Nós já falamos, aqui, sobre a importância do Facebook na história das redes sociais e, até mesmo, da Internet como um todo, né? E não é à toa: além de reunir, em um lugar só, quase tudo de que um usuário de redes sociais precisa, o Facebook também é ótimo para as empresas.
Usar a plataforma para divulgar o seu negócio é uma das melhores formas de gerar oportunidades de vendas e de tornar a sua marca conhecida. Quer saber por que estar no Face pode ser bom para o seu negócio? Então, continue lendo o texto, que vai focar o Facebook para o empreendedor, porque o papo vai ajudar bastante o seu negócio! Vamos lá!
Divulgar o negócio no Face: conheça as vantagens e as desvantagens do Facebook para o empreendedor
Vamos começar ressaltando alguns dos principais benefícios do Facebook para a sua empresa.
É a maior rede social do mundo
Quase todas as marcas e grande parte das pessoas do mundo estão nele e, apesar da concorrência por atenção lá dentro, o volume de procura é gigantesco. Ou seja, há muitas oportunidades de vendas (que, inclusive, podem ser facilitadas por meio do uso do aplicativo da Stone voltado a esse fim).
Você pode personalizar a sua página
No Facebook, é possível escolher uma imagem não só de perfil, mas também, de capa. Chamamos de "capa" aquela foto que fica no topo da página. Além disso, você pode fazer um texto relativamente longo de descrição, vincular outras redes sociais ao Facebook e usar os botões disponíveis, como “Entrar em Contato”, “Saiba Mais” ou “Cadastre-se”.
Criar um botão é simples! Veja como fazer isso:
- vá até a foto de capa da sua página e clique em “Criar uma chamada para ação”;
- escolha uma das opções e insira a URL desejada;
- clique em “Criar”. Pronto!
Dá para usar os grupos a seu favor
Todo mundo sabe que existem grupos no Facebook, mas nem todos usam os grupos para divulgar o seu negócio de forma inteligente. Você pode fazer isso pesquisando os melhores grupos para divulgar a sua empresa e postando neles de vez em quando.
Contudo, tenha atenção: seja cuidadoso para não postar muitas vezes e acabar expulso do grupo, ou sendo visto como um “chato”. Alguns grupos, inclusive, proíbem esse tipo de post. Uma dica legal é fazer uma postagem com o seu perfil pessoal oferecendo algum tipo de conteúdo vinculado à sua página, ou seja, uma divulgação mais sutil.
Por exemplo: se você tem uma loja de bolos e postou uma receita recentemente na página do Facebook da sua empresa, divulgue o post em algum grupo que fale sobre receitas.
A rede é vinculada ao Instagram
Como nós já falamos aqui, o Facebook pode ser vinculado ao Instagram e ao YouTube, por exemplo. A vantagem disso é que você pode replicar os posts de uma rede para a outra.
Por exemplo: se você posta algo no Instagram, pode escolher que o mesmo post vá para o Facebook. Apesar de ser um recurso legal, nós apenas não aconselhamos que você faça isso com todos os posts! É importante ter uma diferenciação de conteúdos entre as redes sociais que você usa.
Vale apostar em textos mais longos e no uso de links
Apesar da limitação de caracteres existir, ela é muito menos rígida do que no Instagram e no Twitter, por exemplo. As legendas dos posts do Facebook podem ser relativamente grandes, e a descrição do perfil também.
Embora não seja aconselhável usar "textão" em nenhuma rede social, isso é positivo porque dá mais liberdade para um post ou outro em que você queira escrever mais do que o normal. Além disso, o Facebook reconhece links e, quando você digita algum, ele fica automaticamente clicável.
Usar o Facebook Messenger é uma excelente ideia
Uma pesquisa feita pelo próprio Facebook mostrou que a maioria das pessoas gosta de enviar mensagens para as empresas, e que isso gera mais confiança na hora da contratação de um serviço ou da compra de um produto.
Por ser um canal direto de comunicação, o ideal é que você responda às mensagens do Facebook Messenger até 24 horas depois que elas foram enviadas, ou coloque uma resposta automática, que pode ser submetida no mesmo instante para a pessoa que falou com você.
Os relatórios sobre a página são ótimos
O Facebook Insights serve para mostrar como está o desempenho da sua página junto aos usuários. Com essa ferramenta, é possível descobrir como está o engajamento, quais são os posts mais populares e uma série de outras informações importantes.
Assim, você poderá criar conteúdos novos e encontrar a linguagem mais adequada para conversar com o público para melhorar os posts e, consequentemente, as vendas. São muitas as vantagens, né?
Mas calma! A maior rede social do mundo também tem algumas desvantagens. Conheça duas delas:
Atualmente, a rede está um pouco saturada
Apesar de ser considerada a maior rede social do mundo, o Facebook, hoje em dia, é visto por algumas pessoas como “ultrapassado”. Com a ascensão de novas redes sociais e com a plataforma ficando cada vez mais “cheia”, algumas pessoas optam por divulgar as suas lojas em outras redes sociais, ou por investir em um bom site.
