Em um ambiente onde sua voz é sua principal ferramenta, nossa missão é realizar vendas consultivas com foco na necessidade do cliente — com muita técnica, estudo e sem essa de discurso chato-robotizado. Mas, peraí! O que é Inside Sales, ou vendas internas? Compreender esse conceito pode ajudar você a melhorar os resultados e lucrar mais.
Para isso, é necessário saber como iniciar esse processo em seu negócio, colocando em prática as principais ações de Inside Sales. Pensando em ajudar você com essa tarefa, preparamos um conteúdo especial, cheio de dicas e depoimentos do nosso time. Vale a pena conferir!
O que é Inside Sales/Vendas Internas?
Inside Sales (ou Vendas Internas) é a área responsável por fazer a venda de um produto por telefone, WhatsApp, chat ou e-mail para potenciais clientes. Na Stone, temos vendedores altamente capacitados no time!
Contratamos profissionais cheios de energia e os treinamos para que atendam o empreendedor brasileiro com excelência. Oferecemos as melhores soluções da Stone a fim de alavancar o seu negócio.
Por fazerem as vendas por telefone, nosso time consegue falar com todo o Brasil, atendendo a milhares de demandas. “Tipo Telemarketing, né?” Não. É Inside Sales/Vendas Internas!
Telemarketing X Inside Sales: qual é a diferença?
Muito comum desde os anos 90 no Brasil, o Telemarketing é uma técnica bastante conhecida. Seu principal objetivo é o de fazer volume e contatar o maior número de pessoas que for possível. Para isso, usa-se um script pré-determinado e igual para todos, sem nenhum tipo de personalização.
Diferentemente disso, na Stone, temos o atendimento ao cliente como base da nossa cultura. Ao contrário do Telemarketing, nosso time de Inside Sales/Vendas Internas conta com uma equipe que, em primeiro lugar, procura entender a necessidade do cliente. Sem discurso pronto, sem voz de robô, nada disso! Com vendas consultivas e muito estudo do nosso ciclo de vendas, nós vamos pintando o Brasil de verde!
Como funcionam as Vendas Internas?
As Vendas Internas podem ser distinguidas em três etapas: pré-venda, venda e pós-venda. Na primeira, é necessário fazer a prospecção e a avaliação de leads. Nesse sentido, é possível categorizá-los de acordo com a probabilidade de fechar negócio, assim, fica mais fácil entender em qual estágio estão e oferecer conteúdos adequados.
Na venda, os profissionais realizam os primeiros contatos, além de efetuarem a proposta e tentarem fechar o negócio com os consumidores. Após isso, é importante investir em um suporte adequado de pós-venda com a intenção de satisfazer os compradores e facilitar negociações futuras.
Como aplicar Vendas Internas no negócio?
Agora que você já sabe como funciona o processo de Vendas Internas, vamos destacar algumas dicas que podem ajudar você a implementar tal conceito no seu negócio. Se deseja saber mais sobre Inside Sales, basta continuar a leitura!
Faça uma pesquisa prévia
O primeiro passo a fim de aplicar Vendas Internas no negócio é compreender qual é o perfil ideal do seu cliente. Nesse sentido, é importante fazer pesquisas prévias na intenção de conhecer características dos seus prospects e abordar pessoas que realmente possam ter interesse em suas soluções. Portanto, vale separar um bom tempo para pesquisar e entender quem abordar.
Qualifique os prospects
Além de fazer pesquisas, após conseguir alguns contatos, é válido começar a qualificação dos prospects. Nesse sentido, você pode oferecer conteúdos de valor que gerem consciência de um problema e que ajudem a entender como os seus produtos ou serviços podem ser a solução para a dificuldade da pessoa.
Personalize a abordagem
Ao contrário do Telemarketing, no qual a abordagem segue um padrão definido no script, nas Vendas Internas é importante personalizar e oferecer soluções adequadas aos clientes. Nesse sentido, é possível utilizar os dados a fim de compreender como oferecer uma experiência otimizada para cada cliente.
Quais são os depoimentos do time da Stone sobre Vendas Internas?
Conversamos com algumas pessoas do time com o intuito de entender como é trabalhar na nossa área de vendas. Vale conferir o que eles nos disseram e como são conectados aos nossos valores. Assim, você tem um ponto de partida para saber como aplicar esse conceito!
Ofereça liberdade
Oferecer liberdade para que os seus colaboradores consigam efetuar o processo de Inside Sales de modo efetivo é fundamental. Segundo a Evelyn Conceição, que faz parte do nosso time na área de Inside Sales — Antecipação, trabalhar em uma empresa em que sente que pode opinar e propor alguma melhoria — sem burocracia para isso — é fundamental.
“Já vi pessoas sinalizarem mudanças em sistemas, por exemplo, aplicadas de forma muito rápida, beneficiando a todos. É uma empresa viva, onde eu me sinto importante. Não apenas por vender um serviço, mas por atuar de maneira consultiva com os clientes, auxiliando sempre que eles precisam. Todo esse clima faz com que eu me sinta dona daqui.”, destaca ela, sobre sua experiência na Stone.
Encante seus clientes
Para a Karinna Ferreira, de Inside Sales — Inbound, o que mais marcou nesse tempo é o fato de participar de um negócio que encanta os clientes de verdade. Esse é um passo fundamental ao objetivo de conseguir resultados no longo prazo.
“É muito legal ver na prática toda a mobilização que as áreas fazem para realmente deixá-los satisfeitos. Além disso, trabalhamos de forma muito natural e isso conta muito a nosso favor na hora da negociação das vendas. Isso porque podemos dar um ‘aconchego’ a mais na venda. É muito bom poder viver isso aqui.”
Motive seu time
Já o Eduardo afirma que se colocou à prova na Stone. Ele saiu da sua área de atuação (engenharia) para tentar algo muito mais interpessoal, focado em atendimento e técnicas de vendas.
“A Stone é um lugar em que estou sempre questionando como posso melhorar a performance e resultado. Eu já tinha trabalhado em outras empresas antes, mas aqui foi onde minha curva de aprendizado foi a mais rápida. Seis meses parece pouco tempo, mas aqui tudo é tão intenso que parecem dois anos. Na Stone, o comercial não é apenas as vendas por si só, é a apresentação da solução para o cliente.”
Quais são as vantagens de aplicar o Inside Sales no negócio?
A partir das dicas que apresentamos, fica mais fácil investir em Vendas Internas no negócio e conseguir melhorar os resultados. Por meio desse processo, você ganha eficiência, aborda muitas pessoas e consegue fechar mais negócios.
Além disso, ao compreender os princípios do Inside Sales e aplicá-los em seu negócio, o resultado é poder contar com uma equipe motivada e pronta a fim de alcançar as metas determinadas. Há ainda a vantagem de otimizar o tempo nas vendas e evitar o desperdício de recursos, reduzindo os custos envolvidos nesse processo.
Entendeu o que são as Vendas Internas, ou Inside Sales, e como aplicar essa metodologia em seu negócio? Por meio dela, é possível ter um negócio mais eficiente e que alcança resultados cada vez melhores. Portanto, não deixe de aplicar tudo o que aprendeu ao longo deste texto.
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