Você conhece o conceito de Branded Content? Se você administra um pequeno negócio, provavelmente sabe que nem sempre dá para alocar muitos recursos de uma vez em todas as frentes, como o marketing, as vendas e o atendimento. Por isso, é preciso encontrar saídas criativas para fazer a empresa crescer de maneira orgânica e consistente, certo?
No entanto, o fato é que há algumas estratégias que custam pouco e que podem ser bastante eficientes para atrair clientes e chamar a atenção para a sua marca. Uma delas é exatamente o Branded Content!
Pensando em auxiliar você nessa empreitada, elaboramos este post a fim de explicar melhor essa ideia, qual é a sua importância para o negócio e como implementá-lo na prática. Quer conferir tudo isso? Então, continue a leitura!
O que é Branded Content?
O Branded Content corresponde ao conteúdo produzido por uma marca. Isso envolve desde peças publicitárias até e-books, artigos de blog e posts nas redes sociais. Esses materiais, portanto, passam determinada impressão dessa empresa para o cliente.
Assim, trata-se de uma estratégia que pode ser adotada tanto por grandes organizações — que conseguem investir muito dinheiro em campanhas de publicidade — quanto por pequenos negócios — que podem e devem adotá-la, embora, nesse caso, sem gastar muito.
Em suma, pode-se dizer que o Branded Content é, basicamente, todo conteúdo produzido por uma companhia. Então, qualquer material que o seu empreendimento criar entrará nessa estratégia.
Que tipos de conteúdos podem ser usados no Branded Content?
Nesse contexto, mais alguns exemplos que se encaixam dentro do conceito são:
- vídeos;
- anúncios;
- podcasts;
- newsletters;
- e-mail marketing;
- peças de comunicação interna.
Essas opções são válidas, inclusive, para os empreendedores que trabalham sempre com um orçamento mais restrito, como mencionado. Afinal, o Branded Content não precisa ser caro.
É claro que, naturalmente, aquelas organizações com maiores possibilidades financeiras conseguem investir grandes amontoados de dinheiro em campanhas de publicidade. Porém, a verdade é que isso não é necessário para o seu pequeno negócio ser bem-sucedido nesse sentido.
Aliás, se bem executado, o Branded Content auxilia, inclusive, no crescimento da sua empresa, atraindo clientes e engajando os consumidores com a sua marca.
Quer saber mais sobre a importância dessa estratégia e como ela se difere do marketing de conteúdo? Então, não perca os próximos tópicos!
Qual é a importância do Branded Content para o pequeno negócio?
O Branded Content exerce papel fundamental na construção da sua autoridade no mercado. Além do mais, esse tipo de estratégia pode fazer a diferença em diversos aspectos do negócio. A seguir, apontamos os motivos que o tornam importante. Vamos conferir?
Chama a atenção dos clientes
Para as PMEs, o Branded Content é importante para chamar a atenção para a marca, atrair clientes e consolidar um público. Por isso, os pequenos empreendimentos devem focar a produção de conteúdos de qualidade, que agreguem valor e tragam aprendizados para as pessoas.
Ou seja, pode-se afirmar que o Branded Content é uma excelente estratégia para o pequeno negócio ficar conhecido e conquistar uma base de clientes fiéis. Isso porque, especialmente hoje em dia, grande parte das pessoas consome conteúdos online e que não demandam processos complexos para serem elaborados.
Melhora o relacionamento com o consumidor
Encontrar maneiras de melhorar o relacionamento com o seu cliente é fundamental para fidelizá-lo e obter melhores resultados. Com o Branded Content, isso é possível e acessível. Por exemplo, pode-se produzir materiais ricos, como e-books, a fim de atrair clientes em potencial para o seu negócio.
Nesse caso, é preciso pedir o e-mail do consumidor em troca do conteúdo e, assim, já terá um meio de contato com ele. Então, posteriormente, você pode enviar e-mails ou mandar uma mensagem avisando a esse cliente sobre as suas promoções e otimizando sua relação com ele.
O melhor, inclusive, é que esse processo é escalável. Ou seja, você consegue alcançar um grande número de pessoas de uma vez apenas com um conteúdo. Havendo uma regularidade na produção dos materiais da marca e agregando valor para o público com eles, a ideia é de que a sua audiência cresça exponencialmente ao longo do tempo.
Agrega valor à jornada de consumo
Proporcionar uma boa experiência ao consumidor também é uma forma de se diferenciar da concorrência. Nesse sentido, ao utilizar o Branded Content, é possível oferecer informações úteis que tornem a jornada de consumo ainda melhor.
Além disso, ao conseguir atingir cada vez mais pessoas com um conteúdo de qualidade, você aumenta muito as suas chances de vendas, contribuindo para a expansão do seu negócio. Tal fato também contribui para que os clientes passem a conhecer e a confiar na sua marca.
Qual é a diferença entre Branded Content e marketing de conteúdo?
Ao chegar até este ponto do post, é possível que alguma confusão esteja pairando sobre a sua mente. “Afinal, o Branded Content seria um sinônimo de marketing de conteúdo ou, pelo menos, uma espécie de subcategoria dele?” — provavelmente você está se perguntando.
