Seja para receber pagamentos, fazer o atendimento ou para controlar o estoque, hoje é impossível fugir da tecnologia — dentro ou fora da sua loja. Ainda assim, muitos empreendedores têm dificuldade de inovar e de encontrar maneiras de usar essas ferramentas a seu favor.
Existem diversas maneiras da tecnologia transformar o seu negócio. De produtividade a gestão de dados, você pode aplicar nossas dicas para inovar e crescer no seu mercado.
Organização
Manter o negócio organizado é essencial para entregar os melhores produtos e serviços para seus clientes. A organização ajuda também na produtividade da sua equipe — que pode perder menos tempo fazendo atividades desnecessárias e mais tempo ajudando o negócio a crescer.
Invista em ferramentas que ajudem a manter o atendimento e até o estoque em ordem. Por exemplo, use uma integração digital entre a cozinha e o salão do seu restaurante para automatizar a entrega dos pratos ou uma agenda digital para organizar seus atendimentos. Esse investimento vai ajudar a sua empresa a ter clientes mais satisfeitos e funcionários mais felizes.
Só não se esqueça de manter sua equipe treinada e atenta ao uso das ferramentas. É importante que eles saibam o porquê do uso desses softwares e como utilizá-los.
Comunicação
Assegurar um bom canal de comunicação é outra necessidade do seu negócio. É ele que vai permitir uma proximidade maior entre seu produto e seus clientes. Além disso, a deficiência desse diálogo pode fazer você "desaparecer".
Muitas tecnologias permitem que você mantenha esse contato. WhatsApp, e-mail e Instagram são só alguns exemplos. Essas ferramentas podem ser a diferença entre seu cliente ir na sua loja ou não, já que a comunicação aproxima as pessoas do seu produto e permite o envio de feedbacks e avaliações.
Caso você não tenha o costume de recolher e-mails e telefones dos seus clientes, considere usar ferramentas de CRM.
CRM
(ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português)
Para quem não conhece, ferramentas de CRM são indispensáveis para negócios que querem automatizar, gerenciar e analisar sua base de clientes. Se você tem dificuldade de recolher e gerir dados como nome, telefone, e-mail e até data de aniversário, talvez seja a hora de implementá-las.
Além de ser um repositório da coleta e organização desses dados, o CRM também te permite interagir e conhecer seus clientes. Dessa forma, suas campanhas e ofertas se tornam mais assertivas, eficazes e podem ser automatizadas.
Atendimento
Como você já sabe, o atendimento é fundamental para o seu sucesso. Mas também pode ser um grande problema. Isso porque seus clientes estão sempre esperando o melhor atendimento e sua equipe precisa estar pronta para entregá-lo. Não se esqueça: as interações entre cliente e loja não acontecem somente na hora da venda e nem só por um canal. Seus consumidores estão em diferentes lugares (digitais ou não).
Prepare e treine sua equipe para tornar o WhatsApp, por exemplo, uma ferramenta de trabalho. A versão para negócios do aplicativo pode te ajudar muito a tornar o atendimento mais rápido, direto e claro. Conheça nossas dicas para usar o app da melhor maneira.
Gestão
Usar sistemas de gestão de negócio online é muito comum entre organizações de todos os portes. A Stone, por exemplo, oferece um aplicativo para que seus clientes tenham acesso a todas as informações do seu negócio, como transações e vendas feitas na maquininha Stone. Quanto mais controle do seu negócio, melhor para que ele cresça de maneira saudável. Existem também diversas outras empresas, como a Linx, que oferecem ferramentas que podem te ajudar a gerenciar sua empresa de onde estiver.
Lembre-se: investir em tecnologia não é fácil ou rápido, mas vale a pena. Sempre procure softwares que atendam às necessidades específicas do seu negócio.
Além disso, sempre acompanhe o retorno financeiro dessas ferramentas. É essencial que elas façam sentido para o seu modelo de negócio, mas também que deem resultado e faturamento — direta ou indiretamente.
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