Mais uma data de celebração se aproxima e você já vem preparando o seu negócio para vender mais no Dia das Mães? Se ainda não, saiba que é melhor começar a traçar boas estratégias nesse sentido, haja vista que há uma grande de expectativa de aumento da movimentação no comércio de 26% para este ano de 2022, em comparação aos anos anteriores.

No entanto, um fato é incontestável: se mesmo antes do período pandêmico já havia uma grande preferência pelas compras online em razão da praticidade e do comodismo, após o momento turbulento e desafiador que enfrentamos, essa tendência apenas se consolidou. Pensando nisso, estar presente no universo digital neste momento é bastante importante para garantir bons resultados de vendas. Então, no post de hoje, nós separamos algumas dicas para o seu negócio mandar bem no Dia das Mães e vender mais. Continue a leitura!

1. Aposte em e-mail marketing

A primeira dica de hoje é planejar estratégias de e-mail marketing. A ideia, em suma, é programar e-mails automáticos com campanhas totalmente focadas no Dia das Mães. Você pode, por exemplo, apresentar uma seleção de produtos e elaborar mensagens bastante criativas, assim como investir em títulos atrativos para estimular a abertura dos e-mails enviados.

A verdade é que as campanhas de e-mail marketing são uma ótima estratégia para aumentar as suas vendas no Dia das Mães. Algumas dicas-chave para ter bons resultados com a utilização dessa ação são:

  • apostar em títulos tão atrativos quanto possível;
  • utilizar o primeiro nome do destinatário nas mensagens enviadas;
  • criar mensagens verdadeiras chamativas;
  • investir em uma arte criativa;
  • apresentar uma seleção de produtos que realmente têm a ver com a data comemorativa e com as preferências dos clientes — em se tratando de um consumidor recorrente, vale a pena consultar o histórico de compras para ser mais certeiro nas sugestões.

O propósito é manter os seus consumidores conscientes a respeito das suas ações em prol do Dia das Mães e garantir que eles sejam direcionados para a sua loja online depois de visualizarem as suas ofertas. Além disso, é altamente recomendável que a sua estratégia de e-mail esteja integrada às outras frentes de marketing, como as redes sociais. Por isso, planeje as ações com alguma antecedência, estabeleça metas e crie formas de medir os resultados das suas campanhas de e-mail marketing.

Assim, as práticas que funcionarem bem com os seus clientes agora — gerando, de fato, retornos positivos — podem ser utilizadas em outras datas comemorativas durante o ano. A partir disso, inclusive, o seu negócio passa a cultivar uma cultura de aprendizado constante.

Por fim, também é interessante lembrar-se de já iniciar as suas campanhas de e-mail marketing para garantir que os prazos de entrega da sua loja online serão cumpridos. Afinal, do contrário, deslizes como esse gerariam uma grande frustração em boa parte dos compradores.

2. Não se esqueça da personalização

A segunda dica da nossa lista é investir em personalização. Nesse sentido, crie kits customizados especialmente para a data e foque as necessidades dos seus consumidores. Lembre-se de que eles precisam se sentir únicos e especiais e de que isso faz toda a diferença. Ademais, outra excelente ideia é presentear as clientes que também são mães.

A verdade é que a personalização é uma ótima forma de atrair mais clientes nessa época do ano, por isso destacamos a ideia de elaborar kits e mensagens personalizados especialmente para o Dia das Mães. Isso porque, com a comercialização desse tipo de produto, você cria um senso de urgência nos seus consumidores, que sabem que esse tipo de promoção dura por um período de tempo limitado.

Independentemente da estratégia que você optar por utilizar, é imperativo manter em mente que o seu consumidor precisa se sentir único para a sua marca. Isso, por sua vez, estimulará a compra, ainda mais em se tratando de datas comemorativas.

3. Disponibilize o recurso de recuperação de carrinho

A terceira dica para o Dia das Mães é garantir a recuperação de carrinho. Então, se os clientes incluírem vários itens na sacolinha de compras, mas não concluírem a transação, você tem a chance de enviar mensagens para esses consumidores lembrando que o pedido ainda não foi concluído. Acredite: essa é uma situação frequente — e bem mais comum do que certamente imagina — no caso das lojas online.

Exatamente por isso, a fim de evitar que os seus consumidores abandonem os produtos escolhidos, é extremamente interessante apostar no recurso de recuperação de carrinho. Inclusive, para estimular a venda, talvez seja uma boa pedida oferecer descontos nos itens selecionados pelos consumidores. Esse tipo de promoção faz o cliente achar vantajoso comprar os produtos e voltar ao carrinho para, de fato, concluir a compra.

