Fazer parcerias com influenciadores no Instagram pode ser uma ótima maneira de atrair mais clientes para o seu negócio, otimizar a lucratividade e aumentar a visibilidade da sua marca.

Para isso, é preciso tomar alguns cuidados e escolher os influencers alinhados com os valores e com a missão do negócio, além de entender se o influenciador em questão está alinhado ao seu público-alvo e à sua marca.

Assim, você consegue usar o Instagram para vender mais e aumentar a credibilidade do negócio frente aos consumidores. Também é importante criar uma proposta de parceria para que tudo ocorra de forma fluída e sem confusões.

Se deseja aplicar essa estratégia no seu negócio, continue a leitura e confira o conteúdo especial que preparamos para você!

Como aumentar as vendas pelo Instagram por meio de parcerias?

O Instagram é uma excelente ferramenta para os pequenos negócios mostrarem os seus produtos e alcançarem um público mais amplo. Firmar parcerias com influenciadores é uma ótima oportunidade para vender mais por meio da plataforma.

Com tantos perfis diferentes, você certamente consegue encontrar alguns que têm a cara da sua marca. Mas não vale atirar para todos os lados. O ideal é fazer uma pesquisa para filtrar alguns influenciadores que podem topar uma parceria e ter um público interessante para o seu negócio.

Também é importante lembrar que nem sempre o número de seguidores garante um bom engajamento. Então, você pode firmar parcerias com perfis pequenos, mas com um público fiel, o que pode gerar ótimos resultados para os dois lados.

Nesse sentido, contar com a publicidade de influenciadores no Instagram pode ser uma boa ideia para promover os seus produtos e aumentar as suas vendas na rede social. Mas como fazer isso? É o que vamos ver a seguir!

Quais as melhores dicas para abordar influenciadores e conquistar parcerias?

Agora que você já entende a importância de contar com a influência desse tipo de profissional, é hora de colocar a mão na massa e pensar nas soluções para o seu negócio.

Confira algumas sugestões para ajudar você a selecionar pessoas adequadas para potencializar as suas vendas!

1. Liste quem são as pessoas alinhadas ao perfil da marca

Antes de abordar diretamente os influenciadores, é importante selecionar pessoas que apresentam valores e posicionamentos parecidos com os da sua marca. Assim, é possível atrair um público com alto potencial de conversão.

Além disso, o influenciador dará um rosto para a sua marca no meio digital. Isso significa que parte da sua postura e de suas opiniões podem refletir na forma como o público enxerga a sua marca. Por isso, vale a pena fazer uma escolha criteriosa em vez de observar apenas as métricas de engajamento e o número de seguidores.

2. Faça uma pesquisa de público-alvo

Um dos aspectos mais importantes para decidir qual influenciador abordar é olhar para o público-alvo desse perfil. As pessoas que curtem e engajam nos posts têm a ver com o tipo de cliente que você quer atrair para o seu negócio? Essa pergunta deve nortear a sua decisão na hora de escolher os melhores influenciadores para a sua marca.

Isso também é fundamental para que a parceria gere bons resultados para os dois lados. Afinal, se o público do influenciador não tem o perfil do cliente que compra da sua marca, vocês podem acabar apostando em uma estratégia que vai exigir esforços e não trazer muito resultado.

Então, olhe os seguidores, as curtidas e os comentários nas publicações dos influenciadores que você pretende abordar para entender quem é o público. Também observe como o influenciador se comunica, a quem se dirige e qual o tipo de linguagem utilizada nos stories e nos posts para entender melhor o perfil de seguidor com quem ele conversa diariamente.

3. Pergunte o valor do serviço

Ao prospectar influenciadores no Instagram, é importante alinhar os valores da parceria. Então, pergunte quanto custa o serviço, sem qualquer receio. Essa negociação é natural e deve fazer parte do dia a dia do influenciador. Então, não se preocupe em abordar esse tipo de assunto.

Não é muito apropriado pedir o serviço de graça, como uma troca, a não ser que o próprio influenciador ofereça essa possibilidade. Afinal, o trabalho dele também envolve fazer as publicidades no perfil, e esse profissional precisa ser remunerado por isso.

Caso o seu negócio não tenha condição de contratá-lo naquele momento, agradeça, sendo sempre gentil e procure por influencers mais acessíveis.

4. Elabore uma proposta de parceria

Para formalizar a parceria, é interessante elaborar uma proposta para o influenciador. Inclua todas as responsabilidades e condições da parceria nesse documento para deixar muito claro para cada um dos lados o papel a ser desempenhado na estratégia.

Não esqueça de colocar os valores e os prazos de pagamento, assim como as datas para a realização da publicidade no perfil.