Bem, inicialmente, é válido dizer que essa confusão entre os conceitos é perfeitamente natural, pois, de fato, em muitos casos, a distinção entre ambos não recebe a devida ênfase. No entanto, a resposta objetiva é: não.
Branded Content e marketing de conteúdo não são sinônimos, nem mesmo o primeiro é uma “subcategoria” do segundo. Na realidade, ainda que os dois utilizem a mesma ferramenta principal, o “modus operandi” é diferente.
Branded Content
No caso do Branded Content, toda a atenção está direcionada à divulgação da marca e ao seu posicionamento. No marketing de conteúdo, por outro lado, trabalhar essas questões até pode ser um dos focos, mas não é algo exclusivo, único. Isso porque também é viável elaborar estratégias de marketing de conteúdo para outros fins, como:
- aumentar o engajamento do público-alvo;
- coletar mais informações acerca do nicho de atuação por meio de feedbacks;
- desenvolver novas hipóteses e ideias, testando-as;
- tornar solidificada a autoridade do negócio em determinado campo;
- educar os clientes a respeito de um produto e/ou serviço;
- contornar as objeções de mercado contra as suas ofertas;
- gerar leads novos;
- atrair parceiros estratégicos.
Outro aspecto que vale a pena destacar é que o Branded Content, diferentemente do marketing de conteúdo, trabalha com um modelo de campanhas que é bastante similar àquele empregado no universo convencional da publicidade. Afinal, os seus conteúdos são criados no intuito de fazerem sentido dentro de um contexto temporário e específico.
Marketing de conteúdo
Já o marketing de conteúdo segue o caminho oposto, pois só funciona quando é trabalhado de modo regular, contínuo e consistente. Ademais, tudo aquilo que é produzido objetiva não somente resultados imediatos, mas também de longo prazo.
Por fim, podemos dizer que ambas as estratégias são complementares. Ou seja, o seu negócio pode recorrer às duas e, dessa maneira, alcançar resultados ainda melhores em vendas.
No entanto, na prática, o que o pequeno negócio pode fazer para gerar conteúdos com poucos recursos? No próximo tópico, separamos algumas ideias para você. Vale a pena continuar a leitura e conferir!
Quais são as dicas para implementar o Branded Content no seu negócio?
Saber como colocar em prática o conceito de Branded Content pode ajudar você a consolidar seu negócio no segmento em que atua. Nesse sentido, existem diversas boas ações que vão orientar seu trabalho. Veja quais são elas, a seguir!
1. Gere conexão
É possível dizer que um dos pontos de partida — senão o principal — é descobrir onde estão os seus clientes em potencial e, a partir disso, começar a explorar os mais diversos canais, buscando sempre falar a linguagem deles. Para atingir esse propósito, é importante que você crie materiais que atraiam a sua persona.
Reflita acerca do seguinte: uma conexão genuinamente profunda somente é formada quando há afinidade e identificação, certo? Então, compreenda que o mesmo é aplicável aos seus clientes, de modo que apenas haverá conexão entre vocês se houver laços próximos.
Nesse sentido, a ideia não é tentar “abraçar o mundo”, mas o oposto: elaborar materiais para aqueles que realmente têm o potencial de se tornarem consumidores da sua marca futuramente.
2. Conheça o seu público
De forma complementar ao tópico anterior, conhecer o seu público é fundamental para definir qual é o tipo de conteúdo que deverá ser produzido. Para aperfeiçoar ainda mais esse aspecto, encontre um tom de voz para se comunicar, escolhendo usar uma linguagem mais formal ou informal, por exemplo.
Nesse contexto, é recomendável apostar nas redes sociais para produzir conteúdos em diferentes formatos, como posts em imagem, textos e até mesmo vídeos. Um blog também pode ser uma boa opção para atrair o público com artigos que trazem aprendizados valiosos para os clientes.
Nesse caso, é interessante cogitar a utilização de um calendário editorial para guiar a sua estratégia de Branded Content e, é claro, focar aquilo que você tem de único para oferecer às pessoas.
Avançando um pouco mais, para criar uma estratégia mais bem-feita de conteúdo, em primeiro lugar, você precisa saber para quem está produzindo. Mesmo que o seu negócio esteja ainda no começo e você não tenha muita certeza de quem compõe efetivamente esse público, faz-se necessário traçar alguns limites. Boas perguntas podem ser:
- Qual é a faixa etária das pessoas que você atinge ou quer atingir?
- Essas pessoas têm alguma profissão específica?
- Quais são os hábitos e os interesses que elas têm?
- Quais são os principais desafios que elas enfrentam e que o seu conteúdo ajuda a resolver?
Esses questionamentos ajudam a definir o seu público. A partir disso, você consegue pensar em materiais que vão, de fato, fazer a diferença na vida dessas pessoas.
3. Crie um tom de voz da marca
Criar um tom de voz é definir alguns critérios para a comunicação com o seu público. A linguagem usada nos materiais deve ser mais formal ou informal? O uso de emojis e de gírias é permitido?
Pense em algumas diretrizes para definir como falar com os consumidores. A linguagem empregada por você deve fazer parte da realidade dessas pessoas.
