Em outros posts deste blog, já falamos sobre marketing no Instagram e Facebook e ressaltamos algumas marcas que se saem bem nessas redes. Lembra-se da frase “na internet quase nada se cria e quase tudo se copia”? Você pode observar o que outras marcas fazem e se inspirar na hora de aplicar uma estratégia no seu negócio.
Independentemente de você já ter conferido os perfis que indicamos ou não, vale a pena continuar conosco neste conteúdo. Desta vez, vamos analisar cada um deles para buscar inspiração do que fazer para promover uma marca nas redes sociais.
Então, quer saber que estratégias de marketing no Instagram e Facebook você também pode adotar? É só continuar a leitura!
A importância das redes sociais para o marketing do negócio
As redes sociais surgiram com o objetivo de ampliar a comunicação entre as pessoas. Desde então, esse tem sido o principal motivo pelo qual tantos usuários se cadastram e utilizam diariamente esse tipo de plataforma.
A questão é que, com o passar do tempo, percebeu-se que o ambiente — que reúne muitas pessoas — é um local interessante sob o ponto de vista do marketing. Se há tanta gente circulando nas redes sociais, por que os negócios não aproveitariam esse lugar para divulgar seus produtos e serviços?
O que diferencia as redes sociais de outros meios de comunicação é a facilidade, a rapidez e a eficiência na interação de uma marca com seus clientes. O negócio consegue dialogar diretamente com o consumidor e vice-versa.
Somado a isso, as mídias sociais são muito eficientes para que uma organização empresarial consiga consolidar a sua comunicação. Por meio delas, é possível estabelecer diante do mercado, claramente, quais são seus objetivos e valores.
Maneiras de fazer marketing no Instagram e Facebook
Você já entendeu que as redes sociais desempenham um papel importante na comunicação entre a sua marca e os seus consumidores. Agora, como colocar uma estratégia de marketing digital em prática?
Separamos algumas ferramentas para marketing no Instagram e Facebook, para que você conheça melhor as possibilidades de implementação do marketing no seu negócio. Confira!
Ferramentas para marketing no Instagram
O Instagram é uma rede social que foi criada, inicialmente, para que as pessoas compartilhassem suas fotos. Com o avanço das mídias sociais e o surgimento de novas formas de comunicação, o Instagram se adaptou e passou a oferecer outras ferramentas para os usuários, como os stories e os reels.
Os stories são vídeos curtos que ficam disponíveis por apenas 24 horas no perfil. Eles podem ser salvos na aba de destaques e são uma ferramenta super importante para engajar os clientes e se comunicar com eles.
O reels é um espaço que permite ao negócio criar vídeos curtos — de até 60 segundos. Eles podem ser editados, possibilitando, por exemplo, a inclusão de músicas, textos e filtros. Os reels fazem muito sucesso entre os usuários de redes sociais, de modo que esse é um mecanismo que vale a pena ser considerado em uma estratégia de marketing digital.
Ferramentas para marketing no Facebook
O Facebook também oferece a ferramenta de stories — que, inclusive, pode ser integrada ao Instagram. Além disso, ele tem uma plataforma de marketplace, amplamente utilizada pelos negócios e que oferece uma gama imensa de possibilidades em termos de venda online.
Ao escolher as mídias sociais que vão ser utilizadas na sua estratégia de marketing, lembre-se de que é fundamental entender onde o seu público-alvo está. Existem diferentes perfis de consumidores e eles estão segmentados em redes sociais específicas.
Instagram: 7 perfis para inspirar a estratégia do seu negócio
Muitas marcas se saem bem no Instagram. No nosso guia do Instagram para negócios, indicamos 5 perfis de empreendedores como inspiração — Sanduba do Careca, Jobi, Mork, Maricota Café e Level Salão Spa. Para aprimorar nossa pesquisa, vamos acrescentar agora outras 2 marcas — Do Bem e Red Bull.
Recapitulando a nossa lista completa:
- Sanduba do Careca — @sandubadocareca;
- Jobi — @bar_jobi;
- Mork — @morkstore;
- Maricota Café — @maricotaconfeitariaecafe;
- Level Salão & Spa — @levelsalao;
- Do Bem — @dobem;
- Red Bull — @redbull.
Vamos colocar a mão na massa? Nosso objetivo é indicar o que cada um desses perfis faz de mais interessante, inovador e estratégico, destacando ao menos um aspecto de cada um. Anote ideias e reflexões e apure seu olhar para observar não só o que estamos ressaltando aqui, mas também outros pontos positivos e negativos.