Além disso, o algoritmo do Facebook (recurso que, basicamente, organiza e ordena quais posts você acompanhará no seu feed de notícias) prioriza cada vez mais os posts orgânicos de perfis mais próximos de você e/ou de páginas que investem em anúncios. Dessa forma, os posts orgânicos de empresas ganham pouca visibilidade na rede.
Você não pode seguir pessoas
Diferentemente do Instagram, por exemplo, em que você consegue seguir outros perfis de pessoas e de empresas, no Facebook, se você tem uma página, não consegue fazer isso. Uma alternativa é convidar amigos do seu perfil pessoal do Facebook para curtirem a sua página. Vamos falar mais sobre isso aqui no texto, já já!
13 dicas para ter um bom desempenho no Face
Agora que você já conhece algumas vantagens e desvantagens de ter o seu negócio no Facebook, confira as nossas 13 dicas essenciais para ter um bom desempenho na rede. Afinal, de nada adianta estar presente nela sem engajar os usuários ou criar uma imagem positiva da sua marca. Confira, a seguir!
1. Tenha uma página, e não um perfil
Se você está começando do zero, clique aqui para criar a sua fanpage. Além disso, se quiser entender mais sobre a importância de ter uma página, em vez de manter um perfil, confira aqui uma matéria sobre o assunto.
2. Planeje-se e agende os posts
O próprio Facebook permite que você agende posts, em vez de postar na hora. Essa é a melhor opção se você for trabalhar com um planejamento — que é o que indicamos sempre!
O ideal é que você planeje, por exemplo, três posts por semana, mas que possa programá-los com antecedência de uma vez só. Dessa forma, você poupará tempo e garantirá o melhor horário da postagem.
3. Dê uma atenção especial à produção de vídeos
A produção de vídeos vem ganhando uma atenção especial do Facebook já faz um tempo. Ou seja, se você quiser ter sucesso nessa rede, engajar os usuários e aumentar o seu alcance orgânico, use vídeos!
Existem várias formas de fazer isso, sendo que a mais simples envolve apenas compartilhar links para vídeos que você tenha publicado no YouTube ou em outro site. Mas saiba que vale a pena dar uma atenção especial a duas formas, que são as preferidas pelo Facebook: os vídeos postados diretamente pela rede social e as transmissões ao vivo, também feitas diretamente da plataforma.
4. Use emojis e GIFs
Os posts no Facebook pedem uma linguagem mais informal e mais próxima do usuário/seguidor/cliente. Ou seja, está liberado usar emojis e GIFs nos conteúdos!
Vale lembrar, porém, que tudo é uma questão de bom senso e que nada em exagero funciona bem. Então, escolha de um a três emojis, no máximo, por post e opte por usar GIFs que tenham a ver com o seu público-alvo apenas em momentos específicos.
5. Fixe as postagens importantes
O Facebook permite que você deixe posts fixos no topo da sua página. Isso é muito válido, por exemplo, se você quiser deixar o seu cardápio, as suas promoções ou as informações relativas aos horários de funcionamento sempre à vista.
6. Responda a todos os comentários e não apague nenhum
Já falamos algumas vezes, aqui, sobre a importância da interação com os usuários, com os clientes e com os seguidores. No Facebook, não poderia ser diferente! Então, sempre responda — o mais rápido possível — a todos os comentários e às mensagens.
É aconselhável, inclusive, que você não apague nenhum comentário, mas vale lembrar que se ele for uma ofensa ou infringir qualquer tipo de lei ou de regra, você pode fazer isso (e ainda denunciar!).
7. Descubra os melhores horários para postar
Existem alguns estudos que indicam as melhores horas para postar nas redes sociais. Entretanto, o ideal é que você estude o comportamento da sua própria página e identifique esses "horários ideais". No Facebook, você pode fazer isso pelo Facebook Insights.
8. Use o formato ideal para as imagens dos posts
Você sabia que existem formatos ideais para postar imagens nas redes sociais? Confira, aqui, essa matéria bem recente que cita todos eles.
9. Divulgue os eventos da sua empresa
O Facebook ainda é um dos melhores lugares para divulgar eventos. Lá, você consegue criar o evento, personalizar a página e convidar as pessoas que, por sua vez, confirmam a presença e podem até comprar os ingressos, se o seu evento for pago.
Vai inaugurar uma nova loja? Quer organizar um evento de comemoração? Pretende lançar um novo produto? Criar um evento no Facebook pode ser uma ótima forma de divulgação.
10. Faça uso de gatilhos mentais nos seus posts
Mais uma excelente dica é apostar em gatilhos mentais nas suas postagens, que, basicamente, têm a finalidade de despertar determinados sentimentos e de impulsionar as pessoas a executarem uma ação específica. Um exemplo é o copywriting, que tem o potencial de gerar um senso de necessidade e de urgência na mente de quem está lendo através do texto.
Assim, esses gatilhos acabam funcionando como um complemento das informações que as publicações trazem — independentemente de onde estiverem posicionados, como no título, no meio do conteúdo ou até nas chamadas. O objetivo, porém, sempre é estimular o senso de necessidade do usuário.
