Está buscando as melhores estratégias de marketing para pequenos negócios? No caso desse modelo de empresa, muitas vezes, o orçamento é enxuto. Então, é preciso adotar ações eficientes com baixo custo.

Um dos objetivos do marketing é a divulgação da sua marca, o ganho de autoridade no mercado, a conquista e a fidelização de clientes. A boa notícia é que é possível ter tudo isso mesmo sem investir muito dinheiro. A chave é ter constância, disciplina e estratégias eficientes.

No post de hoje, trouxemos algumas dicas para você alcançar excelentes resultados de marketing no seu negócio. Vem ler!

Planejamento

O primeiro passo para obter bons resultados com o marketing para pequenos negócios é realizar um planejamento. Ele vai guiar as suas decisões e servir como um norte para administrar a sua empresa.

No planejamento, você deve incluir os objetivos com as estratégias de marketing, os prazos de entrega dos projetos envolvidos, os canais utilizados, o público-alvo, os funcionários responsáveis, as ferramentas utilizadas, as métricas escolhidas e o orçamento disponível para cada ação.

É importante que você faça tanto um planejamento macro, como específico, para cada estratégia adotada. Por exemplo, se você decidiu atuar no Instagram e no Facebook, deve haver um planejamento para cada rede social, sem perder o foco nos objetivos principais de marketing para a sua empresa.

Não se preocupe em traçar muitas estratégias para todos os canais disponíveis. Comece aos poucos, escolhendo um ou outro canal. Com o tempo e observando os resultados de cada ação, vá expandindo o marketing do negócio. Fazer muito ao mesmo tempo fará com que você perca o foco e não tenha a consistência necessária para colher bons frutos com o marketing.

Conteúdo

Já pensou em criar conteúdos gratuitos para atrair a atenção de novos clientes? Para os pequenos negócios, o marketing de conteúdo é uma ótima forma de aumentar suas vendas, gerar engajamento junto ao público e construir a autoridade da sua marca no mercado.

A dica aqui é testar diferentes formatos, como webinar, ebooks, infográficos e cursos online. Newsletters com as novidades da marca e um blog com assuntos relevantes para o seu público também são boas maneiras de divulgar o negócio.

Não se esqueça também da identidade visual da sua marca. O logo do seu negócio passa a mensagem que você gostaria para os consumidores? Quais são as principais cores que devem ser usadas nos posts de redes sociais e nos materiais produzidos pela sua empresa? Pensar nisso ajuda a dar uma “cara” única para a sua marca e que ficará marcada na lembrança dos seus clientes.

Canais Digitais

Os canais digitais são ferramentas de marketing que permitem resultados eficientes com custos reduzidos. Eles são ideais para gerar tráfego ao seu site, assim como para engajar os seus seguidores nas suas postagens. Uma dica é buscar parcerias com outras marcas para criar conteúdo, como lives.

Outra vantagem desse modelo é a facilidade de gestão e a clareza a respeito dos resultados obtidos com cada ação realizada dentro das plataformas. Isso permite que o seu negócio realize vários testes para descobrir qual o público-alvo e qual tipo de conteúdo mais agrada aos seus seguidores.

Fidelização

Fidelizar clientes não é uma tarefa exclusiva da área de marketing das empresas, mas esse setor tem um papel importante para os bons resultados de uma estratégia como essa. A fidelização envolve, por exemplo, condições especiais de pagamento, a excelência no serviço de atendimento e o envio de e-mails com ofertas personalizadas ou mensagens de feliz aniversário.

Nesse sentido, o marketing pode ajudar, principalmente, nas estratégias de personalização com foco em fidelizar os consumidores. Isso porque essa área conta com informações valiosas a respeito desses clientes, como nome, idade, região e preferências de consumo. Para ajudar nesse processo, as empresas utilizam os chamados CRMs, ferramentas de gestão de negócio e do relacionamento com os clientes. Esses sistemas concentram todos os dados sobre os consumidores, revelando caminhos para suas estratégias de marketing.

Com um CRM, você consegue segmentar o seu público e direcionar mensagens específicas para cada grupo, tornando a comunicação com o cliente mais personalizada. Isso aumenta consideravelmente suas chances de vendas. Afinal, como as ofertas foram pensadas para aquele público, ele acaba se identificando mais com elas, sendo estimulado a comprar o que está sendo oferecido.

Além disso, um CRM é capaz de integrar diferentes áreas da empresa, como marketing e vendas, o que facilita muito a comunicação dos funcionários e diminui a chance de erros ou a necessidade de retrabalho. Com isso, a produtividade do time aumenta, impactando diretamente na experiência do cliente, que acaba recebendo um serviço de melhor qualidade.

Ações específicas

Criar ofertas, kits personalizados e ações especiais, aproveitando datas comemorativas, por exemplo, é uma boa forma de otimizar suas vendas com estratégias de marketing. Aposte na divulgação dessas promoções no seu site e nas suas redes sociais, com uma bela arte e mensagens criativas para os clientes. As datas comemorativas também são oportunidades para testar novos produtos e analisar a resposta do público.

Métricas

Lembra que falamos que as métricas precisam aparecer no seu planejamento? Então, são elas que vão dizer se as estratégias de marketing que você adotou estão funcionando. Mas as métricas sozinhas não querem dizer muita coisa.

É preciso estabelecer metas para cada ação realizada e, ao final, compará-las aos resultados obtidos. Se houver uma diferença muito grande entre elas, por exemplo, você pode repensar tanto as suas ações para identificar possíveis erros, como rever as próprias metas, trazendo-as para um contexto mais realista.

Principais aprendizados do post:

  1. A primeira dica é fazer um planejamento de marketing para o seu negócio. Inclua os prazos de cada projeto, as metas, as métricas, os colaboradores envolvidos, os canais utilizados, as ferramentas e o orçamento. O planejamento funciona, portanto, como um guia para as suas próximas decisões estratégicas. Não tente fazer tudo de uma vez. Planeje começar aos poucos e vá crescendo conforme os resultados. A segunda dica é apostar em conteúdo. Produzir materiais gratuitos e relevantes irá atrair muito a atenção dos clientes. Além disso, uma estratégia de marketing de conteúdo eficiente é capaz de criar autoridade para a sua marca no mercado, além de engajar o público. Não esqueça também de pensar sobre a identidade visual da sua marca, que deve ser aplicada a todos os conteúdos produzidos.
  2. Apostar em canais digitais é uma ótima estratégia de marketing para pequenos negócios. Eles ajudam a gerar tráfego para o seu site e a engajar o público nas redes sociais. Além disso, os canais oferecem boas alternativas para analisar os resultados obtidos com cada ação realizada dentro das plataformas. A fidelização de clientes também deve entrar nos objetivos do seu marketing. Os pequenos negócios podem adotar ferramentas de gestão, como o CRM, para concentrar os dados dos clientes e integrar as diferentes áreas da empresa. Com esse modelo de sistema, fica mais fácil obter informações sobre o seu público, permitindo ações mais personalizadas e que irão fidelizar clientes.
  3. Outras ações, como promoções e kits personalizados são bastante eficientes quando falamos em marketing para pequenos negócios. Aproveitar as datas comemorativas para testar um novo produto ou enviar mensagens personalizadas para os clientes, por exemplo, pode estimular esses consumidores a conhecer melhor o seu negócio e a comprar de você. Por fim, adotar métricas para o seu marketing é uma ação indispensável para ter bons resultados. Mas, primeiro, é preciso estabelecer metas para cada projeto. Só assim é possível comparar os resultados obtidos com as expectativas do início. A partir disso, você pode rever suas ações de marketing e repensar os objetivos.