1. Sanduba do Careca
A principal estratégia que se destaca no perfil do Sanduba do Careca é o uso de vídeos. A marca criou uma série de posts especiais utilizando esse recurso, com conteúdos sobre empreendedorismo.
Essa estratégia é interessante porque atualmente é bem recebida pelos usuários da rede. Isso significa que o negócio vai muito além de anunciar o produto em si. Ele se apropria também do tema empreendedorismo para se tornar referência no assunto e, assim, atrair clientes e até mais do que isso: fãs.
Outro ponto a se destacar é que a linguagem dos posts é muito bem definida. A marca optou por usar um estilo mais piadista e engraçado, que se aproxima do público sempre com humor. Dessa forma, notamos que o feed é bastante proprietário, com publicações que misturam temas atuais com o produto (sanduíches) e humor.
Além disso, o dono do negócio participa ativamente dos posts e escolheu usar a própria imagem como garoto propaganda. Pode observar, inclusive, que o avatar do perfil é uma foto dele.
2. Jobi
A primeira estratégia que chama a atenção na página do Jobi é a descrição do perfil. Por se tratar de um restaurante/bar, podemos considerar que a escolha da descrição foi perfeita, uma vez que indica os horários de funcionamento, os telefones e as formas de contato para pedidos de delivery.
Vale lembrar que muitas pessoas fazem suas buscas diretamente no Instagram, principalmente de restaurantes. Por isso, colocar essas informações no perfil é essencial.
Além da descrição, a página disponibiliza o Botão de Contato, que permite que as pessoas liguem ou enviem e-mail direto do Instagram.
E ainda tem mais: a escolha dos temas dos destaques. O Jobi optou por disponibilizar o cardápio de bebidas, petiscos e pratos separadamente e com fotos. Isso é ótimo para restaurantes! Não só para atrair clientes, mas para ajudá-los na escolha dos pratos e drinks, entre outros itens.
3. Mork
O ponto de destaque da Mork é a venda pelo Instagram. A loja de roupas optou por disponibilizar a venda diretamente pelo Insta, por meio do Instagram Shopping.
Isso é ótimo, principalmente para o mercado de moda, porque a pessoa pode ver as fotos das peças, clicar e comprar. Assim como conseguimos marcar amigos nas publicações, funciona de forma semelhante com os produtos.
Para completar, a escolha do avatar consegue ser, ao mesmo tempo, minimalista e marcante. A imagem escolhida foi a própria logomarca da loja, que consiste em um único ícone. Ou seja, em vez de escrever o nome por extenso, a loja optou por usar o ícone da sua logomarca e, com isso, criou mais personalidade para o perfil.
4. Maricota Café
São tantas estratégias relevantes no perfil do Maricota Café que até fica difícil escolher uma. Assim como o bar que já citamos, a marca caprichou na descrição do perfil, que traz os endereços dos estabelecimentos, na organização dos destaques e nos posts do feed. Porém, vamos destacar aqui a apropriação da hashtag #MomentoMaricota.
É muito interessante a ideia de ter uma hashtag para chamar de sua. Com ela, você consegue fazer sorteios, divulgar sua marca e aumentar o engajamento dos clientes ao incentivar que eles postem fotos do seu produto e marquem o perfil da loja, usando a hashtag.
Uma consequência bastante vantajosa é que todos os posts com a hashtag, feitos diretamente nos feeds dos clientes (não vale para stories, que somem em 24 horas), ficam registrados de forma permanente, continuando a divulgar o negócio. Desse jeito, o post serve como uma recomendação para outras pessoas.
Outra vantagem é que, ao verificar as ultimas publicações com a hashtag, é possível acompanhar os seguidores e interagir com eles, estreitando o relacionamento com os clientes.
5. Level Salão & Spa
Mais uma vez, temos um perfil comercial que adota várias estratégias merecedoras de destaque. Pensando no segmento da marca, que é salão de beleza, podemos dizer que se saíram muito bem colocando o link direto para o WhatsApp logo no perfil, ao lado da indicação “Agende pelo link”. É bem fácil fazer isso e facilita muito para os clientes.
Um detalhe interessante é que a marca ainda optou por usar um encurtador de link, evitando que o tamanho dele prejudicasse a limitação de caracteres do perfil. Com isso, também evitaram a poluição visual na página sem prejudicar a praticidade da ferramenta.
A organização do feed é mais um ponto que chama a atenção. Um feed impecável dá trabalho, mas fica lindo, não é mesmo? Dá para ver que a marca se preocupa em planejar os posts, para que fiquem organizados e esteticamente bonitos, o que faz todo sentido para um salão de beleza.
