Existem diversas técnicas que podem ser utilizadas para melhorar o desempenho financeiro do seu negócio. Entretanto, há preocupações mais urgentes do que implementar técnicas avançadas e repletas de gatilhos mentais. Entre elas, corrigir alguns erros em vendas é o primeiro passo para incorporar uma melhoria consistente nos resultados do seu time comercial.
Ao reparar as principais falhas, seu negócio fica pronto para colocar em prática processos cada vez mais detalhados e completos quanto à jornada de compra do cliente. Se você quer aprender como corrigir tais falhas, siga com a leitura e veja quais são os erros mais comuns no processo de vendas. Confira!
Por que otimizar o processo de vendas?
Otimizar o processo de vendas tem um papel importante no crescimento do negócio, e não apenas para aumentar os lucros, o que é uma consequência natural dessa estratégia, mas também para fortalecer o relacionamento com o seu cliente.
Isso contribui para a fidelização de consumidores e para a recomendação, a fim de melhorar a imagem do seu negócio no mercado. Além disso, um processo estruturado de vendas ajuda a ampliar a sua cartela de clientes e trazer mais rentabilidade para o seu negócio, contribuindo para o crescimento sustentável dele.
Mas o que será que prejudica o seu processo de vendas e impede o seu negócio de alcançar os resultados que deseja? Há diversos motivos para isso, mas alguns erros são recorrentes e têm um impacto negativo maior na performance da empresa.
Então, confira agora quais erros você não pode cometer se quiser usufruir de todos os benefícios de ter um processo de vendas mais organizado!
Quais os erros mais comuns em vendas para evitar?
Entender quais são os erros mais comuns aos quais o seu negócio está sujeito na área de vendas é importante para investir em melhoria. Portanto, veja nossa lista com os equívocos para evitar agora! Será que você está cometendo algum deles?
1. Não acreditar no produto
Se você e seu time de vendas não acreditarem no que vendem, como esperar que o cliente enxergue valor nos seus produtos? Por isso, é importante só vender aquilo em cuja transformação você acredita. Se isso não acontece, reveja o que você comercializa e procure produtos nos quais confia.
Além disso, acreditar no seu produto é essencial para criar uma comunicação persuasiva entre o seu negócio e o seu cliente. Os consumidores podem perceber que a sua estratégia de vendas não corresponde ao que está sendo vendido, e isso compromete a sua credibilidade.
2. Não conhecer o problema do cliente
No processo de vendas, não conhecer o problema do cliente é perigoso porque, com isso, você não consegue entender exatamente o que precisa ser resolvido. Nesse sentido, é importante conhecer bem o seu público. Isso deve estar claro para os seus funcionários também, já que é determinante para a comunicação que será estabelecida com os seus clientes a partir das dores que eles tiverem.
Conhecer o problema do cliente é uma etapa fundamental para oferecer as melhores soluções para ele. Então, dedique tempo para conversar com alguns consumidores e faça algumas pesquisas com outros clientes para descobrir as dores que eles têm e que podem ser resolvidas pelo seu negócio.
Uma ideia é identificar os problemas mais recorrentes e listá-los. Depois, veja quais produtos resolvem quais dores para deixar a estratégia mais clara para você e para o seu time.
3. Não agregar valor para o cliente
Se o cliente não enxerga valor naquilo que você vende, dificilmente ele pagará pelos seus produtos. Agregar valor aumenta, inclusive, a sua credibilidade e as chances de fidelização. Isso porque o consumidor passa a confiar no seu negócio, uma vez que você entrega soluções que realmente fazem a diferença na vida dele.
A percepção de valor, ainda, permite que você cobre mais pelo seu serviço ou produto. Ou seja, se aquilo que você vende resolve um grande problema do cliente, oferece uma boa experiência para ele e não é encontrado no seu concorrente, isso significa que é possível cobrar mais pelos seus produtos e serviços.
4. Pressionar demais o consumidor
Um dos grandes erros em vendas é pressionar o cliente para que ele compre do seu negócio. Essa não é uma boa estratégia, porque, se o seu objetivo é que o consumidor aceite fazer a aquisição por pressão, o resultado tem potencial para ser o total oposto disso.
