Diversificar os canais de vendas é fundamental para o crescimento de um negócio, afinal, quando o fazem, a tendência é de que vendam mais, fidelizem um número maior de consumidores e, consequentemente, elevem as receitas. Nesse sentido, a venda por WhatsApp ganha destaque, já que esse é o aplicativo de mensagens instantâneas mais popular no país nos últimos anos, fazendo parte do dia a dia das pessoas.

Em outras palavras, é praticamente uma certeza que o seu público-alvo está presente no app, independentemente dos potenciais compradores que o compõem. Logo, é necessário que você, empreendedor, também esteja lá, estabelecendo interações com os seus leads e gerando conversões.

Por isso, neste post, nós vamos explicar mais a fundo como adaptar o seu processo comercial ao WhatsApp e listar os principais cuidados que devem ser adotados ao utilizá-lo. Vamos lá!

Como adaptar o seu processo comercial para o WhatsApp?

Atualmente, a maior parte dos empreendedores já identificou oportunidades na utilização do aplicativo e vem buscando meios de tornar o WhatsApp mais útil para a conversão de leads no dia a dia. Nesse contexto, o ponto de partida é entender como adaptar o seu processo comercial para "encaixá-lo" no app.

Contato inicial e qualificação

Em vez de somente ligar para o lead, é possível, por exemplo, enviar uma mensagem pelo WhatsApp buscando acordar o horário ideal para uma chamada telefônica. Você pode até mesmo colocar em prática toda a etapa de qualificação no aplicativo, dependendo da disponibilidade do potencial cliente. Dessa forma, uma oportunidade que não avançaria por dias, até que houvesse uma reunião formal, vai para o estágio seguinte do funil de vendas em questão de poucas horas.

Inclusive, é interessante fazer uma modificação nos seus formulários e, em vez de solicitar o telefone, pedir o celular — preferencialmente o número utilizado no WhatsApp. Assim, você já deixará as pessoas cientes de que poderá haver uma comunicação por esse meio.

Acompanhamento e interações ágeis

Outra aposta interessante é no uso do app para enviar lembretes de encontros agendados, realizar acompanhamentos mais rapidamente e submeter arquivos de vídeo e de imagem, como demonstrações do seu serviço e/ou produto. Além disso, é válido explorar o envio de áudios, mas só quando essa prática for previamente alinhada com o cliente — nesse caso, apenas se lembre de que a proposta aqui não é substituir uma chamada telefônica pela troca de áudios.

Também é essencial ter em mente que o uso do WhatsApp não implica o descarte de outros meios de comunicação, mas os complementa. O propósito é otimizar o tempo da equipe de vendas e estar presente em um meio em que todos os seus clientes em potencial estão durante uma boa parte do dia.

Fechamento e pós-venda

Após a compra do produto — ou a assinatura de um contrato de prestação de serviço, se for o caso —, o negócio e o cliente podem manter o contato pelo WhatsApp para acertar todos os detalhes e "passar o bastão" para os responsáveis pelas etapas posteriores. Assim, o seu time fica mais livre para dar andamento a outras negociações sem ter a agenda ocupada com vendas já fechadas, e o consumidor, por sua vez, não fica "desamparado", sem atendimento.

Inclusive, falando em atendimento, o aplicativo também pode se revelar um incrível aliado para oferecer suporte ao longo da jornada de compra. É possível automatizar o primeiro contato utilizando chatbots que estejam aptos a sanar as dúvidas mais comuns acerca das suas soluções e enviar aos profissionais do setor somente as questões de maior complexidade.

Quais são os principais cuidados que devem ser adotados na venda por WhatsApp?

Quando o objetivo é transmitir uma imagem mais profissional como empreendedor e aumentar o engajamento dos seus clientes — elevando, por conseguinte, o número de vendas fechadas —, uma série de procedimentos deve ser levada em conta, agindo com estratégia para garantir a fluidez do processo de vendas. Neste tópico, listamos os principais cuidados.

1. Utilize o WhatsApp Business (com um número exclusivo para fins comerciais)

O primeiro passo é criar uma conta que seja dedicada ao seu empreendimento. Justamente por isso, o mais conveniente é utilizar o WhatsApp Business, que é a versão do app exclusivamente voltada para empresas, de pequenos negócios a grandes companhias. Nesse caso, o mais recomendado é ter um número diferente do pessoal apenas para o uso do aplicativo.

2. Seja cauteloso com a sua imagem

Trabalhar a sua identidade visual é essencial, independentemente do canal utilizado. No WhatsApp, é interessante, por exemplo, utilizar como foto de perfil a logo da sua marca. Além disso, evite o compartilhamento de vídeos e/ou imagens relativos à sua vida privada, priorizando somente aquilo que tem relação com as atividades do seu negócio.