6. Do Bem
A identidade visual é o ponto forte dessa marca, fazendo com que seja fácil se encantar pelo Instagram da Do Bem. Logo de imediato, já é possível notar a escolha das cores fortes, que transmitem uma ideia de ser jovem e natural.
Com isso, vale destacar a estética da página como um todo, o que é um ótimo exemplo de estratégia pensada para o público-alvo e com a preocupação de traduzir o propósito da marca.
É interessante perceber que a tática não se limita apenas às cores, mas abrange também os tipos de posts, a linguagem usada e até mesmo a descrição do perfil. Todos esses elementos estão alinhados ao propósito do negócio.
Além disso, as dicas de bem-estar são outra ótima ideia que funciona muito bem nesse contexto. Quando você vende um produto natural, dicas para quem preza esse estilo de vida são sempre bem-vindas. E, no Insta, fica muito fácil usar essa estratégia com os recursos disponíveis: vídeos nos destaques e até mesmo lives.
7. Redbull
No perfil da Red Bull, a principal estratégia é focar nas pessoas e na humanização do negócio. Optando por não publicar absolutamente nenhuma foto do produto, a marca prefere transmitir sua ligação com esportes e pessoas.
Vídeos e fotos de atletas praticando os mais diversos esportes — como paraquedismo, surfe, ciclismo e escalada, entre muitos outros — ocupam todo o feed da Red Bull. Dessa forma, a página atrai milhões de seguidores que se interessam pelo tema, algo que talvez não acontecesse se os posts fossem apenas anúncios de um produto já conhecido.
Vale a pena conferir os destaques, que são muito interativos, e trazer inspirações legais para sua realidade.
Facebook: 6 perfis para inspirar a estratégia do seu negócio
Segundo um estudo divulgado pela revista Exame em 2019, algumas das marcas que mais conseguiram se comunicar com os consumidores no Facebook foram Hotel Urbano — agora apenas Hurb —, Samsung e Netflix.
Em nosso guia do Facebook, ressaltamos essas e outras 3 marcas, que pertencem a empreendedores e clientes da Stone — Bel Trufas, Dona Benta e Hastenreiter Cafés Especiais. Pensando nisso, decidimos falar um pouco mais sobre cada uma delas, mostrando como elas se tornaram cases de sucesso.
Recapitulando a nossa lista de referências do Facebook:
Quer lançar um olhar aprofundado sobre as páginas dessas marcas no Facebook? Assim como fizemos com o Instagram, vamos indicar o que cada uma dessas marcas faz de melhor em termos de estratégia de marketing em redes sociais.
1. Hurb
Logo no primeiro momento já dá para ver que tem bastante coisa digna de destaque no Face do Hurb. A personalização da página, o uso de bot (tecnologia que permite que um robô responda mensagens automaticamente) no Messenger e os tipos de posts são alguns exemplos. Vale a pena dedicar algum tempo a estudar essa página.
As publicações com belas fotos de diferentes lugares atraem os olhares das pessoas que estão pensando em viajar, convidando-as a adquirir os pacotes divulgados. Outro detalhe que vale destacar é o uso de “memes” com personagens da cultura pop, o que garante um ambiente virtual divertido que estimula as interações do público com a marca.
2. Samsung
Para começar, é importante apontar a estratégica escolha da capa. A Samsung optou por destacar um produto e colocá-lo no topo da sua página. Isso é ótimo porque, além de ser possível chamar a atenção para um lançamento, por exemplo, você consegue direcionar e induzir a compra, colocando o botão de Saiba Mais ou Comprar Agora.
Outra estratégia digna de nota é a interação nos comentários. A marca se relaciona muito bem com seus seguidores, respondendo e comentando sempre — tanto para tirar dúvidas quanto para fazer um atendimento ou apenas interagir.
3. Netflix
Em relação à página da Netflix, poderíamos apresentar as mesmas duas estratégias que ressaltamos sobre a página da Samsung — um produto específico na capa e a interação amistosa nos comentários. Com isso, dá para observar uma tendência de comportamento de negócios no Facebook.
Porém, vamos destacar outro ponto: o uso de vídeos nas publicações. A Netflix faz muitos posts com vídeos — desde trailers de séries e filmes até entrevistas com atores — e todos eles são postados diretamente no Facebook. A rede permite fazer isso em vez de apenas compartilhar o link do vídeo do Youtube, por exemplo, e esse recurso pode ser um excelente aliado.
