e tem um melhor controle financeiro.
5. Avalie o custo-benefício
Se você já tem um e-commerce ou ainda está pensando em construir a sua loja virtual, é preciso avaliar o custo-benefício das plataformas de vendas online.
Isso deve ser levado em consideração para a sua gestão financeira. A avaliação de custo-benefício precisa estar envolvida em um planejamento maior.
Então, antes de adotar sistemas de gestão, analise primeiro as suas necessidades de negócio. Depois, pesquise bem as opções do mercado.
Assim, você tem mais elementos para decidir quais as melhores plataformas para a sua empresa.
Se você já implementou algumas soluções no seu e-commerce, é o momento de avaliar se elas estão trazendo os resultados esperados e se o seu time está aproveitando todos os benefícios que elas oferecem.
Verificar isso pode ajudar a cortar gastos desnecessários, reavaliar a necessidade dessas plataformas ou até qualificar mais a sua equipe para aproveitar as vantagens das soluções.
Pensando na gestão financeira do negócio, pode valer a pena adotar sistemas especializados, que ajudam em todo o processo de compra e pagamento online, trazendo insights importantes para o seu negócio.
6. Equilibre o frete
Por mais que uma loja física e uma loja online tenham alguns gastos semelhantes, há particularidades em cada uma das situações.
No caso do e-commerce, por exemplo, você precisa calcular qual o melhor frete para você e para seu cliente.
Para o consumidor, quanto menos ele tiver que pagar para receber o produto em casa, melhor. Mas nem sempre o e-commerce consegue oferecer preços tão competitivos.
Para ajudar nesse processo, você pode negociar com fornecedores ou buscar outros parceiros de negócio para reduzir custos e oferecer um frete competitivo para os seus clientes.
7. Invista em divulgação
Pensando no seu planejamento financeiro, é importante reservar recursos para investir em divulgação, ou seja, para estratégias de tráfego pago, que levam mais pessoas para a sua loja online, aumentando o número de visitantes e, consequentemente, o de vendas.
Então, converse com a equipe de Marketing para decidir quanto vai ser alocado nessa frente. Aumentar o tráfego de pessoas para o seu site é uma ótima forma de melhorar sua performance de vendas no e-commerce.
Para isso, é necessário criar anúncios criativos, que despertem o interesse das pessoas e façam com que elas visitem a sua loja online. Se você quer ter melhores resultados com custo reduzido, é preciso conhecer bem o seu público e segmentar a audiência para os seus anúncios.
8. Calcule o ROI
ROI é a sigla para Return on Investment, ou Retorno sobre Investimento. Essa métrica indica o quanto os seus investimentos estão performando positivamente, ou seja, o quanto de retorno eles trazem para o seu negócio.
O ROI pode ser calculado da seguinte forma:
(Ganho – Investimento)/Investimento = ROI
Assim, você precisa saber quais ganhos financeiros teve com o investimento considerado e subtrair o valor do investimento feito, dividindo o resultado por esse número inicial.
Então, por exemplo, supondo que você tenha feito um investimento de R$500 em anúncios e conseguiu vender R$3000 a partir desses anúncios, o seu ROI, nesse caso, ficaria:
(3000 – 500)/500 = 5
O número 5 indica que o seu retorno foi 5 vezes maior que o seu investimento. Em porcentagem, isso representa um retorno de 500%.
Se o retorno for positivo, isso significa que você está no caminho certo e que as suas estratégias para o seu e-commerce estão sendo eficientes (mas também podem melhorar).
Já um retorno negativo é sinal de alerta. Nesse caso, vale investigar como reverter essa situação para que o retorno aumente ou o investimento diminua.
9. Faça o controle de estoque
Fazer o controle de estoque em um e-commerce é fundamental para evitar, por exemplo, que o cliente compre algo online e, depois, você verifique que o produto acabou. Assim, é preciso avisar o cliente que o item está em falta, o que compromete muito a experiência que ele tem com o seu negócio.
Além disso, fazer o controle de estoque também evita as compras de urgência, que podem encarecer os produtos e diminuir a sua competitividade no mercado.
Com a gestão de estoque em dia, você consegue planejar o seu fornecimento, o que significa possibilidade de redução de custos. Afinal, abastecendo seu estoque com antecedência, você tem mais tempo para procurar os melhores preços do mercado e negociar com fornecedores.
10. Controle o fluxo de caixa
Seja no caso e-commerce, seja para uma loja física, o fluxo de caixa é um dos elementos mais importantes da gestão financeira de um negócio.
As entradas e saídas devem ser monitoradas diariamente para garantir a organização e o controle financeiro.
A ideia é que, no final do mês, você fique no verde. Por isso, fazer a gestão diária das suas finanças previne surpresas. Identificando um problema no seu fluxo de caixa logo de início, é possível atuar imediatamente sobre ele, aumentando suas chances de resolvê-lo mais rapidamente.
Nesse caso, um sistema de gestão financeira pode ajudar, já que ele registra todas as entradas e saídas, além de centralizar os dados dos seus clientes e permitir o monitoramento do seu progresso mensal de faturamento.
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