11. Aposte na segmentação das publicações
Se o seu objetivo for realmente garantir o alcance de um bom desempenho para a sua fanpage, facilite o engajamento do público apostando na segmentação do que é publicado. Assim, você pode direcionar os posts de acordo com as temáticas de interesse de determinado grupo. Para tanto, considere, por exemplo:
- gênero;
- nível de escolaridade;
- localização;
- idade etc.
12. Não se esqueça de personalizar a sua URL
Acredite: passa a ser extremamente mais fácil promover uma fanpage de um negócio quando a URL é não apenas amigável, mas também, personalizada — nesse caso, de acordo com a sua marca. O melhor é que é possível fazer isso pelo próprio Facebook, bastando ir até a seção "Sobre" e, em seguida, fazer a edição do "nome de usuário". Simples, né?
Então, se o que você tiver em mente ainda estiver disponível, será possível usá-lo para a divulgação da página do negócio de uma maneira bem mais profissional.
13. Utilize os botões de conversão da rede social
É possível dizer que o marketing digital existe por um propósito: a conversão — e o Facebook, por sua vez, não entende de forma diferente. Exatamente por isso, botões de chamada à ação foram criados, e você deve apostar nesse recurso!
Para tanto, é válido selecionar um deles e deixá-lo bem evidente na sua fanpage. Assim, você fará com que o número de visitas seja convertido em cadastros, em acessos e/ou em vendas.
Marcas que estão mandando bem no Facebook
Segundo um estudo feito em 2019 e divulgado pela Exame, as marcas que mais conseguiram se comunicar com os consumidores no Facebook foram Hotel Urbano, Samsung e Netflix. A verdade é que elas tiveram um grande número de likes, comentários e/ou compartilhamentos da página e/ou dos posts. Ou seja, tiveram um ótimo engajamento com os usuários da rede.
Estude, fuxique e confira as páginas de cada uma dessas empresas. Inclusive, quando fizer isso, nós sugerimos que você observe determinados pontos, como:
- frequência de posts;
- tipos de posts;
- interação com os usuários (como as marcas respondem aos comentários);
- personalização da página;
- descrição do perfil.
Como nós estamos falando de empreendedor para empreendedor, também trouxemos algumas indicações de páginas dos nossos clientes, que estão inovando no Facebook e mandando muito bem: Bel Trufas, Dona Benta e Hastenreiter Cafés Especiais são apenas alguns deles. Confira todas as páginas que nós indicamos:
Chegou a hora das dicas de ouro
Assim como nós fizemos no papo sobre Instagram, chegou a hora do Facebook! Confira as nossas dicas de ouro para arrasar na divulgação do Face:
- dicas essenciais para fazer uma ótima live;
- convide os seus amigos do Facebook para curtir a sua página.
Lembre-se, ainda, de que algumas das dicas de ouro que demos para o Insta também valem para o Facebook, como o app para criar a sua logomarca e o encurtador de link. Que tal dar uma relida nessa parte do outro texto?
E quem não gosta de uma boa história?
Para fechar, vamos desvendar algumas curiosidades sobre a maior rede social do mundo?
- Quais foram as marcas compradas pelo Facebook? Instagram, WhatsApp, Oculus (os óculos de realidade virtual) e outras. Confira a lista completa na matéria da Exame!
- Quantos usuários existem no Facebook? Cerca de 2,8 bilhões. É muita gente, né?
- Você já viu o filme “A Rede Social”, sobre o Facebook e Mark Zuckerberg? Vale muito a pena assistir para conhecer um pouco mais sobre a história da criação dessa rede social e do seu criador. Tudo começa com uma brincadeira e acaba se tornando um negócio milionário!
- Qual é a página mais curtida do Facebook? Segundo um estudo da Forbes, feito em 2019, a página do próprio Facebook sai na frente, com cerca de 113 milhões de curtidas. Confira a lista do top 10!
E aí, você já está fera no uso do Instagram e do Facebook para o empreendedor? Conta pra gente como tem sido a experiência de divulgar o seu negócio nas redes sociais e fique ligado nos próximos posts aqui do blog. Como você pôde ver, nós buscamos trazer as melhores dicas para você conseguir ampliar o seu alcance de público e, consequentemente, é claro, os seus resultados!
Principais aprendizados deste post:
- O Facebook é a maior rede social do mundo, com quase 3 bilhões de usuários — mais precisamente, 2.853 bilhões, segundo os dados mais recentemente divulgados. No Brasil, quase 98% das empresas estão no Facebook. Então, é importante que o seu negócio esteja presente nessa rede social também, né?
- Uma das maiores vantagens do Facebook para o seu negócio é a personalização da página. Muita gente opta por não criar um site para a empresa e, em vez disso, cria uma página no Facebook.
- Ter uma página no Facebook é diferente de ter um perfil. Para as empresas, é essencial que você crie uma fanpage (ou página do Facebook). Diferentemente dos perfis, as fanpages são espaços que reúnem pessoas interessadas em um assunto, em um negócio ou em uma causa.
Estamos preparando ainda mais conteúdos para você arrasar nas vendas — inclusive, se você quiser uma forcinha nesse sentido, vale muito a pena conhecer o aplicativo da Stone voltado para vendas online!
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