4. Bel Trufas
A frequência de postagem é uma das principais estratégias do negócio. Além da ótima escolha de temas de posts, utilizando imagens e texto, a marca faz questão de marcar presença na rede social toda semana, quase diariamente.
Você não necessariamente precisa replicar essa exata estratégia de constância para o seu negócio, mas vale se lembrar da importância de se manter presente e ter um bom planejamento de posts.
Os feedbacks de clientes para a marca ficam disponíveis na página e a própria Bel, dona do negócio, responde praticamente todas elas com o seu perfil pessoal. Mostrar essas opiniões é uma ótima estratégia de vendas e respondê-las passa uma ideia de exclusividade e qualidade de atendimento.
5. Dona Benta
O uso de receitas como temas de posts é, sem dúvida alguma, uma estratégia e tanto na página da Dona Benta. Para quem vende alimentos, essa é uma maneira de levar conteúdo de qualidade para engajar o público e incentivar a aquisição dos produtos.
Dona Benta disponibiliza as receitas por meio de vídeos, fotos e textos, sendo esse um ótimo exemplo de um momento em que está liberado usar textos mais longos nas redes sociais. Por mais que visualmente não fique tão bonito, o texto maior nas legendas é bastante útil e interessante nesse caso.
6. Hastenreiter Cafés Especiais
A estratégia de destaque da marca é a venda pela internet. Da mesma forma que ressaltamos a venda pelo Instagram da marca de roupas Mork, é interessante destacar aqui a venda de cafés especiais diretamente pelo Facebook.
Além disso, o feed atualizado com fotos do cultivo de café aproxima os seguidores da vida no campo, estimulando ainda mais a vontade de consumir alimentos os produtos que são comercializados.
Os benefícios do marketing no Instagram e Facebook
Como você já deve ter percebido até aqui, adotar boas práticas de marketing no Instagram e Facebook faz toda a diferença na forma como a marca se posiciona no mercado e se relaciona com o público. Para deixar isso ainda mais claro, destacamos os principais benefícios dessas estratégias.
Mais visibilidade
O Instagram e o Facebook estão entre as 5 redes sociais mais utilizadas do mundo, contabilizando bilhões de usuários ativos. Essas redes funcionam como grandes vitrines por meio das quais seu negócio pode ser visto por mais pessoas e, consequentemente, alcançar mais clientes.
Otimização de vendas
Graças à maior visibilidade da marca, o marketing no Instagram e Facebook também permite melhorar as vendas. Além de despertar o interesse do público pelo seu negócio, fazendo com que se dirijam até o seu estabelecimento, é possível vender diretamente pelas redes sociais, aumentando as vendas e o faturamento.
Ferramentas populares
Embora seja necessário saber escolher quais estratégias adotar no marketing no Instagram e Facebook do seu negócio, as ferramentas que essas redes disponibilizam são conhecidas por grande parte da população. Assim, não é tão difícil criar uma página e começar a criar conteúdo para divulgar sua marca.
Humanização da marca
Vários exemplos de perfis que trouxemos neste post adotavam a estratégia de interagir com os seguidores, muitas vezes até com certa intimidade, como em uma conversa entre amigos. Isso ajuda a dar uma personalidade à marca — divertida e acolhedora, por exemplo —, humanizando o relacionamento com os clientes.
Algumas dicas para acertar no marketing nas redes sociais
Diante de tantas estratégias criativas para o marketing no Instagram e Facebook, pode ser difícil saber por onde começar. Por isso, trouxemos algumas dicas para ajudar:
- defina seu público: para saber qual linguagem adotar nos posts, é importante identificar quem é seu público alvo. Afinal, enquanto o uso de "memes" e gírias é adequado para uma audiência mais jovem, isso já não funciona tão bem com pessoas mais velhas;
- defina seus objetivos: para planejar os posts, defina primeiro se você quer apenas aumentar a visibilidade da marca ou se pretende também vender nas redes sociais;
- mantenha uma frequência nas publicações: para conseguir um bom engajamento, é fundamental postar regularmente. Então, planeje os posts com antecedência;
- crie conteúdos relevantes: pergunte-se o que você gostaria de ver se fosse um cliente da sua marca e tente mostrar um pouco disso nas redes sociais;
- faça boas fotos e vídeos: a qualidade das imagens é fundamental para que o público se interesse pelos seus produtos e/ou serviços.
Como foi possível perceber ao longo deste post, o marketing no Instagram e Facebook é um grande aliado dos empreendedores. Portanto, aposte nesse tipo de estratégia que pode trazer ótimos benefícios para o desenvolvimento do seu negócio.
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