Você gosta de livros sobre empreendedorismo? Se você procura sugestões de leitura para aprofundar seus conhecimentos. Então você está no lugar certo. Isso porque reunimos neste artigo sugestões de livros que relatam as trajetórias de sucesso de empresas como Stone, Amazon, Apple e Netflix.
Por meio da lista que preparamos, você vai obter aprendizados valiosos para gerir o seu negócio de forma eficiente, garantir a satisfação dos seus clientes e, claro, aumentar as suas vendas. Afinal de contas, sabemos que o hábito da leitura tem o poder de abrir mentes e trazer grandes ensinamentos. Por esse motivo, é um hobby muito comum entre os empreendedores.
Além do mais, os livros sobre empreendedorismo são de grande utilidade para as pessoas que ocupam a posição de líder em uma empresa. Isso porque reúnem em algumas páginas uma coleção de ensinamentos e experiências pessoais dos autores que podem ser usados de guia para você alcançar os seus objetivos.
Por esse motivo, muitos preferem os livros pois sentem como se estivesse em uma conversa com o autor. Logo, pode ser vista como uma forma prática e rápida de obter conhecimento a partir da experiência e orientação de grandes nomes.
Sabendo das vantagens que uma boa leitura proporciona, reunimos neste artigo 11 sugestões de livros para você incluir na sua lista de leitura. Confira!
1. Dobre seus Lucros
— Bob Fifer
Indicado para empreendedores, líderes, diretores e administradores que desejam elevar a lucratividade da empresa, o livro "Dobre seus Lucros" de Bob Fifer é considerado um guia eficaz capaz de abrir sua mente para as questões financeiras do seu negócio. A proposta do livro é ensinar o leitor a eliminar (ou reduzir) uma série de custos que pesam no orçamento e prejudicam a lucratividade da empresa.
Nesse caso, custos com recursos humanos, pesquisas, desenvolvimento, desembolsos de capital são algumas das despesas que o livro ensina a reduzir. Além disso, ensina como estimular seus funcionários a maximizar os lucros da empresa e promover o engajamento da equipe de vendas para conseguir alcançar resultados positivos em pouco tempo.
"Dobre seus lucros" reúne ensinamentos reais e pode ser aplicada em qualquer organização. Isso porque Bob Fifer mostra como maximizar seus lucros por meio de simples etapas que podem ser facilmente aplicadas na sua empresa.
2. Investidor Inteligente
— Benjamin Graham
Considerado o maior consultor de investimentos do século XX, Benjamin Graham ensina empreendedores e investidores, por meio do livro "Investidor Inteligente'', como evitar erros financeiros e como desenvolver estratégias eficazes de longo prazo. Por ser um guia completo, o manual Investidor Inteligente é visto como a Bíblia do mercado de ações desde 1949.
Ou seja, desde a sua publicação não houve nenhum outro livro que superasse seus ensinamentos. Com base nessa observação, você consegue perceber que o Investidor Inteligente é um livro visionário que tem muito o que ensinar.
3. A marca da vitória: a autobiografia do criador da Nike
— Phil Knight
"A marca da vitória'' conta a história do norte-americano Phil Knight, idealizador da marca Nike, que decidiu seguir o caminho do empreendedorismo aos 24 anos. O autor conta os principais desafios da sua trajetória e mescla sua jornada pessoal ao desenvolvimento de uma das marcas mais famosas do mundo.
4. A regra é não ter regras: a Netflix e a cultura da reinvenção
— Reed Hastings e Erin Meyer
Escrito por Reed Hastings, CEO da Netflix, em parceria com a expert em empreendedorismo, Erin Meyer, o livro descortina os bastidores da empresa de streaming que inovou o consumo de entretenimento no mundo.
Descubra quais são os pilares que guiam o dia a dia da Netflix, a partir dos impressionantes relatos de quem está à frente da gigante e de entrevistas com os funcionários da organização.
