Não utiliza as estratégias do outbound marketing porque acha que elas são ultrapassadas? Então, saiba que você está perdendo a chance de elevar os lucros da empresa!
Isso porque, ao contrário do que muitos pensam, o outbound marketing não é coisa do passado. Afinal, trata-se de uma estratégia que se adequa às mudanças do mercado e, por esse motivo, permanece atual.
Além do mais, ao ser implementado de forma estratégica, o outbound marketing serve de apoio para o inbound marketing. Nesse caso, o alinhamento dessas estratégias tem como resultado o aumento dos lucros e a expansão do seu negócio.
Tendo em vista a importância dessa estratégia para o sucesso da sua empresa, elaboramos este artigo para explicar tudo o que você precisa saber sobre o outbound marketing. Acompanhe a leitura!
O que é outbound marketing?
Conquistar clientes é, sem dúvidas, uma das necessidades mais importantes de uma empresa. Isso porque sem vendas é impossível manter um negócio funcionando. Então, a busca por estratégias que atraiam o público-alvo é uma prática que faz parte da rotina de uma organização.
Portanto, é preciso ter em mente que, além de chamar a atenção do consumidor, é necessário ter cuidado com o tipo de abordagem utilizada na fase de prospecção de novos clientes, pois as próximas etapas da jornada de compra serão influenciadas por essa escolha.
Sendo assim, a empresa pode atrair o seu público-alvo de duas formas: ativa, com o outbound marketing, ou passiva com o inbound marketing. Apesar de terem o mesmo objetivo, as ferramentas utilizadas para alcançar o propósito são diferentes.
As estratégias do inbound marketing têm como alvo atrair potenciais clientes por meio de ferramentas como os mecanismos de busca, redes sociais e blogs, por exemplo. Por outro lado, no outbound marketing, é preciso, primeiramente, identificar os consumidores que têm maior potencial de se tornarem clientes para então fazer uma abordagem.
Nesse caso, as ferramentas utilizadas no outbound marketing são:
- outdoors;
- banners em sites;
- propagandas feitas no rádio, na TV e até mesmo no YouTube;
- Facebook Ads, Google AdWords, entre outros.
Note que, apesar do surgimento do inbound marketing, o outbound marketing continua muito presente no nosso dia a dia. O motivo é bem fácil de entender: o outbound continua gerando resultados para as empresas.
Com o surgimento do inbound marketing, o outbound precisou se ajustar às exigências do mercado atual e, sobretudo, ao novo comportamento do consumidor. Sendo assim, para chamar a atenção do público, a empresa precisa ir além da criatividade.
Nesse caso, é necessário identificar o público-alvo, criar uma persona — personagem fictício que representa o cliente ideal — e desenvolver o plano de ação com base nas necessidades e expectativas do seu consumidor.
Ao aliar as estratégias de outbound marketing às ferramentas digitais, as possibilidades de fazer negócio aumentam ainda mais. Isso porque você amplia o seu público, alcança os clientes certos e reduz o ciclo de vendas. Por esse motivo, o outbound continua sendo uma das estratégias de marketing mais utilizadas.
Quais os principais benefícios de investir no outbound marketing?
Para ficar mais claro para você os efeitos do outbound marketing no seu negócio, veja só as vantagens de investir nesse tipo de estratégia.
ROI mais rápido
Para quem precisa obter resultados no curto prazo, o outbound marketing é a melhor opção. Isso porque, diferentemente do inbound, que gera retorno somente após a estabilização das estratégias de SEO, o outbound consegue atrair o cliente já no primeiro contato.
Para que você tenha uma ideia de como o outbound funciona na prática, veja só um exemplo: sua empresa vai lançar uma mega promoção. Todos os produtos da loja estarão com 60% de desconto.
Nesse caso, os canais utilizados para divulgar a oferta serão o outdoor e o comercial no YouTube. Então, à medida que seus potenciais clientes veem o anúncio, imediatamente irão para a sua loja. Percebe como o retorno é imediato?
Facilmente mensurável
Por meio de uma boa análise de dados, torna-se mais fácil mensurar os resultados obtidos. Isso porque o estudo das estratégias é feito com base em fatores como sazonalidade, tipo de abordagem, comportamento do cliente etc. Logo, elas tendem a ser mais precisas e eficientes.
Tendo em vista que o outbound gera resultados mais rápidos, você consegue, em pouco tempo, analisar os ganhos das estratégias utilizadas. Assim, suas próximas decisões podem ser tomadas com base em resultados reais.
Velocidade para validar premissas
Quando comparamos o outbound marketing com o inbound marketing, percebemos que a validação das estratégias utilizadas é feita de forma mais rápida. Prova disso é que em apenas um mês você consegue analisar se as estratégias utilizadas e a abordagem estão gerando resultados. Já no inbound marketing, o tempo médio para você conseguir mensurar os resultados varia de 6 a 12 meses.
Assertividade do contato
Quem lida diariamente com vendas sabe que a personalização do contato é essencial para aumentar a taxa de conversão. Sendo assim, ao utilizar o outbound, você passa a se basear nos objetivos traçados para escolher com quem falar. Logo, o contato é feito de forma personalizada, conforme as características da persona.
Quando o processo de venda é realizado de forma consultiva, por exemplo, os clientes tendem a se interessar mais pelo que está sendo oferecido. Isso porque a situação exige que o vendedor se posicione como um especialista de mercado.
Então, ao deixar claro que você sabe quais são as dores e as expectativas do seu cliente, fica mais fácil convencê-lo de que a solução que ele precisa é encontrada somente na sua empresa. Por esse motivo, o outbound marketing tem como vantagem garantir maior assertividade do contato com o cliente.
Ficou claro para você por que o outbound marketing continua sendo muito utilizado pelas empresas? Como mencionamos ao longo deste artigo, a utilização correta do outbound marketing é capaz de gerar resultados bastante positivos para a sua empresa.
Vale ressaltar que este artigo não tem como intuito eleger uma estratégia como a melhor, mas sim ressaltar as vantagens do outbound marketing, mostrando que ele pode ser utilizado em conjunto com o inbound marketing. Assim, é possível elevar ainda mais os resultados da sua empresa.
Gostou deste artigo e quer saber mais sobre o assunto? Então, confira esse outro post sobre como aplicar o marketing digital para pequenas empresas.
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