Ele pode se incomodar com esse tipo de abordagem, deixar de comprar no seu estabelecimento, não voltar mais e ainda falar mal da sua loja para conhecidos, prejudicando a sua reputação. Além disso, pressionar o cliente pode intimidá-lo, o que não é de nenhum modo uma atitude apropriada.
O ideal é deixar claro como os seus produtos resolvem o problema do consumidor, além de se mostrar disponível para ajudar e resolver as dúvidas dos clientes, mas dando o espaço necessário para que eles decidam por conta própria.
5. Deixar de contar com o rapport
Em vendas, o rapport é uma estratégia de relacionamento com o cliente para reduzir os atritos na comunicação e agilizar o fechamento das negociações. Assim, não usar essa técnica pode prejudicar bastante o seu processo de vendas.
Isso porque a estratégia procura estabelecer uma conexão verdadeira com o cliente, que se sente especial e acolhido nesse contexto. Então, sem essa ligação, a venda se torna mais difícil e o consumidor fica resistente à compra.
Mas, para que esse rapport faça parte da sua estratégia de vendas, é importante orientar o time na construção do relacionamento com o cliente. Não se trata de passar indicações engessadas para a equipe, mas de oferecer um norte para os funcionários trabalharem da melhor forma com os consumidores.
6. Não caprichar no atendimento
Assim como o rapport, o atendimento é uma forma de criar uma forte conexão com o seu cliente. Se você oferece um atendimento fraco e falho, seu consumidor pode se irritar com o seu serviço, o que impacta diretamente a credibilidade da sua marca.
Além disso, ele pode compartilhar a experiência ruim com outras pessoas, comprometendo ainda mais a reputação do seu negócio no mercado. Um atendimento de excelência envolve tanto a simpatia e a empatia dos funcionários como a otimização da experiência dos clientes com o seu negócio.
Assim, se você tem um e-commerce, por exemplo, é importante garantir o cumprimento dos prazos e um serviço de entrega que mantenha a qualidade dos produtos enviados. Tudo isso também faz parte do atendimento e influencia na satisfação dos clientes.
7. Não tomar cuidado no pós-venda
O pós-venda é um ótimo momento para fidelizar os clientes que compraram da sua loja. A fidelização aumenta a rentabilidade do seu negócio e reduz o custo de aquisição de clientes.
Por isso, não ter estratégias direcionadas ao pós-venda é um grande erro das empresas, inclusive, para os pequenos negócios. Portanto, não deixe de investir em ações para implementar um processo eficiente na empresa. Para isso, treine sua equipe, defina os meios de entrar em contato com os consumidores e peça feedbacks.
8. Implorar pela venda
É preciso construir credibilidade junto aos clientes, mostrando que sua marca é referência no ramo em que atua. Além disso, para ter autoridade, é necessário construir uma imagem positiva, por meio de bons conteúdos. Isso ajuda a aumentar suas vendas e otimizar os resultados.
Nesse sentido, implorar pela venda pode atrapalhar e é um erro que deve ser evitado, já que faz você perder sua credibilidade. Ainda, esse tipo de atitude pode tirar a confiança que o cliente tem com o seu negócio, pois ele pode supor que suas soluções estão perdendo qualidade. Portanto, evite incomodar os clientes com pedidos de feedbacks, recomendações ou até mesmo para que comprem seus itens.
9. Falar demais
Falar demais pode ser um grande erro na hora de vender. O aconselhável em uma negociação é escutar de modo ativo o seu cliente e falar apenas quando é conveniente. Portanto, use mais a audição do que a fala.
Além disso, quando for argumentar, tenha em mente sempre as dores do consumidor, as quais, provavelmente, ele apresentou durante o processo de negociação. Assim, você evita perder vendas e consegue melhorar os resultados.
10. Oferecer descontos excessivos
Descontos excessivos podem tirar toda a lucratividade da sua venda, além de depreciar o produto ou serviço que você está oferecendo. Portanto, tenha cuidado com esse ponto na hora da negociação.