Uma boa prática, inclusive, é criar um pequeno manual da marca apontando esses direcionamentos para auxiliar a sua equipe de marketing. Não precisa ser nada muito elaborado, pois, com o tempo, você vai refinando esse aspecto.
4. Use as redes sociais
As redes sociais são um dos meios mais econômicos e eficientes para realizar o Branded Content. Se o seu negócio ainda não tem um perfil no Facebook ou no Instagram, por exemplo, que tal aproveitar esse momento para criá-los?
Esses canais permitem a produção de diferentes formatos de conteúdos que não precisam de uma grande produção, como os Stories do Instagram. Além disso, deixam você mais perto do seu público, refinando ainda mais a comunicação e os conteúdos de acordo com a expectativa que ele tem.
5. Faça um blog
Já pensou em criar um blog? Não se preocupe, você não precisa começar escrevendo vários posts por semana. Comece com um. Se puder, contrate um profissional para ficar responsável pelo conteúdo produzido pela sua marca.
Materiais ricos, como e-books e infográficos, também são uma boa pedida. Depois, foque a distribuição dessas produções. Faça isso por meio de e-mails avisando aos clientes acerca dos materiais, postando-os nas redes e até criando anúncios para aqueles conteúdos de maior qualidade.
6. Monte um calendário editorial
Embora já tenhamos mencionado essa prática brevemente, vale o reforço, pois essa dica entra na etapa de planejamento do conteúdo. O calendário editorial ajuda a montar uma estratégia mais consolidada de Branded Content, mas não precisa ser algo complexo.
Aja de acordo com o possível, mesmo que isso signifique agendar apenas alguns posts poucas vezes por semana no Instagram, por exemplo. Assim, você consegue manter contato frequentemente com sua persona e, consequentemente, cria um relacionamento de confiança.
7. Foque o seu diferencial
Para atrair mais clientes com o seu conteúdo, busque oferecer materiais que só a sua experiência consegue comunicar. Pense: o que só você pode falar para o seu público? Que tipo de aprendizado você nunca viu no seu setor e tem vontade de passar para as pessoas?
Aqui, vale a pena usar a criatividade para ajudar na escolha dos formatos mais adequados a cada tema e pensar nas dores e nos desejos que os consumidores apresentam. Com isso, você consegue resolver possíveis problemas que enfrentam e, desse modo, fortalece sua relação com eles.
8. Produza conteúdos relevantes
Não adianta produzir conteúdos apenas por produzir. É necessário que sejam adequados ao público-alvo do seu negócio e que resolvam problemas que ele apresenta. Nesse sentido, é importante saber quem é sua persona, quais são as dificuldades que enfrenta e como o seu estabelecimento pode ajudar.
Com isso, é possível preparar materiais que realmente agreguem valor na jornada de compra das pessoas. Além disso, por meio de bons conteúdos, é possível fazer os indivíduos avançarem no funil, fechando ainda mais vendas e garantindo maximização de lucros no negócio.
9. Crie histórias
A historificação de empresas, negócios e soluções representa uma ideia que está ganhando cada vez mais adeptos. Por meio do livro Storynomics, de Robert Mckee, é possível conhecer mais sobre essa abordagem.
A ideia é criar narrativas que argumentam e conquistam os clientes, seguindo para além dos aspectos racionais do público. Dessa maneira, a empresa pode agir no lado emocional e levar o consumidor a decidir pela compra por meio de uma narrativa envolvente, e não pelo uso das vantagens referentes à compra.
Quais são as vantagens do Branded Content?
Agora que você já sabe como desenvolver estratégias para o Branded Content em seu negócio, é hora de conhecer as vantagens que pode desfrutar por meio desse tipo de produção de conteúdo. Confira!
Melhorar a reputação da marca
Empresas que desenvolvem estratégias para uma comunicação clara, de valor e alinhada com os objetivos do seu público podem construir uma reputação mais positiva no mercado. Tal abordagem contrasta com as incômodas propagandas que normalmente interrompem o público em suas atividades.
Desse modo, sua empresa pode ser vista como uma entidade engajada com o público e solícita com as dores da audiência, em vez de um negócio que persegue apenas o seu lucro.
Alcançar mais clientes
Ao implementar essa nova abordagem, certamente haverá um grande impacto no público, seja por meio da captação de pessoas que já conheciam a sua marca, seja por outras atraídas pelo conteúdo. De qualquer modo, desenvolver esse tipo de comunicação é essencial para aumentar suas vendas.
Como visto, o Branded Content, muitas vezes confundido com o marketing de conteúdo, tem características muito específicas. Assim, quando bem-feito, pode gerar diversos benefícios, independentemente do porte do seu negócio e do montante de recursos de que você dispõe para investir na estratégia. Portanto, comece a colocar nossas dicas em ação e veja o crescimento dos seus resultados.
Gostou deste artigo e quer ter acesso a um exemplo prático de como fazer Branded Content? Então, siga nossa página no Instagram e veja como a Stone se relaciona com seus clientes!
O que você achou deste conteúdo?
Obrigado pela sua avaliação