De acordo com dados do mapa de fraudes de 2021, somente nos primeiros três meses do ano o setor de e-commerce sofreu mais de 2 bilhões de tentativas de golpes. Os dados são alarmantes, mas também demonstram a importância de investir na segurança nos meios de pagamento do seu negócio.
Nesse sentido, a tecnologia será a sua maior aliada para garantir que os seus clientes possam fazer compras seguras na sua loja virtual e, consequentemente, para preservar a imagem e a credibilidade da sua marca.
Preparamos, portanto, uma lista com as 4 melhores dicas para adotar no seu negócio e atingir altos níveis de segurança digital. Confira e coloque em prática o quanto antes!
Quais as 4 melhores práticas para trazer mais segurança aos meios de pagamento?
As tecnologias dos meios digitais surgiram, entre outras razões, para tornar as práticas de venda e consumo pela internet muito mais simples. Essa facilidade, por outro lado, também abriu brechas para golpes e fraudes. Proteger o seu negócio e os seus clientes nesse meio é, portanto, fundamental.
Confira a seguir as melhores práticas para garantir a segurança nos meios de pagamento online do seu negócio.
1. Tenha certificação digital
Para que os seus clientes possam compartilhar dados sensíveis na internet, como informações de pagamento ou de identificação, é fundamental contar com o certificado digital SSL (Secure Sockets Layer).
Trata-se de uma ferramenta de segurança digital que criptografa a comunicação entre um site e seus usuários, com o objetivo de dificultar o acesso de hackers a essas informações sigilosas.
Ao ter esse cuidado no seu site ou e-commerce, a experiência de compra dos seus clientes será muito mais segura.
2. Use um sistema antifraude
Com a onda crescente de golpes, se tornou cada vez mais necessário adotar meios de proteção na internet realmente eficientes. Esse é o papel do sistema antifraude. Com o auxílio de várias ferramentas, ele analisa as transações online do seu negócio e identifica possibilidades de fraude.
Para isso, faz um estudo sobre o comportamento de consumo do dono do cartão e verifica a compatibilidade da compra que está sendo feita com esse histórico. Caso haja alguma inconsistência — se o cliente não tem o costume de fazer compras de alto valor à vista, por exemplo, e uma foi feita na sua loja virtual usando o cartão dele — a transação é bloqueada.
Isso ajuda a impedir que a fraude seja, de fato, concluída e o consumidor precise passar por uma série de processos burocráticos para conseguir revertê-la. Esse cuidado preserva também a imagem da sua loja virtual, evitando avaliações negativas e, até mesmo, processos judiciais.
3. Conte com gateways confiáveis
O termo “gateway” significa “portão de entrada”. Se no nosso dia a dia um portão ou porta serve para conectar um ambiente ao outro — a rua ao interior de uma casa, a passagem de um cômodo para o outro etc. —, na internet essa ferramenta conecta os dispositivos dos usuários e a internet.
No caso do gateway de pagamento, ele funciona como a máquina de cartão que se usa nos estabelecimentos físicos. Se você já fez compras online, deve ter notado que após finalizar o processo o seu pedido fica por um tempo no status “em processamento” ou “aguardando aprovação do pagamento”.
Esse é o momento em que o gateway de pagamento está em atividade. Quando o cliente preenche e envia os seus dados de pagamento para efetuar uma compra online, o gateway faz uma ponte entre a sua loja e a operadora do cartão para verificar informações como:
- se o cartão realmente existe;
- se está dentro da data de validade;
- se há limite suficiente para fazer a compra;
- se todas as informações inseridas estão corretas.
Caso essa análise esteja compatível com o que foi informado pelo cliente, a compra é aprovada e o pedido já pode avançar de status. Para garantir que tudo isso seja feito com bastante segurança e sem risco de falhas, é fundamental escolher um gateway confiável.
4. Conscientize os seus consumidores
Quando o público confia no seu negócio, dificilmente considerará suspeita qualquer atividade que seja feita usando o nome da sua marca. Por isso, o seu papel é conscientizar a respeito de qualquer possibilidade de fraude e evitar qualquer tipo de dor de cabeça nesse sentido.
Para isso, envie mensagens nos principais meios de comunicação com os seus clientes a respeito de práticas que não fazem parte dos padrões de atividade do seu negócio, como o envio de links solicitando atualização de dados bancários, e-mails informando bônus a expirar com “anexos para consulta” etc.
Sabendo disso, as chances de que eles caiam em golpes serão bastante reduzidas, e a confiança no seu negócio e nos seus serviços será devidamente preservada.
Por que contar com uma plataforma de pagamento para e-commerce?
Desde o momento de montar a sua loja virtual já é necessário pensar nas melhores estratégias de segurança, principalmente relacionadas aos pagamentos. Hoje existem diversas plataformas que já contam com ferramentas de proteção — como os gateways e demais sistemas antifraude que apresentamos nos tópicos anteriores —, permitindo aos negócios se estabelecerem no ambiente virtual com mais facilidade e tranquilidade.
Por isso, faça uma boa pesquisa antes de decidir qual plataforma hospedará a sua loja e garanta não só que ela seja, de fato, segura, como também seja compatível com todas as necessidades do seu negócio e ofereça suporte especializado. Assim você garante a proteção para todas as pontas das transações e também conta com auxílio sempre que for necessário.
Tecnologias como os pagamentos digitais tornaram a relação entre negócios e consumidores muito mais simples. Por outro lado, facilitaram também a atividade de criminosos virtuais. Estar em dia com as práticas de segurança nos meios de pagamento que citamos ao longo deste texto é o melhor caminho para contornar golpes e fraudes e garantir uma experiência de compra 100% segura no seu e-commerce.
Agora que você já sabe tudo sobre como fortalecer a segurança dos seus meios de pagamento, que tal se aprofundar também na proteção dos pagamentos via cartão de crédito? Confira como proteger o seu negócio de fraudes no cartão!
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