3. Evite excessos

Mais um ponto que deve ser levado em conta é a importância de se evitar o envio de uma grande quantidade de mensagens ao manter a comunicação com os seus clientes. Assegurar a constância — entregando sempre conteúdos informativos e de qualidade — é, sim, relevante, mas em excesso pode causar uma desconexão e, por consequência, a perda de vendas.

Portanto, tenha cuidado com o volume de envios e, preferencialmente, obtenha a autorização do usuário do app antes de iniciar o contato por esse canal. Do contrário, a imagem da sua marca pode ser impactada de forma negativa.

4. Use as listas de transmissão a seu favor

Mais uma funcionalidade do aplicativo que pode ser bastante valiosa para o seu negócio é a lista de transmissão. A princípio, é essencial descartar qualquer ideia relacionada à criação de um grupo com toda a sua base de clientes, combinado? Isso seria invasivo e, provavelmente, causaria desinteresse em um curto espaço de tempo.

A lista de transmissão, por outro lado, é um recurso que permite o envio de mensagens para diversas pessoas de uma só vez e, para acessá-la, apenas é preciso — com o WhatsApp aberto — ir até os três pontinhos localizados na barra superior e clicar em "Nova transmissão". Depois, basta selecionar os contatos para os quais você gostaria de fazer o envio e, em seguida, encaminhar a mensagem para todos eles em simultâneo, mas separadamente.

5. Segmente os consumidores

Complementando o tópico anterior, para auxiliá-lo no momento de selecionar os contatos das suas listas de transmissão, uma boa prática é segmentar os clientes e inserir termos no nome do contato que indiquem os segmentos a qual eles pertencem. É interessante avaliar, por exemplo:

  • se o seu público tem interesses distintos;
  • se existem subnichos dentro da sua empresa;
  • se os consumidores estão em fases diferentes da jornada de compra e de relacionamento com o negócio.

Outra boa opção é pensar no funil de vendas, separando as pessoas que já compraram no seu empreendimento daquelas que ainda estão cogitando a possibilidade de investir nas suas soluções.

6. Tenha métricas para o WhatsApp

Como no caso de qualquer outro canal de interação com o público-alvo, é importante mensurar o sucesso do uso do WhatsApp na comunicação com os seus clientes no que diz respeito às suas estratégias comerciais. Nesse sentido, é necessário determinar quais serão os indicadores que serão monitorados desde o início — principalmente se o seu intuito for utilizar o app como um espaço de vendas permanente.

É possível, por exemplo, analisar os ganhos que o aplicativo trouxe para as suas operações, comparando-o com outras plataformas, avaliando alguns quesitos, como:

  • a duração da negociação e do ciclo de vendas;
  • o tempo médio de resposta;
  • o tempo para o contato inicial;
  • a duração de cada etapa do processo de vendas.

Assim, se a utilização do WhatsApp realmente estiver acelerando o seu processo, você poderá verificar melhorias nesses pontos.

Além disso, mais um conjunto de métricas importante está relacionado com a produtividade da sua equipe. Afinal, trazendo mais agilidade para o dia a dia, em tese, o time poderá atender a um número maior de clientes em potencial e fechar mais vendas. Sendo assim, é válido checar a quantidade de oportunidades tratadas, o quão efetivo os contatos têm sido e o número de negócios concluídos com sucesso.

7. Utilize o recurso do status

Do mesmo modo que algumas redes sociais, como o Instagram, possibilitam o envio de imagens e/ou vídeos curtos que serão exibidos no intervalo de 24 horas, o app conta com a funcionalidade denominada "status", que funciona de modo similar.

Por meio dela, você consegue compartilhar informações com os seus clientes, a exemplo do lançamento de produtos e de promoções, mas a mensagem não é diretamente entregue ao usuário do WhasApp. Ou seja, somente visualizará o conteúdo quem estiver interessado em vê-lo, de modo que a publicação não importunará os potenciais compradores que não desejam receber propagandas.

8. Treine a sua equipe para a realização de vendas por WhatsApp

Por fim, é essencial oferecer um treinamento para os colaboradores que atuarão nesse canal de contato, considerando que os seus clientes esperam ter a mesma experiência independentemente do meio utilizado para a comunicação. Assim, certifique-se de que todos os profissionais dominem as práticas mais adequadas e saibam o que não pode ser feito, garantindo um alto nível de excelência no atendimento prestado.

Como visto, em razão da grande popularidade do aplicativo, preparar-se para a venda por WhatsApp pode fazer uma grande diferença nos seus resultados, já que praticamente todo o seu público acessa o app todos os dias e o seu negócio deve estar onde a sua audiência se faz presente. Por isso, se você ainda não está nesse canal, crie a sua conta na versão Business e comece a estreitar o relacionamento com os potenciais clientes.

Este conteúdo foi útil? Não se esqueça de que, para otimizar ainda mais suas vendas por WhatsApp, é importante contar com diferentes meios de pagamento. Entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo nisso!