4. Busque a fidelização do seu público-alvo

A quarta dica deste post é apostar na fidelização dos clientes. Nesse sentido, você pode, por exemplo, oferecer cupons de desconto e condições especiais para quem já comprou da sua empresa. Além disso, outra possibilidade é entregar brindes para quem realizar transações superiores a um determinado valor preestabelecido.

A fidelização, de fato, é uma ótima forma de fazer com que clientes mais antigos comprem de você e também de garantir que novos consumidores se mantenham ativos na sua base no futuro. Cupons de desconto e condições especiais de pagamento para quem já comprou da sua empresa são boas apostas para alcançar esse fim.

No Dia das Mães, por exemplo, você pode oferecer brindes úteis para as compras acima de um valor previamente definido. Com essa vantagem, provavelmente os seus clientes se sentirão estimulados a alcançarem a quantia estabelecida para terem direito ao brinde.

Ou seja, mais uma vez, independentemente da tática adotada na sua loja virtual, você deve criar uma oferta realmente relevante para os consumidores. Nesse sentido, é válido até mesmo promover enquetes nas suas redes sociais perguntando aos seguidores o que eles gostariam de ganhar. Assim, você alia as estratégias de personalização às de fidelização, melhorando as suas chances de vendas.

5. Gere tráfego para o seu site

A quinta dica da nossa lista é criar tráfego para o seu site — que, vale dizer, pode ser tanto pago quanto orgânico. No primeiro caso, você elabora anúncios nas redes sociais que direcionam os clientes para a sua loja online. Já no segundo caso, você cria conteúdos gratuitos dos mais variados temas e que igualmente levam o consumidor para o seu site.

No intuito de aumentar as suas vendas no Dia das Mães, você deve apostar em tráfego para a sua página, ou seja, direcionar os clientes em potencial para a sua loja virtual. Ademais, aliando uma estratégia de tráfego pago a uma de tráfego orgânico, a sua empresa consegue atrair mais consumidores para a sua loja online, o que aumenta muito as suas chances de vendas.

6. Invista em vendas adicionais

Em termos simples, nós podemos definir essa prática como o "aproveitamento" da compra que decididamente será fechada pelo seu consumidor para sugerir a aquisição de itens extras com a finalidade de elevar o ticket médio do seu negócio. Para tanto, é possível que você recorra às estratégias de Upsell e de Cross-Sell, oferecendo mercadorias que possam ser complementares àquelas inicialmente escolhidas.

7. Ofereça um frete tão acessível quanto possível

Acredite: em grande parte dos casos, o valor do frete pode ser um fator determinante para que a venda seja fechada ou não. Ainda que o valor de diferença entre uma loja e outra seja pequeno, provavelmente o público tenderá a escolher o seu concorrente, pois enxergará uma vantagem econômica — mesmo que mínima — ao fazê-lo.

Por essa razão, esteja sempre atento aos valores praticados nas vendas fechadas no seu negócio, lembrando-se de que altas quantias certamente o farão perder um número significativo de vendas. Nesse contexto, mesmo que não seja viável oferecer o envio gratuito em todas as compras realizadas sem ter de arcar com prejuízos, estude, por exemplo, a possibilidade de disponibilizar essa opção quando os itens adicionados ao carrinho somam um determinando valor total.

8. Lembre-se de que o pós-venda é fundamental

De modo equivocado, muitos empreendedores acreditam que, com a finalização da compra, a relação entre o consumidor e a marca também chega ao fim — ainda que, felizmente, essa mentalidade esteja começando a mudar. O que você precisa saber, entretanto, é que o pós-venda é uma parte indispensável do processo e merece toda a sua atenção.

Nesse contexto, após o fechamento de uma transação, certifique-se de oferecer um bom suporte quando necessário, de cumprir o prazo de envio do pedido e de assegurar a melhor experiência possível ao comprador. Inclusive, uma excelente pedida pode ser disponibilizar um voucher de desconto que tenha validade de um ano, pois, dessa forma, o consumidor poderá comprar com você novamente no Dia das Mães no ano seguinte — ou, é claro, utilizá-lo antes, se assim preferir. O fato é que isso demonstra dedicação da marca para com o público, o que é bastante marcante.

Como você pôde ver, vender mais no Dia das Mães é perfeitamente possível e, inclusive, você pode alcançar resultados extremamente significativos ao adotar as melhores práticas no que diz respeito às compras realizadas no universo digital. E então? Está pronto para elevar o seu faturamento e ver o número de vendas fechadas aumentar nesse período? Basta colocar as nossas dicas em prática e observar a "mágica" acontecer!