Você já ouviu falar em clube de assinatura? Em 2019, o faturamento dessa modalidade cresceu 10%. Resumidamente, ele consiste em um modelo de negócio em que o cliente paga um valor fixo mensal para receber uma seleção de produtos da sua marca, além de brindes e revistas com informações e curiosidades sobre os itens.

Um dos pontos altos desse serviço é que ele pode ter produtos dos mais variados setores. Desde o de alimentação e decoração até o de moda e leitura.

Algumas vantagens dos clubes de assinatura para a sua empresa são: renda recorrente, engajamento, atração e fidelização de clientes e controle de gastos, já que você tem uma estimativa de quantos clientes terá no fim do mês.

Por isso, é muito importante conhecer bem os seus consumidores, para surpreendê-los todos os meses, e negociar com os fornecedores, para os custos valerem a pena para o seu cliente e para a sua empresa. A seguir, você vai conferir como montar o seu clube de assinatura e alguns dos modelos mais proeminentes do mercado. Acompanhe!

Como criar um clube de assinatura?

O primeiro passo é fazer um estudo do seu público para entender o perfil de consumo dele, as preferências quando envolvem a sua marca e a disposição desses consumidores em gastar com serviços de assinatura — e qual seria o valor médio, também chamado ticket médio.

A partir daí, você pode traçar diferentes kits para diferentes planos de assinatura, com produtos que podem incluir, por exemplo, aqueles que são os carros-chefes do negócio ou linhas exclusivas/gourmets.

Depois disso vem a parte de divulgação. Você pode criar um site e um blog para o clube de assinatura, ou também por uma plataforma de serviços inteligentes, onde o gerenciamento dos clientes e dos pedidos é otimizado e facilitado.

O passo final fica por conta dos meios de entrega do kit para o consumidor, o que pode ser uma caixa, uma cesta, um envelope etc. Há a opção de fechar uma parceria com uma empresa de frete ou utilizar os Correios.

Quais os principais clubes de assinatura do país?

Abaixo, você vai conferir uma seleção de alguns dos principais clubes de assinatura em atividade no Brasil para se inspirar e criar o seu próprio clube. Vem conferir!

1. Caixa Colonial

Você vende comidinhas ou tem um restaurante? Uma ideia é criar um clube de assinatura com os seus produtos para estimular seus clientes a fazerem as próprias receitas.

Um negócio que segue essa linha é o Caixa Colonial, um clube de assinatura que traz produtos como bebidas, doces, queijos, massas e afins todo mês.

O mais interessante é que esses itens são regionais, proporcionando ao assinante a chance de preparar refeições autênticas e que mostram como é rica a gastronomia brasileira. Se você optar por assiná-lo, pode testar novos itens em casa e quem sabe implementá-los nos seus pratos.

Confira mais sobre a empresa neste link.

2. Sociedade da Carne

Ainda pensando no setor de alimentação, outra dica é a Sociedade da Carne, que entrega diferentes tipos e cortes de carne para os clientes experimentarem novos sabores.

O negócio trabalha com variados planos de assinatura, de diferentes valores, para o cliente escolher aquele que se encaixa melhor ao seu bolso e interesse. É uma ótima inspiração para você criar o seu próprio clube de assinatura!

Quer saber mais? Então, dá uma olhada no site da empresa clicando aqui.

3. Tag Livros

A Tag Livros é um dos clubes de assinatura de livros mais famosos do Brasil. Ele é ideal para os amantes de cultura e para quem pretende ler mais livros este ano ou quer conhecer mais da literatura brasileira e mundial.

É inclusive uma alternativa para os empreendedores, que precisam estar sempre conectados às novidades do mercado e devem ter a leitura como um hábito.

Confira mais sobre o clube de assinatura clicando neste link.

4. Glambox

Tem um salão de beleza ou trabalha com maquiagem? Então, você vai gostar do Glambox, um clube de assinatura de produtos de beleza desde shampoos até perfumes e pincéis de blush, por exemplo.

Se você quer receber as novidades do setor e testar opções que podem ser incorporadas no seu negócio, não deixe de conferir o site da empresa neste link.

5. Made in Natural

Quer tornar o seu negócio mais sustentável e adotar hábitos mais saudáveis? O Made in Natural oferece uma seleção de produtos naturais mensalmente aos clientes, estimulando melhores escolhas para a saúde.

Se inspire nesse clube de assinatura para o seu modelo de negócio. Além disso, se você assinar o Made in Natural, pode testar a seleção de lanchinhos saudáveis e quem sabe incorporar os alimentos no seu escritório.

Para conhecer melhor a empresa, clique neste link.

6. Caixa Cosmo

A Caixa Cosmo é um clube de assinatura de produtos criativos para incrementar o seu ambiente de casa ou do trabalho. Ter uma escrivaninha com a sua cara pode ajudar na produtividade e encantar as pessoas durante as reuniões online.

Se você também vende diversos itens diferentes para os seus clientes, a Caixa Cosmo pode ser uma boa inspiração para começar o seu clube de assinatura.

Conheça mais sobre a empresa, clicando aqui.

7. Cafés do Brasil

Se você ama café, precisa conhecer o Cafés do Brasil. Ele traz diversas opções todos os meses para os clientes — e o melhor: de acordo com a sua preferência quando o assunto é tomar aquele café quentinho.

Inclusive, dá para selecionar a quantidade de produto que vem na caixa e qual a moagem dos grãos. Bem legal, né? Sem dúvidas, uma excelente alternativa para estimular as pessoas ao longo do dia de trabalho e dar aquela energizada para impulsionar a produtividade delas.

Para conhecer o negócio, clique neste link.

8. Tea Clube

Se o clube de assinatura anterior era voltado para os apaixonados por café, este é dedicado aos que adoram chá e infusões, assim como os benefícios que eles trazem para a saúde. A cada 30 dias, você recebe pacotes com produtos Tea Clube que ajudam a combater a insônia, para melhorar a digestão, para fortalecer a imunidade e por aí vai.

Além dos chás e infusões, você ainda ganha brindes especiais. Resumindo: é um serviço focado no bem-estar físico e mental, contribuindo diretamente para a qualidade de vida dos assinantes.

Quer saber mais? Então acesse este link.

9. Art Pel Box

Ao contrário dos demais, o Art Pel Box é um clube de assinatura voltado para itens de papelaria. Ou seja, é a opção perfeita para quem quer renovar os materiais do escritório, gosta de ter produtos exclusivos e não abre mão de ter múltiplas opções de escolha em canetas, lápis, marcadores e afins na hora de escrever à mão.

Vale a pena conferir mais sobre esse modelo de serviço e entender como o universo da papelaria pode ser um bom investimento de negócio.

Para saber mais sobre esse clube, clique neste link.

Viu só como há várias alternativas para o seu negócio? Trouxemos diversos modelos para você conhecer e criar o seu próprio clube de assinatura e até estabelecer parceria com outras empresas. Portanto, se inspire nas indicações que apresentamos e comece a planejar como utilizar esse tipo de recurso na estratégia do seu empreendimento!

Já que estamos falando formas de promover uma marca e aumentar as vendas, não deixe de conferir o nosso post que te ajuda a divulgar seu negócio nas redes sociais.