Quer saber como aproveitar o Dia do Cliente para arrasar nas vendas? Utilizar essa data especial, que acontece no dia 15 de setembro, para conquistar novos clientes é uma excelente estratégia comercial. Portanto, vale conhecer um pouco mais sobre o dia e como ele pode ser explorado em favor dos seus resultados.

Encontrar alternativas para atrair o público e movimentar sua loja é importante para criar picos de vendas ao longo do ano. Desse modo, você consegue girar seu estoque, evita que produtos fiquem encalhados na prateleira e ainda faz uma renda extra.

Pensando nisso, selecionamos algumas ações que você pode fazer para homenagear o seu cliente nessa data especial e ainda faturar um bom dinheiro. Vem ler!

1. Prepare sua loja

O primeiro passo para arrasar em suas vendas é preparar a loja para receber os clientes, além de organizar o estoque para atender ao aumento da demanda que é esperado para esse período.

Tal cuidado faz com que os consumidores percebam a sua atenção em relação à experiência de compra e faz com que haja um maior sentimento de valorização por parte do público.

Por isso, vale apostar em uma decoração criativa, promoções exclusivas para a época e demais recursos em homenagem ao Dia do Cliente. Esse tipo de preparação deve ser feita de maneira antecipada, para que sua audiência entenda e se prepare para tal data.

Uma boa ideia é criar um sentimento de antecipação no público por meio das redes sociais e demais canais de comunicação que você dispõe. Assim, é possível anunciar algumas ofertas e agitar os consumidores para tal evento.

2. Mantenha o foco no on-line

Fortalecer o seu e-commerce ou sua loja em um marketplace é sempre uma boa pedida em qualquer data comemorativa — mas a necessidade de investir no on-line é cada vez maior.

Isso porque mesmo que o comércio tenha reaberto após o pico da pandemia de coronavírus, muitos clientes ainda não se sentem confortáveis para sair de casa e ir a uma loja. Por isso, não oferecer a possibilidade de comprar on-line pode significar deixar dinheiro na mesa neste momento.

O mais importante é oferecer uma boa experiência de compra ao seu cliente. Garanta a estabilidade do seu site para evitar qualquer problema na data. Isso, principalmente, se você realizar promoções, porque a tendência, nesse caso, é que mais pessoas acessem o site.

Outros pontos de atenção quando pensamos na experiência do cliente no e-commerce são o frete e o prazo. Não adianta dar desconto nos seus produtos se o frete é muito alto. Um prazo de entrega longo também acaba fazendo o consumidor desistir da compra.

Aproveitando a data, você pode até oferecer frete grátis para quem já é cliente ou para quem está comprando pela primeira vez. Antes, no entanto, é fundamental realizar um planejamento financeiro para entender se esse tipo de ação é sustentável para o seu negócio.

3. Pense na satisfação do consumidor

Qual o nível de satisfação dos seus clientes? Esse aspecto deve ser um dos mais importantes para nortear as estratégias de qualquer empresa.

A satisfação dos consumidores é um termômetro para entender se você está no caminho certo. Por isso, busque ouvir os seus clientes e aprender com eles para descobrir o que pode ser melhorado nos seus produtos e serviços.

Com isso, você entende melhor a jornada do consumidor e quais pontos precisam ser otimizados para oferecer uma experiência mais fluida. Se você ainda não mede a satisfação dos seus clientes, aproveite o momento para começar a fazer isso e chegar no Dia do Cliente sabendo o que deve ser feito para melhorar esse índice.

Uma das formas de fazer isso é por meio do NPS, uma métrica baseada em uma pergunta que você faz para o seu cliente: “De 0 a 10, quanto você recomendaria nossa empresa para um conhecido?”. Ao usar esse indicador, você pode ter mais clareza sobre o que o consumidor acha da sua empresa e adotar ações para melhorar os resultados.

4. Crie uma homenagem aos clientes

O objetivo do Dia dos Cliente é homenageá-lo e mostrar para ele como é importante para o seu negócio. Por isso, não pense apenas em vender nessa data. A cada ação de marketing, pense se ela faz sentido para o seu consumidor. Não bombardeie os clientes com muitos e-mails promovendo o seu negócio. Olhe para a sua empresa com o olhar do consumidor.

Uma ideia para prestar uma homenagem na data é fazer um vídeo dedicado aos clientes ou convidar alguns consumidores para uma live, por exemplo. O cliente deve ser sempre o centro do seu negócio e, no dia dele, ele precisa estar mais em evidência do que nunca.