Envie para o influenciador para ter o ok antes de enviar o contrato. Assim, se houver algum ponto para ajustar, você tem tempo para fazer isso. Mas o ideal é já combinar tudo antes e apenas formalizar a estratégia na proposta, para evitar surpresas desagradáveis.

Se a sua marca tem algumas condições para a parceria, exponha logo no contato direto com o influenciador. Não deixe para expor essas condições apenas na proposta. Após alinhar todos os pontos, vocês podem partir para a etapa de assinatura do contrato de parceria.

5. Envie kits com os seus produtos

Enviar um kit com alguns produtos da sua marca, como um presente para o influenciador, é uma ótima forma de mostrar o que você vende e criar um vínculo com o potencial parceiro. Com isso, o influenciador pode testar os seus produtos e avaliar se faz sentido fechar a parceria.

A vantagem desse modelo é que, se o parceiro gostar do que você vende, pode indicar os seus produtos, gerando recomendação e atraindo mais clientes para o seu negócio. Então, capriche! Personalize o kit de acordo com as características do influenciador que a sua marca está abordando.

Isso faz com que o negócio se destaque, além de mostrar que você teve um cuidado especial ao enviar o seu kit. Assim, o influenciador pode olhar com mais carinho para o que você enviou, já que percebe um esforço a mais na preparação do kit.

6. Construa um relacionamento a longo prazo

Tendo um pequeno negócio, você deve saber a importância de fidelizar clientes. Da mesma forma, é interessante fidelizar parceiros de negócio, como os influenciadores do Instagram. Por isso, assim que você firmar uma parceria, cuide para que o relacionamento se fortaleça e renda ainda mais frutos no futuro.

Encontrar influenciadores alinhados com o seu propósito aumenta as chances de criar estratégias que cativam o público, afinal, as pessoas percebem a autenticidade das iniciativas em conjunto.

7. Conheça os gostos do influencer

Por fim, vale a pena conhecer um pouco mais sobre os profissionais com os quais deseja fazer parceria. Assim, é possível pensar toda a estratégia de marketing de maneira alinhada com o estilo e os hábitos dessa pessoa.

Outro ponto importante é criar pontos de conexão entre a sua marca e o influenciador. Isso é essencial para que a parceria seja bem-aceita pela audiência — e se reflita no volume de vendas.

Parcerias pouco convencionais ou com influenciadores que não apresentam correlação com o seu nicho podem causar um efeito negativo no público. Portanto, vale verificar o grau de autoridade do influenciador dentro do seu nicho de comercialização.

Quais são as vantagens de contar com influencer?

Fazer parcerias com influenciadores no Instagram pode proporcionar diversos benefícios para o seu negócio, ainda mais se você seguir as dicas que apresentamos anteriormente. Quer descobrir quais são essas vantagens? Continue a leitura que esclarecemos para você!

Mais visibilidade

Ter mais visibilidade em seu negócio pode ajudar a maximizar as vendas e conquistar bons retornos, além de tornar a sua marca conhecida e ajudar a aumentar a credibilidade do negócio.

Nesse sentido, fazer esse tipo de parceria com influenciadores pode ser uma ótima saída. Assim, você conta com pessoas que já têm um bom público para divulgar as suas soluções. Porém, lembre-se sempre: para essa estratégia dar mais certo, procure influencers relacionados ao seu produto e valores.

Aumento das vendas

Com mais visibilidade e pessoas que exercem influência sobre outros indivíduos indicando o seu produto, as chances de aumentar muito as vendas do negócio são bem grandes.

Logo, é importante preparar o estabelecimento para enfrentar a alta de demanda após a publicidade que o influencer fez. Assim, você presta um atendimento de qualidade e consegue fidelizar os consumidores, aproveitando ao máximo a parceria realizada.

Público qualificado

Caso você siga nossa dica e procure influencers relacionados ao seu produto, o público que vai chegar ao seu negócio já está qualificado e, possivelmente, tem interesse nas soluções que você oferta. Assim, o custo-benefício desse tipo de marketing tende a ser muito proveitoso, gerando resultados espetaculares em seu estabelecimento.

Viu como é importante realizar uma avaliação cuidadosa na hora de buscar influenciadores no Instagram? Ao colocar tais dicas em prática, você consegue obter excelentes parcerias e tem acesso a um público pronto para passar o cartão.

Assim, além de aumentar as suas vendas no curto prazo, é possível aumentar a base do público fidelizado para desenvolver um modelo de negócios com receita recorrente.

Gostou do nosso artigo? Quer saber mais sobre como usar os canais digitais em sua estratégia? Então, acompanhe a nossa página no Instagram e confira dicas incríveis para implementar no seu dia a dia!