Apesar de recente, o TikTok já é uma rede social de peso na internet. Criado em 2016, explodiu durante a pandemia, momento em que as pessoas estavam com mais tempo livre para produzir conteúdo e também buscavam entretenimento para tornar o período de isolamento mais leve.

Hoje, essa rede social ainda conta com números expressivos de usuários, e a tendência é que siga crescendo.

Por isso, o seu negócio pode estar perdendo a oportunidade de surfar nessa onda e aproveitar todos os benefícios que o TikTok tem a oferecer para as empresas. Quer saber qual a relevância dessa rede social para a sua marca e como vender no TikTok de forma a alavancar os seus lucros? A gente te conta!

Como o TikTok pode ajudar a aumentar as vendas?

O TikTok é uma das redes sociais da atualidade com maior poder de engajamento por conta dos seus vídeos divertidos e viciantes. Os jovens são o grupo mais massivo da plataforma, logo, se o perfil do seu negócio é compatível com esse público, o TikTok pode ser uma mina de ouro para quem deseja alavancar as vendas nas redes sociais.

Um benefício claro da rede para negócios é a atração de novos clientes, mas você sabia que é possível faturar até mesmo com as visualizações? Quanto mais pessoas consomem os conteúdos que você posta no seu perfil, maior é a sua remuneração.

Como em qualquer rede social, as ações para empresas no TikTok precisam ser bem estruturadas e pensadas estrategicamente para que os seus conteúdos viralizem e a marca se torne ainda mais conhecida. Confira nos próximos tópicos as principais dicas para criar conteúdos envolventes e que gerem um retorno satisfatório para a sua empresa.

Quais as melhores formas de vender produtos no TikTok?

Você já sabe que a rede social tem muitas vantagens a oferecer para quem quer ter lucros crescentes e uma presença cada vez mais sólida na internet. Mas como vender no TikTok, de fato? Que estratégias usar para alcançar o público certo? Confira a seguir!

Investir na produção de conteúdo

Um conteúdo original e bem feito é a melhor forma de se estabelecer na rede e se tornar referência no seu campo de atuação. Já pensou que você pode ser tão grande ao ponto de os seus seguidores te marcarem nos vídeos de outras pessoas que precisam da sua solução, desenvolvendo um fluxo de marketing natural? No TikTok isso — e muito mais — é possível!

A maior vantagem da rede é justamente o fato de ela conquistar pelo conteúdo, que é composto por vídeos de curta duração e elementos simples, porém cativantes. Ou seja, você não precisa investir em produções caras e muito elaboradas. Basta um pouco de criatividade, um smartphone e vontade de fazer acontecer! Você pode, até mesmo, ser o responsável pelo surgimento de uma nova trend e cair no gosto do público.

As possibilidades na rede são diversas. Você pode duetar os vídeos de outras pessoas de forma criativa, apostar nas famosas dancinhas, seguir as tendências com áudios virais, criar piadas e situações engraçadas ou usar efeitos visuais combinados com música para promover a sua marca de uma forma cativante e original.

Usar hashtags de maneira eficiente

As hashtags são muito úteis na maioria das redes sociais. Elas ajudam a fazer com que o seu conteúdo alcance ainda mais leads. Contudo, existem maneiras de otimizar o seu uso e tornar essa ferramenta ainda mais eficiente.

Você pode, por exemplo, criar campanhas e desafios, incentivando o seu público a criar vídeos com uma hashtag que você escolher. Dessa forma, impulsiona a sua marca, contando com a ajuda dos seus próprios seguidores.

Acompanhar as principais tendências

As trends são a principal forma de manter os seus conteúdos sempre relevantes para o público. Elas representam as tendências, ou seja, tudo aquilo que está bombando no TikTok. Portanto, esteja sempre atento ao conteúdo que o seu público está consumindo e garanta que esses elementos serão incorporados nos seus vídeos.

As tendências podem incluir memes, coreografias de dancinhas, áudios populares e muito mais. Ao usá-los no seu conteúdo, você faz com que o algoritmo do TikTok reconheça o seu vídeo como relevante, aparecendo cada vez mais no feed de novos usuários.

No caso dos áudios, as possibilidades se ampliam, uma vez que esses mesmos usuários podem acessar a página do áudio e encontrar outros vídeos que não chegaram até ele.

Criar um perfil interessante

Os seus vídeos são os responsáveis por apresentar a sua marca ao público e convidá-lo a conhecer e fazer parte da sua casa, ou seja, o seu perfil. Nesse caso, a frase popular “pode entrar, mas não repara na bagunça” não pode ser usada.

Ter um perfil organizado, com vídeos que fazem sentido entre si, com postagens periódicas e constantes, com elementos que ajudem o usuário a encontrar o que ele procura e com uma bio bem elaborada conquista o público com muito mais facilidade. Tudo isso ajuda a montar uma comunidade fiel de pessoas que te seguem e acompanham as suas postagens.

Investir em Live Commerce

As transmissões online, quando bem divulgadas, reúnem números expressivos de visitantes de uma só vez. Para quem quer saber como usar o TikTok para vender, essa pode ser uma ótima oportunidade de fechar várias vendas em um único evento.

Com o live commerce no TikTok você pode divulgar os seus produtos, demonstrando as formas de uso e até criando promoções e cupons relâmpago para que os participantes da live tenham benefícios exclusivos ao comprar da sua empresa.

Você também pode interagir com o seu público em tempo real, receber feedbacks, ideias de novos produtos e até elogios. Essa interação aproxima a marca dos seus seguidores e clientes e ajuda, até mesmo, na fidelização.

Apostar no TikTok Shop!

O TikTok Shop é uma funcionalidade recente da plataforma que complementa a experiência de live commerce para usuários. Atualmente, ela só está disponível para países selecionados, como Reino Unido e Indonésia, mas apresenta grande potencial de ajudar pequenos negócios quando chegar ao Brasil.

Com a função ativada durante as lives, os comerciantes conseguem criar links para produtos ao vivo, e quem está assistindo pode fazer as compras sem precisar sair do aplicativo. Outra possibilidade é a catalogação dos produtos da loja em uma aba específica do perfil, como uma loja online dentro da plataforma. Dessa forma, os usuários podem entrar no perfil e fazer as compras online diretamente por lá, tornando o processo muito mais simples e aumentando as chances de concretizar vendas.

Se você quer que a sua marca seja vista e que cresça continuamente, estar no TikTok pode ser crucial para a sua estratégia de marca.

Essa rede social, quando usada da forma correta, é uma poderosa ferramenta de Marketing Digital. Para isso, contudo, é fundamental saber como vender no TikTok corretamente. Colocando as estratégias que apresentamos em prática, você consegue criar um perfil forte na plataforma, aumentando as vendas e otimizando os resultados da sua empresa.

Agora que você já sabe como aumentar as vendas com o auxílio do TikTok, que tal expandir a sua presença nas outras redes sociais também? Descubra como usar o Instagram para negócios a favor da sua marca!