Outra ação simples, mas eficiente, para homenagear os clientes é presentear aqueles que são mais fiéis. Mande uma cesta com os produtos que eles mais gostam, junto a um cartão escrito à mão. Isso personaliza e humaniza o seu serviço, fazendo com que o cliente se sinta realmente especial para a sua empresa.

Aqui, você pode até buscar parcerias com outras marcas para prestar uma homenagem ainda maior. Com isso, você também alcança um público mais amplo, atraindo possíveis novos consumidores para o seu negócio.

5. Faça ações específicas para o público-alvo

Você sabe qual o seu público-alvo? Para ações de marketing e vendas, conhecer os seus clientes é fundamental para ter bons resultados e não desperdiçar dinheiro. Portanto, vale investir em ações que ajudem a entender quem é a sua persona.

Além disso, use as datas especiais para fazer uma pesquisa com seus atuais clientes e pergunte o que eles gostariam no dia deles. Dê algumas opções que são viáveis dentro da realidade do seu negócio.

Se a sua empresa é uma confeitaria, por exemplo, vale dizer para os clientes que você está pensando em criar um bolo especial para a data. Então, pergunte qual sabor mais agrada. Para facilitar o processo, faça uma enquete usando os stories do Instagram, dando algumas opções. Aquela que tiver mais votos, ganha.

Depois, você pode promover o bolo falando algo como “você pediu, nós fizemos”, mostrando aos clientes que eles são ouvidos e podem confiar na sua empresa. Adote esse tipo de postura para engajar seus consumidores e melhorar seu serviço ou produto com base no retorno que eles dão.

6. Crie ofertas personalizadas

Apostar na personalização é uma dica que pode ajudar você a vender mais no Dia do Cliente. Porém, para isso, é importante ter em mente quem são os consumidores da sua loja e o que eles desejam — ou quais são as dores que têm.

Nesse sentido, uma boa dica é usar os dados coletados ao longo do relacionamento para compreender quais são as ofertas que você pode fazer para conseguir fechar mais vendas.

Por exemplo, uma boa alternativa é perceber os produtos complementares aos que os consumidores estão comprando e fazer a oferta dos mesmos. Assim, você oferece uma jornada de compra ainda mais completa, aumenta a satisfação e, em simultâneo, traz mais receita para o seu negócio.

Além disso, uma dica importante é ter atenção com as informações que for utilizar, para não ferir a LGPD e também para dar segurança aos clientes. Desse modo, suas ofertas tendem a ser um sucesso e não prejudicam empresa e consumidores.

7. Faça sorteios

Recorrer aos sorteios para atrair novos compradores para os seus produtos pode ser uma ótima maneira de otimizar os resultados do negócio. E por que não utilizar o Dia do Cliente como temática nesse tipo de evento?

Por exemplo, é possível fazer uma superdivulgação do sorteio por meio das redes sociais. Crie regras para que, quem desejar participar do evento, precise curtir sua página, marcar o negócio nos stories e compartilhar a imagem do sorteio.

Assim, todos que acompanham cada um dos indivíduos que participarem do sorteio vão conhecer o seu estabelecimento. Para ter ainda mais resultados, prepare tudo com muito carinho, tenha páginas com conteúdos relevantes e atrativos e que gerem valor aos que virem.

Assim, os novos indivíduos que virem a publicação e entrarem em contato com sua marca por causa do sorteio do Dia dos Cliente podem acabar se tornando clientes fidelizados. Dessa forma, você expande seu negócio e consegue uma lucratividade crescente.

8. Invista em um bom atendimento

De nada adianta investir em várias ações para atrair clientes para o seu estabelecimento nesta data se o seu atendimento for ruim. As pessoas tendem a valorizar um bom suporte e comprar mais se forem bem recebidas.

Assim, vale treinar sua equipe para que ela esteja preparada para o aumento na demanda ocasionado pelas ações que você adotou. Além disso, capriche na gestão de estoque, para que não falte nenhum produto. Outro ponto interessante é investir em soluções que facilitem a jornada de compra do consumidor.

Por exemplo, caso o negócio tenha poucos meios de pagamentos, é importante apostar em formas de diversificar para atender a todos os gostos, pois há clientes que preferem pagar por PIX, outros por cartão de crédito e assim por diante. Portanto, vale procurar boas ferramentas e disponibilizá-las no negócio.

Viu como essas dicas são importantes para se preparar para o Dia do Cliente? Ao colocar essas ideias em prática, você pode criar uma experiência diferenciada para o seu público, elevar o ticket médio de cada compra e ainda aumentar as vendas do seu negócio.

Portanto, não deixe de valorizar essas datas especiais e utilizá-las no planejamento estratégico do negócio!

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