Nesse sentido, é importante conhecer os aspectos financeiros do seu negócio e procurar entender quais são os limites para disponibilizar esse benefício ao cliente. Além disso, tenha cautela para não baixar demais o preço e gerar a sensação de que sua solução não é de qualidade.
Assim, fica mais fácil obter bons resultados por meio dos itens que você está vendendo. Agora que você já sabe de alguns erros em vendas, vamos ver a importância de corrigi-los com rapidez e eficiência? Veja a seguir!
Por que corrigir os erros de vendas?
Agora que você já conhece os erros mais comuns nesse processo, é hora de pensar nas soluções e nos benefícios que a eliminação dos erros em vendas pode trazer para seu negócio. Separamos alguns motivos para você investir em melhorias constantes no seu time de vendas e na forma como ele se comunica com o público.
Fideliza clientes
Já falamos que o pós-venda está totalmente relacionado à fidelização de clientes. Assim, uma das vantagens de corrigir os erros em vendas é fidelizar os consumidores. Afinal, isso significa criar um processo focado no cliente, que olhe para as necessidades que ele tem e que busque otimizar a experiência dele com o seu negócio.
Tudo isso contribui para aumentar o valor percebido dos seus produtos e estimular as vendas. A ideia é que um processo eficiente de vendas crie um relacionamento verdadeiro com os seus clientes, e isso faz com que eles não busquem os seus concorrentes, mas escolham a sua loja.
Esse é o princípio da fidelização: oferecer o que os seus clientes precisam, entregar um serviço único para eles e entender profundamente as necessidades que eles têm.
Aumenta o ticket médio
Com a fidelização de clientes e a correção dos erros que listamos, a tendência é que as suas vendas cresçam consideravelmente, o que faz o seu ticket médio aumentar. Isso porque há mais clientes comprando do seu negócio, e com maior frequência.
Assim, você pode aumentar a sua rentabilidade e a sua lucratividade. Isso impacta o seu planejamento orçamentário e a sua previsibilidade de vendas. Com o aumento do ticket médio, você consegue fazer previsões mais ousadas para o seu negócio e crescer mais rapidamente.
Melhora o faturamento
Como falamos, corrigir os erros em vendas ajuda a aumentar o ticket médio, o que melhora o faturamento mensal do seu negócio. A melhora no volume de vendas também é um fator que impacta o seu faturamento.
Assim, é possível quitar suas dívidas ou até começar uma reserva de emergência com a receita que entrar. Isso é importante, por exemplo, para fazer aquela reforma que você quer no seu estabelecimento ou para momentos inesperados.
Torna a empresa mais competitiva
Ao incluir estratégias de melhorias no seu atendimento e na forma como a negociação é conduzida, seu negócio ganha mais competitividade diante da concorrência, devido à sua capacidade de atrair e fidelizar o público.
Isso é muito importante por conta do surgimento constante de novas empresas e do aumento da competição nos setores. Portanto, para quem deseja criar um negócio próspero no futuro, é essencial investir em ajustes tanto no aspecto interno — considerando seus processos e atividades — quanto no externo — envolvendo o atendimento ao cliente e a comunicação da sua marca.
Aumenta a satisfação dos colaboradores
Ao corrigir os erros apresentados, você garante que os resultados também se potencializem. Isso contribui para que as metas sejam alcançadas mais cedo, trazendo ânimo e alegria para todos os colaboradores envolvidos nas atividades comerciais.
Além disso, os resultados positivos podem afetar a equipe por meio de bonificações e benefícios associados ao desempenho. Desse modo, torna-se fácil engajar os colaboradores nos objetivos do negócio.
Viu como é importante criar meios para evitar os erros em vendas que foram apresentados? Por meio de pequenas melhorias, seu negócio consegue seguir por um caminho de constantes ajustes em sua estrutura. No longo prazo, isso traz um grande ganho de competitividade que leva ao aumento expressivo em seus resultados financeiros.
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