5. 5 segundos: o jeito Stone de servir o cliente
— Augusto Lins e Marcela Bourroul
Com prefácio do técnico e empreendedor Bernardinho, o livro "5 segundos: o jeito Stone de servir o cliente" conta a trajetória de sucesso de uma das mais importantes fintechs brasileiras, a Stone. A companhia sempre buscou soluções inovadoras para enfrentar seus desafios e crescer de maneira exponencial em pouco tempo.
O presidente e sócio da empresa, Augusto Lins, apresenta no livro os pilares que sustentam a cultura da Stone, que nunca perdeu de vista o seu propósito mais importante: servir o cliente.
6. Incrivelmente simples: a obsessão que levou a Apple ao sucesso
— Ken Segall
O simples é desafiador para você? Neste livro, Ken Segall, ex-diretor criativo da gigante americana, explora um dos principais pilares que nortearam Steve Job na construção e no crescimento da Apple: a simplicidade. Descubra como o simples pode ser revolucionário e entre em contato com dicas de mestre sobre marketing e vendas.
7. A loja de tudo: Jeff Bezos e a era da Amazon
— Brad Stone
Em A loja de tudo, o jornalista Brad Stone explora os segredos do sucesso da Amazon. Com o livro, você vai conhecer os passos que o CEO Jeff Bezos trilhou ao longo dos anos para construir uma das empresas mais valiosas do mundo.
Cheia de entrevistas com conhecidos de Bezos e ex-funcionários da empresa, a obra é ideal para empreendedores que querem buscar caminhos inovadores para o próprio negócio, se diferenciar da concorrência e dominar um nicho de mercado.
8. Nada Easy
O passo a passo de como combinei gestão, inovação e criatividade para levar minha empresa a 35 países em 4 anos — Tallis Gomes
Quais os principais desafios de abrir um negócio no Brasil e expandi-lo para o mundo? Em Nada Easy, o empreendedor brasileiro Tallis Gomes conta sua história, desde a infância em uma pequena cidade de Minas Gerais até o grande sucesso com sua empresa de aplicativo de táxi, a Easy Taxi.
Com esse livro, você tem acesso às ferramentas necessárias para tirar sua ideia de negócio do papel e driblar os obstáculos que se apresentam aos empreendedores no país.
9. Girlboss: a inspiradora história da executiva de 100 milhões de dólares
CEO do site Nasty Girl — Sophia Amoruso
Conheça a história de sucesso de Sophia Amoruso, fundadora da loja online Nasty Girl. O livro é uma incrível lição de empreendedorismo e garra.
Com ele, você vai saber como a empreendedora conseguiu transformar sua paixão em uma empresa que vale milhões. A inspiradora história da executiva, inclusive, virou série da Netflix em 2017.
10. Beleza natural: a história da rede de cabeleireiros que levantou a autoestima das brasileira
— Liana Melo
Com paixão e determinação, Zica Assis e Liana Melo criaram a rede de cabeleireiros Beleza Natural. O livro conta a história de luta da empresa carioca, que tinha um forte senso de propósito na busca de elevar a autoestima das clientes a partir de uma solução inovadora para cabelos.
11. Onde os sonhos acontecem: meus 15 anos como CEO da The Walt Disney Company
— Robert Iger
Imagina descobrir todos os segredos por trás do império Disney? Em "Onde os sonhos acontecem'', o CEO da empresa, Robert Iger compartilha os principais aprendizados de sua gestão.
Você vai saber como a Disney se adaptou às mudanças ao longo dos anos e incorporou a inovação em seus processos. Além disso, o livro traz também ensinamentos valiosos sobre liderança e coragem.
Portanto, essa é a nossa lista com dicas de livros para empresas de sucesso que você precisa ler o quanto antes. Note, que todos os títulos citados têm a proposta de compartilhar conhecimento e ajudar você a desenvolver uma mente visionária. Por isso, se você quer que a sua marca seja uma referência no segmento em que atua, não deixe de conferir o que esses livros têm a ensinar.
O que você achou da nossa sugestão de livros? Se você quer receber outras dicas como essas então assine agora mesmo a nossa newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!
O que você achou deste conteúdo?
Obrigado pela sua avaliação